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Graduação

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Porto Alegre

CURSO DE Especialização

A Moderna Educação

Metodologias, Tendências e Foco no Aluno - 1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Noite
Status do Curso
Turma Confirmada

Apresentação

Programe-se

Início
26 de Março de 2018

Inscrições até 21/03/2018

Período
26/03/2018 a 29/06/2019
363 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente
Segundas, terças e quintas das 19h30min às 22h30min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

Introdução ao Curso

O curso tem como objetivo colocar professores e profissionais da educação de diversas áreas em contato com algumas das melhores mentes em educação do Brasil e do Mundo e, com elas, trocar conhecimento e inspirações que pautarão a educação dos próximos anos.

Parceria com UOL Editech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Graduado em qualquer área do conhecimento (mesmo profissionais de outras áreas pode fazer os cursos, pois utilizamos de recursos de edição, como lições extras e fundamentos, para incluir pessoas não familiarizadas com o tema).

Objetivos

Bons professores e profissionais da educação sempre encontraram oportunidades de contribuir para a sociedade e destacar-se profissionalmente. Mas algo em comum entre esses educadores ou empreendedores educacionais é o foco nas mudanças do mundo, e o desenvolvimento de habilidades que os coloque à frente de seu tempo.

Esse é um objetivo desse curso, colocar professores e profissionais da educação de diversas áreas em contato com algumas das melhores mentes em educação do Brasil e do Mundo e, com elas, trocar conhecimento e inspiração sobre metodologias e tendências que pautarão a educação dos próximos anos.

A diversidade é também um objetivo essencial do curso. Estarão nessa pós-graduação professores do ensino superior, médio e fundamental, profissionais da educação corporativa, entusiastas da educação, empreendedores educacionais, públicos diversos, aceitando a ideia de que no campo da educação e conhecimento, a diversidade significa qualidade e capacidade de renovação.

Saber tratar de temas diversos de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, também configuram o objetivo referente à diversidade. Essa tendência oportuniza que os profissionais da educação deem novo sentido e importância ao aprendizado do aluno, tornando seu crescimento, um processo menos doloroso e que provoque bem-estar, onde cada conhecimento cresce em significado e sentido.

Esse caráter interdisciplinar é tratado de forma especial para profissionais da educação envolvidos com o ensino das Humanidades no ensino fundamental e médio e profissionais que trabalham com outras áreas do conhecimento, mas que desejam manter diálogo, nas suas práticas, com as Humanidades. Primeiro pela oportunidade e importância que esses profissionais têm na fase da infância e adolescência, em formar jovens e futuros adultos que cultivam desde cedo um gosto pelo conhecimento e entendem sua relação com a vida.

Acredita-se que através de um debate, que aproxime as demandas da sociedade, das leituras e pesquisas da academia, possamos resgatar a relevância social da atividade docente. E através da reflexão acerca da distensão entre os discursos de ensino e a legítima prática, seja possível o reconhecimento dos problemas e necessidades da sociedade.

Enfim, um curso de pós-graduação com algumas das melhores mentes, públicos ricos em diversidade e trocas, e trazendo os temas que podem colocar o profissional da educação à frente do seu tempo, para o bem da sociedade e do próprio profissional.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

Haverá uma seleção baseada em análise de currículo e será divulgada a relação de selecionados.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 31/01/2018
Término: 23/03/2018

Disciplinas

Trabalhando Habilidades e Competências

A disciplina aborda as oportunidades em organizar currículos, temas e avaliações com o objetivo de desenvolver competências técnicas ou socioemocionais nos alunos. A metodologia tem como essência criar um ambiente e sistemática de ensino que significam melhor os conteúdos abordados para a vida dos alunos, e otimizam seu crescimento. Também tem a tarefa de analisar as competências que o professor e a escola necessitam desenvolver para dar conta das demandas do nosso tempo. Propõe religar, metodológica e tecnicamente: conhecimento, sabedoria e vivências.

Como as Pessoas Aprendem?

Todas as metodologias de ensino só ganham sentido se conectadas aos diferentes esquemas de aprendizagem. Conhecer os caminhos deste processo, depois da revolução cibernética, onde muitos estímulos imagéticos provocaram mudanças de comportamento, é fundamental para a qualificação da sala de aula.

Sala de Aula Invertida

Abordagem prática de como utilizar o conceito sala de aula invertida (flipped classroom) tendo em vista as tecnologias atuais e objetivando o engajamento do aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem. A própria disciplina será ministrada em formato de sala de aula invertida, servindo como exemplo e inspiração para práticas educativas.

Aprendizagem por Experiência: Service Learning, Problemas Reais e Empreendedorismo Social

Abordagem prática de como utilizar o engajamento de alunos em projetos reais, que atendam às necessidades da sociedade, para obtenção de resultados otimizados na educação. Assim como, realizar uma transformação social através dos processos educativos. Pensar o mundo e intervir nos problemas que surgem destas reflexões é fundamental para a construção de novas realidades.

Abordagem prática de como utilizar o engajamento de alunos em projetos reais, que atendam às necessidades da sociedade, para obtenção de resultados otimizados na educação. Assim como, realizar uma transformação social através dos processos educativos. Pensar o mundo e intervir nos problemas que surgem destas reflexões é fundamental para a construção de novas realidades.

A disciplina aborda as oportunidades e necessidades de atualização de currículos e conteúdos, tendo como objetivo a criação de linhas temáticas que se relacionam nas diferentes disciplinas e trazem maior sentido ao conhecimento, otimizando o processo de aprendizagem para a vida do aluno. Esta disciplina também propõe a reflexão e a elaboração de projetos interdisciplinares para o ambiente escolar, viabilidade e soluções.

O Império do Lúdico na Sala de Aula

Abordagem prática de como utilizar a gamificação para criar experiências de ensino ou treinamento profissional que otimizam o processo de aprendizagem. Trabalhar a importância do lúdico na elaboração de metodologias de ensino que conduzam ao aprendizado prazeroso.

A Sala de Aula no Divã (Reflexões Sobre a Revolução na Educação)

Computação ubíqua ou internet das coisas, mobilidade e velocidade de informações são realidades que colocam em cheque a tradicional sala de aula. Desafiar os estudantes para o aprendizado, para valorizar o conhecimento e rever sua ação no mundo é tarefa desta disciplina. Identificar todas as questões que desafiam o professor e a resolução de problemas da atualidade, estão no centro temático desta disciplina. O professor também precisa ser feliz, para que sua sala de aula seja repleta de sentido e eficiente.

Sorria PPT: Técnicas e Metodologias para uma Aula Encantadora

Abordagem prática sobre técnicas de comunicação, design e linguagem aplicáveis para o planejamento de aulas e conteúdos visualmente atrativos na educação.

Educação Online

As oportunidades criadas pela utilização de canais digitais para comunicação e troca de conhecimento, incluindo a internet, redes sociais, internet das coisas, realidade virtual, entre outras revoluções que podem, se bem compreendidas, otimizar a atuação do profissional da educação.

Inteligência Artificial na Educação

A capacidade de aprendizagem de máquinas (machine learning) como uma ferramenta para apoio na educação, que proporciona experiências transformadoras, podendo ser aproveitada em contextos como compreensão de perfil de comportamento do aluno, mapeamento de conhecimento, relacionamento virtual, marketing, personalização de material de apoio, entre outros.

Hollywood Encontra Harvard: Novas Mídias e Storytelling na Educação

A utilização de ferramentas midiáticas, de divertimento, humor, audiovisuais e outras para a geração de conteúdos envolventes e atrativos, aproximando a educação de um conceito mais associado ao entretenimento e ao cotidiano dos alunos.

A utilização de ferramentas midiáticas, de divertimento, humor, audiovisuais e outras para a geração de conteúdos envolventes e atrativos, aproximando a educação de um conceito mais associado ao entretenimento e ao cotidiano dos alunos.

As oportunidades e o contexto da educação em empresas e instituições, colaborando para a evolução da entidade e representando um importante mercado de trabalho para profissionais da educação.

Afinal, como avaliar?

É objetivo desta disciplina revisitar instrumentos de avaliação como possibilidade de progressão e como identificação da qualidade de nossas metodologias. A avaliação como possibilidade de verificação dos métodos de ensino e da aprendizagem, compõe o espaço das escolas como instituições que, obrigatoriamente, se responsabilizam pela progressão dos jovens estudantes, mas toda a sociedade avalia e, portanto, conhecer instrumentos e critérios é fundamental para identificar aprendizado e ensino. Critérios de avaliação bem definidos e coerentes com as metodologias empregadas promovem o sucesso dos estudantes e o fracasso é produzido pela desconexão entre o que se ensina e o que se solicita nos instrumentos de avaliação.

Gerações: Educando em Todos os Tempos

Temos, em cada geração, elementos das demais, e uma complexidade crescente que traz demandas e oportunidades. Necessitamos visitar as experiências bem sucedidas da atualidade, e rememorar experiências metodológicas que ocuparam lugar de destaque no aprendizado de outras gerações.

Educação para Ser!

Estudo de experiências educacionais voltadas para o bem-estar, capacitando indivíduos para o desenvolvimento pleno de suas habilidades socioemocionais e hábitos saudáveis. A disciplina estuda também aspectos psicológicos relacionados às emoções e fases do desenvolvimento psicológico de uma pessoa, assim como estuda as possibilidades de superação dos obstáculos socioemocionais de nosso tempo.

Amor X Ódio na Educação

Debate acerca de uma ética que entende o aluno no processo educativo como um ser no mundo e em convívio com os outros. Que percebe a educação como troca, não como imposição ou submissão, e que compreende o aprendizado e os projetos escolares como proposições para construção de novas relações do homem com o mundo e com os outros. Questões como bulliyng, alteridade, empatia, resiliência e compreensão das diferenças são temas de debate desta disciplina.

Educação Inclusiva

Estudo do processo educativo e de escolarização da pessoa com deficiência/altas habilidades, nos aspectos biopsicossociais, históricos e filosóficos. Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos. Análise de propostas metodológicas para atendimento de diferentes deficiências/altas habilidades. Como ocorrem os processo de exclusão e qual a possível intervenção dos professores para que consigamos construir uma sociedade mais saudável e feliz, são foco desta disciplina.

A Cultura no Ambiente Educacional: da Sala de Aula ao Grupo de WhatsApp

Reflexão sobre a cultura e comportamento da educação nos variados espaços em que a mesma ocorre na atualidade, desde a tradicional sala de aula até os modernos e sempre renovados grupos de chat.

Projetos em Educação

Nessa disciplina, o aluno recebe as ferramentas para planejamento e constrói seu TCC, que é um projeto prático, em formato visual de apresentação, no qual desenvolve uma proposta de metodologia de ensino, tendência, empreendimento em educação, ou propõe o aprimoramento de um projeto já existente.

Professores

  • Dra. Ana Soster
  • Dr. André Duhá
  • Dr. André Palmini
  • Dr. Antonio Carlos Castrogiovani
  • Dr. Draiton Gonzaga
  • Dr. Evilázio Borges Teixeira
  • Dr. Leonardo Agostini
  • Dr. Luciano Abreu
  • Dr. Luciano Marques de Jesus
  • Dr. Luis Carlos Martins
  • Ma. Márcia Andrea Schmidt da Silva
  • Dra. Maria Tereza Amodeo
  • Dra. Marlene Rosek
  • Dr. Michael da Costa Móra
  • Dra. Naira Liberman
  • Dra. Valderez Marina do Rosário Lima
  • Me. Wilson Marchionatti

Coordenação

  • Profa. Ma. Márcia Andréa Schmidt da Silva
  • E-mail: marcia.silva@pucrs.br
  • Professora assistente da Escola de Humanidades das disciplinas de formação de professores em História da PUCRS, Diretora do Colégio Leonardo da Vinci Beta e elaboradora de projetos de formação continuada para professores das redes pública e privada de Porto Alegre.

Professores Convidados

Para consultar os professores convidados acesse ame.pucrs.br.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
R$ 780,00
Matrícula + 18 de R$ 780,00
PUCRS Alumni
R$ 686,40
Matrícula + 18 de R$ 686,40
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
R$ 702,00
Matrícula + 18 de R$ 702,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
R$ 624,00
Matrícula + 18 de R$ 624,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
R$ 546,00
Matrícula + 18 de R$ 546,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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