CURSO DE Especialização

Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes

2ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
A Distância

Apresentação

Programe-se

Início
23 de Abril de 2018

Inscrições até 13/04/2018

Período
23/04/2018 a 07/06/2019
393 horas-aula
Dias e Horários
O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente.

Avaliações Presenciais

As avaliações presenciais ocorrerão nas seguintes datas: 10/10/2018, 18/06/2019 e 25/06/2019, das 15h às 17h (horário de Brasília) e serão realizadas nos seguintes locais: Batatais (SP); Belo Horizonte (MG); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Chapecó (SC); Criciúma (SC); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Jaraguá do Sul (SC); Pelotas (RS); Porto Alegre (RS); Santa Cruz do Sul (RS); Santo Ângelo (RS); São Paulo (SP); Taguatinga (DF); Uruguaiana (RS). Qualquer alteração nestas datas será comunicada com antecedência.

Introdução ao Curso

O curso de especialização Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes apresenta uma ênfase interdisciplinar e busca contribuir para capacitação de profissionais que atuam nesta temática. Os cursos de graduação nem sempre possibilitam o conhecimento aprofundado sobre como atuar na área de violência. Assim, essa especialização tem como objetivo subsidiar práticas de avaliação e intervenção cientificamente embasadas e de acordo com o preconizado pelos principais orgãos de proteção à criança e adolescente no âmbito nacional e internacional. O curso implementará seus objetivos através de um corpo docente altamente qualificado e de referência na área.

Objetivos

Promover a capacitação de profissionais para qualificar ações preventivas, de identificação e intervenção em situações de violência contra crianças e adolescentes em uma perspectiva interdisciplinar.

Público-alvo

Profissionais graduados em Psicologia, Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Educação e Direito ou em outras disciplinas, que atuam ou pretendem atuar com crianças e adolescentes ou na área de violência.

Diferenciais do Curso

  • Corpo docente altamente qualificado com trajetória em pesquisa e atuação na temática da violência;
  • Certificado de especialista na área de violência contra crianças e adolescente emitido por uma das melhores Universidades privadas da América Latina com registro no MEC;
  • Curso totalmente a distância, o que possibilita maior flexibilidade de horários de dedicação ao curso.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Promover ações preventivas e de intervenção em situações de violência contra crianças e adolescentes em uma perspectiva interdisciplinar;
  • Identificar casos de violência e realizar encaminhamentos necessários, considerando a criança/adolescente em seu contexto de desenvolvimento;
  • Compreender bases biológicas e sociais da violência e o impacto dessa experiência para o desenvolvimento biopsicossocial;
  • Desenvolver práticas baseadas em evidências para avaliação, prevenção e tratamento de crianças e adolescentes vítimas de violência, cuidadores e agressores por meio da atuação da rede de proteção.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisitos

Ser portador de diploma de Curso Superior (obrigatório). Condições de leitura de textos em inglês.

Ainda, é necessário que o aluno tenha disponível um computador com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.

Processo de Seleção dos Candidatos

Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso. Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e da defesa do TCC em forma presencial.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia autenticada do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2017
Término: 13/04/2018

Disciplinas

Inserção em Educação a Distância

A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; a construção de competências para o aluno virtual; a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco nas aplicações do ambiente virtual.

Conceituação da violência contra crianças e adolescentes

Disciplina teórica que abordará conceitos e tipologia da violência; epidemiologia; indicadores de violência contra crianças e adolescentes.

Impacto da violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes

Disciplina teórica que abordará o impacto biológico, cognitivo, comportamental e social no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Avaliação da criança e do adolescente em situação de violência

Disciplina teórica que abordará avaliação pericial médica e psicológica; avaliação neuropsicológica; avaliação clínica; e produção de pareceres e laudos.

Avaliação do contexto de inserção da criança e do adolescente em situação de violência

Disciplina teórica que abordará avaliação de contextos incluindo abordagem familiar, social e escolar.

Intervenções para crianças e adolescentes em situação de violência

Disciplina teórica que abordará intervenções preventivas, intervenções de reabilitação cognitiva, intervenções psicoterapêuticas, intervenções psicossociais, intervenções forenses.

Intervenções no contexto de inserção da criança e do adolescente em situação de violência

Disciplina teórica que abordará intervenções preventivas, intervenções de reabilitação cognitiva, intervenções psicoterapêuticas, intervenções psicossociais, intervenções forenses no âmbito familiar, escolar e social.

Metodologia Trabalho de Conclusão do Curso

A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; promovendo a capacitação da linguagem audiovisual para a realização de um vídeo aula. Desta forma, a disciplina visa a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco na capacitação das ferramentas que compõem o ambiente virtual.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriana Beiler
  • Dra. Adriane Xavier Arteche
  • Dra. Carolina de Macedo Lisboa
  • Dr. Christian Haag Kristensen
  • Ma. Denise Vilela
  • Dr. Elder Cerqueira-Santos
  • Dra. Helena Maria Antonine Stigger
  • Dr. Hermílio Pereira Filho
  • Me. Jean Von Hohendorff
  • Dra. Kátia Bones Rocha
  • Dr. Lucas Araujo Azeredo
  • Dra. Lúcia C. de A.Williams
  • Dra. Luísa Fernanda Habigzang
  • Dra. Mariana Gonçalves Boeckel
  • Dra. Patrícia Krieger Grossi
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira
  • Dra. Simone Sudbrack

Coordenação

  • Profa. Dra. Luísa Fernanda Habigzang
  • luisa.habigzang@pucrs.br
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Realizou seu Mestrado (2006), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2014) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Coordenou o CEP-RUA/NH, programa de pesquisa e atendimento psicológico para vítimas de violência sexual (2005-2013). Atualmente é professora adjunta no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC/ PPG em Psicologia/ PUCRS) e do Núcleo de Atendimento em Psicologia Jurídica (NAPSIJUR) do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP/ PUCRS). É coordenadora do grupo de trabalho da ANPEPP “Tecnologia social e inovação: intervenções psicológicas e práticas forenses contra a violência de crianças e adolescentes”. Foi membro honorário da ISPCAN – The International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect. Bolsista Produtividade CNPq-Nível 2.
  • Prof. Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira
  • rodrigo.grassi@pucrs.br
    Livre-Docente (2014) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Pesquisador Produtividade 1D do CNPQ. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2001). Realizou seu Mestrado (2004) e Doutorado (2007) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e Pós-Doutorado em Epigenética (2013) na University of Queensland. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) que inclui um serviço ambulatorial para o tratamento de TEPT. É membro honorário da ISPCAN – The International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect. Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS, onde chefia o Grupo de Pesquisa em Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento (GNCD).

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11 a 14/12/2017R$ 348,50
15/12/2017 a 15/01/2018R$ 369,00
16/01 a 15/02/2018R$ 389,50
A partir de 16/02/2018R$ 410,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
R$ 410,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 410,00
PUCRS Alumni
R$ 360,80
Matrícula + 18 parcelas de R$ 360,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
R$ 369,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 369,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
R$ 328,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 328,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
R$ 287,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 287,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em