Curso de Especialização
Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade – 1ª Edição

O principal setor da economia brasileira, atualmente, é o agronegócio, especialmente por sua dinâmica de crescimento baseada na capacidade de adaptação ao mercado e inovação. O Curso de Especialização em Agronegócios da PUCRS foi criado fundamentado nos pilares de promoção do desenvolvimento sustentável e de apoio ao processo de inovação, em um novo modelo que conjuga gestão, inovação e preocupação ambiental.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2016 a 21/04/2017

Dia 28/04/2017

De 28/04/2017 a 07/12/2018

426 horas-aula ou 20 meses.

horário das aulas

Sexta-feira, das 19h às 23h e sábados, das 8h50min às 12h35min e das 13h30min às 17h30min. Aulas quinzenais.

público-alvo

Esta especialização é voltada para os profissionais com formação em curso superior de todas as áreas, que veem no agronegócio uma oportunidade de desenvolvimento profissional, conscientes da importância da gestão do agronegócio no desenvolvimento sustentável da nossa economia e na preservação do Meio Ambiente.

diferenciais do curso

Em sua primeira edição, o curso traz uma matriz curricular alinhada com as exigências do mercado de trabalho e o debate sobre inovação e desenvolvimento sustentável, aplicados à realidade brasileira. Em um país onde cerca de 37% dos postos de trabalho estão relacionados ao agronegócio, uma qualificação pioneira, focada num conjunto de disciplinas atuais e desafiadoras se torna um grande diferencial.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

O aluno conclui o curso apto a atuar na organização e gestão da produção rural, na avaliação e planejamento de cadeias agroindustriais, na análise e elaboração de projetos na área ambiental, incluindo aspectos econômicos e financeiros, além de potencializar a discussão de novas tecnologias e inovação.

depoimentos

Uma oportunidade para capacitação profissional que propicia e apoia a formação de redes multidisciplinares voltadas para o agronegócio, a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Coordenador do Curso Prof. Augusto Mussi Alvim
Trata-se de uma proposta de qualificação pioneira, focada num conjunto de disciplinas atuais e desafiadoras, para atender a demanda crescente do País, onde cerca de 37% dos postos de trabalho estão relacionados ao agronegócio.
Coordenadora do Curso Profa. Letícia Hoppe

unidade promotora

Coordenadoria de Educação a Distância
Escola de Negócios
Instituto do Meio Ambiente

área do curso

Ciências Agrárias

modalidade

Semipresencial

DISCIPLINAS
Gestão de Cadeias Agroindustriais e Desenvolvimento Regional
Evolução da agricultura brasileira. Mudanças no agronegócio brasileiro. Formação das principais cadeias produtivas no Brasil. Conceitos de sistemas agroindustriais e agroalimentares, complexos agroindustriais e cadeias produtivas. Gestão de sistemas agroindustriais. Agronegócio regional. Distribuição das atividades agroindustriais no Rio Grande do Sul. Fontes de crescimento do agronegócio gaúcho. Efeito de encadeamento do agronegócio sobre a economia regional. A infraestrutura no Rio Grande do Sul: situação atual, problemas e desafios. Seminários.
Gerenciamento da Produção Rural e Política Agrícola
Organização da produção rural. Gerenciamento econômico e financeiro de empresas rurais: custos e resultados. Projetos de investimento. Análise de viabilidade econômica. Implantação de uma agroindústria. Comercialização agrícola e os mercados. Características do comércio internacional de produtos agroindustriais. Desenvolvimento de novos mercados. Formação de blocos econômicos e sua repercussão sobre o agronegócio brasileiro. Cenários para o agronegócio brasileiro.
Planejamento Estratégico e Gestão de Novos e Pequenos Negócios
A disciplina aborda as diferentes formas de pensar estrategicamente a construção e atuação de empreendimentos organizacionais a partir de conceitos, técnicas e ferramentas de gestão estratégica de negócios.
Contabilidade Gerencial
Aspectos teóricos e conceituais da Contabilidade Financeira. Classificação das contas: ativo; passivo; patrimônio líquido; receitas, despesas, perdas e ganhos. Princípios fundamentais de Contabilidade. Fundamentos da Contabilidade. Procedimentos contábeis: reconhecimento, classificação e mensuração. Responsabilidade social. Balanço social.
Gestão de Processo Sucessório no Agronegócio Familiar
O processo sucessório no contexto da gestão da empresa familiar. O conflito inter e intra gerações. A permanência dos jovens no meio rural. Planejamento sucessório.
Mercado Futuro e de Opções
Análise de mercados agroindustriais e do comportamento de preços futuros; Mercados futuros e de opções, formas alternativas de financiamento: conceitos, fundamentos, funcionamento e agentes intervenientes; Prática em mercados futuros e estratégias com futuros e opções;
Direito e Agronegócio
Conceitos fundamentais e evolução do pensamento jurídico-ambiental nacional e internacional: os grandes marcos, aspectos políticos e econômicos aplicados ao agronegócio. Responsabilidade por danos ambientais. Novo Código Florestal.
Sistemas Produtivos Rurais e Recuperação de Áreas Degradadas
Gestão Ambiental de áreas degradadas. Conceitos ecológicos para recuperação de áreas degradadas (resiliência e resistência ecossistêmica, uso da sucessão ecológica em RAD); principais estratégias de recuperação de áreas degradadas: revegetação, biorremediação, fitorremediação, serviços ambientais e ecológicas; Plano de recuperação de áreas degradadas; RAD; aplicação de dados e índices: diversidade e equitabilidade e riqueza para tomada de decisão nas ações de recuperação; tecnologia e inovação na atividade de recuperação de áreas degradas; monitoramento da recuperação ambiental, legislação pertinente. Estudos de caso sobre a gestão da recuperação de áreas degradadas no espaço rural (prevenção, mitigação e manejo das ações de recuperação); Reconstrução dos sistemas produtivos agrícolas; Análise Crítica e Comparativa dos Modelos de gestão de ambiental e recuperação de áreas agrícolas aplicado aos modelos de agronegócio.
Gestão Estratégica de Pessoas
Estratégias de capacitação e desenvolvimento de pessoas. Habilidades e atitudes no exercício da liderança. Principais conceitos, teorias e pesquisas relacionadas à gestão de pessoas. Orientações práticas de como liderar pessoas, melhorar o funcionamento das equipes e aumentar o desempenho.
Marketing no Agronegócio
Importância do marketing. Segmentação de mercado. Competitividade do produto. Portfólio de negócios.
Globalização e Mercados
Indicadores de desempenho econômico. Variáveis explicativas do comportamento dos atores econômicos. Conjuntura econômica brasileira e internacional. Monitoramento da economia brasileira e internacional e definição dos atores econômicos e suas interações no mercado. Definição do modelo de prospecção de cenários. Análise de impactos de mudanças no ambiente econômico. Prospecção de cenários econômicos. Balanço de Pagamentos e Câmbio. Política Comercial: teoria e prática. Processo de Globalização. Integração Regional. Comércio Internacional.
Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio
Conceito e importância econômica da inovação. Tipologia de inovações, processo de inovação. Inovação e o processo de empreender. Papel econômico dos novos negócios. Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento. Processo empreendedor e características do agronegócio: análise do ambiente, identificação de oportunidades, modelagem de negócios. Novos negócios nas cadeias agroalimentares.
Geoprocessamento, Sistema de Informações Geográficas e Análise Ambiental
Introdução às Geotecnologias. Noções básicas de Sensoriamento Remoto: Interação da Radiação Eletromagnética com as Superfícies Naturais; Sensores. Conceitos básicos de cartografia. Conceito de Geoprocessamento e SIG. Organização, localização e atributos de dados espaciais. Aplicações de SIG na Agronomia.
Licenciamento, Controle e Gerenciamento Ambiental
Órgãos licenciadores e tipos de licenças ambientais. Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e de Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). Processos de entrega e análise do EIA-RIMA. Audiências públicas e auditorias. Procedimentos de licenciamento nas esferas municipal, estadual e federal. Disciplina teórica.
Análise de Viabilidade Econômica (EAD)
Considerações iniciais sobre projetos de investimento. Seleção de investimentos em caso de racionamento de capital. Análise de projetos considerando o risco. Avaliação social de projetos; externalidades e impacto ambiental; avaliação econômica; técnicas para análise de projetos de agronegócios; exigências de instituições de financiamento; exemplos de projetos e investimentos e seus impactos.
Redação Técnico-Científica (EAD)
Tópicos de apresentação de trabalhos científicos. Normas ABNT. Formas de apresentações oral e escrita de trabalhos científicos. Delimitação de temas na área ambiental. Estruturação de trabalho científico. Disciplina teórica.
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados Elaboração de relatórios de pesquisa e redação do trabalho final. Normas técnicas.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Adelar Fochezatto
Me. Antonio da Luz
Dr. Augusto Mussi Alvim
Dra. Letícia Hoppe
Dra. Romina Bastista de L.de Souza
Ma. Renata Araujo Bernardon
Me. Leandro Hirt Rassier
Me. Claudio Lopes Preza Júnior
Me. Ricardo Burgo Braga
Ma. Jaqueline Maia Manica
Me. Eduardo Chaves de Souza
Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
Ma. Gabriela Camboim Rockett
Me. Walter Rudolf Koch
Dra. Izete Pengo Bagolin

coordenador

  • Profa. Dra. Letícia Hoppe E-mail: leticia.hoppe@pucrs.br Graduada em Ciências Econômicas (UFRGS/2001). Especialista em Economia Empresarial (UFRGS/2005) Mestre em Economia do Desenvolvimento (PUCRS/2009). Doutora em Engenharia de Materiais e Novas Tecnologias (PUCRS e Universidade de Utrecht /2012). Professora na PUCRS na Escola de Negócios da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia na área de Economia e Projetos Financeiros. Colaboradora no IMA e Coordenadora dos Cursos de Especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente e do Curso de Gestão Ambiental e Economia Sustentável da PUCRS.
  • Prof. Dr. Augusto Mussi Alvim E-mail: augusto.alvim@pucrs.br Graduado em Engenharia Agronômica (UFRGS/1992). Mestre em Economia Rural (UFRGS/1996) e Doutor em Economia (UFRGS/2003). Realizou estágio pós-doutoral na Massey University na Nova Zelândia (2007), com bolsa da CAPES; foi Professor Visitante na Universidade de Newcastle na Inglaterra (2012); e consultor do Instituto Interamericano de Cooperacion para la Agricultura, IICA (2009). Atualmente é Professor Titular na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Comércio Internacional; Meio Ambiente; Agricultura; Modelos Econométricos, Modelos de Equilíbrio Geral e Parcial (problema de complementaridade mista).

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 20 R$ 790,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 20 1 de R$ 790,00 + 19 de R$ 711,00
PUCRS Alumni 20 1 de R$ 790,00 + 19 de R$ 695,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 20 1 de R$ 790,00 + 19 de R$ 632,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 20 1 de R$ 790,00 + 19 de R$ 533,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 20 1 + 19 de R$ 395,00

orientações financeiras

O pagamento da primeira parcela se refere a matrícula no curso. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

 

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 21/04/2017

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.