Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Alfabetização e Letramento

5ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Março de 2018

Inscrições até 16/03/2018

Período
13/03/2018 a 30/06/2019
364 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente Terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Introdução ao Curso

O Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento tem como principal objetivo qualificar profissionais para os processos alfabetizadores através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas inseridas numa proposta de alfabetização na perspectiva do letramento. Para tanto, fomenta a dimensão do estudo e da pesquisa no campo da alfabetização, buscando, especialmente nos estudos da pedagogia e das linguagens, os fundamentos e os caminhos metodológicos. Nesse entendimento esta Universidade, através da Escola de Humanidades, busca contribuir para a formação de profissionais que atuam ou que pretendem atuar no campo da alfabetização e do letramento.

Objetivos

Qualificar profissionais para os processos alfabetizadores através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas inseridas numa proposta de alfabetização na perspectiva do letramento.

Público-Alvo

Profissionais com diploma de Curso Superior, preferencialmente em Pedagogia ou outras licenciaturas; pesquisadores e interessados no campo da alfabetização e letramento.

Diferenciais do Curso

  • Qualidade do corpo docente e do referencial teórico selecionados para o Curso;
  • Incentivo à pesquisa e ao contato com o ambiente escolar;
  • Curso construído a partir de uma proposta que promove planejamento e desenvolvimento de atividades de pesquisa e práticas relacionadas com a teoria.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Atuar como professor alfabetizador, desenvolvendo práticas alfabetizadoras com qualidade;
  • Participar de projetos de pesquisa sobre alfabetização;
  • Coordenar ou supervisionar projetos de alfabetização.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

Possuir Diploma de Curso Superior, preferencialmente em Pedagogia ou outras licenciaturas.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2017
Término: 17/03/2018

Disciplinas

Linguística e Alfabetização

Formas de manifestação da linguagem humana (fala, escrita). Relações da fala e da escrita na alfabetização. Aspectos linguísticos da alfabetização: competência metalinguística: consciência fonológica (silábica e fonêmica).

Leitura, Letramento e Formação de Leitores

Leitura, literatura, letramento e formação de leitores. Aprendizagem/apropriação da leitura nos anos iniciais e a formação de leitores competentes. Estratégias de leitura. Práticas pedagógicas e recursos didáticos voltadas para a formação de leitores.

Metodologias para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)

A linguagem escrita como objeto de ensino e de aprendizagem. Linguagem, cultura, discurso e ensino da língua. Fundamentos teóricos que embasam a linguagem escrita como interação. Estudo dos processos de desenvolvimento, construção e apropriação da língua escrita. Estratégias didáticas/metodológicas para a apropriação do SEA.

Alfabetização Matemática I

Estudo e análise de conceitos e metodologias que norteiam a alfabetização matemática, o ensino e a aprendizagem da matemática no ciclo da alfabetização. Produção e análise de recursos metodológicos relacionados aos conteúdos da matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Alfabetização Matemática II

Estudo do ensino matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reflexão acerca da resolução de problemas e uso de jogos como recursos metodológicos para o ensino da matemática nos anos iniciais. Produção e análise de recursos metodológicos relacionados aos conteúdos da matemática direcionados para turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Alfabetização de Jovens e Adultos

A educação de jovens e adultos (EJA): fundamentos teóricos e metodológicos. Características do processo de alfabetização – ensino e aprendizagem e do aluno da EJA. Práticas pedagógicas e recursos utilizados para alfabetização de jovens e adultos.

Avaliação nos Anos Iniciais

Estudo da avaliação e da relação da avaliação com o planejamento. Identificação dos diferentes tipos de avaliação e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. Instrumentos e critérios de avaliação para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Produção Textual no Ciclo da Alfabetização

A linguagem escrita como produção social e como objeto de ensino e de aprendizagem. O texto como unidade básica de comunicação e interação. Práticas pedagógicas de produção textual no ciclo da alfabetização. Situações didáticas envolvendo produção, análise e reescrita de textos.

Ortografia nos Anos Iniciais

O Ensino da ortografia nos anos iniciais. A ortografia e sua relação com a oralidade. Ortografia e alfabetização. Dificuldades ortográficas. Práticas pedagógicas e material didático para o trabalho com a ortografia.

Arte-Educação na Alfabetização

As artes na educação escolar. Planejamento e propostas metodológicas para o trabalho que envolve as artes em turmas de alfabetização: crianças, jovens e adultos.

Planejamento do Ensino

Aspectos básicos do planejamento em educação. O planejamento e sua função. Planejamento do Ensino. Tipos de planejamento. Organização do planejamento para turmas em processo de alfabetização: projetos; sequência didática. Plano de aula.

Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem

Concepções básicas sobre Educação Inclusiva e dificuldades de aprendizagem. A inclusão no âmbito escolar e suas implicações no processo de ensino. Inclusão escolar e o processo de alfabetização. Estudo das principais dificuldades de aprendizagem encontradas no período de alfabetização. Recursos e estratégias pedagógicas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem na alfabetização.

Pesquisa em Educação

Pesquisa em Educação. Ética na pesquisa. Modalidades de pesquisa em educação. Etapas da pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa. Normas técnicas da ABNT.

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Cláudia Belmonte Rahal
  • Dra. Cristiane L. K. Domingues
  • Ma. Daniela Rodrigues
  • Ma. Jussara Bernardi
  • Ma. Karine Storck
  • Dra. Leunice Martins de Oliveira
  • Ma. Márcia Helena Koboldt Cavalcante
  • Dra. Maria Inês Côrte Vitória
  • Ma. Natacha Scheffer
  • Dra. Rosane da Conceição Vargas
  • Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
  • Dra. Síntia Lúcia Faé Ebert
  • Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli

Coordenadora

  • Profa. Dra. Síntia Lúcia Faé Ebert
  • sintia.ebert@pucrs.br
    Doutora em Educação pela PUCRS (2016); Mestre em Letras pela UniRitter (2009); Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UniLasalle (2003) e Graduada em Pedagogia pela UPF (2000). Atualmente é professora da Escola de Humanidades da PUCRS e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RME/POA.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11 a 14/12/2017R$ 459,00
15/12/2017 a 15/01/2018R$ 486,00
16/01 a 15/02/2018R$ 513,00
A partir de 16/02/2018R$ 540,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
R$ 540,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 540,00
PUCRS Alumni
R$ 475,20
Matrícula + 18 parcelas de R$ 475,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
R$ 486,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 486,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
R$ 432,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
R$ 378,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 378,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em