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CURSO DE Especialização

Alfabetização e Letramento

6ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
10 de Março de 2020

Inscrições até 28/02/2020

Período
10/03/2020 a 30/06/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento tem como objetivo principal qualificar profissionais para os processos alfabetizadores através de fundamentos teóricos e de práticas pedagógicas dentro de uma proposta de alfabetização na perspectiva do letramento. Para tanto, fomenta a dimensão do estudo e da pesquisa na área de alfabetização e busca, especialmente nos estudos da Pedagogia e das linguagens, os fundamentos e os caminhos metodológicos. Nesse entendimento esta Universidade, através da Escola de Humanidades, busca contribuir para a formação de profissionais que atuam ou que pretendem atuar no campo da alfabetização e do letramento.

Objetivos

Qualificar profissionais para os processos de alfabetização e letramento, através da relação teórico-prática e do estudo do cotidiano das práticas escolares.

Público-Alvo

Graduados, preferencialmente em Pedagogia ou outras licenciaturas; profissionais que trabalham na área da educação; pesquisadores e interessados no campo da alfabetização e letramento.

Diferenciais do Curso

  • Qualidade do corpo docente;
  • Professores com experiência na Educação Básica;
  • Formação para a alfabetização de crianças, jovens e adultos;
  • Currículo que contempla temas importantes e emergenciais para as práticas alfabetizadoras, planejamento em alfabetização, inclusão no âmbito escolar e o uso de tecnologias na educação;
  • Incentivo à pesquisa e à reflexão sobre cotidiano escolar;
  • Curso construído a partir de uma proposta que promove relação da teoria com práticas existentes no ambiente escolar e construção de atividades de planejamento e pesquisa.

Perfil do Egresso

  • Atuar como professor alfabetizador.
  • Promover planejamentos e práticas pedagógicas de qualidade no campo da alfabetização e do letramento.
  • Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre temas importantes para a alfabetização.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 28/02/2020

Disciplinas

Linguística e Alfabetização

Compreensão das relações da fala e da escrita na alfabetização. Estudo dos aspectos linguísticos da alfabetização: competência metalinguística: consciência fonológica (silábica e fonêmica); consciência semântica; consciência sintática e consciência pragmática. Análise teórica e prática acerca da consciência fonológica e suas contribuições para a educação infantil e os anos iniciais.

Leitura e formação de Leitores

Estudo sobre leitura, literatura e formação de leitores. Orientações acerca do processo de aprendizagem/apropriação da leitura. Análise de práticas pedagógicas e recursos didáticos voltados para práticas de leitura e formação de leitores na educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA.

Escrita e Letramento

Estudo sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na EJA, a partir de orientações presentes na BNCC e de práticas de letramento. Compreensão de conceitos do campo da alfabetização, relacionados à escrita: alfabético; alfabetização; alfabetizado; letramento; letrado. Estudo e análise de propostas pedagógicas voltadas para o trabalho com a escrita espontânea na educação Infantil e para apropriação do SEA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA. Discussão acerca da utilização de textos para situações reais e significativas de escrita.

Alfabetização Matemática

Estudo sobre o ensino e a aprendizagem da matemática na educação infantil e na alfabetização. Compreensão de conceitos matemáticos relacionados à matemática na alfabetização. Produção e análise de estratégias metodológicas e recursos relacionados aos conteúdos da matemática direcionados à educação infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Alfabetização de Jovens e Adultos

Estudo sobre a educação de jovens e adultos (EJA): fundamentos teóricos e metodológicos. Reconhecimento das Características do processo de alfabetização – ensino e aprendizagem e do aluno da EJA. Planejamento e análise de práticas pedagógicas e recursos utilizados para alfabetização de jovens e adultos. Discussão acerca de currículo, planejamento e avaliação para turmas de EJA.

Produção textual nos Anos Iniciais

Estudo do texto como unidade básica de comunicação e interação social e identificação de diferentes gêneros textuais para práticas de produções de textos nos Anos iniciais. Estudo de processos que envolvem a produção de textos: escrita, leitura, revisão e reescrita. Análise de recursos e práticas pedagógicas para produção de textos nos Anos Iniciais.

Alfabetização e ortografia

Estudo sobre o ensino da ortografia nos anos iniciais. Problematização acerca do ensino da ortografia em turmas de alfabetização. Identificação das principais dificuldades ortográficas relacionadas ao processo de escrita. Análise de práticas pedagógicas e materiais didáticos que contribuem para o ensino e a aprendizagem da ortografia.

Planejamento e Avaliação

Compreensão de aspectos básicos que envolvem o planejamento em educação. Identificação de diferentes formas de organizar o planejamento escolar: projetos; sequências didáticas; planos de aula. Compreensão da relação existente entre planejamento e avaliação. Análise das diferentes funções da avaliação e sua aplicação no meio escolar.

Alfabetização e Tecnologia

Utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de Alfabetização. Compreensão do uso das TICs na Alfabetização de Jovens e Adultos. Habilidades e competências necessárias para a utilização das TICs no processo de alfabetização.

Educação Inclusiva e alfabetização

Estudo de aspectos teóricos e práticos da Educação Inclusiva. Reflexão acerca da inclusão no âmbito escolar e suas implicações no currículo e nos processos de ensino. Compreender o Transtorno do Espectro Autista, a Deficiência Intelectual e outras deficiências, seus processos de aprendizagem e alternativas de ensino. Estudo das necessidades das pessoas com deficiência frente ao processo de alfabetização. Análise de práticas e recursos favoráveis ao ensino e à aprendizagem no campo da educação inclusiva.

Dificuldades de Aprendizagem

Estudo das principais dificuldades de aprendizagem encontradas no período de alfabetização. Identificação e análise de recursos didáticos e estratégias pedagógicas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Compreensão de aspectos relacionados à diferenciação pedagógica (atividade diferenciadas) e o processo de avaliação para alunos com dificuldades de aprendizagem.

Projeto de Pesquisa em Educação

Estudo relacionado à pesquisa para a educação, em especial, pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação escolar. Compreensão de aspectos éticos que envolvem o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa. Identificação das principais modalidades de pesquisa em educação. Compreensão das etapas da uma pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa a partir das normas técnicas da ABNT.

Orientação de Trabalhao de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Cláudia Belmonte Rahal
  • Dra. Cristiane Lumertz Klein Domingues
  • Ma. Daniela Rodrigues
  • Ma. Jussara Bernardi
  • Dra. Katiuscha Lara Genro Bins
  • Dra. Leunice Martins de Oliveira
  • Ma. Luciane Knüppe Rocha
  • Ma. Márcia Helena Koboldt Cavalcante
  • Ma. Natacha Scheffer
  • Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
  • Dra. Síntia Lúcia Faé Ebert
  • Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli

Coordenadora

  • Profa. Dra. Síntia Lúcia Faé Ebert
  • sintia.ebert@pucrs.br
    Doutora em Educação pela PUCRS (2016); Mestre em Letras pela UniRitter (2009); Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UniLasalle (2003) e Graduada em Pedagogia pela UPF (2000). Atualmente é professora da Escola de Humanidades da PUCRS da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RME/POA.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 505,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 535,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 565,25
A partir de 18/02/2020R$ 595,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 595,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 523,60
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 535,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 476,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 416,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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