Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Apoio Diagnóstico e Terapêutico

Programa de Residência em Área Profissional da Saúde na Modalidade Uniprofissional - 9ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2018

Inscrições até 10/11/2017

Período
01/03/2018 a 28/02/2020
5.778 horas-aula
Dias e Horários
A carga horária mínima é de 2880 horas anuais, distribuídas em 60 horas por semana, totalizando, nos dois anos, no mínimo, 5775 horas.

Introdução ao Curso

A proposta do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde na Modalidade Uniprofissional em Apoio Diagnóstico e Terapêutico – PREMUS/HSL- integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vistas à formação de profissionais para atender aos princípios do SUS, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. Atende à Lei nº 11.129, que dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e à Portaria nº 1077 de 12 de novembro de 2009. Sob este enfoque, a PUCRS desenvolve Projetos Pedagógicos para a formação dos diferentes profissionais de Saúde, articulando o Ensino de Graduação e Pós-Graduação aos Serviços de Saúde integrados ao SUS.

A proposta insere-se no acordo de cooperação entre a PUCRS e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Nessa parceria vinculam-se, também, Programas promovidos pelo Ministério da Saúde, a exemplo do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE. A implantação do PREMUS/HSL dá continuidade à integração ensino-serviço na atenção hospitalar integrado à rede de serviços de Saúde do Município de Porto Alegre.

Objetivos

Formar especialistas na modalidade Residência em Área Profissional de Saúde, Apoio Diagnóstico e Terapêutico, fundamentados nas diretrizes do SUS, com ênfase nos campos de atuação estratégicos e prioritários para o sistema.

Público-Alvo

Farmacêuticos com formação generalista ou farmacêuticos bioquímicos.

Diferenciais do Curso

  • Trabalho interdisciplinar e multiprofissional;
  • Articulação formativa entre competências do diagnóstico laboratorial ao seguimento farmacoterapêutico;
  • Inserção formativa em Patologia Clínica;
  • Inserçao formativa em Farmácia Hospitalar e Clínica.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Analisar e compreender criticamente o processo dinâmico de saúde-doença, do indivíduo, nas famílias e na comunidade realidade do serviço e área de abrangência sob sua responsabilidade, compreendendo o processo dinâmico da saúde-doença da comunidade, das famílias e dos indivíduos;
  • Atuar em equipes multidisciplinares na perspectiva interdisciplinar, com vistas à humanização da assistência, a integralidade da atenção, a melhoria dos indicadores de qualidade e produtividade dos serviços assistenciais;
  • Identificar e atuar na rede de serviços de saúde dos diferentes níveis de atenção e de suporte social, com vistas a ações intersetoriais;
  • Planejar intervenções considerando o perfil epidemiológico da população e os princípios do Sistema Único de Saúde;
  • Participar e promover ações voltadas ao fortalecimento do controle social das ações em saúde;
  • Identificar, analisar e avaliar as informações em saúde para o planejamento e intervenção em todos os níveis de atenção à saúde;
  • Contribuir para o processo de qualificação e efetivação dos programas, ações e práticas da Política de Saúde do SUS;
  • Desenvolver processos investigativos que gerem conhecimentos e novas ações e protocolos que contribuam para o aprimoramento das práticas em saúde integradas ao SUS.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pré-Requisitos

Ser portador de diploma de farmacêutico generalista ou farmacêutico bioquímico.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

O processo de seleção será composto por:

  • Prova teórica geral, incluindo questões sobre as Políticas Públicas em Saúde e modelos assistenciais em saúde.
  • Entrevista coletiva e psicotécnico, onde serão avaliados os seguintes critérios: trabalho em equipe, liderança, capacidade de planejamento, comportamento ético/postura, tomada de decisão e pró-atividade.
  • Análise de currículo e memorial descritivo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Preenchimento do formulário de matrícula;
  • Comprovante de conclusão da graduação em curso reconhecido pelo INEP/MEC;
  • Fotocópia da carteira do respectivo Conselho Regional ou Protocolo de Solicitação do Registro (deverá ser entregue na Secretaria do Programa até 10 dias antes do início do mesmo);
  • Número de PIS/PASEP;
  • Uma foto 3×4 (recente);
  • Fotocópia de quitação com Serviço Militar (candidatos masculinos);
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.

Período de Matrícula

Início: 12/12/2017
Término: 13/12/2017

Disciplinas

Processo de Saúde e Adoecimento; Modelos Assistenciais; Políticas de Saúde (Concepção e organização do Sistema Único de Saúde)

Conhecer e comparar os modelos assistenciais vigentes e suas implicações em ações de intervenção no processo saúde-adoecimento e na construção ao longo do desenvolvimento histórico e social das políticas de saúde brasileira, considerando a integralidade das ações, a regionalização, a hierarquização dos serviços bem como a intersetorialidade. Também os recursos humanos, físicos e tecnológicos decorrentes da utilização dos modelos assistenciais no Sistema de Saúde Brasileiro. Contextualização de aspectos das políticas de saúde a partir das perspectivas que fundamentam os conceitos do processo saúde/adoecimento e dos modelos assistenciais.

Ética, Bioética, Humanização em Saúde, Interdisciplinaridade, Integralidade e Participação Social

Disciplina que propõe o estudo das questões de ética que emergem do campo teórico e prático das ciências biomédicas que permeiam o cotidiano das práticas das equipes multiprofissionais de saúde.

Ações Programáticas. Diretrizes e Protocolos Assistenciais. Sistematização do Cuidado. Projetos do Cuidado

Disciplina que apresenta e discute conceitos, diretrizes e protocolos clínicos e operacionais estabelecidos pela Política Nacional no atendimento as demandas de assistência à saúde.

Gestão em Serviços (Planejamento em Saúde; Tecnologias em Saúde; Dimensões da qualidade na gestão de serviços e ações de saúde; gestão de RH e insumos nos serviços de saúde)

Disciplina teórica que enfoca os aspectos fundamentais relacionados a gestão em saúde e sua relação com a gestão hospitalar, abordando as dimensões do planejamento em saúde e suas inter-relações no contexto do SUS.

Informações em Saúde, Vigilância em Saúde, Avaliação, Monitoramento e Indicadores (Epidemiologia/Bioestatística)

Disciplina teórica que visa discutir a definição e aplicação da epidemiologia e suas relações com a saúde. Discutir os aspectos da evolução histórica da epidemiologia e o seu papel na saúde e as normas e procedimentos técnicos e diretrizes operacionais da vigilância epidemiológica.

Metodologia de Pesquisa

Estudo da pesquisa e sua aplicação para a prática profissional da área da saúde, enfatizando a ética, a crítica e o consumo da pesquisa. Introdução do aluno nas diferentes abordagens metodológicas da pesquisa em saúde num ambiente interdisciplinar. Elaboração, redação e apresentação de relatórios de pesquisa (artigos científicos e monografias). Orientação de monografia.

Seminários nos Serviços - Apoio Diagnóstico e Terapêutico

Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, fundamentadas no Sistema Único de Saúde (SUS), nas políticas públicas de saúde e no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

Reuniões Científicas - Apoio Diagnóstico e Terapêutico

Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

Estudos Clínicos (rounds) e outras atividades de discussões clínicas - Apoio Diagnóstico e Terapêutico

Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões multidisciplinares de casos de pacientes internados, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

Formação em Serviço - Apoio Diagnóstico e Terapêutico I

Estudo e prática das atividades que envolvem o ciclo da assistência farmacêutica e rotina analítica diagnóstica no âmbito hospitalar. Introdução à farmácia clínica e ao diagnóstico laboratorial. Atuação prática em ações farmacêuticas clínicas, na orientação farmacêutica e documentação da prática no âmbito da UTI Geral e unidade de internação pediátrica SUS.

Formação em Serviço - Apoio Diagnóstico e Terapêutico II

Atuação farmacêutica clínica através da avaliação de prescrições, problemas relacionados aos medicamentos, intervenção farmacêutica e reconciliação medicamentosa. Realização de procedimentos diagnósticos laboratoriais manuais e automatizados, validação e avaliação crítica.

Formação em Serviço - Apoio Diagnóstico e Terapêutico III

Atuação farmacêutica clínica nas unidades de internação adulto. Estudo e prática de metodologias utilizadas no diagnóstico laboratorial das patologias e avaliação clínico-laboratorial dos parâmetros analisados.

Formação em Serviço - Apoio Diagnóstico e Terapêutico IV

Atuação farmacêutica clínica nas unidades de internação adulto e unidade oncológica. Dispensação e manipulação na Unidade de Quimioterapia. Estudo e prática de metodologias utilizadas no diagnóstico laboratorial das patologias e avaliação clínico-laboratorial dos parâmetros analisados.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alessandra Campani Pizzato
  • Dra. Ana Paula Duarte de Souz
  • Dra. Andrea Gonçalves Bandeira
  • Ma. Caroline Santa Maria Rodrigues
  • Ma. Heloisa Maria Reckziegel Bello
  • Ma. Maria Cristina Lore Schilling

Coordenador

  • Dra. Ana Paula Duarte de Souza
  • ana.duarte@pucrs.br
  • Possui graduação em Farmácia Bioquímica Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Biologia Celular e Molecular na PUCRS com sanduíche na University of Melbourne – Austrália (2009). Tem pós-doutorado na PUCRS na área de Imunologia. Atualmente é professora adjunta da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, Professora Permanente do Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança e do Programa Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica da mesma instituição. É orientadora de mestrado e doutorado.

Investimento

Pagamento do DOC, que será impresso ao término do preenchimento da ficha de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).



Você também pode estar interessado em