Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Arquitetura de Interiores

1ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
20 de Março de 2020

Inscrições até 10/03/2020

Período
20/03/2020 a 05/06/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 18h às 22h e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre o Curso

A especialização pretende aprofundar o conhecimento em arquitetura de interiores. Dessa maneira, oferecendo meios para que o profissional entenda o desenvolvimento prático de um projeto, desde os passos iniciais até a sua entrega.

No curso serão realizados estudos sobre a distribuição de espaços, funcionalidade dos ambientes, iluminação, influência das cores e escolha de revestimentos. Assim como, noções de acústica, ergonomia e automação. Além disso, serão abordados também, conhecimentos sobre a utilização de ar condicionado, sustentabilidade e relacionamento com clientes e fornecedores.

Objetivos

Estimular o desenvolvimento de competências para o gerenciamento de projetos e obras, em interiores residenciais, comerciais e corporativos. Assim como, capacitar o profissional para a realização de seu trabalho, levando em consideração não somente a estética, mas também as necessidades de ocupação dos espaços, uso de materiais, iluminação, uso de cores, detalhamentos em geral, apresentação de projetos junto ao cliente, relações arquiteto/cliente, como calcular honorários, enfim toda a prática do que realmente acontece durante um projeto e sua execução.

Público-Alvo

Graduados em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia que tenham interesse na área de ambientação, reforma e revitalização de espaços interiores e de transição.

Diferenciais do Curso

Este curso está focado na prática profissional, tendo como diferencial o embasamento nas atividades realizadas no dia a dia. Dessa forma, pretende agregar competências que podem melhorar a atuação do aluno no mercado de trabalho.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Arquitetura de Interiores será capaz de exercer suas atividades de maneira inovadora, otimizando projetos e melhorando o relacionamento com clientes e fornecedores. Desenvolverá o empreendedorismo e a habilidade de criar negócios que envolvem o uso de ambientes, sendo propositivo na criação de ambientes inovadores, utilizando-se de referências nacionais e internacionais. Entenderá sobre a prática que envolve todos os serviços e fornecedores relativos ao ambiente, desde a captação de trabalho até sua entrega final ao usuário.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Ter graduação em cursos de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharias.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 10/03/2020

Disciplinas

Projeto de Interiores I: Estúdio 35m2

Identificação e análise das demandas funcionais para espaços residenciais compactos. Definição de programa de necessidades para tipos específicos de clientes. Desenvolvimento da habilidade espacial de projeto.

Luminotécnica

Conceitos e técnicas para desenvolver e executar um projeto de desenho de iluminação arquitetônico no interior. Linguagem conceitual, técnicas e tecnologias associadas no mundo da luz. Sistemas de iluminação e aplicações luminotécnicas. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor.

Detal. Mobiliário, Compatibilização e Workshop Fornecedores

Detalhamento de mobiliário com ênfase na marcenaria e seus diversos acabamentos. Relação entre a marcenaria e os demais projetos executivos necessários para a ambientação de um espaço. Lançamentos de mercado, características técnicas dos materiais para melhor especificar seu uso em obra.

Visual Merchandinsing e Experiência do Consumidor

Estudo da exibitécnica, do vitrinismo e do visual merchandising como instrumentos que potencializam pontos de venda de segmentos diversos como varejo ou lojas conceito. Estudo da publicidade, do marketing de experiência, da criação conceitual e do comportamento do consumidor.

Projeto de Interiores II: Arquitetura Comercial - Bistrô

Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Organização e dimensionamento dos espaços internos de um local comercial de pequeno porte como um café ou pequeno restaurante.

Inovação

Compreensão do processo, os condicionantes e as técnicas de inovação. Tendências de mercado e sua aplicação na inovação. Modelagem de negócios inovadores em arquitetura de Interiores.

História da Arte

Processo histórico das artes pictóricas e sua influência na decoração. Evolução histórica do mobiliário e as principais tendências de época.

Paisagismo na Arquitetura de Interiores

Relações da paisagem com o ambiente construído, suas implicações no bem-estar humano. Tendências atuais no paisagismo de interiores e espaços de transição.

Projeto de Interiores III: Apart. Garden - 80m2

Desenvolvimento de projetos de interiores residenciais de pequeno e médio porte a partir de um imóvel existente ou em construção. Desenvolvimento de projeto a partir de um perfil do usuário pré-estabelecido. Estabelecimento do programa de necessidades junto ao cliente. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas. Levantamento de orçamentos de materiais e mão de obra. Elaboração de memorial descritivo de serviços e materiais. História da Arquitetura de Interiores.

Estudo da Cor e Semiótica

Análise da relação entre Semiótica e Teorias das Cores. A cor como signo e informação e suas implicações para a arquitetura. Classificação e da percepção das cores por uma perspectiva histórica e psicológica. Compreensão dos aspectos fisiológicos, técnicos e simbólicos, envolvendo a natureza e as propriedades das cores. Atividades teóricas e práticas

Arquitetura Efêmera

Reconhecer a natureza do espaço efêmero, através dos conceitos da arquitetura de interiores, da arquitetura cênica, teatral e sua história. Pelo conhecimento de arquiteturas de feiras, eventos e espetáculos reconhecer a experiência do tempo e lugar fugaz.

Projeto de Interiores IV: Arquitetura de Varejo e Hotelaria

Analise de projetos de ambientes de varejo e de hotelaria. Discussão sobre o que é Marca, sua definição e a importância de definição de conceitos de Marketing para tangibiliza-los no Ponto de Venda. Tipos de redes de varejo, franquias, uso de marca para varejo, assim como as tipologias jurídicas para operações de hotelaria. Casos de varejo e hotelaria para discussão.

Ergonomia e Acessibilidade

Conceitos e aplicações da ergonomia e de sua relação com a arquitetura de interiores. Conhecimento dos fundamentos de ergonomia cognitiva, antropometria e biomecânica, antropometria e proxêmica, estresse e fadiga, e da Experiência do Usuário. Aprofundamento em tópicos de ergonomia aplicados a arquitetura de interiores, com foco na usabilidade e na experiência do usuário com o ambiente construído. Conscientização da necessidade de identificar dificuldades no uso de produtos e sistemas de informação.

Sustentabilidade aplicada à Arquitetura de Interiores

Fundamentos, conceitos, estratégias, diretrizes, definição de materiais, tecnologias, resíduos e reutilização, sistemas construtivos mais sustentáveis e implicações de desempenho térmico e energético em projetos de arquitetura de interiores. Discussões sobre o tema, a partir de trabalhos acerca de abordagens teóricas, estudos de casos e certificações.

Projeto de Interiores V: Arquitetura Área da Saúde

Conceituação básica de projetos de saúde. Aplicação da legislação e normas vigentes. Análise e desenvolvimento de projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Planejamento e Cronograma

Análise de projeto com avaliação dos custos de obra para sua execução bem como elaboração de cronograma.

Empreendedorismo

Compreender a importância do empreendedorismo na consecução de projetos e sua viabilização. Técnicas de empreendedorismo das diversas versões da Arquitetura de Interiores, tanto comercial, de hotelaria ou em consultórios.

Projeto de Interiores VI: Apartamento de 230m²

Desenvolvimento de projetos de interiores residenciais de pequeno e médio porte a partir de um imóvel existente ou em construção. Desenvolvimento de projeto a partir de um perfil do usuário pré-estabelecido. Estabelecimento do programa de necessidades junto ao cliente. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas. Levantamento de orçamentos de materiais e mão de obra. Elaboração de memorial descritivo de serviços e materiais.

Técnicas de Negociação e Comportamento do Consumidor

Exibitécnica, vitrinismo e visual merchandising como instrumentos que potencializam pontos de venda de segmentos diversos como varejo ou lojas conceito. A partir do estudo da publicidade, do marketing de experiência, da criação conceitual e do comportamento do consumidor, o aluno será capaz de desenvolver projetos que impulsionam vendas e transformam a experiência de compra em uma experiência de vida.

Psicologia do Ambiente

Interação dos seres humanos com o ambiente físico projetado. Relações entre o projeto arquitetônico e o comportamento humano, de forma sistêmica, em um determinado contexto cultural.

Mídias Sociais

Foco em estratégia, planejamento e métricas. Protagonismo no desenvolvimento de marketing de conteúdo voltado ao meio online visando engajamento e relacionamento com clientes.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Ana Maria Germani
  • Esp. Arlene Lubianca
  • Ma. Caroline Santa Maria Rodrigues
  • Ma. Cristiana Brodt Bersano
  • Ma. Danusa Almeida de Oiveira
  • Esp. Erika Muller Listo
  • Ma. Fabienne Cuny
  • Me. Francisco Humberto Franck Filho
  • Dra. Gabriela Ferreira
  • Ma. Gabriela Kurtz
  • Ma. Isabel L. C. Benedetto
  • Me. Luiz Filipe de Lima Helfer
  • Dra. Maria Alice Medeiros Dias
  • Dr. Marcio D´Ávila Rosa
  • Ma. Martina Mostardeiro
  • Esp. Renata Pena
  • Dra. Raquel Rodrigues Lima
  • Dr. Ticiano Paludo
  • Me. Vicente Henrique B. Zanella

Palestrante Convidado

  • Bel. Luiz Antônio Sentinger

Coordenação

  • Profa. Ma. Isabel Lanner C. Benedetto
  • isabel.benedetto@pucrs.br
  • Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, desde de dez/2017. Colaboradora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação -IDEAR entre 2016 e 2018. Doutoranda em DESIGN E TECNOLOGIA(UFRGS,2018). Doutoranda no PPGD, Programa de Pós Graduaão de Design na UFRGS (2018), Mestre em DESIGN E TECNOLOGIA pela UFRGS (2011) tendo apresentado a dissertação CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, especialista em TECNOLOGIA COMPUTACIONAL APLICADA AO PROJETO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006). Arquiteta graduada pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER, 1992). Desde 2013 exerce docência na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) na Escola Politécnica no curso de Arquitetura e Urbanismo e nos cursos de de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação, nas disciplinas de Expressão e Representação V, Atelier de Design, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva I e II, Desenho Técnico, Desenho Técnico I e II, Desenho A e Desenho Técnico III.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 637,50
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 675,00
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 712,50
A partir de 18/02/2020R$ 750,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 750,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 660,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 600,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 525,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula corresponde a primeira parcela do curso e deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em