Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Avaliação Psicológica em Diferentes Contextos

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
12 de Abril de 2019

Inscrições até 29/03/2019

Período
12/04/2019 a 20/06/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quizenalmente,
sextas-feiras, das 14h às 18h20min e das 18h45min às 22h45min e sábados, das 8h30min às 13h30min.

Sobre o Curso

A avaliação psicológica é uma função, por excelência, exclusiva do psicólogo (a) e está presente nas diversas áreas de atuação desse, como clínica, escolar, jurídica, hospitalar, etc., reafirmando sua importância ao longo da história. O Rio Grande do Sul conta hoje com muitos profissionais na área da avaliação psicológica, porém com poucos cursos de pós-graduação qualificados nessa temática, para melhor instrumentalizá-los. Atendendo à constante necessidade de atualização e contando com um corpo docente renomado na área como ministrantes, propõe-se esse curso de especialização lato sensu.

Objetivos

  • Formar profissionais capacitados no entendimento teórico e prático na área da avaliação psicológica;
  • Instrumentalizar os profissionais no uso de testes psicológicos;
  • Conhecer as principais técnicas de avaliação psicológicas utilizadas;
  • Revisar as principais psicopatologias do ciclo vital;
  • Desenvolver competências profissionais relacionadas às demandas do mercado e da sociedade;
  • Propiciar conhecimento e a atualização da avaliação psicológica nos diferentes contextos.

Público-Alvo

Psicólogos.

Diferenciais do Curso

O curso oferecerá aulas com um corpo docente altamente qualificado, contando com profissionais de renome na área, sendo alguns desses autores de testes psicológicos validados para o Brasil; proporcionará a vivência, na prática, de processos de avaliação psicológica supervisionada; contará com toda a infraestrutura oferecida pela PUCRS.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

O aluno estará capacitado a realizar avaliações na área clínica (diagnóstica, personalidade, intelectual e neuropsicológica), além de estar capacitado a redigir documentos pertinentes ao exercício da profissão, como laudos, atestados e pareceres com diferentes finalidades. Estará, também, apto a atuar em consultórios privados, serviços de saúde, na área jurídica, hospitalar e escolar.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Ser Psicólogo(a) devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 29/03/2019

Disciplinas

Perspectivas e Intervenções em Avaliação Psicológica: Introdução ao Psicodiagnóstico

Histórico da Avaliação Psicológica e introdução das principais áreas de utilização. Esclarecimentos em relação ao SATEPSI – Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia, bem como revisão das principais resoluções concernente à avaliação psicológica do Conselho Federal de Psicologia – CFP. O processo psicodiagnóstico como tarefa do/a psicólogo/a clínico/a e os passos necessários para sua operacionalização.

Psicopatologia I

Exame do estado mental. Revisar as principais psicopatologias da infância, reconhecendo seus sintomas e elaborando hipóteses diagnósticas completas baseadas em critérios diagnósticos (DSM 5 e CID).

Psicopatologia II

Revisar os Transtorno de Ansiedade, Transtornos Obsessivos Compulsivos e Relacionados, Transtorno Relacionados a Traumas e Estressores, Transtornos Depressivos e Bipolares, Espectro da Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos, Transtornos da Personalidade, Disforia de Gênero, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias e Transtornos Neurocognitivos reconhecendo seus sintomas e elaborando hipóteses diagnósticas completas baseadas em critérios diagnósticos (DSM 5 e CID).

Psicofarmacologia

Princípios básicos de farmacologia. Mediação e modulação do comportamento através da ação de substâncias endógenas e exógenas. Familiarização com as várias classes de psicofármacos, suas indicações e seus efeitos no Sistema Nervoso Central.

Instrumentos de Avaliação da Personalidade

História e bases teóricas dos testes de avaliação da personalidade. Descrição e considerações gerais sobre a administração, interpretação e indicações das técnicas.

Instrumentos de Avaliação das Funções Cognitivas

Estudo de técnicas de maior abrangência para avaliação das funções cognitivas, envolvendo múltiplos fatores, diferentes faixas etárias, com diversificadas aplicações na psicologia.

Fundamentos Neuro Anatomofuncionais e Métodos de Avaliação Neuropsicológica

Noções de neuroanatomia e semiologia do SNC, ligação entre cérebro e comportamento. Noções de síndromes neurológicas. Contexto e indicações da avaliação neuropsicológica. Estratégias, instrumentos, técnicas e testes utilizados em avaliação neuropsicológica.

Avaliação no Contexto Jurídico

Psicologia jurídica no Brasil. Métodos de investigação em Psicologia Jurídica. Perícia Psicológica na área civil e criminal. Interface entre psicologia e o direito. Elaboração de laudos técnicos.

Avaliação Psicológica nos contextos hospitalar e escolar

Indicação, estratégias e manejos na avaliação psicológica nos contextos hospitalar (avaliação psicológica pré e pós-cirúrgica) e escolar (Orientação Profissional, Transtornos de Aprendizagem).

Elaboração de documentos e Entrevista de devolução na Avaliação Psicológica

Elaboração de documentos e formas de devolução realizadas por psicólogos de acordo com as resoluções do CFP.

Prática Supervisionada em Avaliação Psicológica I (TCC 1)

Supervisionar os alunos na prática da avaliação psicológica, instrumentalização e uso de técnicas e testes.

Prática Supervisionada em Avaliação Psicológica II (TCC 2)

Supervisionar os alunos na prática da avaliação psicológica, instrumentalização e uso de técnicas e testes.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Danielle Irigoyen da Costa
  • Dra. Irani Iracema de Lima Argimon
  • Dra. Joice Dickel Segabinazi
  • Dra. Leanira Kesseli Carrasco
  • Dra. Maisa dos Santos Rigoni
  • Dra. Margareth da Silva Oliveira
  • Dr. Nelson Asnis
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dra. Samantha Dubugras Sá

Professores Convidados

  • Dra. Anna Elisa de Villemor-Amaral
  • Dra. Clarissa Marceli Trentini
  • Dra. Denise Ruschel Bandeira
  • Ma. Juliana Unis Castan
  • Dra. Simone Steyer Lampert
  • Dra. Sônia Liane Reichert Rovinski
  • Dra. Vivian de Medeiros Lago
  • Ma. Vivien Rose Böck

Coordenação

  • Profa. Dra. Maisa dos Santos Rigoni
  • maisa.rigoni@pucrs.br
    Psicóloga, Psicanalista pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente trabalha em consultório particular e como professora adjunta da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento psicanalítico de adolescentes e adultos, avaliação psicológica e neuropsicológica, álcool, drogas, trânsito e universitários.

 

  • Profa. Dra. Samantha Dubugras Sá
  • samantha.sa@pucrs.br
    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Psicologia Clínica (2004) e doutorado em Psicologia (2011) pela PUCRS. Em julho de 2007 participou do curso de pós-graduação: Atención Integral a Victimas de Violência; na Universidade Complutense de Madri. Atualmente é professora horista adjunto do Curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS e Psicóloga Clínica em Consultório Particular. Foi Supervisora do Programa SAPP/SAJUG – PUCRS; Professora do Curso de Especialização em Direito de Família do PPG da Faculdade de Direito da PUCRS; Professora do curso de pós-graduação da Escola de Psicologia da IMED intitulado “Avaliação e diagnóstico psicológico: enfoque clínico”; professora auxiliar no Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Faculdade Meridional e professora auxiliar no Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia, Psicodiagnóstico – atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia jurídica/perícia, avaliação psicológica, suicídio, homicídio, homicídio seguido de suicídio, comportamento violento, depressão e violência doméstica.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em