Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Building Information Modeling (BIM) e Lean Construction

1ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Semipresencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
15 de Março de 2019

Inscrições até 01/03/2019

Período
15/03/2019 a 28/03/2020
490 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min e sábados, das 8h às 18h.

Sobre o Curso

O curso tem um enfoque em Open BIM para elaboração de projetos e gerenciamento de ativos desde o projeto conceitual até sua operação, considerando técnicas e práticas sustentáveis (econômicas, sociais e ambientais). Nesse contexto, o aluno agregará à sua formação especialidades em novas metodologias e tecnologias de informação para construção e operação. Sendo assim, espera-se adicionar competências, habilidades e atitudes para otimizar os processos, relativos a prazo, custo, qualidade e segurança operacional de empreendimentos.

Objetivo

Capacitar Arquitetos, Engenheiros, Administradores, Economistas, Tecnológos, Cientistas da Informação e Cientistas da Computação em Gestão Interdisciplinar de Projetos com Funcionalidades BIM e Metodologias do Lean Construction em todo Ciclo de Vida de um Ativo da construção civil. O curso preconiza o uso de funcionalidades do Open BIM e metodologias do Lean Construction para a Gestão Digital de Ativos, visando formar especialistas em BIM e Lean Construction para satisfazer a demanda nacional (Decreto 9.377 – Institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling) e global (ie. Construction 2025 – UK) em prol do aumento da produtividade na indústria AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). Em busca da melhoria contínua e incremental dos projetos, processos, materiais e pessoas, envolvendo representantes de governo, indústria e universidade na capacitação em BIM e Lean. Sendo assim, o objetivo é especializar profissionais de mercado, estudantes e acadêmicos em busca do aumento da competitividade, produtividade e sustentabilidade na construção.

Público-Alvo

Membros de Governo, Indústria, Universidade e/ou Profissionais Autônomos inerentes à Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).

Graduados nas áreas de Arquitetura, Engenharias, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Aeronáuticas, Tecnólogos, Sistemas de Informação ou Ciência da Computação.

Diferenciais do Curso

O curso explora abordagem interdisciplinar, uma vez que a complementariedade e heterogeneidade do público alvo, permite adquirir conhecimentos teórico-práticos na aprendizagem, inerentes aos conceitos de BIM e Lean. Essas novas metodologias e tecnologias fornecem competências e habilidades destinadas à Gestão da Construção, Operação e Manutenção, assim como, na Fiscalização de Projeto, Construção e Montagem por meio das Metodologias de Aprendizagem Problem-Based Learning (PBL) e Grupos Focados. Sobretudo, o curso se diferencia pela integração da metodologia Lean às funcionalidades de BIM, na interdisciplinaridade do corpo docente e na internacionalização em parceria com a Tennessee University (Estados Unidos da América) e a Derby University (Reino Unido).

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

O aluno será capaz de implantar abordagens BIM-Lean na indústria em diversos setores, ser BIM Manager em projetos da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), atuar como consultor de tecnologias da informação em empreendimentos industriais e ser especialista na implantação de Lean Systems.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 01/03/2019

Disciplinas

Open BIM - IFC (ISO 16739)

(i) Conceitos de Modelagem 3D da Arquitetura, Estruturas e MEP (Mechanical, Eletrical and Pumbling); (ii) Dinâmica para Modelagem de Projeto Hipotético; (iii) Seminário e Relatório de Apresentação com Resultados dos Grupos Focados.

Open BIM - IFD (ISO 120063)

(i) Conceitos de Criação e Gerenciamento de Catálogos; (ii) Trabalho (educação continuada) sobre modelagem e gerenciamento no IFD; (iii) Relatório de Apresentação com Resultados dos Grupos Focados.

Open BIM - IDM (ISO 29481)

Fluxos de Informações e Model Viewer Definition.

Construtibilidade e Modularização

(i) Conceitos de Construtibilidade e Modularização; (ii) Dinâmica para Análise de Construtibilidade e Viabilidade de Modularização; (iii) Seminário de Apresentação com Resultados dos Grupos Focados.

Interoperabilidade de Sistemas

(i) Conceitos de Interoperabilidade de Sistemas; (ii) Dinâmica para Análise de Requisitos e Boas Práticas de Implantação; (iii) Relatório Técnico com Resultados dos Grupos Focados.

Green BIM para Projetos e Operações Sustentáveis
Gestão Visual de Planejamento e Controle Multidimensional nD

(i) Conceitos de Visualização e Gestão nD; (ii) Dinâmica para Planejamento e Controle de Atividades com Ferramentas nD; (iii) Seminário de Apresentação com Resultados dos Grupos Focados.

Lean Construction
Gestão da Construção BIM-Lean e Compatibilização de Projetos

(i) Conceitos de BIM e Lean Construction; (ii) Dinâmica para Compatibilização e Gerenciamento da Construção Civil; (iii) Seminário e Relatório Técnico de Apresentação com Resultados dos Grupos Focados.

Gestão da Melhoria Contínua
Métricas, Indicadores e Estimativas de Custos
Gestão por Fluxos em Lean Systems
Value Stream Mapping (VSM) e Simulação Estocástica
Metodologia Científica

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Álvaro Leão Gehlen
  • Me. Daniel Nascimento
  • Me. Fernando Lemos
  • Dr. Guilherme Tortorella
  • Me. Isabel Benedetto
  • Me. Luciano Battastini
  • Dr. Márcio D´Ávila
  • Me. Nicolas Papadopoulos
  • Dr. Paulo Ghinato
  • Dr. Paulo Ivson
  • Me. Pedro Saieg
  • Me. Renato Solano

Coordenação

  • Prof. Me. Daniel Luiz de Mattos Nascimento
  • danielmn@puc-rio.br
  • Professor horista na PUC-Rio, consultor de engenharia no Instituto Tecgraf / PUC-Rio desde 2015, Mestre em Montagem Industrial (Engenharia Mecânica) pela Universidade Federal Fluminense. Professor de MBA em Gestão pela Qualidade Total, Lean Six Sigma e Gerenciamento Estratégico da Produção e Manutenção do LATEC na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental da PUC-Rio. Engenheiro de Produção e Blackbelt em Six Sigma, Daniel, trabalhou na Petrobras por dez anos em planejamento e controle na construção e montagem. Atua como pesquisador e tem produções científicas nas áreas de Building Information Modeling (BIM), Métodos Multicritérios, Construção de Plantas Industriais, Manufatura, Gerenciamento de Operações, Desenvolvimento Sustentável, Construção Sustentável, Indústria 4.0 e Lean Systems.

 

  • Profa. Ma. Isabel Lanner Carvalho Benedetto
  • isabel.benedetto@pucrs.br
    Arquiteta graduada pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER, 1992); especialista em TECNOLOGIA COMPUTACIONAL APLICADA AO PROJETO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006). Mestre em DESIGN E TECNOLOGIA pela UFRGS (2011), tendo apresentado a dissertação CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. Desde 2013 exerce docência na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) na Escola Politécnica no curso de Arquitetura e Urbanismo e nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação, nas disciplinas de Expressão e Representação V, Atelier de Design, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva I e II, Desenho Técnico, Desenho Técnico I e II , Desenho A e Desenho Técnico III. Em 2016 foi convidada a participar como professora colaboradora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação -IDEAR da PUCRS. Em dezembro de 2017 assumiu como Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em