Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Building Information Modeling (BIM)

1ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Semipresencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
15 de Março de 2020

Inscrições até 08/03/2020

Período
15/03/2020 a 28/03/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso explora a abordagem interdisciplinar, uma vez que a complementariedade e heterogeneidade do publico alvo permite adquirir conhecimentos teórico-práticosna aprendizagem, inerentes aos conceitos de BIM. Essas metodologias e tecnologias fornecem competências e habilidades destinadas à Gestão do Projeto e da Construção, à gestão de requisitos dos clientes, avaliação da qualidade dos empreendimentos, e à Operação e Manutenção das edificações, assim como, à Fiscalização de Projeto, Construção e Montagem por meio das Metodologias de Aprendizagem Problem-Based Learning (PBL) e Grupos Focados. Sobretudo, o curso se diferencia pela visão ampla sobre a modelagem de informações ao longo de todo o ciclo de vida das edificações e pela interdicipinaridade do corpo docente.

Objetivo

Capacitar Arquitetos, Engenheiros, Administradores, Economistas,Tecnológos, Cientistas da Informação e Cientistas da Computação em Gestão Interdisciplinar de Projetos com Funcionalidades BIM em todo o Ciclo de Vida de um Ativo da construção civil. O curso preconiza o uso de funcionalidades do Open BIM para a Gestão Digital de Ativos, visando formar especialistas em BIM para satisfazer a demanda nacional (Decreto 9.377 – Institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling) e global (ie. Construction 2025 – UK) em prol do aumento da produtividade na indústria AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). Visa a busca da melhoria contínua e incremental dos projetos, processos, pessoas e materiais, envolvendo representantes de governo, indústria e universidade na capacitação em BIM. Sendo assim, o objetivo é especializar profissionais de mercado, estudantes e acadêmicos em prol do aumento da competitividade, produtividade e sustentabilidade na construção.

Público-Alvo

Graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e demais profissionais ligados a indústria AECO que desejam desenvolver habilidades e expandir seus conhecimentos sobre a plataforma BIM.

Diferenciais do Curso

O curso de Especialização BIM vem trazer para a universidade a atualização neste ramo do conhecimento e ao mesmo tempo, imputar a chancela da PUCRS a um curso que ainda não é oferecido no RS por grandes instituições. Este curso vem ao encontro da necessidade dos profissionais de se atualizarem no ramo de forma ágil, estabelecendo network com professores da região, atuantes no mercado.

Perfil do Egresso

Ao final do curso o aluno estará capacitado a implantar abordagens BIM na indústria em diversos setores, atuar como consultor de tecnologias da informação em empreendimentos industriais, ser BIM Manager em projetos da indústria AECO.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 08/03/2020

Disciplinas

Building Information Model - Introdução à filosofia e conceituação BIM

(i) Introdução ao conceito de BIM; (ii) Ferramentas e Gestão de Processos; (iii) Fluxos de informação e compartilhamento; (iv) Estágio atual de implementação e desafios no contexto brasileiro.

Gestão do Conhecimento e Transformação Digital

Conceitos de Conhecimento e Gestão do Conhecimento. Ativos intangíveis das Organizações. Criatividade e Inovação. Práticas e Ferramentas de GC. Transformação Digital na Sociedade do Conhecimento. Impactos e perspectivas da TD. Novas estruturas das organizações.

Gestão do fluxo de informação no ciclo de vida da Edificação

(i) Definições sobre BIM. (ii) Fluxo de trabalho no BIM. (iii) Diretrizes para modelagem.
(iv) Plano de execução BIM.

Open BIM e interoperabilidade de sistemas

(i) Conceitos de Interoperabilidade de Sistemas; (ii) Dinâmica para Análise de Requisitos e Boas Práticas de Implantação; (iii) Especificação e Prova de Conceito de Formatos Neutro inerentes ao Fluxo de Informações.

Escopo de trabalho e contratação em BIM

Novo processo de trabalho BIM baseado em novas tecnologias, demanda escopo diferenciado de contratação e, portanto, novos modelos de contrato e relações de trabalho. A disciplina terá como objetivo apresentar e capacitar os alunos na introdução dos conceitos de BIM relativos aos escopos de trabalho no desenvolvimento da fase de projetos em BIM, bem como estabelecer critérios de valor agregado nos contratos como facilitador em negociações com clientes.

Infraestrutura, Ferramentas e Tecnologia aplicadas ao BIM

(i)Definições. Benefícios. Interoperabilidade: diferentes tipos de formatos de troca e esforços para estandardização. Conceitos gerais sobre OPEN BIM e IFC. Modelagem de processos (BPMN). Usos de BIM e tecnologias associadas. Normas,Padrões e Guias. Ferramentas. Pesquisas em desenvolvimento. Casos.

Estratégias de implementação

(i)Localização dentre as fases do ciclo do empreendimento. Definição dos objetivos corporativos. Pessoas.Identificação do uso. Projeto piloto. Infraestrutura e tecnologia. Interoperabilidade e procedimentos de comunicação. Definição dos treinamentos. Mensuração da evolução da implementação.

A mudança de cultura e gestão de pessoas em BIM

(i) Análise dos impactos nos profissionais na implantação do BIM nas empresas; (ii) Análise e discussões sobre habilidades e funções BIM; (iii) Métodos e recursos aplicados à mudança de Cultura na era de digitalização da Engenharia;

Modelagem 3D da Arquitetura

(i) Conceitos de modelagem 3D da arquitetura; (ii) Processo de modelagem; (iii) Catálogos e famílias; (iv) Documentação de projeto.

Modelagem 3D da Estrutura e MEP

(i) Conceito de modelagem 3D para MEP; (ii) Dinâmica para Modelagem de Projeto Executivo; (iii) Documentação de projeto.

Criação e Gerenciamento de Famílias e Catálogos, IFD (ISO 120063)

(i) Conceitos de Criação e Gerenciamento de Catálogos; (ii) Trabalho (educação continuada) sobre Modelagem e Gerenciamento de Famílias e Catálogos; (iii) Relatório Técnico com Famílias e Catálogo inerente ao Projeto Executivo.

Coordenação e compatibilização de projetos em BIM

(i) Discutir as diferentes funções de coordenação no desenvolvimento de projetos; (ii) Analisar a relação com as metodologias mais difundidas no mercado com relação à coordenação de projeto; (iii) Análise e apresentação das ferramentas de coordenação aplicadas ao BIM; (iv) Práticas das principais ferramentas de coordenação de projetos em BIM; (v) Apresentação dos usos BIM complementares à coordenação de projetos.

Green BIM para Projetos e Operações Sustentáveis

(i) Conceitos de Green BIM; (ii) Dinâmica para Fluxos de Trabalho em prol de Práticas Sustentáveis na Construção e Operação; (iii) Seminário de Apresentação com Resultados dos Grupos Focados.

Gestão visual de planejamento da obra em BIM

(i) Definição de gestão visual, benefícios e aplicações na construção civil; (ii) Uso de ferramentas visuais para planejamento e controle de obras; (iii) Apresentação dos diversos dispositivos de gestão visual; (iv) Análise e discussões sobre as habilidades e contribuições BIM na gestão visual; (v) Kanban e KanBim: uma ferramenta importante para gestão visual. (vi) Como representar visualmente a informação para gestão da obra.

Quantificação e Orçamentação em BIM
Novas possibilidades de apoio técnico em obra
Manutenção e Operação das edificações em BIM
: Metodologia Científica

Estruturação da pesquisa científica. Orientação com base no projeto (hands-on) para a formação de Artigo Científico. Formulação da situação problema. Estratégias para a definição dos objetivos da pesquisa. Objetivos da pesquisa. Fundamentação Teórica. Metodologia e Instrumentos de coleta de dados. Análise e tratamento dos dados. Discussão dos resultados. Conclusão e Trabalhos Futuros.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. Anna Lorea Matzenauer
  • Me. Bruno Giugliani
  • Dr. Eduardo Giugliani
  • Me. Fábio Itiro Sato
  • Ma. Isabel Benedetto
  • Me. Ivo Mainardi
  • Me. Luciano Battastini
  • Dr. Márcio D’Ávila
  • Ma. Miriam Roux Azevedo Addor
  • Esp. Natacha Sauer
  • Bela. Raquel Smidt
  • Me. Renato da Silva Solano
  • Rogério Suzuki
  • Tiago Ricotta
  • Bel. Vítor Hugo Dentello Araújo

Coordenação

  • Prof. Me. Bruno Giugliani
  • giugliani@built.arq.br
    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAU/PUCRS, 2006); Especialista em Arquitetura e Patrimônio arquitetônico do Brasil pela PUCRS (FAU/PUCRS, 2006) e Energias Renováveis Aplicadas à Edificação pelo Center for Alternative Tecnology do Reino Unido (CAT/2010). Detém o título de Máster en Proyectos pela Universitat Politècnica da Catalunya (ETSAB/UPC, 2010); Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPAR/UFRGS, 2016). Pratica arquitetura profissionalmente desde 2006, sendo vencedor de prêmios e consursos de arquitetura no Brasil e no exterior. Atualmente desenvolve suas atividades práticas como sócio fundador da BUILT arquitetura, tendo projetos premiados e publicados em meios especializados; é sócio fundador da CONVIVA, Startup com foco no desenvolvimento e investigação de produtos inovadores para a habitação, selecionada para o programa Startup Garagem no TECNOPUC (TECNOPUC, 2018); desde 2019, participa como coordenador do Fórum BIM do Sinduscon-RS.
  • Profa. Ma. Isabel Lanner Carvalho Benedetto
  • isabel.benedetto@pucrs.br
    Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, desde de dez/2017. Colaboradora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação -IDEAR entre 2016 e 2018. Doutoranda em DESIGN E TECNOLOGIA(UFRGS,2018). Mestre em DESIGN E TECNOLOGIA pela UFRGS (2011) tendo apresentado a dissertação CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, especialista em TECNOLOGIA COMPUTACIONAL APLICADA AO PROJETO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006). Arquiteta graduada pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER, 1992). Desde 2013 exerce docência na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) na Escola Politécnica no curso de Arquitetura e Urbanismo e nos cursos de de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação, nas disciplinas de Expressão e Representação V, Atelier de Design, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva I e II, Desenho Técnico, Desenho Técnico I e II , Desenho A e Desenho Técnico III

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em