Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Cirurgia da Mão

Prática Médica Hospitalar - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2019

Inscrições até 10/01/2019

Período
01/03/2019 a 28/02/2021
5.760 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Sobre o Curso

Lançado em 1992, o Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) é reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho de excelência desenvolvido na área. Com atendimento ambulatorial e de urgência (24 horas por dia), a equipe atua na assistência aos casos de trauma, malformações e doenças degenerativas. A pesquisa cientifica é outro destaque do setor, com ampla produção nas áreas de cirurgia da mão, microcirurgia reconstrutiva, retalho, nervo periférico, regeneração nervosa, cirurgia plástica reparadora, trauma, cirurgia experimental e reimplante.

O Serviço faz parte de estágio optativo dos estudantes da Escola de Medicina a nível de Doutorando. Há várias inserções acadêmicas como aulas, laboratórios aos alunos da Graduação. O Serviço possui duas linhas de pesquisa a nível de Mestrado e Doutorado proporcionando aos médicos residentes a possibilidade de realizarem pós-graduação enquanto cursam a residência médica. Destaca-se ainda o projeto desenvolvido na área do ensino com um renomado programa de residência médica. A iniciativa já formou 31 especialistas e conta anualmente com a participação de estudantes internacionais. Eles vêm ao Brasil atraídos pela grande estrutura oferecida, composta por um exclusivo e bem equipado laboratório de treinamento em microcirurgia e um hospital de ponta para atuação prática, e pela qualidade dos professores e demais profissionais. Já participaram do programa médicos de Uruguai, Argentina, Chile, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.

Objetivos

  • Formar médicos especialistas em cirurgia da mão para atuação em nível ambulatorial, hospitalar e/ou acadêmico;
  • Estimular o ensino da cirurgia com interação entre alunos da graduação e pós-graduação;
  • Promover a produção científica e o conhecimento acerca das condições da cirurgia da mão.

Público-Alvo

Médicos formados com 2 anos de residência em Cirurgia Geral ou 3 anos de Ortopedia e Traumatologia ou 3 anos de Cirurgia Plástica.

Diferenciais do Curso

  • Treinamento em hospital universitário com reconhecimento assistencial e acadêmico;
  • Formação em de conhecimento da cirurgia da mão em ambulatórios e estágios específicos;
  • Capacitação prática e teórica com supervisão de profissionais experientes.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Conhecimento profundo da anatomia da mão e do membro superior, a vascularização e inervação, a anatomia intrínsica e extrínsica do plexo braquial e dos nervos periféricos, a fisiologia dos músculos e tendões e a biomecânica articular. Para isto realizará um estágio no laboratório de Anatomia e no SVO para receber treinamento e conhecimento profundo anatômico.
  • Conhecimentos nas vias de acesso cirúrgica no membro superior. Para isto, realizará atividades contínuas dentro do centro cirúrgico.
  • Conhecimento necessário para uma anamnese adequada, técnicas de avaliação semiológica e destreza para analisar e interpretar os diferentes exames de laboratório para atingir o diagnóstico.
  • Conhecimentos no atendimento inicial do paciente traumatizado da mão e membro superior.
  • Conhecimentos das diferentes doenças, sua classificação e tratamento. E dos traumatismos (agudos, crônicos e sequelas) que afetam a mão e ao membro superior que afetam tecido ósseo, articulações e ligamentos.
  • Conhecimento na avaliação, classificação e tratamento das queimaduras da mão e membro superior (agudas, crônicas e sequelas).
  • Conhecimento da patologia traumática dos nervos periféricos. Lesões abertas e fechadas, pré-ganglionares e pós-ganglionares, as classificações, o tratamento e as indicações cirúrgicas.
  • Conhecimento na classificação, manejo e técnicas cirúrgicas para o tratamento das sequelas neurológicas na mão e membro superior (neurológicas ou traumáticas).
  • Conhecimento das técnicas microcirúrgicas básicas e avançadas, das anastomoses vasculares e nervosas, assim com o conhecimento nos diferentes tipos de cobertura cutânea, retalhos e técnicas de reimplante de membros segundo os níveis de amputação.
  • Conhecimento das características das doenças reumatológicas e degenerativas.
  • Conhecimento das diferentes malformações congênitas no membro superior, sua classificação por síndromes, o manejo clínico, as indicações terapêuticas e as técnicas cirúrgicas.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pré-Requisito

Médicos formados com 2 anos de residência em Cirurgia Geral ou 3 anos de Ortopedia e Traumatologia ou 3 anos de Cirurgia Plástica.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Confira todas as informações do processo de seleção no Manual do Candidato.

Faça o download do Manual do Candidato aqui.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/02/2019
Término: 08/02/2019

Disciplinas

Fundamentos Teóricos - Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva I

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua do Professor visando a prática da Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.

a) Introdução e história da cirurgia da mão com relevância na Anatomia e biomecânica dos membros superiores;

b) Estudo da Semiologia do membro superior com prática no atendimento ao politraumatizado;

c) Cicatrização de feridas e os Princípios básicos da cicatrização óssea e da osteossíntese;

d) Análise de Métodos de osteossíntese;

e) Atendimento à mão gravemente traumatizada, juntamente com técnicas de Anestesia dos membros superiores com uso do torniquete;

f) Análise de fraturas e luxações do cotovelo, diafisárias e distais dos ossos do antebraço, fratura dos ossos do carpo, luxações e fraturas–luxações do carpo e fraturas dos ossos metacárpicos e das falanges;

g) Estudo da articulação rádio-ulnar distal, luxações e lesões ligamentares da mão assim como dos tendões flexores, extensores e nervos periféricos;

h) Técnica de reconstruções microneurais do plexo braquial e nas paralisias dos membros superiores/transferência tendinosa;

i) Análise de neuromas, eletroneuromiografia, amputações, artrodese na mão e punho, artoplastisas, artroscopia na mão, punho e cotovelo e distrofia simpático reflexa;

j) Estudo da legislação dos acidentes do trabalho.

Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva I

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua do Professor, visando a prática da Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.

a) Técnicas de via de acesso cirúrgico, fisiologia, semiologia e biomecânica dos membros superiores;

b) Técnicas de afecções ortopédicas, vasculares, neurológicas e cutâneas, sua aborgadem global, especialmente quanto ao diagnóstico clínico, meios subsidiários e princípios de tratamento e a sua aplicabilidade nos membros superiores;

c) Técnicas de preparo pré-operatório e seguimento pós-operatório imediato e tardio dos pacientes com afecções dos membros superiores.

Fundamentos Teóricos - Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva II

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua do Professor visando a prática da Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.

a) Estudo de tumores ósseos e de partes moles e malformações dos membros superiores. Estudo dosprincípios das órteses e próteses, osteoartrose, rizartrose, reabilitação da mão, tendinite e tenossinovite;

b) Análise de infecções (mão séptica, tuberculose, osteoartrite e outras específicas);

c) Técnicas de reconstrução do polegar;

d) Estudo das paralisias obstétrica, cerebral/espástica por trauma neurológico centrais ou AVC e flácidas – poliomelite e pólio-like;

e) Estudo das contraturas de Dupuytren e isquêmica de Volkmann, rigidez articular e síndromes compressivas;

f) Técnicas microcirúrgicas, enxertos e retalhos, reimplantes, retalhos livres para cobertura cutânea e preenchimento de falhas, musculares livres funcionais, transplante ósseo e de articulação e transposição de artelhos para mão.

Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva II

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua do Professor visando a prática da Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.

a) Realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte. Atividades de reabilitação da mão e terapia da mão;

b) Técnicas microcirúrgicas vasculares e neurológicas e vídeo-endoscópicas nos membros superiores. Avaliação de exame eletrofisiológico;

c) Elaboração de pesquisa e/ou trabalhos científicos no âmbito da especialidade, com base e consulta à literatura científica nacional e internacional.

Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva III

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua do Professor visando a prática da Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.

a) Atendimento ao paciente ambulatorial e internado portador de afecções nos membros superiores, sejam elas ortopédicas, traumáticas, neurológicas, vasculares cutâneas ou reumatológicas;

b) Realização de procedimentos cirúrgicos de médio e grande porte;

c) Aplicação de técnicas microcirúrgicas vasculares e neurológicas nos reimplantes, retalhos microcirúrgicos e reconstrução do plexo braquial.

Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva IV

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua do(s) Professores e Preceptores visando a prática da Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.

a) Aplicação das técnicas vídeo-endoscópicas nos membros superiores;

b) Conclusão do trabalho científico e/ou pesquisa;

c) Suporte e retaguarda técnico-funcional aos cursistas do primeiro ano da Especialização em Cirurgia da Mão.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Jefferson Luis Braga da Silva

Coordenação

  • Prof. Dr. Jefferson Luis Braga da Silva
  • jeffmao@pucrs.br
    Jefferson Luis Braga da Silva graduou-se Médico em 1988 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Fez a sua especialização em Cirurgia da Mão e Microcirurgia na França até 1992. O título de Mestre em Medicina obteve em 1995, na área de concentração de Neurociências na PUCRS (Utilização de tubo de silicone nas perdas de substância dos nervos periféricos). O título de Doutor em 1999 (Retalho adipofascial digital nas perdas de substância dos dedos, estudo anatômico e clínico) e a sua maior graduação acadêmica foi o de Livre-Docência em Cirurgia da Mão em 2005 (Retalhos nas perdas de substância da mão e dedos) ambos obtidos na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Atualmente é Professor Titular (TI 40hs) da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: Cirurgia da Mão, Microcirurgia Reconstrutiva, Retalho, Nervo periférico, Regeneração nervosa, Cirurgia Plástica Reparadora, Trauma, Cirurgia Experimental e Reimplante. Em 07 de dezembro de 2012 foi nomeado Diretor e em 09 de dezembro de 2016 foi nomeado Decano da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula de R$ 2.460,00 + 23 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em