Curso de Especialização


Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – 24ª Edição

O curso de especialização em CTBMF da PUCRS é o pioneiro em formação de cirurgiões e traumatologistas bucomaxilofaciais no Brasil. O curso apresenta uma proposta completa para formação de novos profissionais da CTBMF com capacitação para atuação a nível hospitalar e ambulatorial. O grupo de docentes é altamente qualificado, todos com o nível de doutorado na área de concentração ou conexas. O curso contempla as cinco grandes áreas da cirurgia: traumatologia, deformidades faciais, patologias bucais, cirurgia dentoalveolar e implantodontia. Para isso, conta com a estrutura da PUCRS, da Escola de Odontologia da PUCRS e do Hospital São Lucas da PUCRS, bem como outros dois hospitais conveniados.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 10/01/2018

Dia 24/01/2018

De 24/01/2018 a 24/01/2020

24 meses ou 3.048 horas-aula

horário das aulas

Semanalmente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

objetivos

  • Capacitar o Cirurgião-dentista a diagnosticar e tratar as necessidades que exigem o tratamento cirúrgico dentro da área de atuação da Odontologia;
  • Capacitar o Cirurgião-dentista a planejar e executar cirurgias para colocação de implantes e enxertos ósseos em áreas de atuação da Odontologia;
  • Capacitar o Cirurgião-dentista a diagnosticar e tratar deformidades dentofaciais, dentro da área de atuação da Odontologia;
  • Capacitar o Cirurgião-dentista a diagnosticar e tratar pacientes com fissura lábio-palatal, dentro da área de atuação da Odontologia;
  • Capacitar o Cirurgião-dentista a diagnosticar e tratar as patologias do complexo estomatognático dentro da área de atuação da Odontologia;
  • Capacitar o Cirurgião-dentista a avaliar e planejar com auxílio de exames de imagem complexos (Tomografia Computadorizada e Ressonância magnética) procedimentos cirúrgicos e traumatológicos da área buco-maxilo-facial;
  • Capacitar o Cirurgião-dentista a trabalhar em cooperação com outras especialidades da Odontologia e Medicina em ambiente ambulatorial e hospitalar.

público-alvo

Cirurgiões-dentistas com registro provisório e permanente no CRO.

diferenciais do curso

  • Curso semanal com plantões hospitalares, procedimentos ambulatoriais e hospitalares;
  • Corpo docente altamente qualificado e com produção científica relevante;
  • Estrutura da Escola de Odontologia e hospitais associados ao curso.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

Exercer a especialidade de CTBMF com registro no CFO e trabalhar em serviços hospitalares na área de Cirurgia e Traumatologia bucomaxilofacial / trabalhar em consultório privado ou em serviço publico na área de Cirurgia e Traumatologia bucomaxilofacial.

depoimentos

O curso de especialização em CTBMF da PUCRS tem a prática conciliada às novas tecnologias. Dedicação integral aos alunos e pacientes, dentro de uma Universidade completa.

Maria Carolina Volkwiess

unidade promotora

Faculdade de Odontologia

área do curso

Ciências da Saúde

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Cirurgia Dentoalveolar I
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta as normatizações de Biossegurança da FOPUCRS – Hospital da PUCRS e Hospital Cristo Redentor tanto para ambientes da clínica odontológica como cirúrgico-hospitalar. Estabelece os princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Descreve o processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de rotina, urgência, emergência e complicações.
Traumatologia I
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as normatizações de plantões – Hospital da PUCRS e Hospital Cristo Redentor. Estabelece os princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em traumatologia facial. Descreve o processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de trauma dentoalveolar e facial.
Radiologia
Disciplina teórica de interpretação radiográfica. Enquadra-se na avaliação de disciplina teórica. Apresenta os conceitos de interpretação radiográfica das radiografias intrabucais levando em consideração as estruturas ósseas e dentárias hígidas e em estados de patologia.
Patologia
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta o processo de diagnóstico em patologias bucais. Descreve as complexidades das patologias bucais com ênfase na identificação de lesões pré-cancerizáveis, encaminhamento de tratamento de neoplasias malignas. Identificação das lesões do origem odontogênica em tecido mole e ósseo. Descreve as bases de técnicas cirúrgicas para tratamento de lesões bucais.
Cirurgia Dentoalveolar II
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Estuda o processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para tratamento clínico e cirúrgico de processos infecto-inflamatórios.
Traumatologia II
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Estuda o processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF em fraturas faciais de média e alta complexidade.
Metodologia Científica I
Disciplina teórica. Enquadramento de avaliação teórica. Apresenta as bases técnicas e científicas para buscar conhecimento em bases de dados na internet e utilização técnica da biblioteca. Seleção de artigos e delineamento de pesquisa para elaboração de artigos ou monografia.
Cirurgia Dentoalveolar III
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta as normatizações de plantões – Hospital da PUCRS e Hospital Cristo Redentor. Estabelece os princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em traumatologia. Descreve o processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de trauma dentoalveolar e facial. Descrição das técnicas de reabilitação protética com implantes osteointegrados e próteses implanto-suportadas.
Traumatologia III
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as técnicas mais utilizadas para a fixação dos segmentos ósseos fraturas e osteotomizados. Particularidades do trauma facial em pacientes com alterações sistêmicas e em idade geriátrica. Alterações neurológicas e oftalmoógicas no trauma facial.
Metodologia Científica II
Disciplina teórica. Enquadramento de avaliação teórica. Apresenta as bases técnicas e científicas para elaboração de uma monografia e a produção de um artigo científico. Prepara o aluno para a apresentação do trabalho de conclusão de curso com as normas de publicação mais atuais.
Ética e Legislação em Odontologia
Disciplina Teórica. Enquadramento de avaliação teórica. Apresenta as bases da Legislação Brasileira para o exercício da profissão e da especialidade de CTBMF.
Bioética
Disciplina Teórica. Enquadramento de avaliação teórica. Apresenta as bases éticas do relacionamento paciente-profissional. Ressalta a importância do ser humano em sua autonomia. Apresenta princípios de não-maleficiência, benefício máximo e discussão de casos que envolvam conceitos de Bioética.
Cirurgia Dentoalveolar IV
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Descreve o processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial.
Traumatologia IV
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as correlações das formas de tratamento com associação da Ortodontia com a CTBMF. Descreve as técnicas avançadas em tratamento cirúrgico em CTBMF em associação com o trauma facial.
Emergências e Urgências Médicas
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as normatizações de atedimento de emergências e urgências em consultório odontológico e no ambiente hospitalar. Técnicas de suporte básico de vida, medicamentos para o controle da emergências, avaliação cardiológica e neurológica do paciente e prevenção de complicações em CTBMF.
Deformidades Faciais I
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as correlações das formas de tratamento com associação da Ortodontia com a CTBMF. Princípios gerais de diagnóstico e exames de imagem.
Deformidades Faciais II
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórica. Tratamento cirúrgico de pacientes fissurados.
Deformidades Faciais III
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórica. Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico das disfunções da ATM.
Deformidaes Faciais IV
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórica. Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico em cirurgia ortognática.
Implantodontia I
Disciplina teórico-prática. . Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta as normatizações de Biossegurança em implantodontia e introdução a Disciplina de Implantodontia.
Implantodontia II
Disciplina teórico-prática. . Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta o estado ada arte em implantodontia do ponto de vista de técnica cirúrgica e reabilitação protética.
Implantodontia III
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta as técnicas avançadas e resconstrução óssea dos seios maxilares e rebordo alveolar.
Implantodontia IV
Disciplina Teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta as técnicas avançadas em implantodontia e reconstrução óssea da face.
Laser em CTBMF I
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta as normatizações de Biossegurança da FOPUCRS para as diversas utilizações dos lasers de baixa potência na área odontológica. Descreve as propriedades físicas dos lasers de baixa potência, assim como seus princípios, protocolos, classificações e sua interação com os tecidos biológicos.
Laser em CTBMF II
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta as normatizações de Biossegurança da FOPUCRS para as diversas utilizações dos lasers de alta potência na área odontológica. Descreve as propriedades físicas dos lasers de alta potência, assim como seus princípios, protocolos, classificações e sua interação com os tecidos biológicos.
Laser em CTBMF III
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta e descreve os tratamentos clínico e cirúrgico com os lasers de baixa e alta potência, tanto para tecidos moles como para tecidos duros. Descreve o tratamento com laser para as diversas patologias bucais, assim como estimula e orienta pesquisas odontológicas compreendendo a área da laserterapia. Apresentação de seminários compreendendo a utilização do laser nas diversas especialidades odontológicas.
Laser em CTBMF IV
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Apresenta e descreve os tratamentos clínico e cirúrgico com os lasers de baixa e alta potência, tanto para tecidos moles como para tecidos duros. Descreve os diversos tratamentos com laser, enfatizando a cirurgia oral e maxilofacial, a terapia fotodinâmica e a cirurgia do rejuvenecimento e plastia facial. Estimula a pesquisa e a discussão de artigos científicos compreendendo a área da laserterapia.
Tratamento Orto-Cirúrgico I
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais.
Tratametno Orto-Cirúrgico II
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais.
Tratametno Orto-Cirúrgico III
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática. Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais.
Tratametno Orto-Cirúrgico IV
Disciplina teórico-prática. Enquadra-se na avaliação teórico-prática Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais.
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Disciplina teórica. Enquadra-se na definição, orientação e execução do trabalho de conclusão de curso.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Andre Weisheimer
Dr. Claiton Heitz
Dr. Fabio Luiz Dal Moro Maito
Dr. Guilherme Genehr Fritscher
Dr. Ivori Dutra
Dr. João Batista Blessmann Weber
Dr. Raphael Loro
Dr. Rogerio Belle de Oliveira
Dr. Rogerio Miranda Pagnoncelli
Dr. Tomas Geremia
Dr. Vinícius Nery Viegas
Dr. Vladimir Poli

coordenador

  • Prof. Dr. Rogerio Belle de Oliveira
  • E-mail: rogerio.belle@pucrs.br
  • (Professor de Cirurgia da FOPUCRS / ME, DO em CTBMF PUCRS / Membro Títular do Colégio Brasileiro de CTBMF / Coordenador do Capítulo XI do CBCBMF 2019-2020).

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 23 parcelas R$ 2.900,00 23 de R$ 2.900,00
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 23 parcelas Matrícula + 23 de R$ 2.900,00
PUCRS Alumni Matrícula + 23 parcelas Matrícula + 23 de R$ 2.552,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 14/01/2018 a 16/01/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 18h.

processo de seleção dos candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista com o Candidato.

PROVA

A prova escrita e entrevista com os candidatos serão realizadas no dia 11/01/2018 às 9h, prédio 6, 4º andar sala 411.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

  • FONSECA RJ, MARCIANI RD, TURVEY TA. Oral and Maxillofacial Surgery. St. Louis: Saunder Elsevier, 2nd ed., vol. I, 2009. 574p.
  • FONSECA RJ, MARCIANI RD, TURVEY TA. Oral and Maxillofacial Surgery. St. Louis: Saunder Elsevier, 2nd ed., vol. II, 2009. 1004p.
  • FONSECA RJ, MARCIANI RD, TURVEY TA. Oral and Maxillofacial Surgery. St. Louis: Saunder Elsevier, 2nd ed., vol. III, 2009. 1005p.
  • WAITE PD. Princípios de Cirurgia Bucomaxilofacial de Peterson. Editora Santos, 2008, 2vol., 766p.
  • TUCKER MR, ELLIS E, HUPP JR. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. Elsevier, 2009. 720p.
  • NEVILLE B, BOUQUOT JE, DAMM DD, ALLEN CM. Patologia Oral e Maxilofacial. Elsevier, 2009. 960p.
  • PASLER FA. Radiologia Odontológica. Procedimentos Ilustrados. Artmed, 2000. 332p.
  • ANDREASEN JO, ANDREASEN FM. Traumatismo Dentário. São Paulo: Panamericana, 1991. 168p.
  • MISCH CE. Implantes Dentários Contemporâneos. Elsevier, 2009. 1120p.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.