Curso de Especialização


Comunicação Digital PUCRS/UCS – 5ª Edição

A especialização em Comunicação Digital tem seu currículo estruturado em torno das principais tendências para o futuro nas redações, agências, assessorias e demais áreas digitais da comunicação social. O curso tem foco no empreendedorismo, aproveitando o fato de a informática e a rede mundial de computadores tornarem os meios de produção acessíveis aos jornalistas, publicitários e relacões públicas.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 25/04/2018

Dia 05/05/2018

De 05/05/2018 a 21/12/2019

18 meses ou 380 horas-aula

horário das aulas

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h30min. Aulas presenciais na UCS, em Caxias do Sul.

objetivos

O digital alinhados às possibilidades das mídias digitais no contexto da comunicação digital. Especificamente, o curso visa:

Qualificar o público-alvo para a compreensão das práticas sociais e tecnologias de interação via redes de computadores e telefonia móvel, de forma a capacitá-los para a concepção, proposição, execução e gerenciamento de projetos e estratégias de comunicação digital alinhados às possibilidades das mídias digitais. Especificamente, o curso visa a:

  • Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as culturas e sobre as mídias digitais, para permitir a identificação de aplicações das ferramentas de produção e distribuição de conteúdo digital e oportunidades de empreendimentos;
  • Educar sobre as melhores práticas de comunicação digital;
  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades de criação, redação e edição específicas para as mídias digitais;
  • Capacitar os alunos para o relacionamento com o público nas mídias digitais.

público-alvo

Profissionais da área da Comunicação com formação superior em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Tecnologias/Artes Digitais, Design, Arquitetura e áreas afins na produção de conteúdos digitais, considerando interfaces como comunicação organizacional, comunicação estratégica e design.

diferenciais do curso

  • Professores com excelente formação acadêmica e profissional;
  • Currículo com amplo foco teórico e prático;
  • Disciplinas com sinergia de práticas do mercado.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Ocupar o papel de gestor de produtos digitais;
  • Ser repórter multimídia em uma redação;
  • Criar uma startup;
  • Ser editor de redes sociais;
  • Ser editor de infografias e visualização de dados;
  • Ser designer de produtos digitais;
  • Ser produtor de conteúdos digitais;
  • Desenvolver plataformas digitais;
  • Trabalhar em assessoria com ações digitais;
  • Se envolver em todas as atividades e funções no cenário da comunicação digital.

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Cultura digital
Teorias da Cibercultura. Sociedade da Informação. Cultura das organizações na contemporaneidade. Gestão e produção colaborativas. Economia horizontal. Rede. Startups.
Comunicação e Sistemas de Informação
Introdução aos fundamentos de informática através do estudo de sistemas de informação, linguagens de desenvolvimento para internet, sistemas de gestão de conteúdo e criação de mashups levando em consideração os aspectos comunicacionais e informacionais das tecnologias digitais.
Gestão e Novos Modelos de Negócios
Princípios de gestão de produto e metodologia aplicada a empreendimentos de comunicação. Modelos de negócio em jornalismo e sua visibilidade. Roadmap e métricas de sucesso. Noções de ROI de marketing aplicado à viabilização e manutenção de negócio. Gestão de custos. Financiamento de negócios de comunicação em novas plataformas. Tendências do financiamento via publicidade para o jornalismo.
Fundamentos do marketing digital
Marketing digital, público, audiência, meios de comunicação e fundamentos da comunicação digital. Atribuição de responsabilidades dos atores implicados no gerenciamento de projetos em mídia digital; formatos da publicidade em mídias digitais; estudo de branding adaptado ao cenário digital e impacto das tecnologias focadas na geração de conteúdo e distribuição de mensagens; mobile marketing, games, Storytelling, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, snapchats, entre outros.
Comunicação em Plataformas Móveis
Infraestrutura de comunicação sem-fio, produção, edição e distribuição de conteúdo para mídias móveis. Aplicativos de interesse jornalístico, tecnologias wearables.
Produção em Hipermídia: Interfaces Digitais
Princípios do web design. Cenários, contextos, e tendências no campo da comunicação e do jornalismo digitais. Apresentação de conceitos do design de interface. Arquitetura de informação e layout. Princípios de usabilidade (UX), funcionalidade, acessibilidade, interatividade e navegabilidade.
Produção em Hipermídia: A Indústrias Criativa e o Audiovisual
Captação, edição, publicação e distribuição de imagens via redes de computadores e telefonia móvel. Sistemas de interação em vídeo digital. Captação de vídeo em HD e transposição para plataformas diversas. Publicação de vídeo em alta definição online. Conceitos, estudos de casos e metodologias de organização aproximando a produção de conteúdos audiovisuais emergentes em meios digitais deste contexto criativo mais amplo em atividades teórico-práticas.
Produção em Hipermídia: Narrativas Digitais
Tendências na comunicação digital, ferramentas digitais, práticas e processos em redações online e jornalismo digital. Produção, edição e distribuição de conteúdo para mídias móveis. Aplicativos de interesse jornalístico, tecnologias wearables. Características específicas na narrativa do texto, do vídeo, do áudio e da infografia.
Relacionamento com os Públicos em Meios Digitais
O relacionamento com públicos estratégicos das organizações, sob a esfera da comunicação digital: linguagens, formatos e aplicações em contraste com a cultura organizacional.
Metodologia em Criação e Avaliação de Produtos Digitais
Metodologia do planejamento e criação de sistemas; metodologia de avaliação de sistemas; arquitetura da informação e relação com o usuário; conceitos de navegabilidade e usabilidade; documentação e metodologia de projeto.
Redes Sociais: Planejamento Estratégico e Métricas
Interação mediada por computador, análise de microblogs, webanalytics, planejamento estratégico, apuração, publicação e divulgação de informação em redes sociais, agregadores de conteúdo, mensuração de resultados.
Webrádio – Cenário e Tendências
Aspectos técnicos de implantação de uma Webrádio. Manipulação de softwares. A automação do conteúdo. Veiculação de sinal de rádio via streaming. Legislação vigente.
Web TV – Cenário e Tendências
Desenho do cenário da WebTV no mundo e no Brasil, com ênfase na cadeia de valores e nos modelos de negócios da webtv; etapas de implementação, do planejamento ao produto online, passando pela operação da plataforma; análise de perfis profissionais envolvidos em um projeto de WebTV.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Ma. Aline de Campos
Dra. Andréia Denise Mallmann
Esp. Filipe Spek
Dra. Karen Sica
Dr. Leonardo Amorin Roat
Me. Leonardo Foletto
Me. Marcell Bocchese
Me. Marcelo Crispim Fontoura
Dra. Marlene Branca Sólio
Me. Martin Haag
Dr. Robei Teodoro
Dra. Silvana Sandini
Esp. Silvio Lacerda

coordenador

  • Profa. Dra. Andréia Denise Mallmann
  • E-mail: amallmann@pucrs.br
  • Professora da Famecos desde 2003. Doutora pela PUCRS com doutorado sanduiche na Westminster University (UK). Aplicou aplicou sua tese empresa BBC no período de 2008, recebendo títulação de doutora em 2010. Tem experiência em fotografia digital, reportagem multimídia, design de interfaces, narrativas online, hipermídia e convergência digital. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa VIDICA do PPGCOM-PUCRS, onde estudo narrativas e tecnologias de realidades virtual e aumentada. Professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação Latu Senso Jornalismo Digital na PUCRS e Comunicação Digital na Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 2012.
  • Profa. Dra. Marlene Branca Sólio

Para informações financeiras, consulte o site da universidade parceira, aqui.

período local horário

De 07/11/2017 a 25/04/2018

Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu Central de Atendimento - Galeria Universitária - Campus Universitário de Caxias do Sul E-mail: posgrad@ucs.br | Telefones: 54 3218.2145 - 54 3218.2001

Pré-requisitos

O egresso deverá desenvolver as competências necessárias para a produção, planejamento e gestão de produtos digitais; deverá desenvolver as competências imprescindíveis para empreender na área da comunicação digital e deverá estar apto à gestão e ao planejamento estratégico de processos de comunicação por meio da rede, no que diz respeito à comunicação organizacional/relações com produtores de mídias que explorem essa linguagem e criação/execução/gestão de campanhas em mídias digitais.

documentos necessários para matrícula

Para alunos diplomados pela UCS é dispensada a apresentação dos documentos acima descritos. Basta enviar um E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO para efetivar a matrícula e o COMPROVANTE DE PAGAMENTO da taxa de inscrição para posgrad@ucs.br.

  • Cópia do Diploma de Graduação;
  • Histórico Escolar da Graduação;
  • Curriculum Vitae;
  • Uma foto 3x4;
  • Cópia do RG e CPF;
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.