Pós-graduação em Data Science - PUCRS

MBA

Data Science

Aplicado à Inteligência Competitiva e de Mercado

1ª Edição 360 h/aula

O crescimento da ciência de dados e suas aplicações no ambiente de negócios torna-se um atrativo ímpar para a necessidade de educação continuada de profissionais engajados em contextos empresariais. A combinação dessa área com a inteligência competitiva e de mercado proporciona um diferencial único em nível profissional e, ao mesmo tempo, possibilita contribuir para os resultados organizacionais, oportunizando atuar com métodos de gestão e técnicas quantitativas que permitirão antecipar futuras direções e tendências, ao invés de somente reagir ao que o mercado apresenta de desafios.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
20/08/2018 a 19/11/2019
Turno
Noite

Início

20 de Agosto de 2018

Inscrições até 10/08/2018

Período

20/08/2018 a 19/11/2019

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente

Segundas, terças e quartas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Introdução ao Curso

O crescimento da ciência de dados e suas aplicações no ambiente de negócios torna-se um atrativo ímpar para a necessidade de educação continuada de profissionais engajados em contextos empresariais. A combinação dessa área com a inteligência competitiva e de mercado proporciona um diferencial único em nível profissional e, ao mesmo tempo, possibilita contribuir para os resultados organizacionais, oportunizando atuar com métodos de gestão e técnicas quantitativas que permitirão antecipar futuras direções e tendências, ao invés de somente reagir ao que o mercado apresenta de desafios.

Objetivos

O Curso visa capacitar os participantes em competências específicas para condução de processos de inteligência competitiva e de mercado nas empresas, apresentando técnicas, processos, ferramentas e métodos de análise quantitativa, que suportem a tomada de decisão com base em cenários projetivos e preditivos. Contempla também técnicas e métodos que permitem captar, analisar e interpretar os movimentos dos concorrentes, clientes, fornecedores, órgãos regulamentadores ou outros atores em nível nacional e internacional do ambiente social, legal, econômico, tecnológico, demográfico e cultural.

Público-Alvo

Destina-se a profissionais graduados que buscam desenvolver competências na área de inteligência competitiva e de mercado, assim como na área de ciência de dados aplicada a este contexto.

Diferenciais do Curso

  • Networking entre alunos e professores;
  • Traz uma abordagem contemporânea entre teoria e prática;
  • Corpo Docente com reconhecida experiência nas áreas de ciência de dados aplicada, de inteligência competitiva e de mercado;
  • Conteúdos alinhados às necessidades do mercado;
  • A tradição da PUCRS reconhecida como uma Universidade de excelência.

Ao Final do Curso o Aluno estará Capacitado a

  • Atuar em processos de inteligência competitiva nas empresas;
  • Lidar com técnicas, processos, ferramentas e métodos de análise quantitativa que possam dar subsídios aos tomadores de decisão para que a organização obtenha vantagem competitiva;
  • Captar e entender os movimentos de concorrentes, clientes, fornecedores ou outros atores do ambiente social, governamental, econômico, tecnológico, demográfico.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Disciplinas

Inteligência de Mercado e Ciência de Dados

Ao término da disciplina o aluno compreenderá a importância da utilização de dados para a tomada de decisão no âmbito do Big Data, e estará habilitado a criar uma estratégia de Inteligência Competitiva baseada em dados (considerando clientes, modelos de inteligência, missão e objetivos), definir processo (ciclo completo de inteligência, incluindo KITs, KIQs, Coleta, Análise, Disseminação, Avaliação e Adhocs), estruturar área (fluxos de atividades, mapas de relacionamento e headcount) e conduzir atividades correlatas ao processo, como comunicação e sensibilização, seleção tecnologias de apoio para a Inteligência Competitiva e desenho de modelos para aplicação de conjuntos de dados e métricas para a resolução de problemas de negócios.

Técnicas de coleta, Elicitação e Entrevista no Processo de Inteligência de Mercado

A disciplina apresenta diferentes técnicas de coleta, entrevista e elicitação de requisitos e informações para atender as diferentes etapas do processo de inteligência competitiva, assim como os desafios corriqueiramente encontrados na aplicação destas técnicas e estratégias para minimizar o impacto destes desafios sobre o resultado final.

Técnicas de Análise no Processo de Inteligência

Disciplina com abordagem teórico-prática que possibilita ao aluno aprender sobre técnicas utilizadas em inteligência competitiva e de mercado para análise e interpretação das informações obtidas no ambiente competitivo.

Comunicação no Processo de Inteligência

A disciplina é teórico-prática e oportuniza ao aluno estudar os paradigmas fundamentais da comunicação social e conceitos que auxiliem a emissão de mensagens nos processos de inteligência coletiva. Introdução / Paradigmas Base da Comunicação. Semiologia, Processo Semiótico e a Construção da Linguagem. O Conceito de Lovemarks e a Percepção de Marca na IC. A Utilização dos Sentidos e o Comportamento do Consumidor / Inteligência Coletiva+Competitiva.

Comportamento e Cultura Organizacional

A disciplina tem uma abordagem teórico-prática que disponibiliza aos alunos instrumentos que permitem a análise de uma cultura organizacional informacional e conteúdo que permitem um aprendizado sobre os pressupostos de comportamento organizacional. Cultura organizacional. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional para sustentar Inteligência Competitiva.

Finanças e Inteligência de Mercado

A disciplina é teórico-prática e visa desenvolver uma visão de caráter estratégico no que diz respeito a gestão financeira. Com vistas a despertar uma perspectiva crítica e construtiva no que diz respeito as melhores práticas de finanças corporativas, ao mesmo tempo em que situa a organização no mercado financeiro, cuja compreensão se mostra vital para o êxito empresarial.

Inteligência Competitiva para o Planejamento Estratégico

Disciplina teórico-prática que propicia o aluno aprender a criar um planejamento estratégico, entender suas aplicações e correlações com Inteligência Estratégica e Competitiva. O que é estratégia. Como pensar estrategicamente. Da estratégia ao planejamento. O Planejamento Estratégico. Sinergia entre Planejamento Estratégico e Processo de Inteligência Estratégica e Competitiva. Produtos de IEC e o Planejamento Estratégico.

Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva

Disciplina teórico-prática que vai abordar Inteligência com ênfase na antecipação e no processo coletivo de interpretação. Conceito de Antecipação. Diferenças e complementariedades com outros tipos de Inteligência. Utilidade e papel da Inteligência Antecipativa no ambiente corporativo. Tipologia da informação. Sinais Fracos. Fluxos informacionais. Valorização de diferentes tipos de sistemas de informação. Papel da tecnologia da informação. Equipe Projeto. Animação. Liderança. Operacionalização do processo de Inteligência Antecipativa através do Método L.E.SCAnning©. Interpretação coletiva e Criação de Sentido. Casos.

Pensamento Sistêmico e Complexo

A disciplina através de uma abordagem teórico-prática contempla um aprendizado sobre o desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e do Pensamento Complexo, caracterizados como modos de perceber e atuar no mundo com outras/novas formas de percepção, ampliadas, que vão além de modelos mentais há tempos instituídos.

Retórica e Argumentação no Processo de Inteligência

A disciplina possibilita ao aluno compreender o processo da argumentação como discurso narrativo, descritivo e explicativo, assim como a interdependência destas classificações com a capacidade cognitiva do emissor. Conhecer as dimensões da retórica: a razão, os apelos emocionais e a habilidade para o convencimento, no intuito de alcançar os princípios do processo persuasivo. Refletir sobre o valor da informação transformada em conhecimento no ato de comunicar. Distinguir o valor das técnicas discursivas como auxiliares no processo da oratória. Desenvolver habilidades argumentativas e a capacidade para identificar: falácias, sofismos e paralogismos.

Inteligência Computacional e Aprendizado de Máquina

A disciplina apresenta a teoria e a prática das técnicas de inteligência computacional e aprendizagem de máquina. Teoria: Será apresentada uma visão geral de inteligência computacional e suas subáreas. Prática: Serão abordadas ferramentas para manipulação e processamento de dados voltados ao aprendizado de máquina.

Métodos Quantitativos Aplicados a Negócios

A disciplina apresenta diferentes técnicas de coleta, entrevista e elicitação de requisitos e informações para atender as diferentes etapas do processo de inteligência competitiva, assim como os desafios corriqueiramente encontrados na aplicação destas técnicas e estratégias para minimizar o impacto destes desafios sobre o resultado final.

War Game

A disciplina é teórico-prática que visa habilitar o aluno a realizar a preparação (produção dos books do jogo para setor e empresas), conduzir o jogo e executar o relatório final através da utilização da técnica de War Game. Teoria sobre War Game. Prática para a preparação dos Books do Jogo. Prática para Execução do War Game. Prática para a Produção do Relatório.

Método de Estudo de Caso

O que é um Estudo de Caso. Tipos e objetivos dos Estudos de Caso. O método do Estudo de Caso. Coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no Método do Estudo de Caso. Apresentação dos resultados.

Visualização de Dados

Disciplina teórico-prática que engloba o seguinte conteúdo: Introdução à área de visualização de dados e suas aplicações; Apresentação dos conceitos de Visualização de informações, visualização científica e análise visual; Percepção, tipos de dados, representações visuais e princípios de interação; Estratégias para comunicação de resultados através de visualização.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. Amanda de Souza Cainelli
  • Me. André Cauduro D”Angelo
  • Me. Fábio Luiz de Carvalho Rios
  • Me. Filipe Jaeger Zabala
  • Dra. Isabel Harb Manssour
  • Me. Márcio Torres
  • Dra. Natália Morroni
  • Ma. Neusa Mendel
  • Esp. Rafael Schuch Barcellos
  • Dra. Renata Vieira
  • Me. Rogério Ventura Villela
  • Ma. Sara Cecin
  • Ma. Susana Gib Azevedo
  • Dr. Ticiano Paludo

Coordenação

  • Prof. Me. Alessandro Nunes de Souza
  • [email protected]
    Mestre em Administração e Bacharel em Ciências da Computação, atua no mercado de TI desde 1998 e na docência desde 2002, com experiência nas áreas de desenvolvimento e análise de sistemas, gestão de projetos e inovação em setores de TI de empresas públicas e privadas.
  • Profa. Ma. Neusa Mendel
  • [email protected]
    Consultora org. e professora. Mestre em Administração. Atua com Gestão estratégica de pessoas. Desenvolvimento de equipe. Desenvolvimento de líderes. Gestão da criatividade e inovação organizacional. Gestão da mudança organizacional. Educação corporativa. Comportamento e cultura organizacional. Identificação e disseminação da cultura organizacional.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 14/05/2018 a 16/06/2018R$ 807,50
De 17/06/2018 a 30/06/2018R$ 855,00
De 01/07/2018 a 14/07/2018R$ 902,50
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 18 de R$ 950,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 de R$ 836,00
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula + 18 de R$ 855,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 de R$ 760,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 de R$ 665,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

negocios