Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Dermatologia

Prática Médica Hospitalar - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2019

Inscrições até 10/01/2019

Período
01/03/2019 a 28/02/2022
8.640 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Sobre o Curso

O Serviço de Dermatologia do Hospital São Lucas da PUCRS tem mais de 40 anos de experiência no ensino e especialização em doenças e alterações cutâneas e de mucosas. Tem por objetivo o treinamento supervisionado de médicos residentes e cursistas na prática diagnóstica e terapêutica das doenças de pele e mucosas mais prevalentes e também em condições mais raras e de interesse acadêmico, além de correção e atuação nas alterações
fisiológicas da pele relacionadas ao envelhecimento.

O curso de especialização contempla práticas presenciais nas áreas de dermatologia clínica geral, cirurgia dermatológica, oncologia cutânea, dermatologia pediátrica, cosmiatria, laser, dermatologia hospitalar, tricologia, micologia e doenças ungueais. Durante o período de formação é oferecido treinamento em procedimentos ambulatoriais de rotina, dermatoscopia, teste de contato e estágio em fototerapia, micologia e cirurgia micrográfica. O curso inclui também a avaliação de pacientes internados com sinais e sintomas cutâneos para investigação diagnóstica e tratamento hospitalar e discussão clínica com equipes de outras especialidades.

As atividades teóricas incluem aulas e seminários em dermatopatologia, dermatoscopia, discussão de artigos de educação médica continuada e periódicos científicos e treinamento diagnóstico através de imagens. Os residentes e cursistas são estimulados a participar de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais com apresentação de casos clínicos e trabalhos científicos produzidos durante o período de formação.

A atividade assistencial durante a especialização é supervisionada por professores e preceptores experientes, com interação com outras especialidades e ambulatórios específicos dentro de um hospital universitário.

Objetivo

  • Formar médicos especialistas em dermatologia para atuação em nível
    ambulatorial, hospitalar e/ou acadêmico;
  • Estimular o ensino da dermatologia com interação entre alunos da
    graduação e pós-graduação;
  • Promover a produção científica e o conhecimento acerca das condições
    dermatológicas.

Público-Alvo

Médicos formados com 2 anos de residência em Clínica Médica / Medicina
Interna.

Diferenciais do Curso

  • Treinamento em hospital universitário com reconhecimento assistencial e acadêmico;
  • Formação em subáreas de conhecimento da dermatologia em ambulatórios e estágios específicos;
  • Capacitação prática e teórica com supervisão de profissionais experientes.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Identificar e diagnosticar doenças cutâneas e seus diagnósticos diferenciais.
  • Decidir conduta terapêutica e medidas de manejo das entidades dermatológicas.
  • Conduzir avaliações ambulatoriais e hospitalares de doenças dermatológicas primariamente cutâneas ou sistêmicas com manifestações cutâneas.
  • Interpretar exames diagnósticos e realizar procedimentos e tratamentos ambulatoriais e cirúrgicos específicos da especialidade dermatológica.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Confira todas as informações do processo de seleção no Manual do Candidato.

Faça o download do Manual do Candidato aqui.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/02/2019
Término: 08/02/2019

Disciplinas

Dermatologia Cirúrgica

Temas de cirurgia: avaliação préoperatória; distúrbios pósoperatórios; infecções; cirurgia ambulatorial. Atividades cirúrgicas no tratamento de lesões cutâneas: Tumores benignos – Lesões pré-malignas – Tumores malignos – Tratamento de lesões cutâneas não tumorais passíveis de tratamento cirúrgico. Discussão de artigos referentes ao comportamento biológico, clínico e tratamento destas doenças. Tumores benignos – Discussão diagnóstica e diagnose diferencial – Conduta – Técnica cirúrgica de abordagem: – Cauterização química Crioterapia com nitrogênio líquido. Eletrocirurgia – Cirurgia excisional. Lesões pré-malignas – Discussão dignóstica e diagnose diferencial – Conduta – Tratamento tópico com quimioterapia e imunomodulação – Crioterapia com nitrogênio líquido – Eletrocirurgia – Cirurgia excisional. Tumores malignos – Discussão diagnóstica e diferencial – Conduta – Tratamento tópico – Crioterapia com nitrogênio líquido – Eletrocirurgia -Cirurgia excisional – sutura primária – retalhos – enxerto.
Seminários – Discussão de artigos semanais e apresentação de seminários sobre temas de técnicas cirúrgicas.

Dermatologia Clínica do Adulto e da Criança

Temas de dermatologia clínica ambulatorial e hospitalar, como: prurido, dermatite de contato, urticária, farmacodermias, buloses (pênfigos e penfigóide), alopécias, hidradenite supurativa, porfiria, ictioses, doenças acantolíticas (Doença de Darier, Doeça de Grover), hidradenite supurativa, tuberculose cutânea, hanseníase, histiocitoses, doenças granulomatoses (sarcoidose, granuloma anular, necrobiose lipoídica), líquen plano, esclerodermia localizada, paniculites, pioderma gangrenoso, mastocitose, vasculites, vitiligo, psoríase, micose fungóide, dentre outros.
Temas de emergências dermatológicas, como farmacodermias graves (Síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica), síndrome da pele escaldada estafilocócica.
Temas de dermatologia pediátrica como dermatite atópica, dermatite seborréica, hemangioma, doenças comuns do recém nascido, impetigo, micoses superficiais, escabiose, pediculose, entre outros.
Temas de dermatologia geriátrica, como fotodano crônico, ceratoses actínicas, xerodermia, prurido no idoso, farmacodermias e dermatites no idoso, infecções e tumores mais prevalentes na população geriátrica.

Oncologia Cutânea

Temas de oncologia cutânea básica: diagnóstico e manejo de carcinomas cutâneos (basocelular, espinocelular), melanoma, lesões pré-malignas (ceratose actínica);
Temas de oncologia cutânea avançada: subtipos de carcinomas (basoescamoso, ceratoacantoma, carcinoma epidermóide in situ e invasivo), subtipos de melanoma cutâneo, carcinoma de células de Merkel, Sarcoma de Kaposi, linfomas cutâneos, fibroxantoma atípico, dermatofibrosarcoma protuberante.
Módulo de dermatoscopia: conceitos básicos de dermatoscopia, correlação histológica, algoritmos diagnósticos, nevogênese, critérios dermatoscópicos clássicos e novos para diagnóstico de neoplasias cutâneas. Discussão de artigos e imagens dermatoscópicas.
Temas de manejo oncológico e seguimento de neoplasias cutâneas malignas: abordagem de casos clínicos e cirúrgicos complexos concomitante às especialidades de cirurgia oncológica e oncologia clínica em ambulatório especializado. Discussão de guidelines e artigos de consenso para acompanhamento clínico e definição de conduta diagnóstica e terapêutica no
melanoma e carcinomas avançados.

Cosmiatria e Laser

Conteúdo teórico: anatomia da face e pescoço, assepsia, antissepsia e esterilização, anestesia, analgesia e sedação, bases da cosmiatria e cuidados diários com a pele, melasma, acne, rosácea, tratamentos orais e tópicos em cosmiatria, fotoproteçñao, peeling químico, toxina botulínica, preenchimento, cicatrizes, olheiras, celulite e estrias, microagulhamento, luz intensa pulsada para rejuvenecimento, laser fracionado ablativo e não ablativo, luz intensa pulsada e laser para pelos, tratamentos corporais.
Aplicação de procedimentos cosmiátricos através de workshops e aulas práticas semanais.

Dermatologia Clínica Avançada

Abordagem prática de técnicas para diagnóstico de micoses superficiais e profundas em laboratório de micologia. Treinamento em exame micológico direto e cultura para fungos que causam micoses cutâneas e sistêmicas. Estudo de correlação clínico-laboratorial das infecções fúngicas.
Treinamento em hanseníase em centro de referência, incluindo avaliação neurológica simplificada, teste de sensibilidade, prevenção de incapacidades, classificação do tipo de hanseníase, identificação de reações hansênicas e tratamento em esquema poliquimioterápico.
Treinamento em fototerapia em serviço de referência, com aplicação de diferentes protocolos de irradiação. Inclui estudo sobre equipamentos disponíveis (UVB convencional, UVB de banda estreita, PUVA e UVA1), efeitos da fototerapia em diferentes doenças cutâneas como psoríase, vitiligo e linfomas, principais indicações terapêuticas, esquemas utilizados e resultados esperados.

Dermatologia Cirúrgica Avançada

Acompanhamento de cirurgia micrográfica de Mohs em serviço de referência hospitalar, uma técnica cirúrgica altamente especializada para tratamento do câncer de pele. Inclui aprendizado sobre indicações do procedimento (carcinomas basocelulares com risco aumentado de recidiva, carcinoma espinocelular, dermatofibrosarcoma protuberante), vantagens sobre a cirurgia convencional, avaliação pré-operatória, técnica cirúrgica da cirurgia micrográfica, uso do criostato e avaliação histopatológica transoperatória, planejamento da melhor técnica de reconstrução.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Médico. Leandro Linhares Leite
  • Me. Luis Carlos Elejalde de Campos
  • Dra. Thaís Corsetti Grazziotin
  • Dra. Vanessa Santos Cunha

Coordenação

  • Profa. Dra. Thaís Corsetti Grazziotin
  • thais.grazziotin@pucrs.br
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e especialização em Clínica Médica (HCPA) e Dermatologia (UFCSPA). Possui Mestrado em Patologia (Patologia Geral e Experimental) e Doutorado em Patologia (Genética Aplicada). Tem experiência e formação na área de clínica médica e dermatologia, com ênfase em oncologia cutânea. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Medicina da PUCRS e Coordenadora da Residência de Dermatologia da PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 35 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em