Inscrições até 27/03/2020
Formar profissionais para atuação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, executando de uma forma mais eficaz as suas tarefas, bem como qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área. Além disso, a especialização busca proporcionar aprofundamento e capacitação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, qualificar os profissionais de acordo com as exigências atuais do mercado e possibilitar a ampliação do conhecimento técnico a profissionais que já trabalham na área. Confira o hotsite do curso aqui.
Formar profissionais que atuem na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais para executarem de uma forma mais eficaz as suas tarefas; Qualificar profissionais que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área; Fornecer conhecimentos específicos nas áreas de TI, Projeto de Jogos Digitais e relações humanas; Especializar os profissionais de acordo com as exigências do mercado; Aumentar as possibilidades de ascensão profissional.
O público-alvo do curso envolve principalmente profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja no desenvolvimento de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e também desejam se especializar e/ou atualizar seus conhecimentos na área de conhecimento do curso.
Criar e publicar jogos digitais para diversas plataformas; Atuar em projetos ou aplicações que utilizem elementos de jogos; Conhecer a área e suas possibilidades de forma abrangente.
Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS, Escola Politécnica
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Ser graduado em Computação, Publicidade ou áreas afins. Para as disciplinas da ênfase de Programação, é recomendado ter pelo menos noções básicas de programação de computadores, sendo desejável experiência com as linguagens C, Java ou C#. Para as disciplinas da ênfase de Design, recomenda-se conhecer ferramentas usualmente empregadas na área, como software para pintura (Photoshop), modelagem e animação (3DS Max, Blender).
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2019
Término: 27/03/2020
Conceitos básicos do entretenimento eletrônico; Aspectos gerais dos jogos e as conexões com outros meios e contextos; Topografia da área, discussão da produção para diferentes segmentos; Plataformas e distribuição dos produtos; Criação com objetivos específicos; Divulgação da produção; Análise e adaptação de conteúdos para este universo. Disciplina teórico-prática.
Conceitos introdutórios do uso de Inteligência Artificial em jogos; Algoritmos de Busca Heurística, percepção e detecção por área; Aspectos relacionados à tomada de decisão; Uso de técnicas clássicas como sistemas multi-agentes, redes neurais e fuzzy logic; Scripting e possíveis otimizações. Disciplina teórico-prática.
Programação de jogos 2D; modelagem de ambientes 2D; Uso de sprites, física e animação em 2D; Dispositivos de entrada, game engines e técnicas avançadas de programação 2D; Programação de jogos para dispositivos móveis. Disciplina teórico-prática.
Aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos; Desenho de personagens, de mapas e fases; Criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário; Criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais; Composição de níveis de jogo; Projeto de som e trilhas sonoras para jogos. Disciplina teórico-prática.
Introdução à modelagem tridimensional em jogos; uso de ferramentas comuns em processos de criação tridimensional; modelagem de personagens para plataformas móveis; modelagem de personagens para consoles; modelagem de objetos mecânicos; otimizações para diferentes plataformas; técnicas específicas de modelagem por plataforma; técnicas de banking e oclusão; mapeamento UV, sua relação com a topologia e interface para o processo de texturização; preparação de assets, exportação e teste em engines (Unreal e Unity). Disciplina teórico-prática.
Animação aplicada a jogos; Princípios da animação tradicional, preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação); Animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações; Técnicas de animação facial e morphing; Técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros). Disciplina teórico-prática.
Programação de jogos 3D; Uso de modelos e cenas, loop de jogo, interação e scripts; Uso de física e animação de personagens em 3D, Efeitos especiais; Uso de engines profissionais para jogos 3D. Disciplina teórico-prática.
Conceitos de narrativa em literatura, cinema e jogos; Formas para construção de narrativas, personagens e conflitos; Uso efetivo de narrativas interativas e sua especificidade; Gêneros e adaptações de narrativas. Disciplina teórico-prática.
Uso de redes de computadores em jogos; Fundamentos básicos da área de redes de computadores; Sistemas distribuídos; Técnicas avançadas; Programação através de sockets, avaliação de desempenho da rede e técnicas para minimização de problemas. Disciplina teórico-prática.
Características do empreendedor, competências, conhecimentos e criatividade; Visão de negócio com enfoque no empreendedorismo em entretenimento eletrônico; Iniciativas de sucesso no mundo dos jogos, sistemas de negócios em ambientes conectados. Disciplina teórico-prática.
Fundamentos de gerenciamento de projetos; Técnicas tradicionais (PMBOK, Waterfall); Visão geral sobre métodos ágeis (com foco em Scrum e Kanban) e Lean Development; Gestão de pessoas, criação e análises de orçamentos; Priorização de tarefas, técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores e colegas de trabalho. Disciplina teórico-prática.
Criação de um produto de entretenimento eletrônico; Integração entre áreas de design e programação; Técnicas e estratégias para desenvolvimento de projeto de jogos em equipes. Disciplina prática.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
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Até 16/12/2019 | R$ 743,75 |
De 17/12/2019 a 20/01/2020 | R$ 787,50 |
De 21/01/2020 a 17/02/2020 | R$ 831,25 |
A partir de 18/02/2020 | R$ 875,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor da Mensalidade |
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Público em geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 875,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 770,00 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 787,50 |
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 700,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 612,50 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.