Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Desenvolvimento de Jogos Digitais

10ª Edição

Área do Curso
Tecnologias
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
18 de Março de 2019

Inscrições até 04/03/2019

Período
18/03/2019 a 10/07/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas à sexta-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Sobre o Curso

Formar profissionais para atuação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, executando de uma forma mais eficaz as suas tarefas, bem como qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área. Além disso, a especialização busca proporcionar aprofundamento e capacitação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, qualificar os profissionais de acordo com as exigências atuais do mercado e possibilitar a ampliação do conhecimento técnico a profissionais que já trabalham na área.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Objetivos

Objetivo geral: Formar profissionais que atuem na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais para executarem de uma forma mais eficaz as suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.

Objetivos específicos: Fornecer conhecimentos específicos nas áreas de TI, Projeto de Jogos Digitais e relações humanas; Especializar os profissionais de acordo com as exigências do mercado; Aumentar as possibilidades de ascensão profissional.

Público-Alvo

O público-alvo do Curso envolve principalmente profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja no desenvolvimento de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e também desejam se especializar e/ou atualizar seus conhecimentos na área de conhecimento do Curso.

Diferenciais do Curso

  • Aulas ministradas por professores que também atuam no mercado de trabalho e com mais de 15 anos de experiência na produção de jogos;
  • Integração entre grupos voltados para programação e design;
  • Criação de jogo no final do curso;
  • Aulas criadas em ambiente de transdisciplinaridade;
  • Laboratório com versão atualizada da engine Unity 3D e 3DS Max.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

Criar e publicar jogos digitais para diversas plataformas; Atuar em projetos ou aplicações que utilizem elementos de jogos; Conhecer a área e suas possibilidades de forma abrangente.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS, Escola Politécnica

Inscrições

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 04/03/2019

Disciplinas

Entretenimento Eletrônico

A disciplina apresenta os conceitos básicos do entretenimento eletrônico. Serão discutidos aspectos gerais dos jogos e as conexões com outros meios e contextos. Além disso, traça uma topografia da área, discutindo a produção para diferentes segmentos.

Serão abordadas as plataformas e distribuição dos produtos, a criação com objetivos específicos e os caminhos para divulgação da produção. Também serão realizadas atividades de análise e adaptação de conteúdos para este universo. Disciplina teórico-prática.

Inteligência Artificial

A disciplina aborda os conceitos introdutórios do uso de Inteligência Artificial em jogos. Também trabalha com algoritmos de Busca Heurística, percepção e detecção por área. São discutidos aspectos relacionados à tomada de decisão, e o uso de técnicas clássicas como sistemas multi-agentes, redes neurais e fuzzy logic, bem como o uso de scripting e possíveis otimizações. Disciplina teórico-prática.

Programação I

A disciplina explora os conceitos relevantes para a programação de jogos 2D, focando na modelagem de ambientes 2D, uso de sprites, física e animação em 2D. Também aborda o uso de dispositivos de entrada diferenciados, game engines e técnicas avançadas de programação 2D, bem como programação de jogos para dispositivos móveis. Disciplina teórico-prática.

Design de Jogos

A disciplina explora aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos, focando em desenho de personagens, de mapas e fases, bem como a criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário. Adicionalmente, a disciplina explora a criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais, bem como a composição de níveis de jogo, focando nos aspectos práticos dos respectivos processos. Finalmente, são discutidos o projeto de som e trilhas sonoras para jogos. Disciplina teórico-prática.

Modelagem

A disciplina aborda os conceitos básicos para modelagem 2D e 3D. São discutidas as principais técnicas de modelagem, focando na criação de modelos de personagens para jogos. Também são exploradas as técnicas de texturização e outros tópicos avançados de modelagem. Disciplina teórico-prática.

Animação

A disciplina trata dos aspectos da animação aplicada a jogos. São abordados os principais princípios da animação tradicional, e preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação). Os conceitos são então aplicados na animação para jogos (animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações), e são exploradas as principais técnicas de animação facial e morphing, bem como técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros). Disciplina teórico-prática.

Programação II

: A disciplina aborda os conceitos essenciais para a programação de jogos 3D, explorando o uso de modelos e cenas, loop de jogo, interação e scripts, através de uma engine open source. Também explora o uso de física e animação de personagens em 3D, bem como efeitos especiais. Finalmente, discute sobre o uso de engines profissionais para jogos 3D. Disciplina teórico-prática.

Roteiros Interativos

A disciplina aborda os conceitos de narrativa em literatura, cinema e jogos, bem como as formas para construção de narrativas, personagens e conflitos. Também discute o uso efetivo de narrativas interativas e sua especificidade, e os possíveis gêneros e adaptações de narrativas. Disciplina teórico-prática.

Redes Aplicadas a Jogos

A disciplina explora o uso de redes de computadores em jogos, desde os fundamentos básicos da área de redes de computatadores até sistemas distribuídos e técnicas mais avançadas. São abordados aspectos como a programação através de sockets, avaliação de desempenho da rede e técnicas para minimização de problemas. Disciplina teórico-prática.

Gestão de Marketing e Negócios

A disciplina explora as características do empreendedor, suas competências, conhecimentos e criatividade. Discute também a visão de negócio com enfoque no empreendedorismo em entretenimento eletrônico. Finalmente, comenta sobre as iniciativas de sucesso no mundo dos jogos e sistemas de negócios em ambientes conectados. Disciplina teórico-prática.

Produção e Gerenciamento de Projetos

A disciplina apresenta fundamentos de gerenciamento de projetos desde as técnicas tradicionais (PMBOK, Waterfall) até uma visão geral sobre métodos ágeis (com foco em Scrum e Kanban) e Lean Development. Além do estudo dessas metodologias, são analisadas e discutidas questões do dia-a-dia de uma equipe de desenvolvimento de trabalho, tais como: gestão de pessoas, criação e análises de orçamentos, priorização de tarefas, técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores, colegas de trabalho e demais partes interessadas que compõem um estúdio ou time de desenvolvimento de jogos.

Projeto Final

A disciplina explora a criação de um produto de entretenimento eletrônico, fomentando a integração entre áreas de design e programação. São também discutidas as técnicas e estratégias para desenvolvimento de projeto de jogos em equipes. Disciplina prática.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. André Fagundes Pase
  • Me. Bruno Ferreira
  • Dra. Cristina Moreira Nunes
  • Esp. Felipe Peruzzo Milkewicz
  • Dr. Marcelo Cohen
  • Me. Mauricio Bahmann Gehling
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Me. Ricardo Rocha
  • Dra. Sílvia Maria Wanderley Moraes
  • Esp. Vitor Severo Leães

Coordenação

  • Prof. Dr. André Fagundes Pase
  • afpase@pucrs.br
    Jornalista e doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (atualmente Escola de Comunicação, Artes e Design). Atua on-line desde 1995 e pesquisa novas mídias, convergência, relações entre as diversas linguagens, cibercultura, vídeo on-line, TV Digital e entretenimento eletrônico.

 

  • Prof. Dr. Marcelo Cohen
  • marcelo.cohen@pucrs.br
    Professor na Faculdade de Informática desde 1996 (atualmente Escola Politécnica), atuando em disciplinas de Programação, Computação Gráfica e Jogos. Doutor em Ciência da Computação pela University of Leeds (UK, 2006). Interesse nas áreas de Jogos, Realidade Virtual e Aumentada, Visualização e Computação Gráfica em geral. É co-autor, em parceria com a profa. Isabel Manssour, do livro “OpenGL: Uma Abordagem Prática e Objetiva”, primeira obra nacional sobre o assunto. É o coordenador deste curso pela Escola Politécnica.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em