Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais

2ª Edição

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
02 de Abril de 2020

Inscrições até 23/03/2020

Período
02/04/2020 a 27/03/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
quintas e sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min e sábados, das 8h às 12h25min.

Sobre o Curso

O curso pretende despertar e acompanhar o desenvolvimento de projetos nas múltiplas áreas da produção audiovisual, para que o aluno tenha ampla visão do mercado audiovisual local e nacional, e que possa aplicar essa proposta de realização em algum setor econômico da indústria criativa e em diferentes janelas de exibição.

Objetivos

  • Ampliar o conhecimento sobre o Mercado Audiovisual;
  • Entender as dinâmicas inseridas na Indústria Criativa;
  • Desenvolver projetos de criação nas diferentes áreas da Produção Audiovisual;
  • Desenvolver projetos criativos e prepará-los para o Mercado Audiovisual;
  • Adquirir conhecimento profissional como agente da Indústria Criativa.

Público-alvo

  • Profissionais das diferentes áreas da indústria criativa, como produtores, gestores, realizadores, roteiristas.
  • Profissionais interessados em planejamento e execução de projetos audiovisuais relacionados à produção de conteúdos.
  • Empresas Produtoras.
  • Profissionais interessados em produção audiovisual em suas áreas específicas.

Diferenciais do Curso

  • Corpo docente atuante no Mercado Audiovisual, com experiência em diferentes áreas criativas, em nível local, nacional e internacional;
  • Relação com espaços de trabalho, incubadoras e profissionais presentes no TECNA/PUCRS;
  • Parcerias do Mercado, como a programadora Box Brazil.

Perfil do Egresso

  • Criar e desenvolver projetos inovadores na área audiovisual.
  • Atuar com maior articulação em diferentes setores da Indústria Criativa.
  • Apresentar e vender propostas de realização em diferentes áreas da Produção Audiovisual.
  • Desenvolver projetos para captação em diferentes linhas de financiamento (público ou privado).

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Resquisito

Algum tipo de aproximação com o tema, experiência prática ou acadêmica em produções nas diversas áreas do audiovisual ou no desenvolvimento de projetos no campo da indústria criativa.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 23/03/2020

Disciplinas

Indústria Criativa

A Indústria Criativa consolida-se como conceito e como local de práticas inovadoras. O entendimento do histórico do conceito de Indústria Criativa, seus multissetores e cadeias produtivas, elucidam importantes noções que fazem parte do dia a dia do produtor/criador de conteúdo.

Público e Distribuição

Análise de oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo. A partir da análise de dados estatísticos e características de consumo desse segmento, são apresentados aspectos da distribuição para cinema, televisão e novas mídias, proporcionando a identificação de gargalos e potenciais nichos de atuação.

Narrativas Contemporâneas

Reflexão sobre as particularidades e as hibridizações das narrativas contemporâneas, levando em conta o cinema, as séries, os games, as artes visuais, o videoclipe, a publicidade e as propostas transmidiáticas.

Personagem

O nascimento do personagem nos mitos fundadores da cultura humana. Evolução do personagem na literatura ocidental. Personagem e subjetividade. Tipos de personagem: protagonista, antagonista, coadjuvante, herói, anti-herói. O personagem cinematográfico. A Jornada do Herói, conforme o esquema descrito por Campbell e adaptado por Vogler para o cinema. O personagem nas séries de TV contemporâneas: complexos, contraditórios e apaixonantes.

Tecnologia das Mídias

Definições de linguagem audiovisual e sua relação com suas tecnologias de criação. Conexões entre produtos audiovisuais e elementos interativos e transmidiáticos. Discussão sobre novas tecnologias e aplicações emergentes. Aplicação dos conteúdos em projetos práticos de realização experimental.

Metodologia de Projeto

Elaboração da primeira fase de desenvolvimento do projeto do curso. Estrutura e formatação de projetos. Textos de apresentação e defesa. Atitude criativa. Universo e personagens do projeto. Defesa oral das propostas criativas.

Transmídia

Introdução teórica à narrativa audiovisual transmidiática; compreensão da ampla gama de oportunidades – para criadores de conteúdo audiovisual – surgida a partir do contexto midiático contemporâneo; a nova “TV fora da TV” e suas consequências para o mercado audiovisual; o papel dos dispositivos móveis; os desafios de engajar uma audiência participativa, conectada e desatenta; a cultura participativa e a reestruturação do processo – e dos formatos – de produção audiovisual.

Brand Content e Product Placement

Era da economia da atenção e as marcas a partir do desenvolvimento e distribuição de conteúdo relevante e de valor para o usuário. Estratégias de conteúdo de marca e de product placement, desde a sua concepção até a distribuição e a mensuração dos seus resultados.

Mercado Audiovisual Multiplataforma

Criação de estratégias de divulgação e fidelização de projetos digitais multiplataforma. Criação de conteúdos, gestão de equipe e recursos necessários para desenvolvimento de projetos audiovisuais.

Pitching

A apresentação de ideias e projetos de conteúdo audiovisual. O pitch como momentos-chave junto a players de mercado. O poder de síntese, a articulação entre textos e imagens, e os novos cenários das apresentações de mercado em nível nacional e internacional.

Desenvolvimento de Projeto

Desenvolvimento da segunda fase dos projetos. Ferramentas para realizar um projeto audiovisual, sob o ponto de vista da produção executiva. Editais de incentivo. Análise e exercícios com discussão coletiva dos projetos propostos, desenho de produção e realização de bíblia do projeto.
Documentação requerida, entidades relacionadas, legislação atualizada, processos de registro de obra audiovisual do roteiro ao conteúdo pronto, alcance ao público final pretendido. Empacotamento visual e gráfico do projeto.

Apresentação dos Projetos Finais

Apresentação e defesa dos projetos finais, com banca de avaliação formada por professores e profissionais convidados. Entrega dos artigos científicos.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

  • Dra. Aletéia Patrícia De Almeida Selonk
  • Esp. Camila Groch
  • Dr. Carlos Gerbase
  • Ma. Cris Reque
  • Ma. Daniela Pfeiffer
  • Me. Eduardo Wannmacher
  • Dr. Fabiano Grendene de Souza
  • Ma. Gabriela Kurtz
  • Dra. Maria Henriqueta Satt
  • Esp. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Ma. Sheron Neves
  • Dr. Vinícius Mano

Coordenação

  • Prof. Me. Eduardo Wannmacher
  • eduardo.wannmacher@pucrs.br
    Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Desde o ano de 2002 é professor da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul. Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual. Tem experiência artística e mercadológica nas áreas de Comunicação e Produção Audiovisual. Roteirista e diretor, com experiência em vídeo, cinema e televisão, nas áreas de ficção e documentário.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 743,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 787,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 831,25
A partir de 18/02/2020R$ 875,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 875,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 770,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 787,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 700,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 612,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em