Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização Uol Edtech

Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global

1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
06 de Março de 2020

Inscrições até 25/02/2020

Período
06/03/2020 a 05/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas e sábados.

Sobre o Curso

A reflexão sobre os direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global tem ocupado lugar central nas distintas áreas do saber, além de ser uma exigência social do mundo contemporâneo na construção da justiça e da democracia. Refletir sobre as possibilidades de fundamentação, teorização, promoção, garantia, defesa, intervenção e construção de relações interdisciplinares em torno destas temáticas é de capital importância para que se construa uma sociedade justa, igualitária e pautada no respeito às diferenças. Cientes da necessidade de capacitar profissionais das mais variadas áreas do saber para ações intelectualmente críticas e responsáveis, bem como de criar um espaço de reflexão acerca dos direitos humanos, da responsabilidade social e da cidadania global, é que a PUCRS promove este Curso, tornando ainda mais efetivo o seu papel social de promoção, defesa e tutela da dignidade humana.

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Público-Alvo

Diplomados em qualquer área do conhecimento.

Objetivos

  • Preparar e qualificar profissionais graduados que atuam ou desejam atuar com essas temáticas em seu exercício profissional;
  • Instrumentalizar os participantes para que sejam capazes de promover, defender, propagar e garantir os direitos humanos, a responsabilidade social e ajudem a construir a cidadania global;
  • Analisar e discutir as diferentes possibilidades de fundamentação dos temas em questão e as respectivas implicações e desafios que as distintas áreas do saber enfrentam diariamente com relação a esses temas;
  • Capacitar os participantes para que sejam capazes de intervir em situações de desrespeito, violação e negação dos direitos, promovendo-os e garantindo-os;
  • Oportunizar um espaço interdisciplinar e plural, em que se articule o ensino, a pesquisa e a extensão em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global.

Perfil do Egresso

  • Promover, defender e propagar os direitos humanos, a responsabilidade social e a cidadania global em suas áreas de atuação profissional, a partir do exercício autônomo da cidadania;
  • Debater sobre concepções relacionadas aos direitos humanos, à responsabilidade social e à cidadania global e suas implicações e desafios em distintas áreas do saber;
  • Intervir responsavelmente em situações de desrespeito, omissão, violação e negação dos direitos humanos, em âmbitos sociais diversos, incluindo a defesa dos direitos das minorias;
  • Contribuir, de forma efetiva, crítica e fundamentada, com o aperfeiçoamento de concepções e práticas que promovam a defesa dos direitos humanos, à responsabilidade social e à cidadania global;
  • Atuar em pesquisa e intervenção social por meio de práticas educativas, mediações, resoluções de conflitos e tutela de pessoas e grupos vulneráveis.

Unidade Promotora

Escola de Direito, Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 25/02/2020

Disciplinas

Direitos humanos: o que (não) são?

A evolução histórica dos direitos humanos. O conceito de direitos humanos no pensamento jurídico contemporâneo. A constitucionalização dos direitos humanos no Brasil. A internacionalização dos direitos humanos. Princípios fundamentais dos direitos humanos. O problema da universalidade dos direitos humanos. O(s) sentido(s) dos direitos humanos. Temas transversais em direitos humanos.

Práticas de promoção e defesa em direitos humanos

Análise e discussão de práticas de intervenção, promoção e defesa de direitos humanos. Aspectos legais relacionados a práticas, projetos, programas e estratégias em direitos humanos.

Construção, transformação e promoção de direitos humanos

Transformações societárias e a construção dos direitos humanos. Finalidade(s) dos direitos humanos. A organização da política social. Os limites para efetivação dos direitos sociais. A ampliação do acesso à justiça. Judicialização dos conflitos. Criminalização da questão social. As formas de violação de direitos.

Direitos humanos e cidadania global: como ensinar e garantir

Os significados de “educação”. Conceitos centrais em educação para a cidadania global. Interfaces entre educação, política, políticas públicas, direito e direitos humanos. Metodologias de ensino-aprendizagem em direitos humanos. Questões transversais e interdisciplinares em educação para a cidadania global.

Consultoria em sustentabilidade

Formas de captação e geração de receitas para projetos em responsabilidade socioambiental. Estratégias de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Técnicas para a gestão de responsabilidade social empresarial. Gestão do investimento social privado. Formas de mensurar e qualificar o clima organizacional.

Que(m) é o ser humano?

Abordagem da questão da antropologia filosófica na contemporaneidade, a partir de interfaces com outros saberes e tradições. Os desafios socioantropológicos da compreensão de ser humano na contemporaneidade. Construções culturais sobre corpo e sexualidade. Humanismo, pós-humanismo e transumanismo. A questão contemporânea da dignidade humana.

Criação e implantação de programas de responsabilidade social e sustentabilidade

Origens, definições e distinções sobre responsabilidade social e sustentabilidade. As formas de responsabilidade social (empresarial e ambiental). Programas de criação e implantação em responsabilidade social e ambiental nas organizações. Desenvolvimento sustentável e boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade.

Que ética depois da inteligência artificial?

Distinções e definições em ética. Investigação sobre as virtudes, o bem, a ação moral, a justiça, a felicidade, finalidade, perfeccionismo, consequencialismo, bem-estar, utilidade, o dever moral, o imperativo categórico e a motivação para o agir moral. As relações entre ética, direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global. Os desafios do século XXI e as implicações éticas.

Ecologia integral: a casa onde (con)vivem muitos

Conceitos básicos de ecologia e meio ambiente. Reflexão sobre as questões éticas implícitas ou explícitas na temática ecológica. Evolução do pensamento ambiental e ética ambiental no desenvolvimento. Estabelecimento de interfaces interdisciplinarmente significativas entre as distintas áreas do saber e as ciências socioambientais. O cuidado sobre a casa comum.

Negócios sociais

As ciências econômicas e suas relações e desafios frente aos direitos humanos, à responsabilidade social e à cidadania global. O desenvolvimento: aspectos sociais, sustentáveis, urbanos e econômicos. Negócios sociais: distinções e caracterizações. Empreendedorismo, inovação e impacto social.

Consultoria em responsabilidade social empresarial e bem-estar organizacional

Análise dos distintos entendimentos de responsabilidade social empresarial, bem-estar organizacional e qualidade de vida e suas implicações. Formas de prestar consultoria para empresas e organizações. As certificações do sistema de responsabilidade social (ISO). Reflexão sobre as diferentes formas de realizar-se profissionalmente. O ambiente de trabalho como local de realização profissional e de qualidade de vida.

Captação de recursos públicos e privados para projetos

Formas de elaboração de projetos para a captação de recursos. Estratégias de captação de recursos públicos e privados para projetos e práticas em cidadania, responsabilidade social e direitos humanos. Análise das principais dificuldades enfrentadas na captação de recursos. Gestão de recursos captados. Gerenciamento de projetos nos setores públicos e privados.

Minorias, migrações forçadas, asilo e refúgio

Estudo de questões referentes às minorias, aos grupos socialmente marginalizados ou historicamente excluídos e às migrações forçadas no contexto da globalização no cenário das relações internacionais atuais. Os institutos do asilo político e do refúgio. O direito humano de migrar e a proteção internacional dos direitos humanos para apátridas e refugiados.

Violência(s), segurança pública e cultura de paz

Análise das formas de violência no contexto atual. Estudo de questões referentes à segurança pública. Reflexão acerca das políticas públicas de segurança e sua efetividade. A paz como direito humano. Análise sobre cultura de paz. Desafios atuais para a paz universal.

Espetáculo, sensacionalismo e polêmicas em direitos humanos

Problemas éticos relacionados aos direitos humanos na Comunicação Social. Mídia e arte e direitos humanos. Os seres humanos da e na mídia. Representações minoritárias na mídia. Gêneros na mídia. Espetacularização e banalização da violência e direitos humanos.

Mercado de trabalho em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania

Análises sobre o mercado de trabalho em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global. Formas, áreas e tendências de atuação profissional em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global. Perfil e competências diferenciais em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global.

Convergência de organizações a boas práticas de direitos humanos e diversidade

As organizações como promotoras de boas práticas em direitos humanos, cidadania e diversidade. Conceito de solidariedade, de generosidade e de diversidade. Estratégias e práticas de/em solidariedade, generosidade, voluntariado e diversidade. Etapas de criação e implantação de projetos e programas em voluntariado. Formas de mensurar a solidariedade e a generosidade em organizações e países.

Alimentação saudável: como as organizações devem se preparar para essa tendência

Direito humano à alimentação. Antropologia da alimentação. Alimentação, nutrição, saúde, comunidade e organizações. Educação para a saúde. Mitos e verdades sobre a alimentação saudável. Análise da utilização de agrotóxicos na produção de alimentos e implicações para a saúde. Desafios da alimentação saudável para as organizações.

Habilidades para atuação e gestão em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania

Habilidades fundamentais para a atuação e gestão em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global. Autoconhecimento, identidade, liderança e carreira. Análises do perfil de gestor em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global.

Projetos em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global

A disciplina desenvolve o formato de TCC, propondo que alunos elaborem projetos para aplicação prática ou reflexão teórica sobre os temas vistos ao longo da pós-graduação. Etapas de elaboração de um artigo científico. Normas da ABNT. Orientações sobre leitura e redação de artigos científicos. Técnicas de pesquisa, leitura, sistematização e redação de artigos.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
  • Esp. Celso Augusto Schröder
  • Dra. Cibele Vieira Figueira
  • Dra. Edimara Mezzomo Luciano
  • Dr. Elias Grossmann
  • Dr. Ely José de Mattos
  • Dr. Francisco Arseli Kern
  • Dr. Gustavo Oliveira de Lima Pereira
  • Me. Leonardo Agostini
  • Me. Leunice Martins de Oliveira
  • Dra. Maria Rita Macedo Cuervo
  • Dr. Paulo Cesar Carbonari
  • Dr. Pedro Savi Neto
  • Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
  • Esp. Vagner Paulo Maccalli

Coordenação

  • Prof. Dr. Elias Grossmann
  • E-mail: elias.grossmann@pucrs.br
  • Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado em LL.M (Magister Legum) Direito – Johannes Gutenberg – Universität Mainz (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito internacional, direitos humanos, integração, conflitos armados e relações intercontinentais.
  • Prof. Me. Leonardo Agostini
  • E-mail: leonardo.agostini@pucrs.br
  • Éé Licenciado, Mestre e Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política. Coordenador do Centro de Pastoral e Solidariedade na PROEX-PUCRS. Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Humanos na PUCRS – II Edição. Coordenador do Curso de Especialização em Acompanhamento Espiritual – I Edição.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 573,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 607,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 641,25
A partir de 18/02/2020R$ 675,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 594,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 607,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 540,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 472,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em