Curso de Especialização


Direitos Humanos – 2ª Edição

A reflexão sobre os direitos humanos tem ocupado lugar central nas distintas áreas do saber, além de ser uma exigência social do mundo contemporâneo na construção da justiça e da democracia. Refletir sobre as possibilidades de fundamentação, teorização, promoção, garantia, defesa, intervenção e construção de relações interdisciplinares em torno desta temática é de capital importância para que se construa uma sociedade justa, igualitária e pautada no respeito às diferenças. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 28/02/2018

Dia 10/03/2018

De 10/03/2018 a 21/12/2019

20 meses ou 375 horas-aula.

introdução ao curso

Cientes da necessidade de capacitar profissionais das mais variadas áreas do saber para ações intelectualmente críticas, responsáveis e eficazes, bem como de criar um espaço de reflexão acerca dos direitos humanos, é que a PUCRS promove este Curso, tornando ainda mais efetivo o seu papel social de promoção, defesa e tutela da dignidade humana.

horário das aulas

Quinzenalmente aos sábados, das 8h às 12h25min e das 13h30min às 18h. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

O Curso de Especialização em Direitos Humanos visa preparar e qualificar profissionais graduados que atuam ou desejam atuar com direitos humanos em seu exercício profissional. Quer-se instrumentalizá-los e capacitá-los para que sejam capazes de promover, defender, propagar e garantir os direitos humanos. Intenta-se analisar e discutir as diferentes possibilidades de fundamentação dos direitos humanos e as respectivas implicações e desafios que as distintas áreas do saber enfrentam diariamente com relação a esse tema. Objetiva-se, também, instrumentalizar os participantes para que sejam capazes de intervir em situações de desrespeito, violação e negação dos direitos humanos, promovendo-os e garantindo-os. Por fim, intenta-se criar na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul um espaço interdisciplinar e plural, onde se articule o ensino, a pesquisa e a extensão em direitos humanos.

público-alvo

Diplomados em qualquer área do conhecimento.

diferenciais do curso

  • Integração entre a reflexão teórica e a intervenção prática na promoção e garantia dos direitos humanos;
  • A estrutura interdisciplinar do curso, possibilitando uma visão abrangente, fundamentada e crítica do seu objeto de estudo;
  • A capacitação do corpo docente, composto por doutores e mestres com reconhecida experiência e pesquisa em direitos humanos.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Promover, defender, propagar e garantir os direitos humanos em suas àreas de atuação profissional, a partir do exercício autônomo da cidadania;
  • Debater sobre concepções relacionadas aos direitos humanos e suas implicações e desafios em distintas àreas do saber;
  • Intervir responsavelmente em situações de desrespeito, omissão, violação e negação dos direitos humanos, em âmbitos sociais diversos, incluindo a defesa dos direitos das minorias;
  • Contribuir, de forma efetiva, crítica e fudamentada, com o aperfeiçoamento de concepções e práticas que promovam a defesa dos direots humanos e o respeito à diferença;
  • Atuar em pesquisa e intervenção social por meio de práticas educativas, mediações, resoluções de conflitos e tutela de pessoas e grupos vulneráveis.

unidade promotora

Escola de Direito
Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Ciências jurídicas e direitos humanos 1
A evolução histórica dos direitos humanos. O conceito de direitos humanos no pensamento jurídico contemporâneo. A constitucionalização dos direitos humanos no Brasil. A internacionalização dos direitos humanos.
Ciências jurídicas e direitos humanos 2
A evolução histórica dos direitos humanos. O conceito de direitos humanos no pensamento jurídico contemporâneo. A constitucionalização dos direitos humanos no Brasil. A internacionalização dos direitos humanos.
Ciências jurídicas e direitos humanos 3
A evolução histórica dos direitos humanos. O conceito de direitos humanos no pensamento jurídico contemporâneo. A constitucionalização dos direitos humanos no Brasil. A internacionalização dos direitos humanos.
Filosofia e direitos humanos
Princípios antropológicos e fundamentais dos direitos humanos. O sentido da “condição humana”. Ética, liberdade, dignidade e alteridade. Racionalidade e direitos humanos. O problema da universalidade dos direitos humanos. O sentido da “condição humana”. Temas transversais em direitos humanos.
Educação e(m) direitos humanos
Os significados de “educação”. A especificidade da formação ético-moral da educação em direitos humanos. Relações entre educação, bem-estar social e liberdade. Interfaces entre educação e direitos humanos e outras áreas do saber. Educação e alteridade. Educação para a paz. Metodologia(s) de ensino-aprendizagem em direitos humanos. Práticas pedagógicas de “ensino” de direitos humanos em escolas e universidades. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de direitos humanos.
Política e direitos humanos
Relações entre política e direitos humanos. As transformações sociais e os direitos humanos. Intervenção social e direitos humanos. Biopolítica.
Comunicação Social, arte e direitos humanos
Problemas éticos relacionados aos direitos humanos na Comunicação Social. Mídia e arte e direitos humanos. Os seres humanos da e na mídia. Representações minoritárias na mídia. Gêneros na mídia. Espetaculização e banalização da violência e direitos humanos.
Ciências econômicas e direitos humanos
A Administração e a Economia e seus desafios à efetivação dos direitos humanos. Sustentabilidade e direitos humanos. O desenvolvimento: aspectos sociais e econômicos. Direito econômico e direitos humanos.
Metodologia da pesquisa
Fundamentos da metodologia científica. A comunicação científica. Métodos e técnicas de pesquisa e de escrita de textos. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. A organização de textos científicos. Normas da ABNT.
Temas sociais e(m) direitos humanos
Transformações societárias e a construção dos direitos humanos. A organização da política social. Os limites para efetivação dos direitos sociais. A ampliação do acesso à justiça. Judicialização dos conflitos. Criminalização da questão social. A fragmentação do trabalho. Violação de direitos. Efetivação de direitos humanos.
Ciências da Saúde e direitos humanos
Desafios das áreas da saúde diante dos direitos humanos. As perspectivas de fundamentação em bioética médica. Relações entre bioética e biodireito. Análise de problemas relacionados à saúde pública e saúde mental.
Temas em direitos humanos 1: Violência e segurança pública
Estudo de questões referentes à violência e à segurança pública.
Temas em direitos humanos 2: Infâncias, Juventudes e direitos humanos
Evolução histórico-sociológica das infâncias e juventudes. Direitos fundamentais das infâncias, adolescências e juventudes. Prevenção, políticas de atendimento e medidas de proteção. Culturas juvenis.
Temas em direitos humanos 3: migrações forçadas, asilo e refúgio
Estudo de questões referentes às migrações forçadas no contexto da globalização no cenário das relações internacionais atuais. Os institutos do asilo político e do refúgio. O direito humano de migrar e a proteção internacional dos direitos humanos para apátridas e refugiados.
Temas em direitos humanos 4: Direito humano à alimentação
Direito humano à alimentação. Antropologia da alimentação. Alimentação, nutrição, saúde e comunidade. Educação para saúde.
Temas em direitos humanos 5: Práticas de solidariedade
Conceito de solidariedade. Estratégias e práticas de/em solidariedade. Solidariedade e voluntariado.
Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Esp. Celso Augusto Schröder
Dr. Draiton Gonzaga de Souza
Dra. Elaine Maria Costa Machado
Dr. Elias Grossmann
Dr. Ely José de Mattos
Me. Felipe Kirchner
Dr. Francisco Arseni Kern
Dr. Gustavo de Oliveira Pereira
Dr. José Roberto Goldim
Me. Leonardo Agostini
Dr. Marcelo Bonhemberger
Dra. Maria Regina Fay de Azambuja
Dra. Maria Rita Macedo Cuervo
Dr. Maurício Perondi
Me. Paulo César Carbonari
Dr. Pedro Savi Neto
Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
Dr. Sérgio Augusto Sardi

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Prof. Dr. Elias Grossmann
  • Email: elias.grossmann@pucrs.br
  • Mestre em Direito Público e Doutor em Filosofia, Professor de Teoria Geral do Direito e Direito Internacional Público do Curso de Direito da PUCRS. Coordena e ministra aulas, palestras e oficinas sobre educação para a paz e proteção internacional dos direitos humanos.
  • Prof. Me. Leonardo Agostini
  • Email: leonardo.agostini@pucrs.br
  • Licenciado, Mestre e Doutorando em Filosofia, Professor do Curso de Filosofia da PUCRS. Promove, coordena, participa e ministra aulas, palestras, oficinas e cursos sobre ética, teologia e educação e(m) direitos humanos.
  • Prof. Dr. Marcelo Bonhemberger
  • Email: marcelo.bonhemberger@pucrs.br
  • Licenciado, Mestre e Doutor em Filosofia, Professor do Curso de Filosofia, Diretor do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, Membro do Comitê de Bioética Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS e Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS. Promove, coordena, orienta e ministra aulas, palestras e oficinas relacionadas à bioética, ética, solidariedade e direitos humanos.

Informações em breve, aguarde!

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 28/02/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Diploma de graduação.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.