Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Direitos Humanos

2ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde

Apresentação

Programe-se

Início
10 de Março de 2018

Inscrições até 08/03/2018

Período
10/03/2018 a 21/12/2019
378 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente aos sábados
das 8h às 12h25min e das 13h30min às 18h.

Introdução ao Curso

A reflexão sobre os direitos humanos tem ocupado lugar central nas distintas áreas do saber, além de ser uma exigência social do mundo contemporâneo na construção da justiça e da democracia. Refletir sobre as possibilidades de fundamentação, teorização, promoção, garantia, defesa, intervenção e construção de relações interdisciplinares em torno desta temática é de capital importância para que se construa uma sociedade justa, igualitária e pautada no respeito às diferenças.

Cientes da necessidade de capacitar profissionais das mais variadas áreas do saber para ações intelectualmente críticas, responsáveis e eficazes, bem como de criar um espaço de reflexão acerca dos direitos humanos, é que a PUCRS promove este Curso, tornando ainda mais efetivo o seu papel social de promoção, defesa e tutela da dignidade humana.

Objetivos

O Curso de Especialização em Direitos Humanos visa preparar e qualificar profissionais graduados que atuam ou desejam atuar com direitos humanos em seu exercício profissional. Quer-se instrumentalizá-los e capacitá-los para que sejam capazes de promover, defender, propagar e garantir os direitos humanos. Intenta-se analisar e discutir as diferentes possibilidades de fundamentação dos direitos humanos e as respectivas implicações e desafios que as distintas áreas do saber enfrentam diariamente com relação a esse tema. Objetiva-se, também, instrumentalizar os participantes para que sejam capazes de intervir em situações de desrespeito, violação e negação dos direitos humanos, promovendo-os e garantindo-os. Por fim, intenta-se criar na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul um espaço interdisciplinar e plural, onde se articule o ensino, a pesquisa e a extensão em direitos humanos.

Público-Alvo

Diplomados em qualquer área do conhecimento.

Diferenciais do Curso

  • Integração entre a reflexão teórica e a intervenção prática na promoção e garantia dos direitos humanos;
  • A estrutura interdisciplinar do curso, possibilitando uma visão abrangente, fundamentada e crítica do seu objeto de estudo;
  • A capacitação do corpo docente, composto por doutores e mestres com reconhecida experiência e pesquisa em direitos humanos.

Ao Final do Cursos o Aluno Estará Capacitado a

  • Promover, defender, propagar e garantir os direitos humanos em suas àreas de atuação profissional, a partir do exercício autônomo da cidadania;
  • Debater sobre concepções relacionadas aos direitos humanos e suas implicações e desafios em distintas àreas do saber;
  • Intervir responsavelmente em situações de desrespeito, omissão, violação e negação dos direitos humanos, em âmbitos sociais diversos, incluindo a defesa dos direitos das minorias;
  • Contribuir, de forma efetiva, crítica e fudamentada, com o aperfeiçoamento de concepções e práticas que promovam a defesa dos direots humanos e o respeito à diferença;
  • Atuar em pesquisa e intervenção social por meio de práticas educativas, mediações, resoluções de conflitos e tutela de pessoas e grupos vulneráveis.

Unidade Promotora

Escola de Direito, Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Análise dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2017
Término: 28/02/2018

Disciplinas

Ciências jurídicas e direitos humanos 1

A evolução histórica dos direitos humanos. O conceito de direitos humanos no pensamento jurídico contemporâneo. A constitucionalização dos direitos humanos no Brasil. A internacionalização dos direitos humanos.

Ciências jurídicas e direitos humanos 2

A evolução histórica dos direitos humanos. O conceito de direitos humanos no pensamento jurídico contemporâneo. A constitucionalização dos direitos humanos no Brasil. A internacionalização dos direitos humanos.

Ciências jurídicas e direitos humanos 3

A evolução histórica dos direitos humanos. O conceito de direitos humanos no pensamento jurídico contemporâneo. A constitucionalização dos direitos humanos no Brasil. A internacionalização dos direitos humanos.

Filosofia e direitos humanos

Princípios antropológicos e fundamentais dos direitos humanos. O sentido da “condição humana”. Ética, liberdade, dignidade e alteridade. Racionalidade e direitos humanos. O problema da universalidade dos direitos humanos. O sentido da “condição humana”. Temas transversais em direitos humanos.

Educação e(m) direitos humanos

Os significados de “educação”. A especificidade da formação ético-moral da educação em direitos humanos. Relações entre educação, bem-estar social e liberdade. Interfaces entre educação e direitos humanos e outras áreas do saber. Educação e alteridade. Educação para a paz. Metodologia(s) de ensino-aprendizagem em direitos humanos. Práticas pedagógicas de “ensino” de direitos humanos em escolas e universidades. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de direitos humanos.

Política e direitos humanos

Relações entre política e direitos humanos. As transformações sociais e os direitos humanos. Intervenção social e direitos humanos. Biopolítica.

Comunicação Social, arte e direitos humanos

Problemas éticos relacionados aos direitos humanos na Comunicação Social. Mídia e arte e direitos humanos. Os seres humanos da e na mídia. Representações minoritárias na mídia. Gêneros na mídia. Espetaculização e banalização da violência e direitos humanos.

Ciências econômicas e direitos humanos

A Administração e a Economia e seus desafios à efetivação dos direitos humanos. Sustentabilidade e direitos humanos. O desenvolvimento: aspectos sociais e econômicos. Direito econômico e direitos humanos.

Metodologia da pesquisa

Fundamentos da metodologia científica. A comunicação científica. Métodos e técnicas de pesquisa e de escrita de textos. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. A organização de textos científicos. Normas da ABNT.

Temas sociais e(m) direitos humanos

Transformações societárias e a construção dos direitos humanos. A organização da política social. Os limites para efetivação dos direitos sociais. A ampliação do acesso à justiça. Judicialização dos conflitos. Criminalização da questão social. A fragmentação do trabalho. Violação de direitos. Efetivação de direitos humanos.

Ciências da Saúde e direitos humanos

Desafios das áreas da saúde diante dos direitos humanos. As perspectivas de fundamentação em bioética médica. Relações entre bioética e biodireito. Análise de problemas relacionados à saúde pública e saúde mental.

Temas em direitos humanos 1: Violência e segurança pública

Estudo de questões referentes à violência e à segurança pública.

Temas em direitos humanos 2: Infâncias, Juventudes e direitos humanos

Evolução histórico-sociológica das infâncias e juventudes. Direitos fundamentais das infâncias, adolescências e juventudes. Prevenção, políticas de atendimento e medidas de proteção. Culturas juvenis.

Temas em direitos humanos 3: migrações forçadas, asilo e refúgio

Estudo de questões referentes às migrações forçadas no contexto da globalização no cenário das relações internacionais atuais. Os institutos do asilo político e do refúgio. O direito humano de migrar e a proteção internacional dos direitos humanos para apátridas e refugiados.

Temas em direitos humanos 4: Direito humano à alimentação

Direito humano à alimentação. Antropologia da alimentação. Alimentação, nutrição, saúde e comunidade. Educação para saúde.

Temas em direitos humanos 5: Práticas de solidariedade

Conceito de solidariedade. Estratégias e práticas de/em solidariedade. Solidariedade e voluntariado.

Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. Celso Augusto Schröder
  • Dr. Draiton Gonzaga de Souza
  • Dra. Elaine Maria Costa Machado
  • Dr. Elias Grossmann
  • Dr. Ely José de Mattos
  • Me. Felipe Kirchner
  • Dr. Francisco Arseni Kern
  • Dr. Gustavo de Oliveira Pereira
  • Dr. José Roberto Goldim
  • Me. Leonardo Agostini
  • Dr. Marcelo Bonhemberger
  • Dra. Maria Regina Fay de Azambuja
  • Dra. Maria Rita Macedo Cuervo
  • Dr. Maurício Perondi
  • Me. Paulo César Carbonari
  • Dr. Pedro Savi Neto
  • Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
  • Dr. Sérgio Augusto Sardi

Coordenadores

  • Prof. Dr. Elias Grossmann
  • elias.grossmann@pucrs.br
    Mestre em Direito Público e Doutor em Filosofia, Professor de Teoria Geral do Direito e Direito Internacional Público do Curso de Direito da PUCRS. Coordena e ministra aulas, palestras e oficinas sobre educação para a paz e proteção internacional dos direitos humanos.
  • Prof. Me. Leonardo Agostini
  • leonardo.agostini@pucrs.br
    Licenciado, Mestre e Doutorando em Filosofia, Professor do Curso de Filosofia da PUCRS. Promove, coordena, participa e ministra aulas, palestras, oficinas e cursos sobre ética, teologia e educação e(m) direitos humanos.
  • Prof. Dr. Marcelo Bonhemberger
  • marcelo.bonhemberger@pucrs.br
    Licenciado, Mestre e Doutor em Filosofia, Professor do Curso de Filosofia, Diretor do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, Membro do Comitê de Bioética Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS e Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS. Promove, coordena, orienta e ministra aulas, palestras e oficinas relacionadas à bioética, ética, solidariedade e direitos humanos.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11 a 14/12/2017R$ 459,00
15/12/2017 a 15/01/2018R$ 486,00
16/01 a 15/02/2018R$ 513,00
A partir de 16/02/2018R$ 540,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
R$ 540,00
Matrícula + 20 parcelas de R$ 540,00
PUCRS Alumni
R$ 475,20
Matrícula + 20 parcelas de R$ 475,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
R$ 486,00
Matrícula + 20 parcelas de R$ 486,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
R$ 432,00
Matrícula + 20 parcelas de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
R$ 378,00
Matrícula + 20 parcelas de R$ 378,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie Seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em