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CURSO DE Especialização

Docência no Ensino Superior

7ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Online

Apresentação

Programe-se

Início
22 de Abril de 2019

Inscrições até 08/04/2019

Período
22/04/2019 a 01/05/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente.

Sobre o Curso

O Curso de Docência no Ensino Superior é uma iniciativa da Escola de Humanidade da PUCRS. Trata-se de uma proposta de formação continuada que pretende abordar especificamente questões pedagógicas para a formação do Professor do Ensino Superior. A modalidade a distância visa permitir que um maior número de pessoas possa participar, tanto no RS, quanto em nível nacional.

Objetivos

Compreender a ação didática do professor para atuar no Ensino Superior e analisar o suporte teórico-metodológico necessário ao exercício do magistério no Ensino Superior.

Público-Alvo

Bacharéis de diferentes áreas do conhecimento, bem como professores em geral que queiram aprofundar as questões pedagógicas referentes a docência no Ensino Superior.

Diferenciais do Curso

  • Abordagem interdisciplinar;
  • Aprofundamento dos aspectos didático-pedagógicos na formação do professor do Ensino Superior;
  • Trabalho de conclusão na modalidade de artigo.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Construir ações possíveis para compreender modos de vincular os alunos ao processo de aprender.
  • Reconhecer a posição do aluno no contexto contemporâneo.
  • Realizar planejamento como uma atividade intencional, que busca determinar finalidades explicitando valores e crenças.
  • Identificar as características das concepções epistemológicas clássicas, contemporâneas e pós-modernas, em seus contextos históricos, analisando sua importância para o ato de ensinar, aprender e avaliar.
  • Aplicar as diferentes teorias e as práticas pedagógicas decorrentes, na sala de aula universitária.
  • Analisar o cenário, da organização e das políticas no âmbito da Educação Superior no Brasil, com vistas a estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica e de atitudes favoráveis à formulação, implementação, avaliação e revisão, se for o caso, das referidas políticas.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pré-Requisitos

Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

Ainda, é necessário que o aluno tenha disponível um computador com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso. Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e da defesa do TCC em forma presencial.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia autenticada do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 08/04/2019

Disciplinas

Inserção em EAD: competências e significados

A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; a construção de competências para o aluno virtual; a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco nas aplicações do ambiente virtual.

Neurociência: processos cognitivos no ensino superior

Estudo dos aspectos do desenvolvimento Neuropsicopedagógico desde o pré-natal até a velhice, destacando eventos mais significativos e suas repercussões na aprendizagem bem como os cuidados e atenção dando ênfase ao ambiente sócio–interativo. Análise das dificuldades de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns e também das bases biológicas da inclusão e da aprendizagem, ressaltando a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos.

Recursos Tecnológicos: tecnologias digitais para aulas presenciais e a distância

Estudo das tecnologias digitais, considerando o histórico, premissas, vantagens e limitações do uso dos recursos tecnológicos em disciplinas presenciais, semipresenciais e a distância no ensino superior; analisando a implicação dos mesmos em estudo de casos.

Teorias da aprendizagem: diferentes abordagens

Análise de diferentes concepções epistemológicas clássicas, contemporâneas e pós-modernas, caracterizando as diferentes abordagens da teoria e da prática em educação. Estudo dos contextos educacionais e suas perspectivas de aplicação em sala de aula.

Aluno universitário: o aluno jovem e o adulto no contexto acadêmico

Estudo das características do aluno acadêmico, considerando o jovem e o adulto no contexto da sociedade da informação e suas histórias de vida.

Didática no Ensino Superior: gestão da aula presencial e a distância

Estudo da evolução histórica da Didática, no contexto da prática educativa do Ensino Superior, até os dias atuais. Reflexão propositiva acerca da gestão da sala de aula universitária, entendida como um espaço de estímulo à participação e ao protagonismo, no qual os alunos sintam-se como sujeitos da aprendizagem nas modalidades presencial e a distância, apresentada no sentido de reflexão pedagógica acerca da prática docente inovadora.

Planejamento no ensino superior: da sala de aula à organização institucional

Análise dos componentes e características dos diferentes níveis de planejamento nas Instituições de Ensino Superior (IES): Planejamento Estratégico (PE), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e Planejamento de Ensino.

Organização do ensino superior: do presencial ao virtual

Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político, em interface com o contexto internacional (Processo de Bolonha, dentre outros). Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional; marcos legais; documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão; avaliação institucional interna e externa; responsabilidade social.

Professor universitário: características e papéis

Análise do papel do professor universitário em cursos presenciais e a distância, analisando as habilidades e atitudes requeridas para o exercício da docência face aos desafios e exigências do cenário contemporâneo. Estudo da ética profissional, com vistas à construção da identidade do professor universitário, como sujeito proativo tanto do bem-estar docente quanto da transformação social.

Avaliação: níveis e concepções avaliativas no ensino superior

Compreensão da natureza da avaliação como processo complexo e multifacetado. Discussão crítica dos conceitos de autoavaliação, avaliação da aprendizagem no ensino superior e avaliações externas. Estudo do papel social e pedagógico da avaliação.

Metodologia da pesquisa científica

Essa disciplina focaliza as abordagens epistemológicas da pesquisa. Caracteriza-se pela análise da visão de pesquisa em educação, tendências metodológicas e pela provisão de habilidades específicas para a elaboração de um projeto de trabalho de conclusão.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. A orientação será realizada no ambiente virtual do curso.

Professores

  • Dra. Adriana Beiler
  • Dra. Aline Fay de Azevedo
  • Dra. Bettina Steren dos Santos
  • Dra. Elaine Turk Faria
  • Dra. Joyce Pernigotti
  • Me. Leonardo Agostini
  • Dra. Lucia Maria Martins Giraffa/li>
  • Dra. Priscila Kohls dos Santos
  • Dra. Rosane da Conceição Vargas
  • Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
  • Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli

Coordenação

  • Profa. Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli
  • SBonelli@pucrs.br
    Graduada em Ciências, com habilitação em Biologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (2014). É professora adjunta e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Docência no Ensino Superior. Atua também na Educação Continuada como assessora pedagógica de cursos na modalidade a distância. Foi Coordenadora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, de DEZ de 2004 a JUL de 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação, Formação de Professores e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências, avaliação, supervisão escolar, tecnologias educacionais e aprendizagem. Atuou na Rede Privada de Educação Básica, durante 21 anos, dos quais 16 na Coordenação Pedagógica.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11/2018 a 16/12/2018R$ 255,00
17/12/2018 a 20/01/2019R$ 270,00
21/01/2019 a 17/02/2019R$ 285,00
A partir de 18/02/2019R$ 300,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 300,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 264,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 270,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 240,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 210,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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