CURSO DE Especialização

Educação Inclusiva

O Atendimento Educacional Especializado - 7ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Semipresencial
Turno
Manhã, Noite
Status do Curso
Turma Confirmada

Apresentação

Programe-se

Início
04 de Maio de 2018

Inscrições até 22/04/2018

Período
04/05/2018 a 23/11/2019
394 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente
Sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min, e sábados, das 8h às 11h30min.

Introdução ao Curso

O presente curso se coloca como uma importante alternativa de formação de profissionais capazes de gerir os diferentes processos inclusivos e seus sujeitos. Neste sentido, a Rede Marista assume o compromisso com a formação de seus profissionais na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo a Recomendação nº 3/2017 da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Porto Alegre do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Destaca-se a importante parceria, já consolidada, da PUCRS com a Rede Marista nos cursos de extensão e de especialização já realizados, os quais apontam impactos significativos e contribuições expressivas no cotidiano das escolas maristas.

Objetivos

  • Analisar as políticas e ações da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como o campo teórico que sustenta a atuação dos profissionais envolvidos com a área educacional;
  • Compreeender as práticas pedagógicas, considerando as relações aluno-família-escola e os processos de ensino e aprendizagem;
  • Compreender as diferentes deficiências e/ou necessidades educacionais especiais no que se refere à estruturação subjetiva e cognitiva das pessoas com deficiências e/ou com necessidades especiais;
  • Analisar o papel docente e da gestão educacional, viabilizando a construção de propostas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Compreender e intervir nas diferentes formas de aprendizagem dos sujeitos com deficiências e/ou com necessidades educacionais especiais.

Público-Alvo

Orientadores Educacionais, Supervisores Pedagógicos, Assistentes Sociais,  gestores e docentes da Rede Marista; Professores e gestores da rede pública e particular de ensino; Psicopedagogos, Psicólogos e demais profissionais ligados à Educação

Diferenciais do Curso

  • Interdisciplinaridade;
  • Articulação teórico-prática (em escolas especiais e salas de recursos);
  • Ênfase no AEE (Atendimento Educacional Especializado),em todas as áreas da Educação Especial.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Atuar em serviços de apoio pedagógico, salas de recursos, escolas e empresas;
  • Prestar assesssorias às instituições escolares e empresas.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2017
Término: 26/04/2018

Disciplinas

Desenvolvimento Humano, Família e Aprendizagem

Análise das principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem bem como das representações sociais relativas ao fracasso escolar e à deficiência. Compreensão e caracterização dos principais fatores – individuais, familiares, pedagógicos e sócioculturais – que intervêm nos processos de aprendizagem e na produção do fracasso escolar, levando em conta a complexidade, a diversidade e a historicidade do ato de aprender, na singularidade de cada sujeito.

Neurociências e Aprendizagem

Estudo da neurociência e o desenvolvimento do cérebro nos aspectos anátomo-fisiológicos e as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento, dentro de uma visão do desenvolvimento do ser humano, visando, em especial, a inclusão do sujeito que apresenta alterações em sua aprendizagem.

Metodologia de Pesquisa

Estudo dos aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação. Análise das possibilidades metodológicas da pesquisa com ênfase no Estudo de Caso. Elaboração do projeto de pesquisa.

Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Transtorno de Espectro autista (TEA)

Estudo das condutas específicas do comportamento, o processo de escolarização, o ensino e a aprendizagem. Definição, classificação diagnóstica, aspectos etiológicos e epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico considerando o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões no que refere ao Transtorno do Espectro Autista. O Atendimento Educacional Especializado e as alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados e possibilidades de intervenção pedagógica em diferentes espaços pedagógicos.

O Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla

O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação nas áreas da deficiência intelectual e múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla,considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.

O Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Deficiência Visual

Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum.Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão.

O Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Surdez e Surdocegueira

Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocução necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdocega.

Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Altas Habilidades/Superdotação

Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/ superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação.O papel do Atendimento Educacional Especializado.

Currículo, Planejamento e Avaliação

Análise das relações do planejamento, do currículo e do processo avaliativo, considerando os processos de ensino e de aprendizagem. Análise das adaptações curriculares individualizadas de pequeno e grande porte aos alunos que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Análise e construção de entrevistas, observações, instrumentos e procedimentos pedagógicos de avaliação.

Prática Pedagógica

Visita à instituições e Estudo de Casos. Estudos e análises sobre as práticas e intervenções pedagógicas.

Fundamentos da Educação Inclusiva

Estudo dos conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva. Análise das políticas públicas e seus desdobramentos.

Ludicidade e Aprendizagem

Análise do brincar como elelmento constituinte do ser humano.Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.

Dificuldades e Trastornos de Aprendizagem

Estudo acerca das modalidades de aprendizagem. Análise e conceituação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem. Estudo dos conceitos ligados aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e seus fatores intervenientes.

Tecnologias Assistivas

Estudo dos aspectos teóricos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Transtornos Mentais e a Escolarização

Estudos acerca do referencial teórico metodológico sobre o indefinido das estruturas psíquicas na infância. Análise das modalidades de aprendizagem, processos de letramento e numeralização de sujeitos com quadros psíquicos, considerando as relações entre a constituição subjetiva e a cognitiva como guia para construir processos e práticas inclusivas na escola.

Orientação de Trabalho de Conlusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Augusto Buchweitz
  • Dra. Elaine Milmann
  • Dra. Fabiane Romano de Souza Bridi
  • Dra. Gabriela Dal Forno Martins
  • Dra. Katiuscha Lara Genro Bins
  • Ma. Larice Germani
  • Dra. Liliana Passerino
  • Dra. Luciane Torezan Viegas
  • Ma. Marilena Assis
  • Dra. Marlene Rozek
  • Ma. Raquel Sulzbach
  • Dra. Rosane da Conceição Vargas
  • Dra. Rosane de Oliveira Zimmer
  • Dra. Tânia Fortuna

Coordenadora

  • Profa Dra. Marlene Rozek
  • marlene.rozek@pucrs.br
    Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é integrante do comitê científico consultivo – Universidad de Zaragoza e professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) e do LEPNEE (Laboratório de Ensino e Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Psicopedagogia clínica e institucional, Educação Inclusiva, Educação Especial, Subjetividade e Formação de Professores.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
18 a 19/01/2018R$ 459,00
20 a 22/02/2018R$ 486,00
23/02 a 24/04/2018R$ 540,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 540,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 475,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 486,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 378,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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