Curso de Especialização


Educação Inclusiva – 7ª Edição

A realidade cotidiana das políticas educacionais inclusivas exige um profissional atento e qualificado em áreas abrangentes e muito além das metodologias de ensino. Se faz necessário compreender processos históricos de exclusão e inclusão, aspectos referentes à constituição do sujeito, suas diferentes formas de aprendizagem e as relações que são possíveis de estabelecer na vida social. Os discursos socialmente construídos acerca da incapacidade e da impossibilidade em diversas áreas do desenvolvimento humano tem marcado a vida dos sujeitos com deficiências. Incluir estes sujeitos na escola e na sociedade não tem sido tarefa fácil. VAGAS LIMITADAS!

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 24/04/2018

Dia 04/05/2018

De 04/05/2018 a 23/11/2019

16 meses ou 394 horas-aula

introdução ao curso

O presente curso se coloca como uma importante alternativa de formação de profissionais capazes de gerir os diferentes processos inclusivos e seus sujeitos. Neste sentido, a Rede Marista assume o compromisso com a formação de seus profissionais na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo a Recomendação nº 3/2017 da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Porto Alegre do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Destaca-se a importante parceria, já consolidada, da PUCRS com a Rede Marista nos cursos de extensão e de especialização já realizados, os quais apontam impactos significativos e contribuições expressivas no cotidiano das escolas maristas.

horário das aulas

Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min, e aos sábados, das 8h às 11h30min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

  • Analisar as políticas e ações da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como o campo teórico que sustenta a atuação dos profissionais envolvidos com a área educacional;
  • Compreeender as práticas pedagógicas, considerando as relações aluno-família-escola e os processos de ensino e aprendizagem;
  • Compreender as diferentes deficiências e/ou necessidades educacionais especiais no que se refere à estruturação subjetiva e cognitiva das pessoas com deficiências e/ou com necessidades especiais;
  • Analisar o papel docente e da gestão educacional, viabilizando a construção de propostas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Compreender e intervir nas diferentes formas de aprendizagem dos sujeitos com deficiências e/ou com necessidades educacionais especiais.

público-alvo

Orientadores Educacionais, Supervisores Pedagógicos, Assistentes Sociais,  gestores e docentes da Rede Marista; Professores e gestores da rede pública e particular de ensino; Psicopedagogos, Psicólogos e demais profissionais ligados à Educação

diferenciais do curso

  • Interdisciplinaridade;
  • Articulação teórico-prática (em escolas especiais e salas de recursos);
  • Ênfase no AEE (Atendimento Educacional Especializado),em todas as áreas da Educação Especial.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Atuar em serviços de apoio pedagógico, salas de recursos, escolas e empresas;
  • Prestar assesssorias às instituições escolares e empresas.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

Semipresencial

DISCIPLINAS
Desenvolvimento Humano, Família e Aprendizagem
Análise das principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem bem como das representações sociais relativas ao fracasso escolar e à deficiência. Compreensão e caracterização dos principais fatores – individuais, familiares, pedagógicos e sócioculturais – que intervêm nos processos de aprendizagem e na produção do fracasso escolar, levando em conta a complexidade, a diversidade e a historicidade do ato de aprender, na singularidade de cada sujeito.
Neurociências e Aprendizagem
Estudo da neurociência e o desenvolvimento do cérebro nos aspectos anátomo-fisiológicos e as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento, dentro de uma visão do desenvolvimento do ser humano, visando, em especial, a inclusão do sujeito que apresenta alterações em sua aprendizagem.
Metodologia de Pesquisa
Estudo dos aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação. Análise das possibilidades metodológicas da pesquisa com ênfase no Estudo de Caso. Elaboração do projeto de pesquisa.
Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Transtorno de Espectro autista (TEA)
Estudo das condutas específicas do comportamento, o processo de escolarização, o ensino e a aprendizagem. Definição, classificação diagnóstica, aspectos etiológicos e epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico considerando o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões no que refere ao Transtorno do Espectro Autista. O Atendimento Educacional Especializado e as alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados e possibilidades de intervenção pedagógica em diferentes espaços pedagógicos.
O Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla
O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação nas áreas da deficiência intelectual e múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla,considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.
O Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Deficiência Visual
Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum.Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão.
O Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Surdez e Surdocegueira
Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocução necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdocega.
Atendimento Educacional Especializado - Perspectivas Pedagógicas - Altas Habilidades/Superdotação
Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/ superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação.O papel do Atendimento Educacional Especializado.
Currículo, Planejamento e Avaliação
Análise das relações do planejamento, do currículo e do processo avaliativo, considerando os processos de ensino e de aprendizagem. Análise das adaptações curriculares individualizadas de pequeno e grande porte aos alunos que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Análise e construção de entrevistas, observações, instrumentos e procedimentos pedagógicos de avaliação.
Prática Pedagógica
Visita à instituições e Estudo de Casos. Estudos e análises sobre as práticas e intervenções pedagógicas.
Fundamentos da Educação Inclusiva
Estudo dos conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva. Análise das políticas públicas e seus desdobramentos.
Ludicidade e Aprendizagem
Análise do brincar como elelmento constituinte do ser humano.Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.
Dificuldades e Trastornos de Aprendizagem
Estudo acerca das modalidades de aprendizagem. Análise e conceituação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem. Estudo dos conceitos ligados aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e seus fatores intervenientes.
Tecnologias Assistivas
Estudo dos aspectos teóricos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Transtornos Mentais e a Escolarização
Estudos acerca do referencial teórico metodológico sobre o indefinido das estruturas psíquicas na infância. Análise das modalidades de aprendizagem, processos de letramento e numeralização de sujeitos com quadros psíquicos, considerando as relações entre a constituição subjetiva e a cognitiva como guia para construir processos e práticas inclusivas na escola.
Orientação de Trabalho de Conlusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Augusto Buchweitz
Dra. Elaine Milmann
Dra. Fabiane Romano de Souza Bridi
Dra. Gabriela Dal Forno Martins
Dra. Katiuscha Lara Genro Bins
Ma. Larice Germani
Dra. Liliana Passerino
Dra. Luciane Torezan Viegas
Ma. Marilena Assis
Dra. Marlene Rozek
Ma. Raquel Sulzbach
Dra. Rosane da Conceição Vargas
Dra. Rosane de Oliveira Zimmer
Dra. Tânia Fortuna

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Profa Dra. Marlene Rozek
  • E-mail: marlene.rozek@pucrs.br
  • Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é integrante do comitê científico consultivo - Universidad de Zaragoza e professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) e do LEPNEE (Laboratório de Ensino e Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Psicopedagogia clínica e institucional, Educação Inclusiva, Educação Especial, Subjetividade e Formação de Professores.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 540,00 18 de R$ 540,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de inscrição Período da matrícula Valor da matrícula
11/12 a 15/01/2018 18 a 19/01/2018 R$ 459,00
16/01 a 15/02/2018 20 a 22/02/2018 R$ 486,00
16/02 a 24/04/2018 23/02 a 24/04/2018 R$ 540,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 540,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 486,00
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 475,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 378,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 270,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 24/04/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 18h

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.