Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Educação Transformadora:

Pedagogia, Fundamentos e Práticas - 1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
22 de Março de 2019

Inscrições até 08/03/2019

Período
22/03/2019 a 22/12/2019
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h.

Sobre o Curso

O curso de especialização EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: Pedagogia, fundamentos e práticas, foi concebido a partir da premissa de que uma educação de qualidade pressupõe fundamentação teórica, relação com a prática e movimentos transformadores. O próprio desenrolar dos processos precisa ser inovador caso se pretenda produzir resultados de qualidade.

O curso está composto por um grupo de pensadores contemporâneos que contribuem com a reflexão sobre os aspectos educacionais do século XXI. É um curso aberto para toda a comunidade, tanto docentes, pais, e pessoas interessadas em conhecer mais sobre aspectos relacionados aos processos educacionais.

Sobre os cursos da PUCRS Online

Cursos com aulas presenciais e ou on-line com especialistas e empreendedores de grande sucesso mundial, professores renomados do meio acadêmico e interação entre os alunos.

Lançado por meio da parceria entre PUCRS e UOL Edtech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, além da modalidade presencial, realizada em Porto Alegre, a Pós-Graduação também está disponível de forma on-line para todo o País.

Veja todos os cursos aqui.

Objetivos

  • Proporcionar aos alunos participantes do curso oportunidades de aprendizagem sobre conceitos da pedagogia, em âmbito histórico e contemporâneo e possibilidades de ações para mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem;
  • Oportunizar experiências educativas fundadas na aprendizagem significativa e para promover ações mais ativas e colaborativas que favoreçam os processos de aprendizagem dos alunos;
  • Promover aprendizagens que subsidiem aos participantes, reflexões acerca da didática, currículo, metodologias e as diversas possibilidades de compreender o processo de aprendizagem sob a ótica da complexidade, transdisciplinaridade, criatividade e empatia;
  • Possibilitar a reflexão e estudo da Pedagogia a partir de diferentes áreas do conhecimento.

Público-Alvo

Educadores com foco em metodologias educacionais e pedagogia, gestores educacionais, professores e pedagogos.

Diferenciais do Curso

  • Reflexões interdisciplinares para repensar a formação de professores;
  • Conhecer aspectos relacionados a integração teoria e prática visando capacitar para a prática pedagógica inovadora;
  • Oportunidade de conhecer práticas pedagógicas inovadoras orientadas pelas metodologias criativas;
  • Interdisciplinaridade do corpo docente.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Refletir sobre as práticas pedagógicas, os processos de aprendizagem e a necessidade de mudanças metodológicas na educação.
  • Compreender os processos da inovação e transformação educativa como um elemento inerente à prática pedagógica.
  • Conhecer e se apropriar dos conteúdos teóricos, fundamentais à inovação e transformação educativa de modo a viabilizar a sua aplicação na prática pedagógica.
  • Compreender o potencial das metodologias criativas para promover posturas ativas e colaborativas que favoreçam os processos motivacionais e de aprendizagem dos estudantes.
  • Identificar e vivenciar experiências educativas fundadas em metodologias criativas, a fim de permitir a aprendizagem significativa.
  • Conhecer metodologias criativas, desde o planejamento pedagógico até a sua execução, transpondo os conhecimentos teóricos à prática.
  • Desenvolver competências relacionadas à inovação educativa e criar novas possibilidades de ação para processos de ensino e de aprendizagem que priorize o desenvolvimento integral das pessoas.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 12/12/2018
Término: 08/03/2019

Disciplinas

Uma breve história da humanidade: lições para a educação século XXI

A partir da análise da trajetória humana, estabelecer mapeamento reflexivo acerca dos processos macro-históricos que traduzem as relações entre a Biologia e a História, a diferença entre Homo sapiens e outros animais, bem como as possíveis implicações do tempo às relações de existência.

Teoria da complexidade na educação

Sob a análise dos referencias filosóficos, políticos, sociais e, fundamentalmente, dos referenciais pedagógicos, fecundar reflexão acerca do pensamento complexo que pressupõe a mudança paradigmática. Ser humano e a necessidade de ruptura com a visão organicista, a partir da interação com os diversos conhecimentos. Enfoque aos estudos da constituição e construção do sujeito, levando ao entendimento dos contextos relacionados à trajetória do pensamento humano que emblema práticas e concepções traduzidas na educação contemporânea.

Inteligências múltiplas: descobrindo e desenvolvendo o sujeito aprendente

Conceitualização de inteligências, estruturação mental e as diferentes manifestações no gênero humano na perspectiva gardneriana. A potencialização e valoração das inteligências em contextos históricos. A importância do ensino, aprendizagem e avaliação das inteligências múltiplas. Estratégias pedagógicas que potencializam que contemplem e estimulem as diversas inteligências, contribuindo ao processo de ensino e aprendizagem.

Escolas criativas: libertando o poder criativo na educação

Distinção entre inteligência e criatividade. Importância da criatividade no desenvolvimento humano. Arte como manifestação humana e mobilizadora de criatividade. Ser humano como obra de arte. A arte na educação do séc. XXI e a potencialização de humanização. Mudança de Paradigma no sistema educacional.

Além do currículo: experiência de vida e prática profissional para os saberes docentes

Papel da teoria e da prática na formação do educador. Implicações da formação inicial e formação permanente à prática educativa. A epistemologia da prática profissional na formação docente. Repertório de conhecimentos, saberes específicos à docência do séc. XXI. A pesquisa e a reflexão docentes como objeto de ressignificação da prática.

Educação emocional: o papel da neurociência na aprendizagem

Paradigma cartesiano do primado da razão. Dimensão do ensino e a dimensão da ciência vigoradas na sec. XX. Os modelos científicos e as práticas escolares nas pedagogias dominantes, na educação. Do elogio à razão à exaltação da emoção em educação. A neuroplasticidade cerebral e os processos de ensinar e aprender.

Filosofia da educação

Concepções filosóficas de Espinosa e suas influências na educação. Compreensão dos afetos espinosanos como desejo, democracia e liberdade e suas implicações aos processo de ensino e aprendizagem.

Gestão da escola moderna

Genealogia dos princípios e concepções que influenciaram a gestão educacional. Estudo de conceitos e práticas, de exemplares de gestão democrática no caso brasileiro. A escola como espaço singular da aprendência de democracia. Diferentes
sujeitos da gestão educacional. O papel da gestão da escola na contemporaneidade e suas influências na possibilidade de currículo emancipatório.

Qualidade da experiência no processo pedagógico: o estado de flow

Educação enquanto produção de sentidos e de ressignificação da existência. Caracterização do estado de “flow” e sua relevância ao processo educativo. Estudo da felicidade e criatividade como estados mentais que operam o equilíbrio entre mente e corpo.

Novas tecnologias para novas pedagogias

Educação em tempos do homo sapiens ao homo zappiens. Era digital e a democratização da informação. Educar na era digita. Da informação ao conhecimento; do conhecimento à sapiência: desafios e possibilidades educacionais. Aspectos curriculares vinculados às práticas docentes diferenciadas através das tecnologias digitais. Formação docente e a utilização de ferramentas digitais.

A invenção da pedagogia: história da ciência da educação

A disciplina se propõe a trabalhar as considerações fundamentais sobre a área de Educação com ênfase em História da Educação, a Escola Elementar no sécu­lo XIX, memórias educacionais, a invenção da sala de aula e o ensino monitorial mútuo.

Biologia do conhecimento

A disciplina busca refletir sobre conhecimentos acerca da epistemologia de Humberto Maturana, que parte do estudo do “conhecer” explicando o conhecedor e tomando como ponto principal a experiência do observador e do observar, pois conforme as ideias do autor, nossa experiência com os outros é também uma reflexão sobre as relações humanas em geral e sobre a linguagem e a cognição de nós mesmos.

Inteligência coletiva: benefícios e riscos da educação conectada e tecnológica

A disciplina visa discutir sobre a inteligência coletiva voltadas para o impacto da internet na sociedade, as humanidades digitais e virtuais. Pretende-se, a partir desta disciplina, refletir sobre a mídia informativa, os benefícios e riscos da pedagogia conectada e tecnológica, corroborando com os fatos e suas aplicações na sociedade.

Projetos para a sociedade: a transformação como ferramenta pedagógica

Com a intenção de ampliar a visão de mundo a partir da inserção de projetos didáticos na escola e com um referencial teórico que questiona a fragmentação das ideias compreendendo a realidade a partir de um novo paradigma, pretende-se, a partir do pensamento complexo, compreender a nova era planetária em que vivemos.
Pretende-se com isso, analisar a necessidade de uma reforma educacional, visto que existe hoje em dia um processo de globalização da informação e a escola deve rever sua função e objetivo em nossa época.

Estudar + trabalhar + divertir: o ócio criativo

A disciplina busca ampliar a visão de mundo a partir do conceito de ócio criativo. Pretende-se trabalhar com este conceito, com o intuito de refletir sobre os seguintes aspectos: estudar, trabalhar e prazer. Com trabalho, estudo e diversão, construímos nossa identidade, não mais pelo que temos, mas através do que sabemos. Sabemos que trabalhar é necessário para gerar valor para organizações e indivíduos, só que esse valor não está somente em poder e dinheiro, mas também na capacidade de inovação, criatividade e geração de conhecimento. Refletiremos sobre estes aspectos de nossa sociedade e atuação no mundo.

Por que aprender isso e não aquilo: teorias do currículo na contemporaneidade

Na intenção de refletir sobre a teoria do currículo na perspectiva do pesquisador Michel Appel, da pedagogia crítica e de sua relação entre a educação e a sociedade, pretende-se, discutir sobre os elementos do currículo escolar vigente nos dias atuais, visto que, antigamente, o currículo nada mais era que uma série de temas que deveriam ser transmitidos no ambiente escolar; atualmente busca-se transformá-lo fazendo do currículo uma proposta com ideias possíveis de serem apreendidas nas suas realidades.

Pedagogia Invisível: a utilidade do que "parece" não servir para nada

A disciplina aborda conhecimentos e discussões sobre o acúmulo desmedido de posses e bens e as consequências que podem mudar o espírito das pessoas e o perigo que isso causa para a cultura e a sociedade. Pretende-se refletir sobre as possíveis soluções para mudar o atual cenário educacional acreditando que a cultura e a educação livre sejam alternativas para tornar a sociedade mais humana e sustentável.

Afinal, o que é uma boa didática?

A disciplina aborda conhecimentos sobre o planejamento escolar, estratégias e metodologias de ensino, gestão do tempo em sala de aula, avaliação e inovação educacional visando contribuir para a formação de professores. Pretende-se refletir sobre os desafios encontrados no ambiente escolar, mais especificamente no currículo escolar, questionando as listagens de conteúdos obrigatórios compreendendo o professor como mediador de aprendizagens e interações sociais e humanas nos contextos escolares.

Projetos em educação

Nessa disciplina o aluno recebe as ferramentas para planejamento e constrói seu TCC, que é um projeto prático, no qual desenvolve uma proposta de metodologia de ensino, tendência, empreendimento em educação, ou propõe o aprimoramento de um projeto já existente.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff
  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dra. Aline Fay de Azevedo
  • Dra. Bettina Steren dos Santos
  • Dra. Carla Spagnolo
  • Dra. Edla Eggert
  • Dra. Lucia Maria Martins Giraffa
  • Dr. Luis Gandin
  • Dr. Marcos Villela Pereira
  • Dra. Marlene Rozek
  • Dr. Pedro Savi Neto
  • Dra. Pricila Kohls dos Santos
  • Me. Rafael Korman
  • Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
  • Ma. Silvia Lignon Carneiro
  • Ma. Sonia Beatriz Da Silva Gomes
  • Dra. Sonia Maria De Souza Bonelli

Coordenação

  • Profa. Dra. Bettina Steren dos Santos
  • bettina@pucrs.br
    Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação – Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009). É professora da Escola de Humanidades/Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Processos Motivacionais em Contextos Educativos”; da PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPq.
  • Profa. Dra. Carla Spagnolo
  • carla.spagnolo83@edu.pucrs.br
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2008). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Realizou estágio doutoral no Departamento de Didática e Organização Educativa na Universidade de Barcelona (UB) na Espanha. Atualmente possui bolsa de pesquisa em Educação Superior e Metodologias Ativas pelo Programa Nacional de Pós-doutorado PNPD/CAPES/MEC no programa de pós-graduação em Educação da PUCRS, vinculada ao Centro de Estudos em Educação Superior (CEES).

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula de R$ 570,00 + 18 parcelas de R$ 570,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 570,00 + 18 parcelas de R$ 501,60
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula de R$ 570,00 + 18 parcelas de R$ 513,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula de R$ 570,00 + 18 parcelas de R$ 456,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula de R$ 570,00 + 18 parcelas de R$ 399,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em