Curso de Especialização


Energias Renováveis – 6ª Edição

A demanda por capacitação de recursos humanos em energias renováveis e meio ambiente é crescente e acompanha a evolução política-social mundial. O Brasil como um país em vias de desenvolvimento, está considerando este crescimento e estimula a utilização das energias renováveis como uma forma de diversificar a sua matriz energética conforme a lei 482 da ANEEL de 2012. Diante de tal cenário, a capacitação nestas áreas torna-se tarefa de primordial importância e um constante desafio a ser superado.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 03/04/2018

Dia 13/04/2018

De 13/04/2018 a 27/04/2019

18 meses ou 363 horas-aula.

horário das aulas

Quinzenalmente às sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min e sábados, das 8h às 12h10min e das 13h30min às 17h30min.

objetivos

Contribuir na formação de especialistas capacitados para atuarem na área de energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica (pequenas centrais) e energia da matéria orgânica (biomassa e biocombustível), para atender as demandas e exigências da conjuntura da sociedade atual para um desenvolvimento sustentável, contribuindo para o conhecimento de novas tecnologias, aplicações e de redução do impacto ambiental, integrando universidade, empresas, instituições e sociedade.

público-alvo

Engenheiros, físicos, químicos e demais profissionais atuantes na área de energia.

diferenciais do curso

  • Visitas técnicas a locais e empresas que trabalham com energias renováveis e/ou estimulam o seu uso, com vistas a uma maior integração entre teoria e prática;
  • Aulas práticas em laboratórios especializados;
  • Como apoio para sua formação, o aluno conta com a estrutura do Centro de Pesquisa da PUCRS, formado pelo Núcleo de Tecnologia em Energia Solar Fotovoltaica, e pelo Centro de Energia Eólica;
  • Possibilidade de continuidade de estudos em Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação com excelência nacional, com conceito 5 CAPES.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Conhecer os conceitos, dispositivos e métodos de utilização das energias renováveis;
  • Identificar as potencialidades e limitações das tecnologias em energias renováveis;
  • Avaliar os aspectos legais da introdução de energias renováveis na matriz energética;
  • Discutir os impactos ambientais produzidos pela implantação de projetos na área de energia renovável.

unidade promotora

Faculdade de Física
Instituto do Meio Ambiente

área do curso

Ciências Exatas e da Terra
Engenharias

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Contexto Energético e Elétrico Atual
Evolução no uso dos diferentes tipos de energia; Balanço energético mundial, nacional e do Rio Grande do Sul; Sistema Elétrico de Potência. Fontes convencionais de energia. Energia nuclear; Fontes energéticas alternativas: energia solar, eólica, ondas, marés, e biomassa. Eficiência energética.
Viabilidade Econômica de Projetos Ambientais
Considerações iniciais sobre projetos de investimento. Seleção de investimentos em caso de racionamento de capital. Análise de projetos considerando o risco. Avaliação social de projetos; externalidades e impacto ambiental; avaliação econômica do impacto ambiental; técnicas para análise de projetos ambientais; exigências de instituições de financiamento quanto à análise dos efeitos dos projetos sobre o meio ambiente; exemplos de projetos e investimentos e seus impactos ambientais.
Legislação e Licenciamento Ambiental
Evolução do pensamento jurídico-ambiental internacional, os grandes marcos, aspectos políticos e econômicos envolvidos; Organizações ambientais governamentais e não-governamentais; direito - noções introdutórias: direito objetivo, direito subjetivo, direito natural, direito positivo, direito interno; direito internacional público (clássico); direito internacional privado; direito comunitário; retrospectiva histórica da evolução normativa no plano internacional em matéria de proteção ambiental (tratados, convenções, declarações, conferências, congressos, programas e resoluções); Conferência do Rio: principais tópicos; estruturas econômicas do mundo capitalista; progresso tecnológico e conseqüente impacto ambiental: inadaptação do direito interno e do direito internacional público e privado; necessidade de estabelecimento de meios de controle e de instrumentos de coordenação política sobre manejo ambiental; propostas do direito internacional econômico e do direito do desenvolvimento: seus princípios, fontes e modos de solução dos litígios; proposta integracionista: o modelo comunitário europeu; Procedimentos para o Licenciamento ambiental.
Energia Solar Térmica
Radiação Solar; Mercado Atual; Introdução à energia solar; Conceitos básicos de energia solar térmica; Sistemas de energia solar térmica.
Energia Solar Fotovoltaica
Conceitos básicos de energia fotovoltaica; Os semicondutores e suas propriedades; Célula solar; Processos básicos de fabricação de células solares; Caracterização das células solares; Módulos fotovoltaicos; Sistemas fotovoltaicos autônomos, conectados à rede elétrica e de concentração; Certificação e Caracterização de módulos fotovoltaicos; Componentes eletrônicos de um sistema fotovoltaico.
Biomassa e Biocombustível
Biomassa para energia no mundo. Mercado da Agroenergia e de biocombustíveis. Conceito de Biorrefinarias: da matéria-prima à produção de energia. Recursos naturais no Brasil: potencialidades de aplicação biotecnológica. Critérios de escolha de matérias-primas. Classificação de matérias-primas. Processos Industriais e Operações Unitárias aplicadas à produção de biocombustíveis (biogás, bioetanol e biodiesel). Aproveitamento de coprodutos e valorização de resíduos.
Energia Eólica
Energias Eólica no Brasil e no Mundo. Aspectos de conversão da energia obtida através do vento. Recurso eólico e formas de avaliaçao do recurso eólico. Potencial eólico no Brasil. Atlas eólicos do Brasil e de estados com potencial eólico. Tecnologia de aerogeradores. Introdução ao estudo de parques eólicos. Turbinas eólicas características e curvas de desempenho. Instalação de sistemas de geração eólica. Operação de sistemas eólicos de pequeno e grande porte. Atividades laboratoriais aplicadas a energia eólica.
Energia Hidrelétrica - Pequenas Centrais
Introdução à energia hidraúlica; Conceitos fundamentais da energia hidraúlica; Tipos de turbinas; Micro, mini e pequenas centrais hidrelétricas.
Tópicos Especiais em Energias Renováveis
Ciclo de palestras e visitas práticas que visa apresentar aos alunos assuntos atuais da mídia ligados as energias renováveis, trazendo ao seu encontro pessoas que se destacam em suas áreas de estudo, apresentando aos mesmos, estudos de caso e cases de sucesso em suas áreas específicas; Estruturação de um trabalho de conclusão sob forma de artigo, regras de normalização segundo ABNT; regras para apresentação oral e escrita de trabalhos científicos; orientação do TCC; estudo de casos.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Adriano Moehlecke
Dra. Aline Cristiane Pan
Me. Eberson José Timming Silveira
Dr. Fernando Soares dos Reis
Me. Gebhard Magnus Philippus Knecht
Dra. Izete Zanesco
Dra. Jeane Estela de Lima
Dra. Karine Silva Demoliner
Dra. Letícia Hoppe
Dr. Luis Fernando Carvalho Perello
Esp. Plinio Luiz Slomp
Me. Ronaldo dos Santos Custódio
Dr. Sérgio Boscato Garcia

coordenador

  • Profa. Dra. Aline Cristiane Pan
  • E-mail: aline.pan@pucrs.br
  • Possui graduação em Física pela PUCRS (2002), mestrado em Engenharia de Materiais pela PUCRS (2004) e doutorado em Energia Solar Fotovoltaica pela Universidade Politécnica de Madrid (2009). Tem experiência na área de Energia Solar Fotovoltaica, Física e Engenharia e Tecnologia dos Materiais, com ênfase em materiais semicondutores, atuando principalmente nos seguintes temas: célula solar bifacial de silício, conversores fotônicos e pontos quânticos.

Informações em breve, aguarde!

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O valor diferenciado é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vencidas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 03/04/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Formação superior em engenheira, física, química ou áreas a fins de energia.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.