Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Engenharia de Manutenção 4.0

1ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Março de 2020

Inscrições até 03/03/2020

Período
13/03/2020 a 11/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min e sábados, das 8h às 12h25min.

Sobre o Curso

A transformação digital de ativos requer dos profissionais para aturem nesse ambiente sejam capazes de colaborar para conversão das suas tarefas e dos recursos utilizados para gerar seus resultados de forma eficaz empregando as soluções da indústria 4.0. Para tanto se faz necessário compreender os principais conceitos desse novo ambiente de trabalho, analisando durante o desenvolvimento do curso as suas situações de trabalho para identificar a melhor estratégia de utilização.

Objetivos

Capacitar Engenheiros, Administradores, Economistas, Tecnólogos, Cientistas da Informação e Cientistas da Computação em Engenharia de Manutenção 4.0. O curso preconiza o uso de conceitos e tecnologias da indústria 4.0 e seus serviços para Engenharia de Manutenção, visando formar especialistas em Engenharia de Manutenção na perspectiva da Transformação Digital para satisfazer a demanda nacional (Agenda Brasileira para Industria 4.0) e global em prol do aumento da produtividade na indústria. Em busca da melhoria contínua e incremental dos projetos, processos, materiais e pessoas, envolvendo representantes de governo, indústria e universidade na capacitação em Transformação Digital de Ativos em prol da manutenção. Sendo assim, o objetivo é especializar profissionais para o mercado de Manutenção, em busca do aumento da competitividade, produtividade e sustentabilidade.

Público-Alvo

Graduados com atuação ou com experiência em manutenção.

Diferenciais do Curso

O curso Engenharia de Manutenção 4.0 explora uma abordagem interdisciplinar, permite adquirir conhecimentos teórico-práticos na aprendizagem, inerentes aos conceitos de Indústria 4.0 aplicados à Engenharia de Manutenção. Essas novas metodologias e tecnologias fornecem competências e habilidades destinadas às melhorias na Gestão da Manutenção, Capacidade Operativa e Técnicas de Manutenção, assim como, na Fiscalização de Projeto, Operação e Manutenção por meio das Metodologias de Aprendizagem Problem-Based Learning (PBL). A coordenação do curso define procedimentos e documentos padrões (templates), realiza a capacitação e integração de todos os professores em prol do alinhamento das ações em sala de aula. Sobretudo, o curso se diferencia pela integração das metodologias e tecnologias da Indústria 4.0 com Engenharia de Manutenção, interdisciplinaridade do corpo docente, trabalho de conclusão por meio de artigo científico.

Perfil do Egresso

Implantar abordagens da Indústria 4.0 na Manutenção de ativos em diversos setores, saber os conceitos da Indústria 4.0 destinados à Engenharia de Manutenção, atuar como consultor e ser especialista de implantação da Engenharia de Manutenção Digital, especialmente no setor industrial.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 03/03/2020

Disciplinas

Confiabilidade e Ferramentas Quantitativas

Fundamentos de estatística, probabilidade e confiabilidade; análise de falha; FMEA, DFMEA, PFMEA; árvore de falhas x confiabilidade; aplicações de estudos de caso em softwares específicos.

Manutenção Enxuta

Definições de Lean Maintenance; redução de recursos para ações da manutenção; controle de desperdícios nos serviços de manutenção.

Estratégias de Manutenção Preditiva

Conceitos sobre Manutenção Preditiva; Dinâmica para Diagnóstico e Planejamento de Requisitos na Implantação da Manutenção Preditiva; Tipos de monitoramento da condição; tópicos em Instrumentação e Sistemas embarcados utilizados em MP.

Simulação Estocástica

Conceitos de Modelagem Conceitual e Computacional, Coleta e tratamento de dados, Modelos de Simulação de Eventos Discretos, Validação de Modelos e Análise de Resultados e Simulação de experimentos; Dinâmica Experimental de Simulação na Manutenção.

Gestão Visual de Processos na Manutenção 4.0

Gestão da manutenção 4.0; Conceitos de Gestão Visual; Suporte BIM para a manutenção 4.0. Seminários de Aplicação da Gestão Visual na Manutenção 4.0.

Interoperabilidade

Conceitos de Interoperabilidade de Sistemas; Dinâmica para Análise de Requisitos e Boas Práticas de Implantação; Especificação e Prova de Conceito de Formatos Neutro inerentes ao Fluxo de Informações.

Data Analytics e Big Data aplicáveis aos Sistemas de Manutenção 4.0

Fundamentos de Estatística, Aprendizado de Máquina e Visualização de Dados. Modelos preditivos lineares, lineares generalizados e de séries temporais.

Cyber Physical Systems (CPS) na Engenharia de Manutenção Inteligente

Integração da automação com a engenharia de manutenção; técnicas de prognósticos para manutenção; CPS na Manutenção Inteligente; Exemplos Práticos de CPS; Dinâmica para Aplicação de Projeto de CPS no contexto da Manutenção 4.0.

IIoT e Realidade Virtual na Manutenção 4.0

Contextualização sobre IoT e Industria 4.0 apresentando o conceito, o contexto de utilização, os benefícios e exemplos de sistemas. Discussão sobre a infraestrutura (protocolos de comunicação) e arquitetura de sistema (Edge-Fog-Cloud computing). Discussão e apresentação de plataformas habilitadoras para IoT. Segurança da informação para sistema IIoT: discussão de vulnerabilidades e apresentação de possíveis medidas de proteção. Diferenciar Realidade Virtual e Realidade Aumentada, discutindo suas aplicações na Indústria e Manutenção 4.0. Identificar a crescente importância do uso de Realidade Aumentada na manutenção industrial. Apontar as oportunidades de treinamento em Realidade Virtual, visando redução de custos e melhoria de processos.

Metodologia Científica

A produção textual. Ferramentas de pesquisa on-line. A elaboração de artigo científico. Recomendações práticas para estruturar uma pesquisa, de caráter teórico e/ou prático sobre um tema específico da área de Manutenção.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Carlos Solon Soares Guimarães Jr
  • Me. Edir dos Santos Alves
  • Dr. Edson Ifarraguirre Moreno
  • Dr. Edson Zílio Silva
  • Dr. Fabiano Passuelo Hessel
  • Me. Fernando Lemos
  • Me. Filipi Damasceno Vianna
  • Dr. Filipe Jaeger Zabala
  • Me. Guilherme Froes Silva
  • Dr. Helio Radke Bittencourt
  • Dr. Henrique Benedetto
  • Dr. Jairo José De Oliveira Andrade
  • Me. Milton Machado de Souza Júnior
  • Dr. Otávio Luiz Dibe Vescovi
  • Dr. Renato Ventura Bayan Henriques
  • Me. Tiago Giacomelli Alves

Coordenação

  • Prof. Me. Edir dos Santos Alves
  • edir@pucrs.br
    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo – UPF (1988) e mestrado em Engenharia Mecânica – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/PROMEC (1994). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na Escola Politécnica. Atuou no período de 2007 a 2018 como professor na Universidade Feevale em Novo Hamburgo nos Cursos de Engenharia Mecânica, Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial e Engenharia Industrial. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Controle e Manutenção de Sistemas Mecânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: manutenção mecânica industrial, automação industrial, sistemas hidráulicos e pneumáticos industriais. Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção na Universidade Feevale entre 2012 a 2014. Coordena o curso aberto de Especialização em Engenharia de Manutenção desde 1ª edição 2006 e a edição In-Company na Vale-Hydro em Paragominas/PA pela PUCRS.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em