Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Engenharia de Refrigeração e Climatização

2ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Março de 2020

Inscrições até 03/03/2020

Período
13/03/2020 a 28/02/2022
370 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h15min e sábados, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Sobre o Curso

Único curso de pós-graduação voltado ao setor HVAC (Heating, Ventilation and Air-Conditioning), do Rio Grande do Sul. Aulas presenciais na PUCRS com infraestrutura e material didático. Curso voltado ao setor mercadológico, com conhecimento e estrutura exclusiva. As áreas de interesse foram elaboradas de acordo com as necessidades e evolução no setor HVAC, do conhecimento básico ao avançado. Curso com foco técnico-teórico, com aulas expositivas e visitas técnicas. Professores com ampla experiência na indústria e ensino.

Objetivo

Capacitar engenheiros, arquitetos e profissionais do setor HVAC a elaborar, projetar e executar conceitos técnicos/teóricos no setor industrial, comercial e residencial.

Alavancar conhecimentos em eficiência energética, sustentabilidade, economia de energia e desenvolvimento de soluções nas áreas de conhecimento do condicionamento de ar.

Adquirir conhecimento em conforto térmico aplicado a climatização de ambientes e qualidade do ar de interiores.

Público-Alvo

Graduados em Engenharias, Arquitetura e áreas técnicas e exatas que desejam expandir saberes nas áreas de conhecimento de refrigeração e climatização.

Diferenciais do Curso

Único curso de pós-graduação voltado ao setor HVAC (Heating, Ventilation and Air-Conditioning), do Rio Grande do Sul. Aulas presenciais na PUCRS com infraestrutura e material didático. Curso com foco técnico-teórico, com aulas expositivas e visitas técnicas. Professores com ampla exepriência na indústria e ensino.

Perfil do Egresso

  • Projetar e executar projetos no setor de refrigeração e climatização.
  • Deter domínio de aplicações no setor HVAC voltados refrigeração comercial, industrial e residencial. Projetar sistemas de ar-condicionado de expansão direta e indireta, projetar dutos e sistemas tubulares.
  • Deter conhecimento em desenho técnico aplicado e aplicar soluções inteligentes no setor, dominando os conceitos de eficiência energética e certificações de qualidade.
  • Aplicar conceitos de projetos voltados ao conforto térmico residencial e processos industriais.
  • Deter o domínio das normas e leis que regem os processos de aplicação de ar-condicionado residencial e industrial no Brasil, bem como os processos de manutenção exigidos por lei desde 2018.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 03/03/2020

Disciplinas

Climatização

Estudo das propriedades do ar úmido. Fundamentos de Psicrometria e Estudo da mistura ar – água. Psicrometria: Aquecimento e Resfriamento. A Psicrometria no processo de Umidificação e Desumidificação. Estudo da Potência de Refrigeração e Aquecimento. Processos Psicrométricos diversos. Operações no Ciclo Inverno. Aplicação e dimensionamento do Resfriamento Evaporativo. Cálculo de Carga Térmica em Climatização. Projeto de Dutos e aplicação de Equipamentos de Ar-Condicionado e Aplicações.

Qualidade do Ar Interior

Síndrome do edifício doente e Fontes poluentes, padrões e limites. Avaliação e controle, taxas de renovação de ar, filtragem e noções de Plano de Manutenção, Operação e Controle. Estudo das resoluções normativas de aplicação em edificações habitadas.

Termodinâmica Aplicada ao HVAC

Conceitos fundamentais da Termodinâmica. Estudo e Propriedades de uma substância pura. Avaliação de Energia armazenada e transportada. Estudo e Equação dos gases ideias. Primeira lei da termodinâmica. E Segunda lei da termodinâmica. Análise da Entropia. Irreversibilidade e disponibilidade. Ciclo de Carnot e COP. Ciclos motores e de refrigeração. Utilização de softwares para cálculos de propriedades termodinâmicas.

Refrigeração Comercial

Ciclo básico de refrigeração. Estudo dos Compressores (tipos, aplicações e limites de operação). Trocadores de calor (tipos e aplicações) e Ciclos de degelo. Dispositivos de expansão (capilares, válvulas termostáticas e válvulas eletrônicas). Componentes de sistemas de refrigeração comercial (filtros, visores, válvulas de controle, válvulas de ajuste, tanques e recipientes, sistemas de proteção). Câmaras e expositors e Tubulações e isolantes térmicos. Estudos dos tipos de Fluidos refrigerantes. Retrofit e Impactos ambientais. Fluxograma aplicado a sistemas de refrigeração comercial. Instalações elétricas aplicada a sistemas de refrigeração comercial. Procedimentos de instalação e manutenção. Procedimentos de avaliação de funcionamento e seleção de componentes.

Refrigeração Industrial

Processos de conservação de alimentos. Câmaras frigorificas industriais e Túneis de congelamento. Geradores de gelo. Componentes de sistemas de refrigeração industrial (evaporador inundado, condensadores casco tubo e evaporativo, compressor alternativo e rotativo, válvulas de expansão e boia de nível, válvulas solenóides, separador de óleo e líquido, recipientes de líquido, bomba de recalque de amônia, purificador de amônia. Estudo do Fluxograma aplicado a sistemas de refrigeração industrial. Estudo de Sistemas específicos com NH3 e CO2. Cálculo estimativo de carga térmica para processos industriais. Procedimentos de instalação e manutenção. Procedimentos de avaliação de funcionamento. Modelagem sistemas de refrigeração.

Gestão de Energia

Setor elétrico brasileiro. Conceitos sobre cargas elétricas, demanda e energia. Estudo da Modulação da curva de carga. Compreensão do Sistema tarifário de energia elétrica. Estudo e Compensação de reativos. Gerenciamento da demanda de energia. Equipamentos de medição e análise de energia elétrica. Norma ISO 50001 e Tópicos relacionados com a segurança no uso da eletricidade.

Simulação Termoenergética de Edificações

Estudo e Modelos de cálculo de carga térmica. Metodologia simplificada de carga térmica. Utilização de softwares de carga térmica (HAP). Estudo da Teoria de modelos energéticos. Introdução ao EnergyPlus. Modelagem geométrica, Modelagem de cargas internas e Modelagem de sistemas de climatização. Outputs e resultados da simulação.

Equipamentos e Sistemas em HVAC

Tipos de equipamentos de HVAC e sua aplicação e seleção. Tipos de Sistemas de HVAC e as aplicações. Dimensionamento de componentes em linhas e sistemas HVAC.

Controle e Automação Aplicados ao HVAC

Introdução ao controle automático de sistemas. Elementos básicos em sistemas automáticos: plantas, sensores e atuadores. Máquinas elétricas utilizadas em sistemas de refrigeração e climatização. Partida e controle de máquinas elétricas empregadas em sistemas de refrigeração e climatização. Controladores lógicos programáveis. Introdução às redes de comunicação de dados e sistemas de supervisão.

Desenho Técnico Aplicado

Projeto e instalação de sistema de climatização e refrigeração baseando-se em fundamentos técnicos e científicos relativos a representação arquitetônica de dutos e tubulações de acordo comas normas técnicas e ambientais. Desenvolvimento do raciocínio espacial. Estudo das formas geométricas na área da refrigeração e climatização. Interpretar desenhos técnicos arquitetônico e mecânicos. Desenvolvimento da capacidade de utilizar a representação gráfica (Ferramenta CAD) como forma de comunicação em projetos de engenharia.

Manutenção Aplicada ao HVAC

Estabelecimento de medidas básicas relacionadas aos procedimentos de verificação do estado de limpeza. Extração da sujeira e a manutenção de todos os componentes do sistema de climatização. Qualidade do ar nos interiores e as prevenções aos riscos de saúde dos ocupantes dos sistemas de climatização. Estudo do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Eficiência energética em equipamentos e sistemas de climatização

Estudo dos Ciclos de refrigeração. Estudo das Normas AHRI. Eficiência: COP Rated, ICOP, IPLV, NPLV. Utilização de softwares para cálculos de COP de ciclos de refrigeração. Estudo das Curvas de desempenho de equipamentos de ar condicionado. Análise do Consumo de energia do sistema de climatização. Eficiência energética segundo o LEED. Estudo da ASHRAE 90.1.

Conforto Térmico e Arquitetura Passiva

Noções sobre termodinâmica e transmissão de calor, variáveis climáticas, propriedades térmicas de elementos de construção, ventilação natural em edificações, geometria solar, aspectos de projeto de arquitetura bioclimática.

Acústica Aplicada e Tópicos Especiais

Estudo das Propriedades do som. Conforto acústico e aspectos psicofisiológicos. Radiação sonora de estruturas vibrantes. Estudo da Atenuação sonora e isolamento acústico. Desempenho acústico e medição em edificações. Instrumentação para análise de ruídos e vibrações. Introdução ao controle de ruído das máquinas e à engenharia de controle de ruído, legislação e normas técnicas.

Metodologia do Trabalho Científico

Delimitação do escopo do Trabalho de Conclusão do Curso que agregue conteúdos desenvolvidos ao longo do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Refrigeração e Climatização. Planejamento e desenvolvimento do cronograma de atividades. Levantamento e organização dos recursos necessários para o desenvolvimento das atividades.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Bruno de Rosso Ribeiro
  • Esp. Eduardo Fraga da Costa
  • Me. Eduardo Gus Brofman
  • Me. Marlon Leandro Moraes
  • Me. Odilon Francisco Pavón Duarte
  • Me. Renan Caron Viero
  • Dr. Rubem da Cunha Reis
  • Dr. Sérgio Boscato Garcia
  • Me. Vinícius da Rosa Pepe

Coordenação

  • Prof. Me. Bruno de Rosso Ribeiro
  • bruno.ribeiro@pucrs.br
    Graduado em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Engenharia de Materiais pelo mesmo Programa. Atualmente é professor da Escola Politécnica da PUCRS nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em refrigeração, climatização e projetos, atuando especialmente nos temas de Psicrometria, Eficiência energética e sustentabilidade a partir de estudos do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e certificações nacionais e internacionais . Possui mais de 10 anos de experiência no ramo de climatização, refrigeração e aquecimento nas áreas de projeto, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. É membro da ASHRAE – American Society of Heating Refrigerating and Air-Conditioning Engineers e atualmente é Advisor do grupo de estudos da ASHARE de Porto Alegre (Student Branch POA), sediado na PUCRS.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em