Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Engenharia de Segurança de Barragens

1ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
06 de Março de 2020

Inscrições até 25/02/2020

Período
06/03/2020 a 15/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 17h35min às 22h e sábados, das 8h50min às 12h e das 14h às 19h.

Sobre o Curso

Primeiro Curso de pós-graduação da Engenharia Civil da PUCRS voltado ao setor segurança em barragens, o curso Engenharia de Segurança de Barragens atende a uma demanda reprimida de profissionais na área de barragens com enfoque na segurança de estruturas. Apoiado pela Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais. Aulas presenciais na PUCRS com infraestrutura e material didático. Curso voltado ao setor mercadológico, com conhecimento e estrutura exclusiva. As áreas de interesse foram elaboradas de acordo com as necessidades e evolução no setor de segurança de barragem, do conhecimento básico ao avançado. Curso com foco técnico-téorico – prático, com aulas expositivas e visitas técnicas e inspeções no campo. Professores com ampla expriência na área de barragens e engenharia civil.

Objetivos

Capacitar engenheiros, agrônomos, geólogos e profissionais do setor barragens a inspecionar, verificar a segurança de barragens e projetar e executar as correções necessárias para assegurar a integridade estrutural e ambiental. Alavancar conhecimentos em riscos, sustentabilidade, economia e desenvolvimento de soluções nas áreas de conhecimento barragens e recuperação de obras em riscos de segurança.

Público-Alvo

Graduados em Engenharias, Geologia e Agronomia que desejam expandir saberes nas áreas de conhecimento de segurança de barragens.

Diferenciais do Curso

Procura estabelecer um panorama nacional dos tipos e usos de barragens, fortalecendo o conhecimento prático na área de segurança de barragens Os professores atuam em nível nacional com experiencia em projetos, execução e acompanhamento de obras de barragens, PAE, Plano de Segurança, Obras Hidráulicas, além de monitoramento de barragens de irrigação, abastecimento público, rejeitos de mineração, geração de energia elétrica e defesa contra cheias. Foca em conhecimentos de fundações, estabilidade de macições e soluções atuais de recuperação, através de visão prática e teorica do funcionamento. Aulas presenciais na PUCRS com infraestrutura, material didático e aplicação de programas computacionais. Curso com foco técnico-teórico-prático, com aulas expositivas e visitas técnicas. Professores com ampla exepriência na engenharia civil.

Perfil do Egresso

  • Deter domínio das legislações vigentes, avaliação de riscos de barragens e elaboração de Planos de Ações de Emergência, cadeia de comunicação.
  • Elaborar o Plano de Segurança de Barragens.
  • Avaliação de danos associados ao rompimento das estruturas.
  • Riscos ambientais inerentes ao rompimento de barragens.
  • Realização de cheias e projetos de estruturas hidráulicas de vertedouros, descargas de fundo e dispositivos de segurança.
  • Projetos de recuperação de estruturas de maciço e aplicação geossintéticos para isso.
  • Avaliação de patologia de estruturas de concreto e maciços de terra/enrocamento e recuperação das mesmas.
  • Estabilidade das Barragens de Concreto, Terra e Enrocamento.
  • Aplicação de programas computacionais para cálculo de estabilidade de maciços e percolação de água em fundações.
  • Mecânica de Ruptura Geológica e Fundações.
  • Instrumentação de barragens e fundações.
  • Descomissionamento de barragens.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Graduação em engenharias e/ou geologia.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 25/02/2020

Disciplinas

Legislação de Segurança de Barragem

Descrição da Lei Federal 12.334/2010, Resoluções, Portarias, Normativas e seus desdobramentos; Discussão dos aspectos relacionados a barragens fiscalizadas pela Agência Nacional de Águas, Agência Nacional de Energia Elétrica e Departamento Nacional de Pesquisas Minerais e outros setores para diferentes usos de reservação; Comparação entre as tendências de outros países no setor de segurança de barragens.

Hidrologia aplicada a Barragens

Caracterização de estudos de cheias (Análise Computacional) em reservatórios; Definição de propagação de cheias em reservatório (Análise Computacional); Dimensionamento de Vertedouro; Dimensionamento da Cota de Coroamento; Elaboração de estudo hidrodinâmico de ruptura hipotética de barragens e propagação da onda de ruptura (Análise computacional); Esclarecimento sobre o monitoramento hidrológico mínimo em barragens.

Obras Hidráulicas

Desenvolvimento do conhecimento de dimensionamento de vertedouro, bacia de dissipação, tomada de água, descarga de fundo, adufas de desvio e canais de restituição; Introdução das operações de comportas.

Mecanismos de Rupturas Geológicas

Desenvolvimento de conhecimento das etapas e fases dos estudos geológico-geotécnicas em barragens; Estudo de geologia ligada às bacias hidrográficas e hidráulica (erosão e assoreamento, instabilidade de encostas); Identificação geológico-geotécnica da fundação; Detalhamento dos tipos de prospecção.

Investigações geológico-geotécnicas

Caracterização dos ensaios, sondagens, testes geotécnicos para barragens.

Materiais de Construção

Introdução aos Materiais de Construção Civil; Agregados: Processo de Obtenção, Tipos, Caracterização e Requisitos; Cimento Portland: Processo de Produção, Tipos, Hidratação, Caracterização e Requisitos; Adições Minerais: Tipos, Função, Caracterização e Requisitos; Aditivos Químicos: Tipos, Função, Caracterização e Requisitos; Introdução e Conceitos Básicos de Dosagem; Dosagem Experimental de CCR e Concreto Bombeável; Controle Tecnológico.

Análise de estabilidade de Barragens de Terra e Enrocamento

Desenvolvimento de embasamento para investigação de estabilidade para maciços de terra para barragens; Tipo de maciço e principais aplicações; Relação e interação entre fundação e tipo de maciços; Interação maciço de terra e maciço de concreto; Percolação e filtros; Dimensões mínimas de maciços; Análise computacional de estabilidade de maciço de barragem; Deterioração de Barragens de Terra e Enrocamento.

Análise Estrutural de Maciços de Concreto

Tipos de maciços de concreto; Estabilidade por arraste; Estabilidade por tombamento; Subpressão; Critérios mínimos para garantir estabilidade; Uso de drenos; Efeitos de Recalque; Efeito de sismo; Vedação dos blocos; Dimensões de blocos e juntas de dilatação.

Geossinteticos

Funções dos geossintéticos em barragens (filtração, separação, drenagem, reforço, proteção, e controle de fluxo); Problemas associados a aplicação de geossintéticos; Critério para elaboração de projetos; Métodos construtivos e aplicações.

Instrumentação de Barragens

Tipos de instrumentos para maciços de terra e de concreto; Posicionamento e quantidade mínima de instrumentos; Monitoramento e regularidade das leituras dos instrumentos; Leituras normais x anormais; Indicativos de riscos de ruptura e/ou falha; Sugestões de ações emergenciais.

Patologia do Concreto em Obras Hidráulicas

Introdução a Patologia do Concreto; Danos Originais: Fase de projeto e Produção do concreto; Danos Adquiridos: a) Mecânico: Acidentes, Estrutural, Desgaste por Abrasão e Cavitação; b) Físico: Retração e Deformação Lenta, Ação do Fogo, Gelo e Degelo; c) Químico: Troca Iônica e Carbonatação; d)Físico-Químico: Corrosão da Armadura, Ataque por Sulfato e Cloreto, Lixiviação e Reação Alcáli-Agregado.

Plano de Ação Emergencial (PAE) e Defesa Civil

Quesitos do PAE; Cascata de informações do PAE; Defesa civil; Iminência de rompimentos; Pós rompimentos.

Riscos Ambientais

Fontes de contaminação; Licença de Operação de Barragens; Medidas Mitigadoras em Barragens; Danos ambientais pela ruptura; Monitoramento ambiental.

Inspeção e Gestão de Riscos

Riscos e Inspeção de barragens; Exemplos de casos; Aplicação em campo.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Alan Donassollo
  • Ma. Alice Marques Pereira Lau
  • Me. André Luiz Hebmuller
  • Ma. Bibiana Rodrigues Colossi
  • Ma. Camila de Souza Dahm Smiderleamila
  • Me. Cleber de Freitas Floriano
  • Dr. Eduardo Giugliani
  • Esp. Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior
  • Esp. Felipe Brasil Viegas
  • Dr. Fernando Antonio Piazza Recena
  • Ma. Gracieli Bordin Colpo
  • Dr. Jaime Federici Gomes
  • Dr. Luciano Peske Ceron
  • Ma. Lysiane Menezes Pacheco
  • Dr. Ricardo Girardi
  • Me. Thiago Peixoto Araújo

Coordenação

  • Prof. Dr. Jaime Federici Gomes
  • jaime.gomes@pucrs.br
    Engenheiro Civil CREA-MG 72.016/D – Registro Nacional: 1401394477 formado pela Universidade Federal de Minas Gerais atuando na área de engenharia civil desde a graduação em dezembro de 1997. ÊEnfase em Recursos Hídricos na Graduação.Pesquisador e Bolsista associado ao CNPq e CAPES no programa de Pós-Graduado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com atuação em temas relacionados à dissipação de energia de escoamento proveniente de vertedouros de barragens. Participação de simpósios nacionais e internacionais com 12 artigos publicados, uma dissertação (2000), uma tese em 2006 e uma publicação em periódico nacional. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos com ênfase em Obras Hídráulicas. Doutorado Sanduíche Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) Portugal, e Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior Técnico) Lisboa Portugal.

    Atuação como consultor na área de estudos hidrológicos e hidráulicos relacionados a obras civis de barramento, drenagem urbana pluvial e de esgoto sanitário, bem como estudos sedimentológicos de bacias hidrográficas, urbanas ou não, de pequeno a grande porte durante os últimos 17 anos, com mais de 50 projetos de barragens. Desde setembro de 2006, assume coordenação técnica de projetos de engenharia.

    Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul desde 2015 – Hidráulica, Hidrologia e Geoprocessamento e Impacto Ambiental.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 743,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 787,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 831,25
A partir de 18/02/2020R$ 875,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 875,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 770,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 787,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 700,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 612,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em