Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Epilepsias e Neurofisiologia Clínica

Prática Médica Hospitalar - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2019

Inscrições até 10/01/2019

Período
01/03/2019 a 01/03/2020
2.880 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas e terças, das 9h30min às 11h30min e quintas-feiras, das 8h às 11h.

Sobre o Curso

A Especialização em Epilepsias e Neurofisiologia Clínica é um Curso realizado no Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, com a finalidade de promover a capacitação profissional na interpretação de exames complementares em área de Neurofisiologia Clínica (eletroencefalograma ou eletroneuromiografia.

Objetivo

Capacitar o aluno a interpretar corretamente exames complementares em área de neurofisiologia clínica (eletroencefalografia ou eletroneuromiografia). Correlacionar as informações obtidas de exames neurofisiológicos com as manifestações clínicas das diversas enfermidades neurológicas, desta forma direcionando seu diagnóstico e tratamento.

Público-Alvo

Médicos.

Diferenciais do Curso

Professores e Médicos altamente capacitados nas diferentes subáreas da Neurologia.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

Interpretar exames complementares em Neurofisiologia Clínica (eletroencefalograma ou eletroneuromiografia), correlacionando com a enfermidades neurológicas e direcionando seu diagnóstico e tratamento.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Confira todas as informações do processo de seleção no Manual do Candidato.

Faça o download do Manual do Candidato aqui.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/02/2019
Término: 08/02/2019

Disciplinas

Instrumentação

Esta disciplina visa capacitar o aluno a compreender os seguintes aspectos da Neurofisiologia:
Eletricidade e eletrônica; Campos elétricos e magnéticos; Tratamento dos sinais: relação sinal-ruído; Noções de equipamentos: funcionamento e operação; Conversão analógico-digital e digitalanalógica; Aterramento e normas de segurança elétrica; Eletrodos e sistemas de colocação; Derivações e montagens; Artefatos ; Cuidados com doenças transmissíveis; Princípios para sedação.

Neuroanatomia e Neurofisiologia Básicas

Esta disciplina visa o estudo de:Estrutura do Sistema Nervoso Central; Estrutura do Sistema Nervoso Periférico; Anatomia e fisiologia dos músculos esqueléticos e dos nervos; Neurônios e glia; Potenciais de ação e potenciais pós-sinápticos – transmissão sináptica; Neurotransmissão e neuromodulação; Eletrogênese; Anatomia e fisiologia do sistema motor- Controle motor e Junção neuromuscular; Sistema gama e fisiologia do tônus; fisiologia do movimento; Anatomia e fisiologia sômato-sensitiva; Anatomia e fisiologia dos sistemas visual e auditivo; Organização anatômica e funcional do córtex cerebral; Anatomia e fisiologia do ciclo vigília-sono. Mecanismos de consciência.

Neurologia Clínica

Estudo das principais patologias relacionadas com neurofisiologia: Síndrome piramidal; Transtornos dos movimentos; Síndromes medulares; Doenças do neurônio motor inferior; Mononeuropatias, polineuropatias, plexopatias e radiculopatias; Comas; Síndrome demencial; Envolvimento dos pares cranianos; Miopatias e doenças da junção neuromuscular; Esclerose Múltipla; Distúrbios do sono e ênfase no estudo em Epileptologia.

Eletroencefalograma (EEG)

Estudo e atividades práticas de: Eletrogênese; Noções de polaridade e determinação do campo elétrico; Métodos de ativação e sedação; EEG normal do adulto em vigília e sono; Maturação do EEG: evolução dos padrões de vigília e sono normais; Padrões do EEG de significado não patológico (incerto); EEG nas epilepsias generalizadas – aspectos críticos e intercríticos; EEG nas epilepsias focais – aspectos críticos e intercríticos; EEG nas crises não epilépticas; EEG nos tumores e distúrbios vasculares do SNC; EEG nos processos inflamatórios do SNC; EEG nos idosos e nas demências; EEG nas doenças degenerativas; EEG no trauma crânio-encefálico e nas alterações anóxicas ; EEG no estado de mal epiléptico convulsivo e não convulsivo; EEG nos comas e morte encefálica; EEG e efeitos de drogas.

Eletroneuromiografia (ENMG)

Estudo de noções básicas de: Técnicas e achados normais em eletromiografia; Neurocondução motora e sensitiva: técnicas e aplicações; Reflexo “H” e onda “F”: técnicas e aplicações; Reflexos do piscamento, masseteriano e bulbocavernoso; ENMG nas doenças dos motoneurônios, raízes e plexos; ENMG nas polineuropatias periféricas; ENMG nas mononeuropatias e síndromes compressivas de nervos periféricos; ENMG na miastenia gravis e outras patologias da transmissão neuromuscular; ENMG nas miopatias; ENMG nas doenças musculares caracterizadas por atividade muscular anormal; Neuronopatias sensitivas.

Potenciais Evocados (PE)

Estudo de noções básicas de: Aspectos gerais dos potenciais evocados – Definição, tipos, geradores, estimulação e registro; Características gerais dos PE – Significado clínico geral dos Potenciais Evocados (Potencial Evocado Visual, Auditivo e Eletrorretinograma); Audiometria de tronco cerebral (BERA): aspectos otológicos; PEA de média e de longa latência; Eletrococleografia. PE sômato-sensitivo (PESS); PE – avaliação multimodal; P300; PE motor e estimulação magnética transcrâniana; Monitoração intraoperatória com PE.

Polissonografia (PSG)

Esta disciplina é focada na polissonografia do periodo neonatal a adolescência. Capacitar o aluno para o reconhecimento dos padrões eletroencefalograficos evolutivos idade dependente assim como na caracterização dos estágios do sono. Possibilitar ao aluno a vivencia de acompanhar os exames realizados no Laboratório de Neurofisiologia Clinica e de praticar a leitura de exames sob orientação.

Monitoração Neurofisiológica (Vídeo EEG e Eletrocorticografia)

Estudo e atividades práticas de: Monitorização intensiva e intraoperatória; EEG em UTI; Vídeo-EEG; Análise quantitativa do EEG.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. André Luis Fernandes Palmini
  • Me. Jefferson Becker
  • Ma. Magda Lahorgue Nunes
  • Me. William Alves Martins

Coordenação

  • Prof. Dr. André Luis Fernandes Palmini
  • andre.palmini@pucrs.br
    Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), residência médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1987), Clinical and Research Fellowship em Epileptologia e Neurofisilogia Clínica pelo Montreal Neurological Institute, McGill, University (1991), doutorado em Neurologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Neuroimagem funcional e epilepsia pela Katholieke Universiteit Leuven, em Leuven na Bélgica e em Epileptologia Clínica pelo University College London. Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Diretor Científico do Programa de Cirurgia da Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS e Professor Adjunto de Medicina Interna, Divisão de Neurologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 11 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em