Curso de Especialização


Espaços Educadores Sustentáveis – 1ª Edição

O curso de especialização em Espaços Educadores Sustentáveis proporciona a formação de especialistas com a premissa da atuação através de vivências significativas que promovam através do repensar do espaço físico, do currículo e da gestão escolar, o senso de responsabilidade pelas ações humanas sobre a natureza.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 28/11/2016 a 22/03/2017

Dia 01/04/2017

De 01/04/2017 a 27/04/2018

363 horas-aula ou 12 meses.

introdução ao curso

Em tempos de uma crescente fragilização da relação sociedade/natureza a ação de educadores sensíveis e capacitados a atuarem a partir da temática ambiental é ainda uma necessidade. Tendo como base a Política Nacional de Educação Ambiental, que considera a Educação Ambiental um componente essencial nos currículos de todos os níveis e modalidades de ensino, o curso de especialização em Espaços Educadores Sustentáveis tem como objetivo capacitar profissionais de espaços formais e não formais à ação educativa ambientalmente orientada articulando saberes relativos à reestruturação do espaço físico, currículo e gestão.

horário das aulas

O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente. As avaliações presenciais ocorrerão nas seguintes datas: 28/07/2017, 15/12/2017, 20/04/2018 e 27/04/2018 (prova de recuperação), das 19h30min às 22h45min (horário de Brasília), e serão realizadas nas seguintes Salas de Apoio Virtual: Batatais (SP), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Canela (RS), Chapecó (SC), Criciúma (SC), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Jaraguá do Sul (SC), Joaçaba (SC), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Rio Grande (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Santo Ângelo (RS), Santos (SP), São Paulo (SP), Taguatinga (DF) e Uruguaiana (RS). Qualquer alteração nestas datas será comunicada com antecedência.

objetivos

  • Formar especialistas em Espaços Educadores Sustentáveis para a atuação interdisciplinar em espaços educativos formais e não formais com enfoque na sensibilização pela vivência;
  • Sensibilizar profissionais da educação quanto à necessidade do aprendizado através de vivências significativas;
  • Atualizar os profissionais quanto ao contexto nacional e internacional da Educação Ambiental, destacando as principais políticas públicas referentes ao tema;
  • Ampliar o uso de ferramentas de tecnologias educacionais através da plataforma EAD;
  • Promover a atualização acerca do uso sustentável dos elementos naturais;
  • Capacitar profissionais quanto à produção e uso de estruturas educadoras sustentáveis;
  • Capacitar profissionais na elaboração de projetos e na divulgação de argumento científico;
  • Capacitar profissionais na elaboração de material didático.

público-alvo

Graduados nas diversas áreas do ensino com interesse sobre a temática de ambientalização de espaços educadores.

diferenciais do curso

  • Possibilidade de Visita ao Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza, Pró-Mata, localizado em São Francisco de Paula, RS ou acompanhamento à distância em áreas semelhantes próximas aos candidatos residentes em outros estados;
  • Flexibilidade de horários e local para estudos;
  • Alinhamento com as tendências mundiais em educação interdisciplinar para a sustentabilidade;
  • Corpo Docente com reconhecida experiência.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Realização de atividades interdisciplinares a cerca da temática ambiental utilizando o espaço físico;
  • Atuação na gestão escolar para o desenvolvimento conjunto de atividades alinhadas com a temática ambiental;
  • Atuação na gestão curricular a cerca da visão interdisciplinar da temática ambiental;

depoimentos

Espaços formais e não formais de ensino possuem a oportunidade quase única de agregar a comunidade para a discussão coletiva sobre temas atuais e, às vezes, polêmicos, os quais incluem o contraponto entre o uso humano dos recursos naturais e a preservação da natureza. Assim, a formação de profissionais que contribuam através de uma postura gerencial alinhada com a abordagem pedagógica para uma relação mais consciente e harmoniosa entre seres humanos e natureza é um dos principais focos do Curso de Especialização em Espaços Educadores Sustentáveis.
Coordenadora Dra Rosane Souza da Silva
A crise ambiental atual nos fez chegar em um momento de repensar a relação entre a sociedade, a educação e o ambiente. E diante deste cenário, a ambientalização dos espaços educadores emerge como uma resposta esperançosa e transformadora para os novos desafios.
Profa. Chalissa Wachholz

unidade promotora

Escola de Humanidades
Instituto do Meio Ambiente

área do curso

Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências Humanas

modalidade

A Distância

DISCIPLINAS
Inserção ao Ensino à Distância
A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso. A construção de competências para o aluno virtual. A inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação.
Economia Ambiental
Fundamentos de economia ambiental. Valoração de bens e serviços associados ao meio ambiente. Instrumentos econômicos para a gestão ambiental. Comércio internacional e meio ambiente. Processos de financiamento de projetos ambientais.
Introdução à Educação Ambiental
Estudo das concepções, dos fundamentos e da trajetória de institucionalização da Educação Ambiental no Brasil que a constituem como uma prática pedagógica voltada para a formação de sujeitos ambientalmente orientados e de uma sociedade sustentável.
Políticas Públicas em Educação Ambiental no Brasil
Política Nacional do Meio Ambiente e seus instrumentos de proteção ambiental; leis ambientais estaduais e municipais e políticas públicas da educação ambiental, fundamentos históricos e dimensões da educação ambiental, contribuições para o desenvolvimento da educação ambiental e da sustentabilidade.
Recursos naturais e Sustentabilidade
Introdução aos conceitos de recursos naturais, conservação da diversidade biológica, gestão sustentável de recursos naturais, impactos ambientais e correlações com problemas ambientais atuais.
Princípios da Permacultura
Histórico, ética e princípios que fundamentam a Permacultura. Métodos de planejamento do espaço segundo os princípios da Permacultura. Educação e cultura Sustentável. Contribuições da Permacultura na construção de um Espaço Educador Sustentável.
Espaços Educadores Sustentáveis I – O Espaço Físico
Introdução ao estudo dos espaços educadores sustentáveis em uma perspectiva socioambiental utilizando conceitos da permacultura para a transformação do espaço físico para a promoção do uso sustentável da terra, do ar, da energia e da água. Reflexão sobre a importância da atuação educativa em tais espaços e da possível contribuição para ampliação de uma consciência para a questão ambiental.
Espaços Educadores Sustentáveis II – O Currículo
Escolarização e Currículo. Currículo como construção social. Teorias Críticas do Currículo. Inserção da temática ambiental no currículo – Ambientalização Curricular. Transversalização da Educação Ambiental. Desafios e possibilidades na inserção do tema ambiental nas disciplinas da Educação Básica.
Espaços Educadores Sustentáveis III – A Gestão
Sustentabilidade e Projeto Político Pedagógico, Agenda 21. Sustentabilidade social, gestão participativa em dimensões como democracia, equidade e diversidade. Criação de espaços institucionais. Planejamento da rotina da escola estabelecendo relações entre a comunidade escolar e seu entorno, valorizando e promovendo a construção de novas práticas ambientais nos diferentes espaços. Identificação da pegada ecológica da escola no que se refere ao uso de água, energia, produção de resíduos e conforto térmico. Política de compras verdes para alimentação, materiais de limpeza, matérias de uso escolar e serviços contratados. Trabalho com os 5R.
Redação Científica
Capacitação sobre a formulação de projetos, trabalhos de conclusão de curso e de divulgação científica.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Orientação de alunos quanto à temática selecionada para o Trabalho de Conclusão de Curso.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Ma. Fernanda Denardin Walker
Dra. Isabel Cristina de M Carvalho
Ma. Chalissa Beatriz Wachholz
Dr. Pedro Maria Abreu Ferreira
Dra. Letícia Hope
Dra. Rosane Souza da Silva
Dr. Pedro Maria Abreu Ferreira
Ma. Lilian Alves Schmitt
Ma. Amanda Nascimento da Silva
Dr. José Luis Schifino Ferraro
Dra. Gerti Weber Brum

coordenador

  • Profa. Dra. Rosane Souza da Silva E-mail: rosane.silva@pucrs.br

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 440,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 440,00 + 18 de R$ 396,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 440,00 + 18 de R$ 387,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 440,00 + 18 de R$ 352,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 440,00 + 18 de R$ 308,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 220,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O valor diferenciado é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vencidas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 22/03/2017

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço: Coordenadoria de Educação a Distância - PUCRS VIRTUAL Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - 9º andar 90619-900 - Porto Alegre/RS

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. Ainda, é necessário que o aluno tenha disponível um computador com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso. Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e da defesa do TCC em forma presencial.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.