Curso de Especialização


Fatores Humanos e Gestão de Segurança – 2ª Edição

Fatores Humanos é o conjunto de ciências que estudam todos os elementos que contribuem com a relação interativa do homem, em um dado ambiente, com os diversos sistemas que o cercam e que são determinantes na sua dinâmica, eficiência e eficácia. Trata da otimização do bem estar humano e do desempenho global que envolve todas as etapas de atividade dos sistemas (projeto, operação e manutenção), contribuindo para a adaptação do ambiente de trabalho às características, habilidades e limitações das pessoas, com vistas ao seu desempenho eficiente, eficaz, confortável e seguro. O curso conta com a participação de professores da Embry-Riddle Aeronautical University (EUA) e da Lund University (Suécia).

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 01/06/2017 a 03/08/2017

Dia 17/08/2017

De 17/08/2017 a 14/09/2018

13 meses ou 267 horas-aula.

introdução ao curso

Pesquisas com base em investigações das causas de acidentes e incidentes aeronáuticos, ocorridos com aeronaves de empresas aéreas comerciais, identificam aspectos que tiveram o elemento humano como fator contribuinte em mais de 80% dos casos. Tais constatações suscitaram o consenso entre as empresas aéreas, indústria aeronáutica e governo quanto à necessidade de incrementar programas de treinamento em Fatores Humanos, com o objetivo de implementar as práticas de gestão de segurança na atividade aérea, propiciando a aquisição de conhecimentos aeronáuticos relacionados com a Medicina Aeroespacial, a Psicologia na Aviação e a Engenharia de Sistemas de Segurança.

horário das aulas

O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e demais solicitações dos professores das disciplinas.

As avaliações presenciais ocorrerão nas quintas e sextas-feiras das 08h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min nas seguintes datas: agosto de 2017, dias 17 e 18 outubro de 2017, dias 26 e 27; fevereiro de 2018, dias 08 e 09; maio de 2018, dias 17 e 18; julho de 2018, dias 26 e 27; agosto de 2018, dias 16 e 17; e setembro de 2018, dias 13 e 14.

Veja o cronograma completo das aulas em DISCIPLINAS.

objetivos

Formar Profissionais capazes de:

  • Conduzir estudos e investigações sobre eventos de segurança pautados em ética;
  • Gerar aprendizado às organizações sobre como melhorar os índices de segurança;
  • Implementar e gerenciar sistemas de gerenciamento de segurança operacional efetivos;
  • Construir avaliações de risco;
  • Capacidade de refletir criticamente sobre o conhecimento disponível nas ciências de segurança.

público-alvo

Profissionais que trabalhem no segmento de gestão ou segurança de voo/operacional na aviação Brasileira, incluíndo mas não restrito à: Pilotos, controladores, gestores de aviação civil e aeroportos, gestores de segurança operacional. Outros gestores e profissionais que trabalhem com gestão de sistemas sociotécnicos complexos.

diferenciais do curso

  • Docentes com larga experiência na área de fatores humanos e segurança na aviação;
  • Modalidade semipresencial, para melhor atender público com funções ativas na indústria de aviação;
  • Uma das únicas especializações do mercado voltada a profissionais da aviação.
  • Participação de professores da Embry Riddle Aeronautical University, Entidade de referência mundial na formação de pilotos

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Conduzir estudos e investigações sobre eventos de segurança pautados em ética;
  • Gerar aprendizado às organizações sobre como melhorar os índices de segurança;
  • Implementar e gerenciar sistemas de gerenciamento de segurança operacional efetivos;
  • Construir avaliações de risco;
  • Capacidade de refletir criticamente sobre o conhecimento disponível nas ciências de segurança.

unidade promotora

Faculdade de Ciências Aeronáuticas

área do curso

Engenharias

modalidade

Semipresencial

DISCIPLINAS
Introduction to Human Factors (presencial)
Constitui em um encontro presencial de dois dias, com palestras e discussões a respeito da aplicação de fatores humanos na indústria aeronáutica e outras organizações de alta confiabilidade. Este primeiro contato tem entre suas funções um nivelamento essencial dos ingressantes para dar início ao currículo do curso.
Safety and Accident Theory
Discute, apresenta e contrasta as diferentes visões sobre como a segurança é alcançada e como os acidentes ocorrem em sistemas sociotécnicos complexos. Essas visões são colocadas no contexto sócio-histórico e são discutidas suas consequências a gestão de segurança.
Human Error
Esta disciplina busca apresentar, contrastar e discutir as abordagens "old view" e "new view" para o erro humano. Inclui discussão de conceitos como bad apple theory, folk models, dificuldade de definição do conceito de erro humano, hindsight and outcome bias, racionalidade local e patterns of breakdowns.
Learning Lab I (presencial)
Fechamento do Módulo. Palestras, discussão presencial e prova presencial. Discussão sobre criticidade e diferentes interpretações do erro humano. Estudo de caso.
CRM & Team Performance
Evolução do CRM e seu uso nos dias atuais. Discussões sobre aplicação e seu efeito em Desempenho de equipes. Construção do ambiente colaborativo, diretividade, Interprevisibilidade e referencial comum.
Risk Assessment
A disciplina apresenta e discute criticamente os fundamentos da análise de risco baseado no modelo de SMS proposto pela ICAO. São discutidos conceitos como sistemas de gestão, ciclo PDCA, perigo, risco e controles. Proporciona ainda aos alunos aplicações práticas de algumas ferramentas de análise de risco.
Resilience Engineering
A disciplina aborda conceitos, princípios e práticas de Engenharia de Resiliência (ER), enfatizando aplicações na aviação. São abordados: características de sistemas complexos e o papel da resiliência, avaliação da resiliência, indicadores de desempenho em segurança sob a perspectiva da ER, projeto de folgas/margens de manobra, método de análise da ressonância funcional (Functional Resonance Analysis Method, FRAM), capacitação de operadores sob a perspectiva da ER, análise cognitiva de tarefas.
Learning Lab II (presencial)
Discussões críticas sobre assuntos do Módulo. Artigos sobre sistemas resilientes, gestão do risco e coordenação de equipes de resposta à crise e emergência e situações, pouco estruturadas, com objetivos dinâmicos e trade-offs de produção e proteção.
Safety Management Systems
Esta disciplina traz estudos em profundidade de sistemas de gestão de segurança operacional (SGSO/SMS), incluindo gestão de riscos, Cultura positiva de segurança; princípios de gestão de qualidade; ferramentas e métodos reativos, proativos, e preditivos; Implementação de SGSO/SMS; gestão de segurança retrospectiva e proativa e programas de linha aérea de segurança proativa, incluindo compartilhamento de dados e suas limitações.
Crisis Management
Uma introdução a gestão de crise e continuidade organizacional. O conteúdo se baseia no modelo da FEMA (Federal Emergency Management Agency) de Gestão Compreensiva de Emergência e outros programas dos EUA e FAA como "National Response Framework", "National Incident Management System" e "National Infrastructure Protecniona Plan"; relacionamento intra e inter governamental para prontidão à emergências; modelos de resposta e gestão pós crise; Papéis das esferas públicas e privadas e parcerias para gestão de crises e emergências; Planos de contingência e recuperação e comunicação.
Safety Culture
Contraste das visões de cultura através das abordagens essencialista e contextual. A cultura de segurança resoniana e a de Hutchins. Cultura Justa: contraste entre a justiça reparadora e a retributiva no julgamento moral de operadores após eventos de segurança; o problema dos frameworks de cultura justa.
Learning Labs III (presencial)
Discussões a respeito de "Porque acidentes acontecem?"
Aerospace Medicine
Disciplina com ênfase no estudo do homem e os efeitos das condições de voo sobre seu organismo, incluindo: Divisão física e fisiológica da atmosfera; Lei dos gases, hipóxia, hiperventilação e toxicidade ao oxigênio. Câmaras Hipobáricas. Disbarismos e doenças da descompressão. Câmaras Hiperbáricas. Forças acelerativas. Desorientação espacial, ilusões vestibulares. Visão e ilusões visuais. Ambiente de cabine. Ruídos e vibrações. Fisiologia do Exercício e Biomecânica. Transporte do Passageiro Especial. Emergências Médicas a bordo. Uso do Desfibrilador Externo Automático. Reanimação cardiopulmonar na atitude e na hipo/microgravidade simuladas. Fisiologia dos Ambientes Extremos. Hipotermia e Hipertermia. Doença da Montanha. Uso de vídeos com ilustração de atividades práticas: hipóxia por mistura gasosa do ar inspirado ou em câmara normobárica de hipóxia; desorientação espacial em Cadeira de Bárány e desorientador linear; Visão noturna, cromática e ilusões visuais; Força G e Reanimação cardiopulmonar (BLS).
Fatigue
Esta disciplina irá abordar a compreensão da fadiga em operações complexas relacionadas à aviação, a partir de uma abordagem Bio-psico-social, buscando uma compreensão aprofundada do fenômeno e seu efeito no desempenho humano; Métodos e ferramentas para mitigar os efeitos da fadiga neste tipo de operação.
Aviation Psychology
Teoria e estudos de caso explorando e aprofundando aspectos psicológicos da Tomada de Decisão em nível organizacional, de equipes e individual. Decisão Naturalista e Racional. Realidade construída e visão perspectivada.
Learning Labs IV (presencial)
Estudos de caso envolvendo fisiologia humana e sistemas complexos, em especial no ambiente aeroespacial. Saúde física e mental. Fechamento do módulo e prova escrita presencial.
Research Methods 
Definição de método científico, técnicas de coleta, organização e análise de dados. Contraste entre métodos qualitativos e quantitativos utilizados na pesquisa em fatores humanos e gestão de segurança. Métodos e técnicas para a pesquisa social. Design Science Research, Estudo de Caso, Etnografia cognitiva, Micro versus macro pesquisa.
Learning Lab V (presencial)
Fechamento do Módulo. Palestras, discussão presencial e prova escrita presencial. Discussão de exemplos e artigos metodológicos. Discussão de propostas de projeto, problemas de pesquisa. Pareamento de orientadores conforme linhas de interesse e projetos.
Thesis, online
A última etapa do curso compreende a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, no formato de um artigo, abordando um problema prático relacionado a fatores humanos.

Cronograma geral de atividades:

 
TÓPICOS INÍCIO FIM MODALIDADE
Módulo 1 Introduction to Human Factors 17/08/17 18/08/17 PRESENCIAL
Safety and Accident Theory 21/08/17 15/09/17 EAD
Human Error 25/09/17 20/10/17 EAD
Learning Lab I 26/10/17 27/10/17 PRESENCIAL
Módulo 2 CRM and Team Performance 06/11/17 17/11/17 EAD
Resilience Engineering 20/11/17 21/12/17 EAD
Risk Assessment 22/01/18 02/02/18 EAD
Learning Lab II 08/02/18 09/02/18 PRESENCIAL
Módulo 3 Safety Managent Systems 19/02/18 16/03/18 EAD
Crisis Management 26/03/18 06/04/18 EAD
Safety Culture 16/04/18 11/05/18 EAD
Learning Lab III 17/05/18 18/05/18 PRESENCIAL
Módulo 4 Aerospace Medicine 28/05/18 08/06/18 EAD
Fatigue 18/06/18 29/06/18 EAD
Aviation Psychology 09/07/18 20/07/18 EAD
Learning Lab IV 26/07/18 27/07/18 PRESENCIAL
Módulo 5 Research Methods 06/08/18 31/08/18 EAD
Learning Lab V 13/09/18 14/09/18 PRESENCIAL
Thesis, on-line 17/09/18 17/03/19 EAD

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Alan Stolzer
Dr. Albert Bouquet
Dr. Eder Henriqson
Dr. Guido Cesar Jr
Dr. João Castro
Dr. Johan Bergstrom
Me. Lucas B Fogaça
Dra. Mary Kathleen Gorman
Dr. Niklas Dalstrom
Dra. Priscila Wachs
Dra. Selma Ribeiro
Dra. Tais Russomano
Dr. Tarcísio Saurin

coordenador

  • Prof. Dr. Eder Henriqson
  • E-mail: ehenriqson@pucrs.br

    Pós-Doutorado na Griffith University (Austrália), Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sanduíche na Lund University (Suécia). Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Piloto Comercial ? Avião, Instrutor de Voo, Agente de Segurança de Voo (ASV), Instrutor de CRM e Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional. Atualmente, é Diretor de Graduação da Pró-Reitoria Acadêmica e professor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS. Atua como docente/pesquisador no Curso de Ciências Aeronáuticas, no Programa de Pós-Graduação em Administração e no Aviation Lab do Centro de Microgravidade da PUCRS. É professor/pesquisador afiliado ao Lund University Center for Risk Assessment and Management (Suécia). Possui atividades de pesquisa em colaboração com o Safety Science Innovation Lab da Griffith University (Austrália). As áreas de interesse em pesquisa envolvem transporte aéreo, estratégia, engenharia de sistemas cognitivos, tomada de decisão, fatores humanos, cultura organizacional, sistemas de gestão de segurança, investigação de acidentes, resiliência organizacional e sistêmica, desastres, gerenciamento de crises e métodos de pesquisa social.

  • Prof. Me. Lucas Bertelli Fogaça
  • E-mail: lucas.fogaca@pucrs.br

    Mestre em Administração/Estratégia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) onde desenvolveu dissertação abordando a tomada de decisão e mapeamento de variabilidade em centros de operação de companhias aéreas regulares. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Piloto Comercial, Instrutor de voo, Agente de Segurança de voo (ASV). Atualmente é Coordenador do Departamento de Treinamento de Voo e Professor na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS. Áreas de interesse em pesquisa envolvem transporte aéreo, estratégia, tomada de decisão, cultura organizacional, gestão de segurança, fatores humanos, investigação de acidentes, resiliência, resposta a desastres e gerenciamento de crises. Doutorando em Administração pela PUCRS (Estratégia).

PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 1.800,00
Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 1.800,00 + 18 de R$ 1.620,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 1.800,00 + 18 de R$ 1.584,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 1.800,00 + 18 de R$ 1.440,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 1.800,00 + 18 de R$ 1.260,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 900,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vincendas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 01/06/2017 a 03/08/2017

Atendimento do Centro de Educação Continuada, prédio 40, sala 201.

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

O candidato deverá possuir experiência com conhecimentos e/ou desenvolver atividades na área de aviação. Ser portador de diploma de curso superior e possuir habilidades oral, leitura, compreensão e fala na língua inglesa, pois algumas aulas serão ministradas por professores internacionais. Grande parte dos materiais utilizados no curso são disponibilizados somente na língua inglesa.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados.