Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Finanças, Investimentos e Banking

2ª Edição

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
25 de Março de 2019

Inscrições até 11/03/2019

Período
25/03/2019 a 25/07/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
segundas, terças e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Sobre os cursos da PUCRS Online

Cursos com aulas presenciais e ou on-line com especialistas e empreendedores de grande sucesso mundial, professores renomados do meio acadêmico e interação entre os alunos.

Lançado por meio da parceria entre PUCRS e UOL Edtech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, além da modalidade presencial, realizada em Porto Alegre, a Pós-Graduação também está disponível de forma on-line para todo o País.

Veja todos os cursos aqui.

Objetivos

  • Oferecer aos participantes uma formação sólida e abrangente para o mundo corporativo de finanças, investimentos e banking;
  • Preparar o profissional para posicionar-se em cargos estratégicos de gerência e direção de instituições financeiras como bancos, corretoras, cooperativas, financeiras, entre outras;
  • O curso tem o propósito de desenvolver competências humanas como gestão de pessoas, liderança, vendas, finanças comportamentais, entre outras essenciais para profissionais que aspiram posições de liderança e empreender no mercado de finanças;
  • Faz parte do planejamento do curso cobrir os assuntos técnicos necessários às principais certificações do mercado financeiro, como CPA 20, Ancord, CFP, CEA.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 12/12/2018
Término: 11/03/2019

Disciplinas

Sistema financeiro nacional e macroeconomia

O objetivo da disciplina é instrumentalizar o aluno para compreender as instituições financeiras em meio a um ambiente macroeconômico e regulatório. Ao fim do curso o aluno terá uma sólida compreensão das atuações do Banco Central, mercado monetário e cambial, percebendo os limites de atuação de instituições financeiras nesse cenário, bem como prever suas tendências para bom planejamento de suas instituições.

Serão abordados tópicos macroeconômicos importantes como: regime de Metas de Inflação; Instrumentos de Política Monetária, Sistema SELIC, Mecanismos de Transmissão da Política Monetária, Regimes Cambiais.

Produtos e serviços financeiros

O objetivo da disciplina é abordar todos os principais produtos financeiros existentes no mercado brasileiro.

Serão vistas características essenciais dos diversos produtos disponíveis para a alocação de recursos, o cenário do mercado atual e as suas características quanto a emitente, risco, rentabilidade, custo, prazo e tributação.

Essa disciplina compõe um dos principais conhecimentos para as certificações de mercado financeiro como Ancord, CPA20, CEA e CFP.

Vendas e Gestão comercial aplicada a produtos e serviços financeiros

A disciplina trata de elementos de motivação em vendas e ferramentas relacionadas ao sucesso da venda. O conteúdo aborda, ainda, os aspectos atinentes às ações de pré-venda e pós-venda. No conteúdo são tratadas, também, as diferentes etapas da venda e suas respectivas peculiaridades teórico-práticas.

Trata, ainda, das funções administrativas relacionadas ao planejamento, à organização sistêmica e estrutural, à liderança da força de vendas e o estabelecimento dos dispositivos de controle da evolução dos negócios financeiros.

Direito e crimes financeiros

Disciplina teórica de estudo dos principais crimes do interesse dos profissionais da área financeira, quais sejam: os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional tipificados na Lei 7.492/86 (gestão fraudulenta ou temerária de instituição financeira, utilização de contabilidade paralela, operação de instituição financeira sem autorização, obtenção fraudulenta de financiamento, desvio de finalidade na aplicação de recursos de financiamento oficial e evasão de divisas) e o crime de Lavagem de Dinheiro, previsto na Lei 9.613/98.

Relacionamento com cliente: ética e conduta nos investimentos e finanças

Introdução ao relacionamento com cliente em finanças sob a perspectiva da ética e conduta do professional financeiro. Ética no contexto de serviços e produtos financeiros. Argumentação moral e fundamentação ética em finanças. Dilemas e conflitos éticos associados a finanças. Código de conduta do profissional.

Tesouraria: matemática financeira

A disciplina tem como objetivo desenvolver técnicas de matemática financeira aplicadas a finanças, investimentos e banking.

O aluno será preparado para lidar com os diversos problemas da rotina financeira, compreendendo-os matematicamente e solucionando-os com as ferramentas de calculadora científica e planilha eletrônica.

Serão também abordados sistemas de fluxo de caixa, sistemas de amortização, descasamento de fluxos, entre outros.

Planejamento financeiro e de aposentadoria

A disciplina engloba as dimensões do planejamento financeiro pessoal com objetivo de criação de reserva, abordando aspectos das finanças pessoais com foco em qualidade de vida. Inclui também os tópicos de previdência pública, avaliação e seleção de planos de previdência privada, diagnóstico financeiro conforme idade e nível de renda, orçamento doméstico, consumo e endividamento, decisões financeiras.

Finanças comportamentais

A disciplina tem como objetivo abordar as principais teorias em finanças comportamentais, descrevendo sua evolução, importância e aplicação aos diversos temas da atualidade.

Propõe-se com essa disciplina uma maior capacidade de análise dos problemas e soluções existentes no universo de finanças, investimentos e banking, recorrendo conhecimentos em psicologia, finanças comportamentais e teoria do processo decisório. 

Cultura, política e poder em Finanças  

A disciplina propicia ao aluno identificar, compreender e lidar profissionalmente com as relações de cultura, política e poder que moldam os comportamentos financeiros, a economia capitalista, o modo de vida e a economia como um todo.

Gestão de Pessoas e Liderança

A disciplina almeja trabalhar o comportamento humano e organizacional, a necessidade do trabalho em equipe e a gestão da carreira. O comportamento humano e organizacional são necessários ao entendimento do contexto do profissional de finanças, investimentos e banking, conhecido por suas características de constante dinamismo, cobrança por performance, competitividade e mudanças. Nesse sentido, serão sugeridas/abordadas técnicas e estratégias necessárias para compreender e atuar nesse ambiente, seja na posição de analista ou gestor.

A disciplina se propõe ainda a cultivar a capacidade de fluir com maior eficiência e satisfação pelos desafios impostos por esse ramo, conduzir equipes para que se desenvolvam individualmente como profissionais e pessoas, e coletivamente como um time.

No tema de liderança, o objetivo é instrumentalizar o aluno para identificar e aplicar suas habilidades comportamentais que contribuem para liderança em atividades profissionais e pessoais.
Deseja-se trabalhar as características que contribuem para maior eficiência nas relações entre colaboradores dentro da organização.

Investimentos: teoria e capital ideas

O objetivo da disciplina é abordar as principais teorias do mundo das finanças e investimentos, como teoria do portfolio de Markowitz, CAPM, ATP e sofisticações modernas, fixando os conceitos estatísticos de variância, desvio padrão, correlação e demais necessários para o estudo dos investimentos.

Valuation (avaliação de empresas) e análise de investimentos

A disciplina tem o objetivo de apresentar as técnicas de valuation para avaliação de empresas, abordando conceitos de valores, métodos de avaliação como múltiplos, custo de capital, modelo de dividendos, fluxo de caixa, entre outros. Também são abordadas as mais importantes metodologias de análise de investimentos, como análise fundamentalista e técnica.

Gestão de Risco e Tesouraria (ratings, ativos e passivos, swap, hedge, derivativos)

A disciplina pretende abordar e exercitar de forma teórico-prática, os conceitos envolvendo gestão de ativos e passivos sob o ponto de vista de uma instituição financeira, bem como gestão de risco, Basiléia, rating e creditscore.

São abordados os temas de gestão de caixa, derivativos como instrumentos mitigadores de risco (Hedge), mediante a utilização de ferramentas e modelos matemáticos envolvendo ativos como títulos, mercadorias, moedas, bem como abordar os riscos inerentes à utilização dos derivativos como instrumentos especulativos.

Também pretende-se percorrer noções de gestão de performance e risco na gestão de ativos e passivos, como conceitos de gaps, maturity, liquidity, entre outros.

Blockchain, Bitcoin e Criptomoedas

O objetivo da disciplina é abordar de maneira prática, conceitual e profunda o tema de blockchain e criptomoedas, como um elemento importante da moderna tecnologia financeira.

Investimentos: alocação de ativos

A disciplina apresenta os modelos e ferramentas de análise necessárias à tomada de decisão quanto à alocação estratégica de ativos e composição de portfolios.

Para tanto, serão apresentados os fundamentos teóricos da moderna teoria de carteiras e dos modelos de precificação de ativos. Também serão expostos os aspectos da gestão de riscos inerentes à composição de portfolios, bem como os indicadores de desempenho de gestão.

Filosofia do dinheiro: ideologias econômicas, financeiras e políticas

A disciplina aborda o papel e impacto do dinheiro nas relações humanas, nas ideologias, na sociedade e na consciência que uma pessoa tem de si mesma, resgatando as diferentes perspectivas que localidades e tempos diversos podem ter sobre o dinheiro. Com essa disciplina, espera-se formar um aluno capaz de visualizar, compreender e lidar com as finanças de uma forma muito mais profunda, científica e gratificante.

Planejamento fiscal e sucessório

A parte de planejamento fiscal concentra-se na gestão de tributos e planejamento tributário para pessoa física e pessoa jurídica. A disciplina inclui noções tributárias básicas, enfoque especial em imposto de renda para pessoa física e jurídica, abordando também tributação de operações em mercados financeiros, sobre investimentos de brasileiros no exterior e enquadramento penal para descumprimento de obrigações com a Receita Federal.

A parte de planejamento sucessório concentra-se na preparação de sucessores e transmissão de bens, considerando aspectos jurídicos de direito de família, tais como regimes de união.

Tanto o planejamento fiscal quanto o tributário pretendem instrumentalizar o profissional financeiro para oferecer a clientes o máximo de eficiência e segurança jurídica na gestão de tributos e patrimônio.

Wealth management, Family Office e Gestão de recursos de terceiros

A disciplina tem o objetivo de introduzir o aluno na área de Wealth Management (Gerenciamento de Riqueza). São abordados os tópicos de avaliação das riquezas de uma família ou indivíduo, conceito e operação de Family Office, introdução ao gerenciamento de recursos de terceiros e portfolio de investimentos, análise e seleção de fundos de investimento, bem como alternativas de investimento no exterior (offshore), ferramentas para blindagem financeira. O aluno é colocado em situações reais, desenvolvendo suas habilidades de gestão de recursos de terceiros para formação e perpetuação de riqueza. A disciplina tem a proposta de capacitar e familiarizar o aluno para atividades de Wealth Management, campo de grande crescimento em instituições financeiras e Family Offices.

Banco de Investimentos

O objetivo da disciplina é introduzir o aluno nos serviços prestados por um banco de investimentos, vendo em detalhes sua atuação no mercado de M&A, Private Equity, Venture Capital, lançamento de ações e outros serviços.

Tecnologia Financeira e Fintechs

O objetivo da disciplina é instrumentalizar o aluno sobre tecnologia e inovação aplicadas a produtos e serviços financeiros, abordando a revolução da indústria financeira protagonizada pelas Fintechs. Seguindo as tendências mais atuais, deseja-se estabelecer a cultura de pensar os diversos aspectos da indústria financeira sob a ótica tecnológica, levando a oportunidades de inovação, ganhos de eficiência e criatividade para todas as áreas de finanças.

A mídia e o marketing nos movimentos do mercado financeiro e economia

O objetivo da disciplina é a análise do papel dos veículos de comunicação, opinião pública, internet e mídia na formação do mercado financeiro, economia e mercados globais.

Além disso, uma vez tratando da mídia e sua influência na indústria financeira, será apresentada a teoria do marketing, abordando estratégias de relação, venda, comunicação e publicidade. Os diversos pontos abordados, que constituem o marketing geral, serão aplicados à realidade prática de instituições financeiras, em seus desafios diários de interagir com uma sociedade em constante modificação que demanda produtos e serviços financeiros.

Nesse sentido, o marketing aplicado a produtos e serviços financeiros também requer estudo de segmentação, observando as necessidades de diferentes partes da população de acordo com sua respectiva faixa etária, classe econômica, objetivos financeiros, entre outros, sempre no contexto da importância da comunicação e mídia no mercado financeiro.

Engenharia financeira: como criar produtos e serviços financeiros

O objetivo da disciplina é trabalhar as etapas e mecanismos necessários para a criação de produtos e serviços financeiros, como títulos mobiliários, investimentos em geral, empréstimos, instituições financeiras, cartões de crédito, seguros, e serviços em geral do mercado financeiro. São tratados os aspectos práticos de negócios, bem como as questões regulatórias com Banco Central, CVM, Susep, entre outras entidades.

Investimentos internacionais: portfolios globais, câmbio e Forex, offshore e blindagem patrimonial

A disciplina trabalha o portfolio de investimentos internacionais, bem como a dinâmica e tendências das finanças e economia em nível global. São abordados ativos globais, com enfoque em países com elevado fluxo de investimentos como os EUA, contemplando tópicos essenciais como câmbio, FOREX, offshores e blindagem patrimonial, bem como assuntos que conectam países economicamente e financeiramente, como macroeconomia internacional, taxas cambiais, juros internacionais, o mercado financeiro, de capitais, comércio exterior, FMI, FED, entre outros.

Oficina de negócios em finanças e método de pesquisa

Nessa disciplina, são apresentados os recursos para desenvolvimento de TCC da Pós-graduação. O modelo é uma pesquisa com modelagem de negócios, no qual o aluno desenvolve um produto ou serviço financeiro novo ou aprimora um já existente. Se o aluno desejar, também pode desenvolver um TCC em formato de artigo de pesquisa tradicional ou estudo de caso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Me. Airton Doria
  • Dr. Gustavo Moraes
  • Dr. Jorge Luis Tonetto
  • Dr. Leandro Paulsen
  • Me. Leandro Rassier
  • Me. Leonel Cerutti
  • Ma. Loraine Muller
  • Me. Marcos Fritzen
  • Me. Rogério Ventura Vilela
  • Dr. Stefânia Ordovás
  • Me. Wilson Marchionatti

Coordenação

  • Prof. Me. Wilson Marchionatti
  • wilson.marchionatti@pucrs.br
    Professor de Economia da PUCRS, Mestre em Finanças Internacionais pela Shanghai University of Finance and Economics (Xangai, China), Gestor de Planejamento e Controle de Gestão do Scotiabank/NBC de 2011 a 2015, criador do Estúdio de Finanças.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 882,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em