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CURSO DE Especialização

Formação de Professores de Português como Língua Adicional

1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
20 de Março de 2020

Inscrições até 10/03/2020

Período
20/03/2020 a 19/06/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
sextas-feiras, das 19h às 22h e sábados, das 8h às 12h.

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Formação de Professores de Português para Estrangeiros tem como principal objetivo qualificar profissionais para a docência de Português em contextos no quais essa não é a Língua Materna ou Primeira Língua dos estudantes. Para tanto, foca-se no estudo e na pesquisa de pedagogias variadas e suas aplicações na prática de Português como Língua Adicional (PLA). Dessa forma, a PUCRS, através de sua Escola de Humanidades, busca contribuir para a formação de docentes que já atuam ou que pretendem atuar no campo da educação em PLA.

Objetivos

Qualificar profissionais para a docência em Português para estrangeiros através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas inseridas numa proposta pragmática, crítica e intercultural de ensino e aprendizagem.

Público-Alvo

Profissionais com diploma de Curso Superior em áreas relacionadas às Humanidades (Letras, Pedagogia, História, Filosofia…), Licenciaturas, que já atuem como professores e/ou pesquisadores na área da educação de línguas e/ou que estejam interessados no campo.

Diferenciais do Curso

  • Corpo docente especializado na prática e pesquisa na área de Português como Língua Adicional;
  • Qualidade e relevância do referencial teórico selecionado;
  • Incentivo à pesquisa e à prática em variados contextos educacionais de Português como Língua Adicional;
  • Curso construído a partir de uma proposta que promove planejamento e desenvolvimento de atividades de pesquisa e práticas relacionadas com a teoria;
  • Oportunidade para plano de carreira em redes públicas e particulares de ensino devido ao título de especialista.

Perfil do Egresso

  • Atuar e/ou ter interesse em atuar como professor de Português como Língua Adicional em variados contextos (e.g.: escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Ensino Médio, escolas de idiomas, empresas multinacionais, cursos para refugiados e imigrantes, cursos de extensão acadêmica, cursos preparatórios para o exame Celpe-Bras);
  • Participar e/ou ter interesse em participar de projetos de pesquisa nas variadas modalidades do Português como Língua Não Materna (e.g.: Português como Língua Adicional, Português como Língua de Acolhimento, Português como Meio de Instrução);
  • Atuar como especialista em escolas regulares de Ensino Básico e projetos extra-classe em que crianças refugiadas e imigrantes são alocadas para receber auxílio com o estudo da Língua Portuguesa para fins escolares (e.g.: ENEM, vestibular, Encceja).

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisitos

Graduação em áreas relacionadas às Humanidades.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 10/03/2020

Disciplinas

Abordagens Comunicativas aplicadas ao PLA

Contextualização da área de Português como Língua Adicional. Ensino de PLA baseado em uma perspectiva de uso da língua como prática social. Análise de tarefas pedagógicas baseadas em uma perspectiva dialógica de gêneros discursivos. Elaboração de tarefas pedagógicas voltadas ao ensino de PLA.

Teorias Pragmáticas aplicadas à docência de PLA

Estudo dos objetivos e escopo da pesquisa em aquisição de segunda língua. Análise das perspectivas pragmáticas da L2. Avaliação pragmática e ensino por tarefas. Construção de uma fundamentação teórica essencial sobre linguística de corpus e sua aplicação na formação do professor de Português como Língua Adicional, Estrangeira e/ou de Acolhimento.

Pedagogias Críticas e Interculturais aplicadas à docência de PLA

Estudo das principais teorias relacionadas às pedagogias críticas, interculturais e de projetos. Análise das características de tais pedagogias que sejam aplicáveis ao ensino e à aprendizagem de Português como Língua Adicional, Estrangeira e/ou de Acolhimento. Exame e observação de contextos variados de ensino e aprendizado para reflexão crítica sobre os objetivos educacionais norteadores da prática pedagógica.

Bilinguismo e Multilinguismo

Estudo dos conceitos básicos associados ao processamento da linguagem e da cognição no bilinguismo e no mulitlinguismo. Interface entre a teoria contemporânea de aquisição da linguagem e estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos incluindo novos métodos de estudos da linguagem.

Literatura Brasileira no contexto de PLA

A representação como método de análise e de crítica. Estudo de obras canônicas da Literatura Brasileira, tendo como foco a representação das diferentes culturas que constituem no arquipélago cultural do País. A instância textual-estilística como um dos itens caracterizadores dessas culturas.

Representações Culturais e Literárias no contexto de PLA

Estudo teórico-prático da realidade da escola e de outros ambientes de aprendizagem de línguas. Escola como comunidade de leitores. Metodologias de análise literária e ensino de literatura.

Português para Estrangeiros em Contextos Específicos

Ensino de PLA para fins acadêmicos e suas implicações. Análise de materiais didáticos voltados para o ensino de práticas letradas em contextos acadêmicos e suas implicações para o ensino e aprendizagem. Observação e estudo de diferentes práticas de ensino a partir de pesquisas e de relatos de experiência de profissionais na área de PLA em contextos acadêmicos.

Multiletramentos e Recursos Tecnológicos

Estudo de teorias sobre letramentos de diferentes vertentes e suas implicações tecnológicas. Discussão sobre as concepções de ensino face-a-face, a distância e online, considerando temas como inovação, tecnologia e o ensino de línguas adicionais. Análise de ferramentas tecnológicas para sala de aula. Análise crítica de materiais didáticos para aulas de Português como língua adicional.

Oficina de Desenvolvimento e Planejamento Pedagógicos

Desenvolvimento de currículo para contextos de Português como Língua Adicional. Elaboração de materiais pedagógicos. Elaboração de instrumentos variados de avaliação para fins específicos. Organização de sequências didáticas. Observação de aulas de Português como Língua Adicional em contextos variados.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. Aline Antunes
  • Dra. Cristina Perna
  • Ma. Graziela Andrighetti
  • Ma. Letícia Presotto
  • Dra. Lilian Cristine Hubner
  • Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva
  • Dra. Michele Saraiva Carilo
  • Dra. Regina Kohlrausch

Coordenação

  • Profa. Dra. Cristina Becker Lopes Perna
  • cperna@pucrs.br
  • Bacharel em Letras Português-Inglês-Francês (1981) e Licenciada em Letras Português-Inglês (1982) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui especialização em Linguística Aplicada ao Inglês (PUCRS, 1983), Mestrado em Letras (PUCRS, 1990) e Doutorado em Letras (PUCRS, 2003), com estágio de doutorado-sanduíche na Indiana State University (EUA) e pós-doutorado na Newcastle University – Inglaterra (Estágio Sênior Capes).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Linguística, Língua Inglesa e Língua Portuguesa como Língua Adicional, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de Língua Inglesa e Língua Portuguesa; Pragmática; Aspectos Cognitivos envolvidos na Aprendizagem de L2 e na tradução. É professora-titular da Escola de Humanidades (Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, no qual coordena o grupo de pesquisa sobre o Uso e Processamento de Língua Adicional (UPLA). É Editora Chefe da Revista BELT+ (Brazilian English Language Teaching Journal), que possui Qualis B2 e atua como Tradutora Público-Juramentada em Inglês-Português, pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Coordena as Provas de Proficiência em Língua Estrangeira dos Cursos de Pós-Graduação da PUCRS, além de atuar como Tutora do PET (Programa de Educação Tutorial), também na PUCRS.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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