Curso de Especialização


Formação de Professores em Humanidades – 1ª Edição

A principal tarefa deste curso será qualificar os profissionais licenciados em alguma área das Humanidades (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) para que sejam instrumentalizados a fim de realizarem mudanças paradigmáticas no âmbito dos espaços formais e não-formais de ensino. Acredita-se que através de um debate, que aproxime as demandas da sociedade, das leituras e pesquisas da academia, possamos resgatar a relevância social da atividade docente. E através da reflexão acerca da distensão entre os discursos de ensino e a legítima prática, seja possível o reconhecimento dos problemas e necessidades da sociedade.  

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INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2016 a 12/03/2017

Dia 29/03/2017

De 29/03/2017 a 13/07/2018

363 horas-aula ou 16 meses.

introdução ao curso

Novas leituras e textualizações são urgentes para uma qualificação diferenciada, que aproxime, verdadeiramente, todos os vértices das Ciências Humanas, convergindo para a construção de um entendimento renovado acerca do conhecimento e do ser.

horário das aulas

Quartas e quintas-feiras, das 19h30min até 22h45min  

objetivos

Tomando como parâmetro a matriz de referência das Ciências Humanas e suas tecnologias, é fundamental que um curso de pós-graduação lato sensu, em Humanidades, proporcione a ampliação do diálogo e reflexão acerca dos novos paradigmas para ensinar e aprender no século XXI. As principais matrizes da área das Ciências Humanas que devem orientar a complementação da formação docente, são : Compreender os elementos cultuais que constituem as identidades; Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder; Compreender o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais; Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade; Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Estas matrizes serão os eixos que deverão, na transversalidade, permitir um novo entendimento de ensino das humanidades, bem como, a revitalização da relação entre os profissionais da área das humanidades com sua prática, sua metodologia de ensino.

A principal tarefa deste curso será qualificar os profissionais licenciados na área das Humanidades (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) para que sejam instrumentalizados a fim de realizarem mudanças paradigmáticas no âmbito dos espaços formais e não-formais de ensino. Acredita-se que através de um debate, que aproxime as demandas da sociedade, das leituras e pesquisas da academia, possamos resgatar a relevância social da atividade docente. E através da reflexão acerca da distensão entre os discursos de ensino e a legítima prática, seja possível o reconhecimento dos problemas e necessidades da sociedade.

Novas leituras e textualizações são urgentes para uma qualificação diferenciada, que aproxime, verdadeiramente, todos os vértices das Ciências Humanas, convergindo para a construção de um entendimento renovado acerca do conhecimento e do ser. Dentre todos os pontos de aproximação destas disciplinas na área das Ciências Humanas alguns são pouco abordados na formação dos professores, como: políticas inclusivas, conteúdos transversais, concepções de modernidade e pós-modernidade, pesquisa-ação e produção e textualização específica de cada disciplina na área da humanidade. Estas serão as temáticas centrais para a formação de cada disciplina do curso de Especialização em Humanidades – Formação de professores para o séc. XXI.

diferenciais do curso

  • Integração entre a reflexão teórica e a intervenção prática na formação docente pluri e interdisciplinar;
  • Organização de oficinas de participação opcional, para desenvolver uma prática que utilize as temáticas próprias da intersecção das disciplinas da área das Ciências Humanas;
  • Qualificação do corpo docente e estrutura diferenciada das dependências da Universidade.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Elaborar projetos de oficinas e de aulas que deem conta das abordagens de todas as disciplinas da área das Ciências Humanas;
  • Construir novas metodologias que proponham abordagens diversas, sob uma base dialogal;
  • Promover debates capazes de romper com paradigmas tradicionais;
  • Criar novos parâmetros para sustentar os discursos da inclusão nas aulas das disciplinas da área das Humanidades;
  • Resgatar a importância social do trabalho docente a partir da discussão acerca do papel da escola na construção e sustentação das culturas locais.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
História das Metodologias de ensino das humanidades Saberes e fazeres – ontem e hoje – possibilidades para a sala de aula
Conhecer as metodologias que perfizeram as disciplinas de História, Geografia, Ciências Sociais e Filosofia, ao longo do século XX e início do século XXI constitui o principal objetivo desta disciplina. Justamente para que seja possível desenvolver uma proposição de trabalho comum a todas estas disciplinas e incluir debates acerca de temas transversais, propostos pelos PCN’s à área das humanidades. Trabalhar com as competências específicas de cada disciplina da Ciências Humanas e propor um diálogo entre as mesmas, prefigurando uma possibilidade real para a interdisciplinaridade.
Pesquisa-ação em humanidades
Com o objetivo de criar ou manter uma postura de permanente ação pesquisadora dentro das práticas educativas, a disciplina propõe que os professores das humanidades reflitam sobre as práticas na área da Ciências Humanas, bem como, elaborem metodologias fundadas na coleta de dados, na percepção da pesquisa da sala de aula, dos projetos e das intervenções para manutenção ou transformação das realidades verificadas no campo.
Educação e Ensino - uma formação em humanidades
Esta disciplina busca compreender a formação docente e também identificar as condições para o desenvolvimento do trabalho multidisciplinar nos espaços formais e não-formais de ensino. A disciplina propõe direcionar os estudos para as teorias que envolvam o trabalho com as competências específicas de cada disciplina da área das Ciências Humanas, bem como, o desenvolvimento de análises que envolvem as habilidades próprias das Humanidades. A ideia fundante desta disciplina são as atividades práticas, elaboração de oficinas de ensino que despertem para a elaboração de uma compreensão mais ampla de conceitos que prefiguram nas disciplinas das Ciências Humanas.
Concepção Moderna e Pós-moderna de Homem, Ciência e Conhecimento.
Esta disciplina propõe uma análise de categorias que refletem o espaço e o tempo da Modernidade e dita Pós-modernidade, estabelecendo relações entre homens e mulheres neste espaço-tempo e a concepção de ciência e de conhecimento. A proposta está voltada para o entendimento da raiz epistêmica das Ciências Humanas na textura da complexidade no reconhecimento e análise da sociedade.
Metodologia do Ensino em Humanidades
Organização e projeto de aulas que mobilizem os docentes para a criação de um novo espaço de ensino e de debates referentes a todas as disciplinas da área das Humanidades é foco central da disciplina de Metodologia do Ensino em Humanidades. A principal realização será vincular o que existe, em termos de propostas para ação multidisciplinar com o que é fundamental modificar, a fim de provocar uma legítima transformação paradigmática.
Projetos em Ensino das Humanidades
Práticas e metodologias que permeiam o processo educativo nas escolas; organização de projetos que vinculam todas as disciplinas da área das Ciências Humanas; confecção de propostas que renovem o discurso interdisciplinar das Humanidades. Disciplina que visa trabalhar com a elaboração de projetos com temáticas que estão na intersecção das disciplinas da área das humanidades.
Educação Inclusiva
Estudo do processo educativo e de escolarização da pessoa com deficiência/altas habilidades, nos aspectos biopsicossociais, históricos e filosóficos. Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos. Análise de propostas metodológicas para atendimento de diferentes deficiências/altas habilidades.
Temáticas de integração em Humanidades
Temas transversais que compõe toda área das Ciências Humanas e que permitem a organização de um real diálogo entre todas as disciplinas, propondo a integração que, valoriza a competência específica de cada ciência, mas contribui para destacar a intersecção das mesmas. Cada habilidade sugerida pela competência específica das Humanidades, propõe um tema que se destacará em diálogo com todas as ciências da área das Ciências Humanas através das abordagens específicas. Trabalhar os conteúdos que estão na intersecção das disciplinas, portanto, pertencentes a todos os grupos que compõem a área das Humanidades.
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação de Relatórios, oficinas, textos e artigos é tarefa desta disciplina, assim como, a organização das atividades práticas e a regulação dos trabalhos, segundo as normas da ABNT.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Ma. Márcia Andréa Schmidt da Silva
Dr. Luciano Aronne Abreu
Dra. Ruth Lenara Gonçalves Ignácio
Dra. Ana Soster
Dra. Bettina Steren
Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni
Dra. Marlene Rozek
Dra. Roselane Zordan Costella
Dr. Pedro Savi Neto

coordenador

  • Profa Ma. Márcia Andréa Schmidt da Silva
  • E-mail: marcia.silva@pucrs.br
  • Márcia Andréa Schmidt da Silva – Mestre em História pela PUCRS, especialista em Educação de Adultos no perspectiva popular, pela UFRGS e em Constructivismo pela Flacso, Buenos Aires. Professora do Curso de História do FFCH, da PUCRS e diretora do Colégio Leonardo da Vinci.

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 480,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 480,00 + 18 de R$ 432,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 480,00 + 18 de R$ 422,40
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 480,00 + 18 de R$ 384,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 480,00 + 18 de R$ 336,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 240,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O valor diferenciado é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vencidas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 12/03/2017

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail:educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.  

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.