Curso de Especialização


GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – 11ª EDIÇÃO

O curso de especialização em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da Informação (GPTI), passou por uma reformulação e para o semestre de 2018/1 passará a ser MBA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM NEGÓCIOS DIGITAIS.

A nova proposta conta com uma metodologia voltada para a aplicação prática dos conhecimentos e competências, através de uma proposta de execução vivencial de abordagens como: DESIGN THINKING; LEAN STARTUP; DESENVOLVIMENTO ÁGIL; e DEVOPS.

Além de contar com profissionais altamente qualificados, de mercado, e afiliados ao PMI (Seção Rio Grande do Sul do Project Management Institute - PMI-RS). Em breve mais informações!

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2016 a 17/03/2017

Dia 27/03/2017

De 27/03/2017 a 15/12/2017

396 horas-aula ou 9 meses.

introdução ao curso

Assim o curso foi projetado para possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o bom desempenho no gerenciamento de projetos no contexto organizacional, tanto de usuários quanto de empresas de TI nacionais e multinacionais. Igualmente neste curso é dada especial atenção às carências mais comuns do perfil e formação destes profissionais, buscando supri-las. Para os profissionais de TI, habituados a uma área de conhecimento exata e positivista, usualmente é requerida uma grande flexibilidade para mudança de paradigma em seu convívio profissional, a fim de ser bem-sucedido em lidar com o contexto eminentemente construtivista do Gerenciamento de Projetos e da cultura das organizações. Neste contexto prático o curso apresenta o PMBOK (O Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos), mostrando como e quando tais conceitos se aplicam na prática em projetos de TI, e ao mesmo tempo visando à preparação dos participantes para o exame de certificação.

horário das aulas

Segundas, Terças, Quartas e Quintas-feiras – Horário 19:30 às 22:45.

objetivos

Formar profissionais que atuem na área de Gerenciamento de Projetos de TI para executarem de uma forma mais eficaz a suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.

Objetivos específicos:

  • proporcionar aprofundamento e capacitação na área de Gerenciamento de Projetos de acordo com a proposta do PMBOK;
  • fornecer conhecimentos específicos nas áreas de TI, Gerenciamento de Projetos e relações humanas;
  • especializar os profissionais de acordo com as exigências atuais do mercado;
  • possibilitar a ampliação do conhecimento técnico a profissionais que trabalham na área em tópicos específicos;
  • aumentar as possibilidades de ascensão profissional.

público-alvo

Profissional das áreas de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e afins que deseja buscar formação desruptiva em liderança de projetos na área de Tecnologia da Inovação.

diferenciais do curso

  • Único curso da grande Porto Alegre com parceria PMI composto por professores afiliados ao PMI (Seção Rio Grande do Sul do Project Management Institute - PMI-RS);
  • Curso que tem como principal foco, Gerenciamento de Projetos na área de TI;
  • Curso apoiador do Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI;

Parceira

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Liderar projetos de Tecnologia da Inovação;
  • Aplicar-se a certificação PMP;
  • Gerenciar equipes de projetos distríbuídas

unidade promotora

Faculdade de Informática

área do curso

Ciências Exatas e da Terra

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Introdução ao Gerenciamento de Projetos com Ênfase em Projetos de Tecnologia da Informação
Conceitos básicos de gerenciamento de projetos e tendências atuais. O que é um projeto? Relação do gerenciamento de projetos com outras disciplinas. Interessados e envolvidos no projeto. Entregas de um projeto. Influências organizacionais. Principais habilidades do gerente de projetos. Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos: gerenciamento do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos, das aquisições e da integração do projeto. As fases e ciclo de vida de um projeto. Contexto atual de projetos de TI, Chaos Report. PMO em organizações de Software. Ciclo de Vida de Projeto x Ciclo de Vida de Produto de Software.
Alinhamento Estratégico e Maturidade em Projetos de Tecnologia da Informação
A estratégia organizacional: cenários, visão, planejamento estratégico, negócio, missão, princípios, análises, estratégias, objetivos, processos e controle. Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Aspectos estratégicos da Tecnologia da Informação. Governança de Tecnologia da Informação. Modelos de referência para gestão de Tecnologia da Informação: ITIL, COBIT, eSCM-SP. Elaboração de justificativa de negócio e seleção de projetos a investir, conforme a orientação estratégica. O Gerenciamento de Projetos como aspecto estratégico e cultural das organizações. Princípios para a especificação de uma metodologia de Gerenciamento de Projetos mais aderente à organização. O Escritório de Projetos (PMO) na implementação de melhores práticas de abordagem de Gerenciamento de Projetos na gestão organizacional. A avaliação prévia das práticas atuais dentro da organização. As melhores práticas para localizar o contexto da organização em termos de gerenciamento de projetos. Tipos e Funções de um Escritório de Projetos. O tipo recomendado conforme o nível de maturidade da organização.
Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto, Liderança e Administração de Equipes
Entendimento e desenvolvimento de potencialidades como gestor de negócios e de pessoas, estimulo à capacidade crítica sobre o papel da liderança, da motivação e do trabalho em equipe nos processos de gerenciamento de projetos. Compreensão das demandas do mercado, das práticas de negociação (estratégias), para a administração de conflitos e a maximização de resultados. Instrumentalização com técnicas, habilidades e atitudes para a negociação e gestão de pessoas. Visão geral dos processos envolvidos na gestão de Recursos Humanos do Projeto: Planejamento Organizacional, Montagem da Equipe, Desenvolvimento da Equipe. Detalhamento e exercício destes processos. A desmobilização da equipe. Como manter, motivar e remunerar a equipe. A importância do treinamento em projetos de Tecnologia da Informação. Desenvolvimento de equipe. Estágios de desempenho de grupo. Planejamento de desenvolvimento de equipe: fases do desenvolvimento. Funções. Liderança. Fenômenos de grupo. Barreiras ao desenvolvimento de equipes. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe. Conceito de clima organizacional, técnicas de levantamento de informações de clima organizacional. Desenvolvimento e implementação de um plano de gestão de Clima Organizacional, a partir de uma pesquisa de Clima quantitativa ou qualitativa.
Gerenciamento de Escopo e Qualidade em Projetos
Definir, controlar e assegurar o que está ou não incluído no âmbito do projeto. Apresentar os principais processos do gerenciamento do escopo do projeto: iniciação, planejamento, detalhamento, a verificação e controle de mudanças. Apresentar os processos, ferramentas e técnicas usadas para gerenciar o escopo do projeto que variam conforme a área de aplicação e são usualmente definidos como parte do ciclo de vida do projeto. Detalhamento de Escopo em Projetos de Desenvolvimento de Software, Documento de Visão/Escopo (Vision Scope), Software Requirements Specification (SRS IEEE), Templates de WBS para Projetos de Desenvolvimento de Software. Gerenciamento de Mudanças em Projetos de Software, Matriz de Rastreabilidade, Ferramentas de Acompanhamento de Mudanças. Conceito de Qualidade. Visão Geral de Modelos de Qualidade. Modelos X Processos Qualidade do Processo X Qualidade do Produto. Planejamento, Garantia e Controle da Qualidade. Modelos de Qualidade específicos para projetos de Tecnologia da Informação.
Gerenciamento de Tempo e Custos em Projetos
Prover a inclusão dos processos necessários para assegurar que o projeto será implementado no prazo previsto, conforme a visão geral dos processos principais, Definição das Atividades, a Seqüência das Atividades, Estimativa da Duração das Atividades, Desenvolvimento do Cronograma e Controle do Cronograma. O ciclo de vida de um produto de Tecnologia da Informação. Apresentar uma visão dos processos necessários para assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. Fornece uma visão ampla dos principais processos: Planejamento dos Recursos, Estimativa dos Custos, Orçamento dos Custos, e Controle dos Custos. As relações de custos em projetos de Tecnologia da Informação: requisitos X escopo X custos.
Gerenciamento de Riscos e Aquisições em Projetos
O gerenciamento de riscos em projetos tem por finalidade apresentar os processos de identificação, análise qualitativa e quantitativa, planejamento de respostas e monitoramento e controle de riscos. A visão de riscos é abordada contemplando-se oportunidades e ameaças. O caráter especial desta área de conhecimento exige um importante e constante interação com as demais áreas normalmente abordadas em projetos (escopo, orçamento, cronograma, qualidade, aquisições, recursos humanos e comunicação). O gerenciamento de Aquisições do Projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens e serviços externos à organização executora. Fornecer uma visão geral dos seguintes processos principais: Planejamento das Aquisições, Preparação das Aquisições, Obtenção de Propostas, Seleção de Fornecedores, Administração dos Contratos, Encerramento do Contrato. A terceirização de projetos de Tecnologia da Informação
Gerenciamento das Comunicações do Projeto
Os processos requeridos para garantir a geração apropriada e oportuna, da coleta, da distribuição, e do armazenamento e o controle básico das informações do projeto. Fornecer ligações críticas entre pessoas, idéias e informações que são necessárias para o sucesso. Fornecer uma visão geral dos seguintes processos principais: Planejamento das Comunicações, Distribuição das Informações, Relato de Desempenho, Encerramento Administrativo. As particularidades na comunicação de projetos de Tecnologia da Informação. Detalhar os processos e técnicas necessários para que se possa identificar, planejar, gerenciar e controlar o engajamento das partes interessadas dos projetos na busca do atingimento da satisfação destas em relação ao projeto. Apresentar os principais processos do gerenciamento das partes interessadas do projeto: identificar as partes interessadas; planejar o gerenciamento das partes interessadas; gerenciar o engajamento das partes interessadas; controlar o engajamento das partes interessadas.
Gerenciamento de Integração em Projetos e Mudança nas Organizações
Grupos de processos e interação entre os mesmos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Gerenciamento da integração em projetos. Conceitos básicos. Elaboração do Termo de Abertura do Projeto. Elaboração da Declaração de Escopo preliminar do Projeto. Integração e elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto. Orientar e gerenciar a execução do Projeto. Monitorar e controlar o trabalho do projeto. Controle integrado de mudanças. A integração de projetos de Tecnologia da Informação. Apresentação das características de um ou mais sistemas de informações do gerenciamento de projetos disponíveis no mercado.
Aplicando Métodos Ágeis
O uso de métodos ágeis vem se tornando aliado fundamental nos projetos de corporações que vão de startups a grandes corporações que buscam agilidade no seu processo de desenvolvimento. A disciplina traz as principais práticas e abordagens de gestão utilizando métodos ágeis.
Gestão da Inovação
Conceito de Inovação. Diferenças entre Melhoria e Inovação. Tipos de inovação. O contexto para Inovação. Processo gerenciado de Inovação. A gestão da inovação nas empresas.
Metodologia da Pesquisa Científica
Apoiar o aluno a entender os elementos para a preparaçaõ de seu Trabalho de Conclusão. Ciência e pesquisa; Planejamento de pesquisa científica; Tipos, métodos e técnicas de pesquisa científica; Coleta e análise dos dados; Projeto de pesquisa
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Serão dedicadas 6 horas para cada aluno matriculada de orientação de trabalho de conclusão.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Me. Cristiano Tonietto Galina
Me. Rafael Chanin
Me. Leandro Pompermaier
Dr. Marcelo Hideki Yamaguti
Dr. Michael da Costa Móra
Me. Eduardo Meira Peres
Me. Alexandre Frittoli Horch
Me. Luiz Antonio Janssen
Me. José Ignácio Jaeger Neto
Me. Roberto Petry
Me. Fábio Giordani
Esp. Adilson Pize
Esp. Osmar A. M. Pedroso
Me. Sandra Pedroso
Me. Juliano Silva
Me. Tomás Garcia Moreira

coordenador

  • Prof. Me. Cristiano Tonietto Galina
  • E-mail: cristiano.galina@pucrs.br

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 940,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 940,00 + 18 de R$ 846,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 940,00 + 18 de R$ 827,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 940,00 + 18 de R$ 752,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 940,00 + 18 de R$ 658,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 19 de R$ 470,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 17/03/2017

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Graduados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e cursos afins.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.