Curso de Especialização


Gestão da Educação – 11ª Edição

O curso representa na atualidade, requisito para aqueles profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão administrativa e pedagógica de diferentes espaços educativos. Na era da informação, temos como recurso fundamental o capital intelectual, baseado no conhecimento, que conduz a novas formas de interação e de trabalho, com inovação e desenvolvimento de atividades integradas entre professores, direção e coordenação, como membros de Equipe Diretiva. O curso oferece um currículo diferenciado para gestores com visão de totalidade e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a formação cidadã, considerando as dimensões humana, socioambiental, cultural e política. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 11/03/2018

Dia 21/03/2018

De 21/03/2018 a 03/10/2019

18 meses ou 395 horas-aula

horário das aulas

Semanalmente às quartas e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

  • Contribuir para a qualificação profissional de gestores que atuam em diferentes espaços educativos;
  • Promover a integração do trabalho dos especialistas em educação pela reflexão e adoção de paradigmas que favorecem o trabalho coletivo, compartilhado e participativo;
  • Integrar aspectos teóricos-práticos, oportunizando uma práxis transformadora, atendendo as atuais diretrizes de formação de educadores e as necessidades sociais.

público-alvo

Profissionais da área da educação, de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços ligados à empresas, instituições e organizações.

diferenciais do curso

  • Caráter interdisciplinar, proporcionando a ocorrência de relações horuizontais, o envolvimento democratico e participativo, a compreensão e a ressignificação da condição humana do educador e do educando na contemporaneidade;
  • Reflexão sobre o papel social da educação na era da informação, facilitando a produção compartilhada de conhecimento;
  • Visita a ambientes educacionais, visando à percepção da relação teórico-prática.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Atuar como gestor em diferentes papéis e espaços educativos na contemporaneidade, refletindo e adotando paradigmas que favoreçam atividades integradas entre os membros da Equipe Diretiva;
  • Integrar aspectos teórico-práticos, oportunizando uma práxis transformadora, atendendo as atuais diretrizes de formação de educadores e as necessidades sociais.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Aspectos do desenvolvimento neuropsicopedagógico e aprendizagem
A disciplina aborda aspectos do desenvolvimento neuropsicopedagógico desde o pré-natal até a velhice destacando eventos mais significativos e suas repercussões na aprendizagem. Esclarece sobre aspectos das dificuldades de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns e também evidencia as bases biológicas da inclusão e da aprendizagem, ressaltando a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos. Salienta cuidados e atenção dando ênfase ao ambiente sócio–interativo.
Currículo: teoria e prática educativa
A disciplina trata dos estudos sobre currículo numa perspectiva que acolhe as análises inspiradas nos Estudos Culturais e na Pós-Modernidade. Enfatiza a produtividade de três processos constituidores do currículo escolar: o conhecimento, o poder e a subjetivação.
Educação Básica: modalidades organizacionais e curriculares
Fundamentos sociais e políticos da administração escolar no contexto das atuais políticas educacionais implementadas no Brasil, identificando, estruturando e organizando os processos decisórios nos diferentes níveis da Educação Básica e suas modalidades, tendo como base os pressupostos legais e pedagógicos.
Educomunicação
A disciplina é teórico-prática e resgata a história da inserção dos meios de comunicação e das tecnologias da informação e comunicação na educação, culminando com o paradigma da educomunicação e suas áreas de intervenção, ou seja: pedagogia da comunicação, gestão da comunicação nos espaços educativos, produção midiática, educação para a comunicação, expressão comunicativa pelas artes, mediação tecnológica nas práticas educativas e reflexão epistemológica. E reflete sobre a inter-relação entre a educação e a comunicação na atuação do gestor escolar.
Ética e responsabilidade: os desafios do educador na contemporaneidade
O seminário estudará, a partir de excertos das obras de Zygmunt Bauman, Theodor Adorno e Emmanuel Levinas, com apoio de comentadores, a fundamentação das concepções filosóficas de ética e os elementos que contribuíram para a formação do cenário contemporâneo social e educacional, refletindo sobre a responsabilidade e os desafios do educador na gestão do ambiente educacional, recorrendo-se a decisões judiciais, que refletem conflitos entre educadores e educandos, e à legislação aplicável.
Fundamentos da gestão da educação: teoria e prática I
A disciplina centra-se no estudo das teorias administrativas e nas teorias da educação, em seu desenvolvimento histórico e evolução, nos marcos das transformações do mundo contemporâneo. Trata do processo de reconstrução de sentido das práticas educativas, com base nas teorias da complexidade e do agir comunicativo. Enfatiza a mudança paradigmática, buscando a compreensão da concepção de gestão da educação, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de conflitos e da sala de aula, como suporte para ações em gestão de ambientes educativos.
Fundamentos da gestão da educação: teoria e prática II
No contexto da administração, aborda o planejamento, seus níveis e em especial o planejamento estratégico nas organizações. Identifica os seus valores e seus componentes. A visão de futuro se relaciona com o meio ambiente interno – forças e fraquezas – e com o ambiente externo – ameaças e oportunidades; Estabelecimento de estratégias e objetivos. Elaboração de planos de melhorias, de mudanças, com os respectivos cronogramas e orçamentos. Implementação de ações. Gestão de projetos. Governança Corporativa. Aborda a sustentabilidade nas dimensões social, ambiental e econômica. Relaciona com responsabilidade social e ética empresarial com foco no indivíduo, sociedade, governo e instituição do setor educacional.
Pesquisa em Educação
Introdução aos fundamentos da Ciência. Análise de trabalhos acadêmicos: artigo, resenha e monografia. Estudo das abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa. Estudo dos elementos que constituem um projeto de pesquisa e uma monografia. Conhecimento das normas para apresentação de trabalhos acadêmicos.
Gestão do Trabalho Pedagógico
Análise dos processos de gestão de espaços educativos, com vistas à integração de projetos e experiências de gestão escolar. Estudo das tendências dos modos de coordenação e gestão, seus princípios e finalidades no âmbito das instituições educativas; salientando a importância do planejamento e acompanhamento como instrumento de gestão.
Movimentos de Inclusão na escola contemporânea I
Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea. Debates sobre as questões de gênero e sexualidade, raça e etnia, geração, crenças, classes sociais. Considera as lutas dos movimentos sociais por diversidade na cidadania, na perspectiva dos Direitos Humanos.
Movimentos de Inclusão na escola contemporânea II
Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea com ênfase na análise das políticas de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no processo de escolarização, aborda a educação de jovens e adultos e considera a alfabetização e o letramento e a alfabetização e múltiplas linguagens reconhecendo as especificidades culturais e do mundo do trabalho dos públicos atendidos.
Supervisão Escolar Teoria e Prática I
A disciplina centra-se no estudo das funções, objetivos e atribuições da Supervisão Escolar no contexto educativo contemporâneo. Aborda os documentos legais e a prática supervisora focada no processo de ensino-aprendizagem. Enfatiza os Supervisores como mediadores das relações educativas, pesquisadores e articuladores do processo pedagógico, considerando intervenções integradas e a instituição como um todo.
Supervisão Escolar Teoria e Prática II
O Supervisor como mediador das relações educativas, pesquisador e articulador do processo pedagógico, considerando intervenções integradas e a instituição como um todo.
Orientação Educacional Teoria e Prática I
Ofício do Orientador Educacional no contexto educativo contemporâneo, seus princípios, recursos e técnicas de abordagens individuais e grupais. Orientadores como gestor mediador das relações e articuladores do processo educacional a partir de um olhar sistêmico e uma atuação conjunta.
Orientação Educacional Teoria e Prática II
O ofício da Orientação Educacional no ambiente escolar junto aos diferentes sujeitos que dela fazem parte, como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, das relações interpessoais com vistas na formação acadêmica e integral dos sujeitos estudantes.
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Artigo Científico

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dra. Aline Fay de Azevedo
Dra. Beatriz Dornelles
Dra. Dóris Helena de Souza
Me. Eduardo Chaves de Souza
Dra. Isabel Letícia P de Medeiros
Dr. Leonardo Agostini
Ma. Leticia Bastos Nunes
Dra. Leunice Martins de Oliveira
Me. Pedro Savi Neto
Dra. Regina Maria D. Scherer
Ma. Viviane Marie Leal Truda
Ma. Vladia Zenker Schmidt

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Profa. Dra. Leunice Martins de Oliveira
  • E-mail: leunice.oliveira@pucrs.br
  • Pós Doutorado em Educação pela UFRGS 2015, Doutorado em Educação pela UFRGS 2004, Mestrado em Educação pela PUCRS 1997. Profª Categ. Adjunta no Curso de Pedagogia da PUCRS, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Cultura Afro-brasileira e Indígena- NEABI/PUCRS, Líder do Grupo de Pesquisa EDUCOM AFRO na PUCRS, Coordenadora do Curso de Especialização Gestão da Educação/PUCRS.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 540,00 18 de R$ 540,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de pagamento Valor da matrícula
07/11 a 14/12/2017 R$ 459,00
15/12/2017 a 15/01/2018 R$ 486,00
16/01 a 15/02/2018 R$ 513,00
A partir de 16/02/2018 R$ 540,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 540,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 486,00
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 475,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 378,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 270,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 11/03/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Profissionais com diploma de curso superior ligados à educação; profissionais de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços, de empresas e de outras organizações.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.