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CURSO DE Especialização

Gestão da Educação

12ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
18 de Março de 2020

Inscrições até 08/03/2020

Período
18/03/2020 a 01/07/2021
390 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
quartas e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Sobre o Curso

O curso representa na atualidade, requisito para aqueles profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão administrativa e pedagogica de diferente espaços educativos. Na era da informação, temos como recurso fundamental o capital intelectual, baseado no conhecimento, que conduz a novas formas de interação e de trabalho, com inovação e desenvolvimento de atividades integradas entre professores, direção e coordenação, como membros de Equipe Diretiva. O curso oferece um currículo diferenciado pra gestores com visão de totalidade e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a formação cidadã, considerando as dimensões humana, socioambiental, cultural e política.

Objetivos

  • Contribuir para a qualificação profissional de gestores que atuam em diferentes espaços educativos;
  • Promover a integração do trabalho dos especialistas em educação pela reflexão e adoção de paradigmas que favorecem o trabalho coletivo, compartilhado e participativo;
  • Integrar aspectos teóricos-práticos, oportunizando uma práxis transformadora, atendendo as atuais diretrizes de formação de educadores e as necessidades sociais.

Público-Alvo

Profissionais da área da educação, de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços ligados à empresas, instituições e organizações.

Diferenciais do Curso

  • Caráter interdisciplinar, proporcionando a ocorrência de relações horizontais, o envolvimento democrático e participativo, a compreensão e a ressignificação da condição humana do educador e do educando na contemporaneidade;
  • Reflexão sobre o papel social da educação na era da informação, facilitando a produção compartilhada de conhecimento.

Perfil do Egresso

Atuar como integrante de equipes diretivas em contextos de educação formal e não formal.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisitos

Profissionais com diploma de curso superior ligados à educação; profissionais de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços, de empresas e de outras organizações

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 08/03/2020

Disciplinas

Aspectos do desenvolvimento neuropsicopedagógico e aprendizagem

Exame das questões fundamentais sobre a atividade neurológica e as implicações educacionais. Estudo das bases neurais da leitura e da escrita em leitores típicos e com dislexia do desenvolvimento; sobre aspectos das dificuldades e transtornos de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns; sobre as bases biológicas da inclusão e da aprendizagem, ressaltando a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos e sobre cuidados e atenção, dando ênfase ao ambiente sócio–interativo.

Currículo: teoria e prática educativa

Busca de compreensão sobre o currículo numa perspectiva que acolhe as análises inspiradas nos Estudos Culturais e na Pós-Modernidade. Ênfase na produtividade de três processos constituidores do currículo escolar: o conhecimento, o poder e a subjetivação.

Educação Básica: modalidades organizacionais e curriculares

Estudo dos fundamentos sociais e políticos da administração escolar no contexto das atuais políticas educacionais implementadas no Brasil, identificando, estruturando e organizando os processos decisórios nos diferentes níveis da Educação Básica e suas modalidades, tendo como base os pressupostos legais e pedagógicos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, Educação Profissional e Ensino Médio, Diversidade e Educação de Jovens e Adultos.

Educomunicação

Discussão sobre a história da inserção dos meios de comunicação e das tecnologias da informação e comunicação na educação, culminando com o paradigma da educomunicação e suas áreas de intervenção, ou seja: pedagogia da comunicação, gestão da comunicação nos espaços educativos, produção midiática, educação para a comunicação, expressão comunicativa pelas artes, mediação tecnológica nas práticas educativas e reflexão epistemológica. Explicitação sobre a inter-relação entre a educação e a comunicação na atuação do gestor escolar.

Ética e responsabilidade: os desafios do educador na contemporaneidade

Estudos, a partir de excertos das obras de Zygmunt Bauman, Theodor Adorno e Emmanuel Levinas, com apoio de comentadores, relativos à fundamentação das concepções filosóficas de ética e os elementos que contribuíram para a formação do cenário contemporâneo social e educacional, refletindo sobre a responsabilidade e os desafios do educador na gestão do ambiente educacional, recorrendo-se a decisões judiciais, que refletem conflitos entre educadores e educandos, e à legislação aplicável.

Fundamentos da gestão da educação: teoria e prática I

Estudo das teorias administrativas e das teorias da educação, em seu desenvolvimento histórico e evolução, nos marcos das transformações do mundo contemporâneo. Processo de reconstrução de sentido das práticas educativas, com base nas teorias da complexidade e do agir comunicativo. Ênfase na mudança paradigmática, buscando a compreensão da concepção de gestão da educação, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de conflitos e da sala de aula, como suporte para ações em gestão de ambientes educativos.

Fundamentos da gestão da educação: teoria e prática II

Estuda a organização educacional de forma sistêmica, apresentando conceitos e aspectos a consideração na gestão da qualidade, do currículo, dos recursos e de pessoas. Considera o planejamento estratégico institucional – identificando valores, visão, forças e fraquezas, ameaças e oportunidades – para o estabelecimento de objetivos e elaboração de planos de melhorias. Enfoca ainda ferramentas para a gestão de conhecimento no espaço educacional e de seus processos cotidianos.

Pesquisa em Educação

Introdução aos fundamentos da Ciência. Análise de trabalhos acadêmicos: artigo, resenha e monografia. Estudo das abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa. Estudo dos elementos que constituem um projeto de pesquisa e uma monografia. Conhecimento das normas para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Gestão do Trabalho Pedagógico

Análise dos processos de gestão de espaços educativos, com vistas à integração de projetos e experiências de gestão escolar. Estudo das tendências dos modos de coordenação e gestão, seus princípios e finalidades no âmbito das instituições educativas; salientando a importância do planejamento e acompanhamento como instrumento de gestão.

Movimentos de Inclusão na escola contemporânea I

Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea. Debates sobre as questões de gênero e sexualidade, raça e etnia, geração, crenças, classes sociais. Considera as lutas dos movimentos sociais por diversidade na cidadania, na perspectiva dos Direitos Humanos.

Movimentos de Inclusão na escola contemporânea II

Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea com ênfase na análise das políticas de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no processo de escolarização, aborda a educação de jovens e adultos e considera a alfabetização e o letramento e a alfabetização e múltiplas linguagens reconhecendo as especificidades culturais e do mundo do trabalho dos públicos atendidos.

Coordenação Pedagógica: Conhecimentos Fundantes I

Estudo das funções, objetivos e atribuições da coordenação pedagógica no contexto educativo contemporâneo. Aborda os documentos legais e a prática da gestão pedagógica focada no processo de ensino e aprendizagem. Enfatiza os coordenadores como gestores mediadores das relações educativas, pesquisadores e articuladores do processo pedagógico, considerando intervenções integradas e a instituição como um todo.

Coordenação Pedagógica: conhecimentos fundantes II

Busca de compreensão do papel do Coordenador Pedagógico como mediador das relações educativas, pesquisador e articulador do processo pedagógico, considerando intervenções integradas e a instituição como um todo.

Orientação Educacional na contemporaneidade I

Busca de compreensão do papel do Orientador Educacional no contexto educativo contemporâneo, seus princípios, recursos e técnicas de abordagens individuais e grupais. Orientador como gestor mediador das relações e articuladores do processo educacional a partir de um olhar sistêmico e uma atuação conjunta.

Orientação Educacional na Contemporaneidade II

Busca a compreensão da ação da Orientação Educacional no ambiente escolar junto aos diferentes sujeitos que dela fazem parte, como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, das relações interpessoais com vistas na formação acadêmica e integral dos sujeitos estudantes.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff
  • Dra. Aline Fay de Azevedo
  • Dra. Doris Helena de Souza
  • Dra. Elaine Maria Costa Machado
  • Dr. Guilene Salerno
  • Me. Leonardo Agostini
  • Ma. Letícia Bastos Nunes
  • Dra. Leunice Martins de Oliveira
  • Dr. Pedro Savi Neto
  • Dra. Regina Maria Duarte Scherer
  • Ma. Viviane Marie Leal Truda
  • Dra. Vladia Zenkner Schmidt

Coordenadora

  • Profa. Dra. Leunice Martins de Oliveira
  • leunice.oliveira@pucrs.br
    Pós Doutorado em Educação pela UFRGS 2015, Doutorado em Educação pela UFRGS 2004, Mestrado em Educação pela PUCRS 1997. Profª Categ. Adjunta no Curso de Pedagogia da PUCRS, Membro do Núcleo de Estudos em Cultura Afro-brasileira e Indígena- NEABI/PUCRS, Líder do Grupo de Pesquisa EDUCOM AFRO na PUCRS, Coordenadora do Curso de Especialização Gestão da Educação/PUCRS.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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