Pós-graduação em MBA em Gestão de Equipes e Liderança - PUCRS

MBA

MBA em Gestão de Equipes e Liderança

4ª Edição 360 h/aula

Curso voltado a profissionais que buscam ampliar o autoconhecimento para aprimorar suas habilidades de gestão e liderança, assim  influenciando positivamente as pessoas e obtendo melhores resultados organizacionais.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
16/04/2024 a 01/05/2025
Turno
Noite

Início

16 de Abril de 2024

Inscrições até 16/04/2024

Período

16/04/2024 a 01/05/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Terças e Quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

Profissionais de diversas áreas são promovidos à gestores/as e se deparam com desafios que fogem do conhecimento técnico, uma que vez que a liderança demanda competências específicas relacionadas às relações interpessoais. A partir desse contexto, a especialização aborda temas como autoconhecimento, gestão de equipes e complexidade organizacional para ajudar você a refletir, planejar e potencializar sua carreira como líder.

Para quem é esse curso

O curso é voltado a profissionais graduados/as em qualquer área de conhecimento​; que desejam desenvolver competências para exercer a liderança de equipes na obtenção de resultados organizacionais.; 

O que você vai aprender

  • Desenvolver, ampliar e aprimorar o autoconhecimento, responsável pelo autogerenciamento da carreira e as consequentes escolhas feitas nas vidas pessoal e profissional;
  • Entender o funcionamento de times e suas motivações;
  • Gerir de forma contextualizada as equipes e seus resultados, que são fatores de continuidade e crescimento das empresas;
  • Compreender a complexidade organizacional, na qual indivíduos interagem em uma construção coletiva, para liderar com mais eficiência equipes e empresas;
  • Fortalecer o talento individual como fator de diferenciação pessoal e potencialização profissional.

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • Aulas com professores/as de diversas áreas do conhecimento, como medicina, educação, administração, comunicação, psicologia e direito, devido à interdisciplinaridade dos conteúdos. O corpo docente é formado por profissionais com ampla bagagem de mercado, pesquisadores de excelência na PUCRS em suas áreas de expertise e pesquisadores consultores, todos atualizados sobre as melhores práticas internacionais. Alguns nomes importantes são Antonio Celso Weber, executivo de carreira internacional, e Gabriela Wallau, presidente da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL;
  • Oportunidade de fazer dois mapeamentos (assessment) de perfil profissional, um no início do curso e outro ao final. Cada etapa conta com devolutiva personalizada e individual, tornando possível alinhar as disciplinas do curso aos seus objetivos profissionais. O assessment potencializa os pontos fortes, mapeia pontos de atenção e, ainda, fornece um perfil de comportamento no trabalho remoto;
  • Especialização com 70% das aulas presenciais com algumas aulas síncronas. As metodologias usadas no curso, tanto nas disciplinas presenciais quanto nas atividades online síncronas, estão alinhadas com as melhores práticas internacionais e de mercado, embasadas em profundo conhecimento técnico e com aplicabilidade prática imediata. As aulas são compostas por debates e discussões em aula, leituras como atividade complementar, análises de casos, exercícios vivenciais e atividades individuais e em grupos. Todas as técnicas buscam contribuir para que você seja capaz de aplicar o aprendizado em situações reais;
  • Possibilidade real de networking entre profissionais de mercado, professores e estudantes. A diversidade é vivenciada em aula.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizadas pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Disciplinas

Comunicação Interpessoal

Compreender os fatores de influência no comportamento e suas interfaces com relação ao desenvolvimento intra e interpessoal. Proporcionar o conhecimento quanto a habilidade nas relações interpessoais e o processo de comunicação interpessoal, conduzindo para a noção da complexidade e multidimensionalidade da interação do individuo no grupo, e com o grupo, na Era conceitual. Apresentar as interfaces da comunicação interpessoal e as ações dos líderes durante o processo pandêmico e as transformações emergenciais e necessárias. 

(Auto)Performance: A Arte de Fazer Melhor em Menos Tempo

Desenvolver melhoria de performance pessoal e profissional através da administração do tempo. Construir o PDI (plano de desenvolvimento individual) e os planos de ação correspondentes para aprimorar comportamentos e atitudes. Compreender e/ou aplicar os seguintes conceitos: Performance e Erro. Tempo e Procrastinação. Planejamento e Organização, Reuniões Produtivas, Ferramentas, métodos, indicadores e aplicativos para produtividade. Mindset e Crenças – Ressignificação – Neurociência focada para mudança e aprendizagem.

Inteligência Emocional, Neurociência e Análise Transacional

Desenvolvimento do autoconhecimento através da consciência emocional. Autoconhecimento através da Análise Transacional aplicada à área organizacional. Funcionamento neurocientífico do cérebro em situações de aprendizagem e stress.

Desenvolvimento Pessoal e de Carreira

Disciplina teórico-prática que toma como base os autores e as teorias clássicas e contemporâneas sobre desenvolvimento pessoal e de carreira. Utiliza técnicas e dinâmicas para reflexão e elaboração de planos de ação relacionados aos objetivos de desenvolvimento os alunos.

Aborda temas como a construção da carreira, a saliência e o significados dos diferentes papeis ocupados, os interesses, habilidades e valores pessoais, as competências profissionais e interpessoais, o desenvolvimento e manutenção de networking, o planejamento de carreira, as estratégias de busca de emprego. Explora as tendências mundiais em carreiras.

Ciência, Consciência e Espiritualidade

Perspectiva científica. O entendimento da convergência entre ciência e espiritualidade. Evidencia pontos de conexão para desencadear uma outra perspectiva sobre a vida, na qual a consciência assume um lugar de protagonismo para uma existência melhor. Tópicos trabalhados: o choque histórico das visões de mundo; a mente, o cérebro, as emoções, a epigenética e a pineal; a Inteligência Espiritual como uma consciência; a espiritualidade na empresa. 

Negociação e Mediação de Conflitos

A disciplina procura discutir os principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Ela possui um caráter prático buscando desenvolver as habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz. São abordados os seguintes temas: origens e estrutura dos conflitos nas organizações; desenho de sistemas de resolução de disputas; negociação baseada em interesses; etapas, estratégias e perfil de negociadores; competências e papel dos negociadores e mediadores; técnicas de negociação; Zona de Possível Acordo (ZOPA); melhor alternativa ao acordo (BATNA). 

Coaching e Mentoring para Além de um Método

Desmistificar e Aprofundar os conceitos de Coaching e Mentoring. Compreensão das competências necessárias para o uso das metodologias, bem como o entendimento das aplicabilidades nos diferentes espaços profissionais. Entendimento sobre papéis organizacionais e suas fronteiras. 

O Líder e a Gestão do Time

O mercado em transformação;fatores que impactam e influenciam as pessoas no meio organizacional (dados e pesquisas fornecidas pela Columbia University,Harvard Business School, Kent University e Oxford University, pós-covid-19).  Estilos de Liderançaque favorecem e estilos que prejudicam, clima organizacional, desempenhoem equipes formais e matriciais / projetos;liderança virtual, reconhecimento e recompensa (motivação e comprometimento), gerenciamento damudançae resistência;balanço de vida(planejamento), Feedback, colaboração e engajamento;diferenças individuais e avaliaçãodos estilos pessoais deliderança..Mudança e resistência: o papel do líder,Maturidade para a liderança – fatores, estilos eficazes e dificultadores da liderança, modelos mentais, processo decisório em equipes, Case Teslae Expansão Organizacional. 

Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes

Através de uma abordagem teórico-prática o aluno terá oportunidade de vivenciar e aprender a partir do seu próprio desenvolvimento o que há de mais avançado com relação a gestão de pessoas e o desenvolvimento de equipes. Autoconhecimento e conhecimento do outro como fator essencial no desenvolvimento das equipes. Segurança psicológica para desenvolver equipes de alta performance, que fomentam o aprendizado contínuo e a inovação. Comunicação assertiva e não violenta. Resolução de problemas e mediação de conflitos que reforçam os vínculos de confiança e colaboração.

Desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e Complexo

Desenvolvimento da compreensão da dinâmica do pensamento sistêmico e pensamento complexo, ampliando o modo de perceber e atuar no quotidiano, alterando a tomada de consciência frente a problemas e indo além de modelos mentais reducionistas, já defasados para uma efetividade no mundo contemporâneo

Poder, Política e Cultura Organizacional

Identificar, compreender e lidar profissionalmente com aspectos relevantes das relações do poder e das políticas organizacionais, dentro do contexto da cultura institucional, compreendendo os comportamentos derivados desta tríade. Pensar e desenvolver habilidades práticas e políticas para avaliar a necessidade, impacto e adequação do uso de ações estratégicas que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da cultura organizacional desejada.  

Gestão e Cultura de Inovação nas Organizações

Esta disciplina teórico-prática discute a promoção da cultura de inovação nas organizações, enfatizando oportunidades e desafios das lideranças em criar ambientes abertos, colaborativos e criativos. Ainda, discute motivações, perfis de lideranças e estruturas organizacionais que podem auxiliar a fomentar a inovação nas organizações.  

Construindo Histórias de Impacto - ESG da Teoria à Prática

Através de uma abordagem teórico-prática e de análise de cases do mercado, o(a) aluno(a) aprende a implantar as melhores práticas de gestão ESG (Environmental, Social and Governance), sabendo por onde começar ou aprofundar sua jornada de sustentabilidade. Entende, ainda, como definir e gerenciar estratégias, indicadores, participar de índices e certificações, criar relatórios de impacto e comunicar as ações para o engajamento de stakeholders e a construção de reputação.

Método de Pesquisa

Subsídios necessários para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Entendimento dos requisitos do método científico. Preparação para a definição do problema de pesquisa, delimitação do tema, redação dos objetivos da pesquisa e seleção do método mais adequado ao propósito da pesquisa. Estrutura a ser contemplada no trabalho de conclusão de curso.

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.

Professores

  • Ma. Susana Gib Azevedo
  • Ma. Ana Cecília Bisso Nunes
  • Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
  • Ma. Jacqueline Maia Mânica
  • Dra. Gabriela Wallau Rodrigues
  • Ma. Loraine Alessandra Bothomé Müller
  • Ma. Judith Elba Merlo Ferran
  • Ma. Lara Corrêa Ely
  • Esp. Cláudio D´Amico
  • Esp. Antônio Celso Mendes Webber
  • Dra. Aline Tonetto
  • Dra. Myriam Cadorin Dutra
  • Esp. Renato Morandi

Coordenação

Consultora organizacional e empresária; Sócia da LoraineMuller Potencial Humano e Organizacional e da Solucionare TI; Mestre em Administração com formação internacional em Coaching Executivo Organizacional Base Ontológica; formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança. Atuou em organizações como Grupo Gerdau, SEBRAE e junto à ONU.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 21/02/2024 a 10/04/2024 - 10% de descontoR$ 1.134,00
Os valores acima são referentes a matrícula, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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