Curso de Especialização


Gestão de Equipe e Liderança – 4ª Edição

Uma boa liderança, mais do que capacitada tecnicamente, precisa ter habilidades para lidar com o desafio que é gerir uma equipe. O Curso de Especialização em Gestão de Equipe e Liderança da PUCRS foi criado para que os alunos aprendam as competências necessárias para um bom desempenho corporativo, fundamentadas no autoconhecimento, na gestão de equipes e na complexidade organizacional.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2016 a 16/04/2017

Dia 18/04/2017

De 18/04/2017 a 26/06/2018

366 horas-aula ou 14 meses.

horário das aulas

Terças e quintas, das 19h às 22h30min. Quartas-feiras, dias 31/05, 05/07 e 09/08.

objetivos

Os três pilares que contemplam o curso e suas respectivas disciplinas estão abaixo:

 
AUTOCONHECIMENTO GESTÃO DE EQUIPES COMPLEXIDADE ORGANIZACIONAL
Comunicação Interpessoal Negociação e administração de conflitos Desen. Pens. sistêm. e complexo
Administração do tempo Coaching p/ liderança e feedback Poder, política e cultura organiz.
Desen. pessoal e de carreira Liderança, empowerment e colaboração Gestão da criatividade e inovação org.
IE , Neurociência e AT Desenvolvimento de equipe Pensamento estratégico
Assessment mapeando gaps de competência Tcc: oportunidade final de consolidação, aprofundamento e aplicação do conhecimento

público-alvo

O curso é direcionado para profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento que desejam desenvolver as habilidades necessárias para exercer a liderança de equipes com influência positiva, ética e a obtenção de bons resultados organizacionais.

diferenciais do curso

O conhecimento adquirido no curso pode ser aplicado imediatamente na vida profissional e pessoal, tanto na gestão de equipes como na organização. Com uma metodologia diferenciada e uma abordagem moderna que integra a teoria à prática, o curso oferece uma oportunidade de autoconhecimento e reflexões sobre a carreira, além de uma metodologia de análise comportamental reconhecida internacionalmente, para mapear gaps de perfil de liderança com devolutiva individual e acompanhamento.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

O profissional que conclui o curso tem uma visão mais ampla do sistema corporativo e, consequentemente, uma melhor capacidade de influenciar as pessoas para a obtenção de melhores desempenhos e resultados na equipe.

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Comunicação Interpessoal
Compreender os fatores de influência no comportamento e suas interfaces com relação ao desenvolvimento intra e interpessoal. Proporcionar o conhecimento quanto a habilidade nas relações interpessoais e o processo de comunicação interpessoal, conduzindo para a noção da complexidade e multidimensionalidade da interação do indivíduo no grupo e com o grupo na Era conceitual.
Administração do tempo
Através de uma abordagem teórico-prática o aluno aprende as melhores práticas de organização e planejamento pessoal, baseadas no uso de ferramentas, exploradas durante o curso. Propicia ganhos sensíveis e mensuráveis em termos de produtividade e qualidade de vida, melhorando o desempenho profissional e o equilíbrio pessoal do aluno.
Desenvolvimento pessoal e de carreira
Disciplina teórico-prática que proporciona vivências de metodologias para o aprimoramento das competências interpessoais e para o processo de planejamento de carreira. Temas relacionados com o desenvolvimento pessoal serão trabalhados: comunicação, feedback, rede de contatos, desenvolvimento de competências e comportamento exploratório, metacognição, modelos mentais e tendências mundiais em desenvolvimento de pessoas.
Inteligência Emocional, Neurociência e Análise Transacional
Disciplina teórico-prática que proporciona vivências de metodologias para o aprimoramento da consciência emocional própria e de outros como fonte de informação para estabelecimento de relacionamentos interpessoais efetivos. Partindo da compreensão dos alunos sobre o tema Emoção e Inteligência Emocional, temas relacionados com a ampliação do funcionamento fisiológico emocional, razão e emoção, conceitos e pré-conceitos sobre emoções, informações básicas de neurociência associada às emoções, saúde emocional e patologia emocional, entre outros que podem emergir, serão considerados.
Negociação e Administração de Conflitos
A disciplina procura discutir os principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Ela possui um caráter prático buscando desenvolver as habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz.
Coaching e Mentoring para Liderança e Feedback
Disciplina teórico prática sobre liderança, mentoring e feedback. Um líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que sabe como perguntar. Definição do perfil profissional de um líder, do coaching e do mentoring. Diferenças e trânsito entre estes papeis. Feedback como alavanca de desenvolvimento. O afeto como sentimento de desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Como proporcionar e receber feedback. Clarificar os conceitos dos tipos de coaching.
Liderança, Empowerment e Colaboração
A disciplina será teórico-prática e abordará as seguintes questões: O mercado em transformações, fatores que impactam e influenciam as pessoas no meio organizacional (dados e pesquisas fornecidas pela Columbia University e Harvard Business School). A evolução dos modelos de liderança, Estilos de Liderança, gestão de conflitos e competências, Clima Organizacional, Desempenho, Liderança Virtual, Reconhecimento e Recompensa (motivação), Gerenciamento da Mudança, Balanço de vida, Feedback, colaboração e engajamento, diversidade, diferenças individuais e avaliação da liderança/pessoal. Maturidade para a liderança – fatores.
Desenvolvimento de Equipes
Através de uma abordagem teórico-prática o aluno deverá aprender sobre: desenvolvimento do grupo e os processos de gestão de equipes. Comunicação na gestão de equipes. Autodesenvolvimento como fator essencial no desenvolvimento das equipes. Competência do gestor para liderar e obter resultados com a participação da equipe. As variáveis de equipe: objetivo comum, confiança, comunicação, comprometimento com resultados, motivação, sinergia. Os papéis dos membros da equipe e o papel do líder. A disciplina compõem desenvolvimento do conteúdo de forma expositiva e para fixação da aprendizagem da base conceitual serão utilizadas vivências.
Desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e Complexo
A disciplina através de uma abordagem teórico-prática contempla um aprendizado sobre o desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e do Pensamento Complexo, caracterizados como modos de perceber e atuar no mundo com outras/novas formas de percepção, ampliadas, que vão além de modelos mentais há tempos instituídos.
Poder, política e Cultura Organizacional
A disciplina propicia ao aluno identificar, compreender e lidar profissionalmente com aspectos relevantes das relações de poder, perfis motivacionais e estilos de liderança e sua influência no clima e cultura organizacional, pensar e desenvolver-se em relação a habilidades práticas e políticas para avaliar a necessidade, impacto e adequação do uso de ações estratégias que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da cultura organizacional.
Gestão da criatividade e Inovação organizacional
Esta disciplina é teórico-prática e apresenta conceitos contemporâneos referentes às políticas de gestão de criatividade e inovação. Contempla identificação de conceitos de criatividade e inovação, análise de fatores incentivadores da criatividade na empresa e de fatores facilitadores para implantação de inovação organizacional.
Pensamento estratégico
A disciplina contempla teoria e prática que permitem ao aluno estar alinhado e focado no que é melhor para os negócios. Não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, e pode ser aplicado em várias situações, tanto a nível laboral, como a nível pessoal.
Metodologia de Pesquisa
Com abordagem teórica e prática visa estabelecer subsídios necessários para a elaboração do trabalho de conclusão de curso atendendo aos requisitos do método científico, capacitando o aluno a preparar a definição do problema de pesquisa, delimitação do tema, redação dos objetivos da pesquisa e seleção do método mais adequado ao propósito da pesquisa. Será apresentada a estrutura a ser contemplada no trabalho de conclusão de curso.
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O objetivo é de que o aluno tenha o acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de Pesquisa.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Ma. Susana Gib
Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
Esp. Jaime Wagner
Esp. Renato Morandi
Dr. André Duhá
Me. Antonio Celso Mendes Webber
Ma. Loraine Muller
Esp. Crismeri Delfino Correa
Dra. Myriam Cadorin Dutra
Dra. Naira Libermann
Dra. Renata Bidone
Me. Paulo Ricardo Mendel
Me. Wilson Marchionatti

coordenador

  • Profa. Ma. Loraine Müller E-mail: loraine.muller@pucrs.br Docente, consultora organizacional e empresária. Sócia das empresas LoraineMuller Potencial Humano e Organziacional e da Solucionare TI. Mestre em ADM, Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional Base Ontológica, Formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança. Atuou na Gerdau, SEBRAE e junto a ONU.
  • Profa. Ma. Neusa Mendel E-mail: neusa.mendel@pucrs.br Consultora organizacional e docente. Mestre em Administração. Atua com Gestão Estratégica de Pessoas. Desenvolvimento de equipe. Desenvolvimento de líderes. Gestão da criatividade e inovação organizacional. Gestão da mudança organizacional. Educação corporativa. Identidade e disseminação da cultura organizacional.

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 957,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 861,30
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 842,16
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 765,60
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 669,90
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 478,50

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 11/04/2017

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.