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CURSO DE MBA

Gestão de Equipe e Liderança

2ª Edição

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
25 de Abril de 2019

Inscrições até 11/04/2019

Período
25/04/2019 a 16/06/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

Usualmente quem se destaca tecnicamente é promovido sem o devido preparo para lidar com os desafios da nova posição. Resultado: gestores operacionais e não estratégicos. O curso atende àqueles que desejam reduzir este gap ou se preparar melhor para posições de gestão. Permite refletir sobre suas carreiras, aprender as competências necessárias para gestão de equipes e liderança, sem esquecer que isso acontece dentro das empresas. O curso está alicerçado em três pilares: o autoconhecimento (competência dos grandes líderes); gestão de equipes (pessoas constroem as empresas) e a complexidade organizacional (líderes e equipes atuam nesse ambiente sistêmico e complexo).

Público-Alvo

Profissionais graduados que desejam desenvolver competências para exercer a liderança de equipes na obtenção de resultados organizacionais.

Diferenciais do Curso

  • Adoção e uso do instrumento de Assessment reconhecido internacionalmente mapeando gaps de perfil de liderança, com devolutiva individual. Inclui plataforma de desenvolvimento de competências durante 1 ano;
  • Corpo docente com competentes professores PUCRS e reconhecidos profissionais de mercado;
  • Utilização de uma abordagem contemporânea, realizando o adequado equilíbrio entre teoria e prática com metodologias diferenciadas;
  • Oportunidade de autoconhecimento e reflexões sobre a carreira, a gestão de equipes e liderança;
  • Aplicação imediata das competências adquiridas nas vidas pessoal e profissional, na gestão de equipes e na organização;
  • Possibilidade de networking entre profissionais de mercado, professores e estudantes.

Depoimento

O meu nome é Alessandra Migliorini, atualmente sou gerente geral de uma agência bancária.

Iniciei o MBA de Gestão de equipe e liderança na PUCRS, por dois motivos, para ter uma titulação e também para aprender um pouco mais sobre a função que exerço neste momento. No decorrer do curso, além de podermos refletir sobre muitas coisas, estou me conhecendo e percebi que o autoconhecimento é fundamental para gerenciar equipes. Esse “me conhecer” está proporcionando muitas coisas, principalmente “reconhecer o que tenho de melhor e quais são os meus defeitos” para poder trabalhar isso. Esse aprendizado de autoconhecimento ensina a “enxergar o outro de outra forma”.

Então, pra mim tem sido uma contribuição incrível, tanto na vida profissional quanto pessoal, mas principalmente, muito mais realizada na vida pessoal.
Parabéns aos profissionais da PUCRS que criaram esse curso, estou encantada e está sendo um prazer enorme realizá-lo, “um verdadeiro divisor de águas em minha vida”.

Ex-aluna Alessandra Migliorini.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Ampliar o autoconhecimento e suas competências como líder de pessoas e como gestor.
  • Ter uma ampliação da visão sistêmica e a consequente melhoria da capacidade de influenciar as pessoas com vistas à obtenção de resultados organizacionais.
  • Refletir e planejar sua carreira com foco nos objetivos pessoais e profissionais.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Podem ser realizadas pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 11/04/2019

Disciplinas

Comunicação Interpessoal

Compreender os fatores de influência no comportamento e suas interfaces com relação ao desenvolvimento intra e interpessoal. Proporcionar o conhecimento quanto a habilidade nas relações interpessoais e o processo de comunicação interpessoal, conduzindo para a noção da complexidade e multidimensionalidade da interação do indivíduo no grupo e com o grupo na Era conceitual.

Administração do tempo

Através de uma abordagem teórico-prática o aluno aprende sobre dois tipos de decisão. O que é Gestão do Tempo. Método PowerSelf. Prioridades. Organização da Informação – técnica LAR. Anotação Eficaz. Tratamento de Interrupções. Agendamento de ações e compromissos. Pendências. Plano Diário. Análise de Projetos Planejamento Semanal. A prática da Inteligência Emocional com relação ao tempo. Definição de valores e metas pessoais. Disciplina e hábito.

Desenvolvimento pessoal e de carreira

Disciplina teórico-prática que proporciona vivências de metodologias para o aprimoramento das competências interpessoais e para o processo de planejamento de carreira. Temas relacionados com o desenvolvimento pessoal serão trabalhados: comunicação, feedback, rede de contatos, desenvolvimento de competências e comportamento exploratório, metacognição, modelos mentais e tendências mundiais em desenvolvimento de pessoas.

Inteligência Emocional, Neurociência e Análise Transacional

Disciplina teórico-prática que proporciona vivências de metodologias para o aprimoramento da consciência emocional própria e de outros como fonte de informação para estabelecimento de relacionamentos interpessoais efetivos. Partindo da compreensão dos alunos sobre o tema Emoção e Inteligência Emocional, temas relacionados com a ampliação do funcionamento fisiológico emocional, razão e emoção, conceitos e pré-conceitos sobre emoções, informações básicas de neurociência associada às emoções, saúde emocional e patologia emocional, entre outros que podem emergir, serão considerados.

Negociação e Administração de Conflitos

A disciplina procura discutir os principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Ela possui um caráter prático buscando desenvolver as habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz.

Coaching para Liderança e Feedback

Disciplina teórico prática sobre coaching para a liderança e feedback. Um líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que sabe como perguntar. Definição do perfil profissional de um líder, do coaching. Diferenças e trânsito entre estes papeis. Feedback como alavanca de desenvolvimento. O afeto como sentimento de desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Como proporcionar e receber feedback. Clarificar os conceitos dos tipos de coaching.

Liderança, Empowerment e Colaboração

A disciplina será teórico-prática e abordara as seguintes questões: O mercado em transformações, fatores que impactam e influenciam as pessoas no meio organizacional.(dados e pesquisas fornecidas pela Columbia University e Harvard Business School A evolução dos modelos de liderança, Estilos de Liderança, gestão de conflitos e competências, Clima Organizacional, Desempenho, Liderança Virtual, Reconhecimento e Recompensa (motivação), Gerenciamento da Mudança, Balanço de vida, Feedback, colaboração e engajamento, diversidade, diferenças individuais e avaliação da liderança/pessoal. Maturidade para a liderança – fatores.

Desenvolvimento de Equipes

Através de uma abordagem teórico-prática o aluno deverá aprender sobre: desenvolvimento do grupo e os processos de gestão de equipes. Comunicação na gestão de equipes. Autodesenvolvimento como fator essencial no desenvolvimento das equipes. Competência do gestor para liderar e obter resultados com a participação da equipe. As variáveis de equipe: objetivo comum, confiança, comunicação, comprometimento com resultados, motivação, sinergia. Os papéis dos membros da equipe e o papel do líder. A disciplina compõe desenvolvimento do conteúdo de forma expositiva e para fixação da aprendizagem da base conceitual serão utilizadas vivências.

Desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e Complexo

A disciplina através de uma abordagem teórico-prática contempla um aprendizado sobre o desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e do Pensamento Complexo, caracterizados como modos de perceber e atuar no mundo com outras/novas formas de percepção, ampliadas, que vão além de modelos mentais há tempos instituídos.

Poder, política e Cultura Organizacional

A disciplina propicia ao aluno identificar, compreender e lidar profissionalmente com aspectos relevantes das relações de poder, perfis motivacionais e estilos de liderança e sua influência no clima e cultura organizacional, pensar e desenvolver-se em relação a habilidades práticas e políticas para avaliar a necessidade, impacto e adequação do uso de ações estratégias que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da cultura organizacional.

Gestão da criatividade e Inovação organizacional

Esta disciplina é teórico-prática e apresenta conceitos contemporâneos referentes às políticas de gestão de criatividade e inovação. Contempla identificação de conceitos de criatividade e inovação, análise de fatores incentivadores da criatividade na empresa e de fatores facilitadores para implantação de inovação organizacional.

Pensamento estratégico

Ajudar o aluno a pensar estrategicamente. A disciplina contempla teoria e prática que permitem ao aluno estar alinhado e focado no que é melhor para os negócios. Não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, e pode ser aplicado em várias situações, tanto a nível laboral, como a nível pessoal.

Método de Pesquisa

Com abordagem teórica e prática visa estabelecer subsídios necessários para a elaboração do trabalho de conclusão de curso atendendo aos requisitos do método científico, capacitando o aluno a preparar a definição do problema de pesquisa, delimitação do tema, redação dos objetivos da pesquisa e seleção do método mais adequado ao propósito da pesquisa. Será apresentada a estrutura a ser contemplada no trabalho de conclusão de curso.

Workshops

Integrar os alunos para o bom andamento do curso e efetivar o contrato de funcionamento (o que deve e o que não deve ocorrer) para alinhar com os alunos e professore. Acompanhar o andamento do curso com os alunos para obter subsídios de melhoria. Realizar o encerramento para identificar o alcance das expectativas e fortalecer o grupo para o término do vínculo com as aulas.

Workshop de Integração – 4h/a 23/04/2019 – Loraine Müller e Neusa Mendel
Workshop sobre Assessment – 3 h/a – 24/04/2018 – Loraine Müller
Workshop de Acompanhamento – 4 h/a – 13/11/2018 – Loraine Müller e Neusa Mendel
Workshop de Encerramento – 4 h/a – 21/05/2019 – Loraine Müller e Neusa Mendel

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Ana Cecília Bisso Nunes
  • Me. Antonio Celso Mendes Webber
  • Esp. Cláudio D’Amico
  • Esp. Crismeri Delfino Correa
  • Ma. Loraine Alessandra Bothomé Müller
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Ma. Maria Regina de Moraes Xausa
  • Ma. Neusa Maria Francisco Mendel
  • Esp. Renato Morandi
  • Ma. Sara Cecin
  • Ma. Susana Gib Azevedo

Obs: O corpo docente pode sofrer alterações ao longo do curso.

Coordenação

  • Profa. Ma. Loraine Müller
  • E-mail: loraine.muller@pucrs.br
  • Docente; Consultora organizacional e empresária; Sócia das empresas LoraineMuller Potencial Humano e Organizacional e da Solucionare TI; Mestre em Administração com formação internacional em Coaching Executivo Organizacional Base Ontológica; formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança. Atuou em organizações como Grupos Gerdau, SEBRAE e junto à ONU.
  • Profa. Ma. Neusa Mendel
  • E-mail: neusa.mendel@pucrs.br
  • Consultora organizacional e docente. Mestre em Administração. Atua com Gestão Estratégica de Pessoas; Desenvolvimento de equipe; Desenvolvimento de líderes; Gestão da cultura organizacional; Gestão da mudança organizacional; Educação corporativa.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11/2018 a 16/12/2018R$ 841,50
17/12/2018 a 20/01/2019R$ 891,00
21/01/2019 a 17/02/2019R$ 940,50
A partir de 18/02/2019R$ 990,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 990,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 871,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 891,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 792,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 693,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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