Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE MBA

Gestão de Projetos e Sustentabilidade Ambiental

1ª Edição

Área do Curso
Meio Ambiente
Modalidade
Presencial

Apresentação

Programe-se

Início
05 de Abril de 2019

Inscrições até 22/03/2019

Período
05/04/2019 a 16/05/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h às 23h e sábados, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso apresentará metodologias, ferramentas de gestão e soluções alternativas para tomada de decisão em questões relacionadas ao impacto da atividade empresarial no meio ambiente, com vistas a ação sustentável da empresa, à redução de custos operacionais e a minimização de passivos ambientais. Visa preparar profissionais capazes de impactar em relação a inovação e competitividade de empresas com base na sustentabilidade entendida como harmonização de três pilares, o econômico, o ambiental e o social.

Objetivos

  • Formação de gestores capacitados para a tomada de decisão em questões relacionadas ao Meio Ambiente, assim como a proposição de projetos e estratégias ambientalmente sustentáveis;
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura ambientalmente sustentável no contexto empresarial, com vistas ao aumento de eficiência no uso de recursos, na redução de riscos e na minimização de passivos ambientais.

Público-Alvo

Gestores de empresas públicas ou privadas empenhados em exercitar a tomada de decisão e o desenvolvimento de projetos envolvendo questões de sustentabilidade ambiental. Para profissionais de diferentes áreas tais como administradores, arquitetos, biólogos, agrônomos, químicos, advogados e demais áreas técnicas.

Diferenciais do Curso

  • Gerenciamento para projetos ambientalmente sustentáveis;
  • Análise e gestão ambiental;
  • Processos regulatórios.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Gestor de projetos ambientalmente sustentáveis.
  • Gerente de departamento do Meio Ambiente.
  • Auditor de gestão ambiental.
  • Profissional capacitado para identificar os riscos ambientais de distintos projetos sendo capaz de encontrar soluções alternativas para os problemas empresariais vigentes.

Unidade Promotora

Instituto do Meio Ambiente

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 22/03/2019

Disciplinas

Seminário. Cases: Impactos Ambientais

Apresentação de estudos de caso abordando os principais fatores de impacto e risco ambiental e formas de atuação para minimizar seus efeitos. Estudos de cenários de risco: zonas industriais, zonas naturais, zonas informais, novos empreendimentos imobiliários e zonas rurais.

Gerenciamento e sustentabilidade empresarial

Conceitos de sustentabilidade. Metodologia de gestão para projetos sustentáveis. Visão e harmonização dos três pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. Impactos sobre inovação e competitividade das empresas com base de sustentabilidade aplicada. Importância da comunicação como estratégia de conscientização e sustentabilidade empresarial.

Ciclo de vida

Conceitos básicos e aplicação da ferramenta ACV (Avaliação de Ciclo de Vida). Avaliação do impacto ambiental ao longo da vida de um produto, processo, atividade industrial ou serviço. Análise de extração de recursos naturais. Caracterização de categorias de impacto e indicadores ambientais. Modelagem de processo- produto. Série ISO 14000 e sua relação com o sistema de gestão integrado (SGI).

Análise econômica de projetos

Desenvolver conhecimento para elaboração e análise de projetos sustentáveis, viabilização econômico-financeira, social e ambiental. Etapas do projeto: Projeto e planejamento, Análise de mercado, Escala de atuação. Linhas de Financiamento e exigências das instituições quanto a análise dos efeitos do projeto sobre o meio ambiente. Avaliação de riscos e incertezas. Externalidade e impactos ambientais.

Sensoriamento Remoto

Princípios de sensoriamento remoto. Noções dos fundamentos computacionais envolvidos no processamento de imagens digitais. Georreferenciamento. Apresentação das possibilidades de sistemas de informações geográficas (SIG). Sensoriamento remoto aplicado a análise e gestão do meio ambiente. Uso da ferramenta como indicador ambiental.

Biodiversidade e conservação

Níveis de organização e parâmetros descritores da biodiversidade. Processos e serviços ecossistêmicos. Causas e consequências da perda de biodiversidade nos diferentes ecossistemas. Introdução à biologia da conservação. Efeito das mudanças climáticas sobre a biodiversidade. Manejo da biodiversidade e restauração ecológica.

Efluentes líquidos

Gestão e uso dos recursos hídricos e efluentes líquidos. Principais tipos de poluição das águas e impactos sobre sistemas hídricos. Índices e padrões de qualidade das águas. Amostragem, preservação e caracterização de águas e efluentes líquidos industriais. Principais processos de tratamento de águas e efluentes líquidos para gestão ambiental.

Resíduos Sólidos

Conceito e caracterização dos resíduos sólidos. Importância do plano nacional de resíduos sólidos. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem e reutilização. Acondicionamento, coleta, transporte. Processos de tratamento de resíduos. Legislação especifica. Etapas constituintes de um plano de gerenciamento integrado. Desenvolvimento de co-produtos/insumos a partir de resíduos sólidos.

Emissões Atmosféricas e acústicas

Formação e importância da atmosfera. Principais fontes de poluição atmosférica e acústica. Padrões de qualidade do ar. Impactos sobre a camada de ozônio e o aquecimento global. Monitoramento e controle da poluição atmosférica e acústica. Legislação federal sobre poluição atmosférica e sonora. Gestão das emissões atmosféricas e acústicas.

Energias Renováveis

Gestão de energias renováveis. Conceitos básicos: energia solar, energia eólica, energia de matéria orgânica (biomassa e biocombustível) e energia hidráulica; projetos de integração entre energias renováveis, novas formas de energias renováveis.

Responsabilidade Socioambiental

Avaliar a relevância da responsabilidade social das organizações. Gestão dos princípios e valores em relação à sustentabilidade socioambiental. Potencial das organizações empresariais no contexto de um novo modelo de desenvolvimento e como coprodutoras do bem público. Compromisso social e gestão empresarial. Responsabilidade Social e a interface com as organizações de prestação de serviços públicos.

Remediação e Recuperação de Áreas Degradadas

Definição de áreas degradadas. Avaliação de Passivos Ambientais: Avaliação Ambiental Preliminar, Investigação Ambiental Confirmatória, Investigação Ambiental Detalhada (ABNT NBR 15515), Plano de Remediação considerando técnicas de tratamento de passivos (químico e biológico).

Legislação ambiental

Conceitos fundamentais da área jurídica ambiental. Histórico da legislação ambiental. Instrumentos jurídicos para a proteção do meio ambiente. Organizações ambientais governamentais e não governamentais. Evolução normativa no plano internacional para proteção ambiental. Legislação ambiental aplicada aos recursos naturais.

Licenciamento ambiental

Órgãos licenciadores e tipos de licenças ambientais. Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e de Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). Processo de entrega e análise EIA-RIMA. Audiências públicas e auditorias. Procedimentos de licenciamento nas esferas municipal, estadual e federal.

Perícia e prevenção de riscos

Aplicações da perícia ambiental. Direitos e deveres processuais dos peritos ambientais. Ferramentas da perícia ambiental. Elaboração de laudos e pareceres. Gerenciamento de riscos relacionados às questões ambientais; implementação de sistemas de gerenciamento de riscos ambientais e vulnerabilidade de sistemas. Técnicas de identificação de riscos, avaliação de riscos operacionais, avaliação e controle de riscos ambientais.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Adriana da Silva Moura
  • Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia pela Universidade de Federal de Brasília, doutorado em andamento em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de pesquisa em Pegada de Carbono, Avaliação e Modelagem de processos em Ciclo de Vida em combustíveis fósseis, materiais poliméricos, biopolímeros, compósitos, fibras naturais. Projetos de caracterização de resíduos sólidos hospitalares. Desenvolvimento de materiais poliméricos e consultoria ambiental.
  • Esp. Alessandra Nogueira Pires
  • Engenheira química pela PUCRS, Engenheira de segurança do trabalho (Especialização PUCRS), Mestranda em Engenharia de Materiais UFRGS, Atua na coordenação de resíduos sólidos na secretaria do meio ambiente e da sustentabilidade, Conselheira no Banco de Resíduos FIERGS, Instrutora da Rede Metrológica RS.
  • Dra. Cibele Vieira Figueira
  • Graduada em Arquitetura em Urbanismo pela Uniritter (1994) e doutora pela Universidade Politécnica da Catalunha (2006). Em Barcelona trabalhou mais de dez anos com intervenções urbanas junto a centro culturais. Desde 2012 atua como professora de Urbanismo da PUCRS e como pesquisadora do núcleo de estudos urbanos da universidade desenvolvendo trabalhos na área de desenho e gestão da cidade com foco na região do 4° Distrito de Porto Alegre e em estudos de qualificação urbana para a cidade informal vinculado a Vila São Judas Tadeu. Atualmente é professora da Escola Politécnica e pesquisadora do IMA (Instituto do Meio Ambiente) da PUCRS.
  • Dr. Claudio Augusto Mondin
  • Formado em Agronomia, em 1989; Mestrado e Doutorado em Botânica pela UFRGS, em 1996 e 2005, respectivamente; Professor de Botânica e Ecologia vegetal da UNISINOS e da PUCRS, no período de 1998 a 2013; Consultor Ambiental na área de Levantamento de Vegetação desde 1994; Coordenador do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata no período de 2009 a 2013; Publicou livros, catálogos, capítulos de livros e vários artigos em revistas especializadas na área de botânica; Atualmente reside em Florianópolis, e é consultor ambiental e ministra cursos na área da botânica.
  • Dra. Cristiane Follmann Jurinitz
  • Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Botânica, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Possui experiência no ensino de Graduação (Sistemática e Morfologia Vegetal e Ecologia) e Pós-Graduação (Ecologia de Populações). Em pesquisa, atua na área de Ecologia Vegetal, tendo trabalhado com o componente arbóreo em florestas tanto no nível da comunidade (Mestrado) quanto populacional (Doutorado). No pós-doutorado (2013) trabalhou com espécies herbáceas dos Campos Sulinos, tendo abordado o desempenho diferencial de nativas em comparação a uma exótica invasora. Atualmente atua na PUCRS como professora na Escola de Ciências e no Instituto do Meio Ambiente, além da curadoria do Herbário MPUC, vinculado ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
  • Esp. Fabiani Ponciano Vitt Tomaz
  • Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Mestrado Acadêmico em andamento na Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais na área de Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa. Atualmente é analista de Engenheira Química na FEPAM, chefe da DICOPI -Divisão de Controle da Poluição Industrial e integrante da equipe de emergência químicas da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler.
  • Me. Flávio Faccin
  • Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Assessor Técnico da Unidade de Assessoramento Ambiental do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (UAA/GAT/MP-RS) desde 2006, atuando na defesa do meio ambiente, com ênfase em Controle da Poluição. Foi Professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2011 e 2013 e professor da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul entre 2014 e 2016.
  • Dr. Gustavo Inácio Moraes
  • Doutor em Economia Aplicada na ESALQ-USP. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2005) e Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP (1999). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia, economia da defesa e economia dos recursos naturais. Membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural desde julho de 2012. Autor colaborador do PMBC – Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente professor doutor da PUCRS e coordenador do curso de graduação em Economia.
  • Dra. Jeane Estela Ayres de Lima
  • Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Química pela UFRGS, doutorado em Ciência de Materiais pelo PGCIMAT/UFRGS. Tem experiência na área de Química Industrial, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem e reaproveitamento energético de resíduos sólidos, sequestro de carbono, desenvolvimento de materiais poliméricos, biomassa e biocombustíveis.
  • Dra. Maira de Cassia Pedrini
  • Pós-doutorado na HEC Montreal – Canadá (2017), doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas – SP (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC RS, tem 24 anos de experiencia na área de Sistemas e Tecnologia de Informação, tendo atuado corporativamente em empresas como Procergs, Hospital Israelita Albert Einstein e IBM e realizado consultoria ad hoc em sistemas de Bussines Intelligence. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em temas relativos a sustentabilidade e sua adoção estratégica nas empresas, negócios de impacto, economia compartilhada e inovação social. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social e coordena projetos de pesquisa nestas temáticas.
  • Prof. Dr. Marcia Andrea Bühring
  • Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (2013). – Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2002). – Especialista em Direito Público pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (1999) e Graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (1996). – Advogada e Parecerista. – Professora do PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Linha de Pesquisa: Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico; Grupo de Pesquisa: Interdisciplinaridade, Cidades e Desenvolvimento: Planejamento Sustentável do Meio Ambiente. Projeto de pesquisa Responsabilidade Civil Ambiental e Mudanças Climáticas. RCA-MC. – Professora de direito constitucional e ambiental na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Grupo de Estudos: Atualidades em Direito Constitucional/Ambiental. – Professora nas especializações da ESMAFE. – Integrante da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-RS. – Pós-Doutoranda na FDUL – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal.
  • Dr. Pedro Maria Abreu Ferreira
  • Professor Adjunto na Escola de Ciências da PUCRS, vinculado Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade e ao Instituto do Meio Ambiente. Coordenador do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata. Desenvolve linha de pesquisa em Interações biológicas e ecologia de comunidades, com foco em ecossistemas campestres do Sul do Brasil e sua dinâmica de distúrbios associada. Formado em Ciências Biológicas pela PUCRS. Mestre e Doutor em Botânica pela UFRGS.
  • Dr. Regis Alexandre Lahm
  • Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH (2005) e Mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS/CEPSRM (1995). Atualmente é professor Dedicação Exclusiva – DE, da PUCRS. Coordena o Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento – LTIG/Geografia/EH/PUCRS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, geoprocessamento, cartografia, sequestro de carbono e estimativa de taxas de sedimentação em lagos e lagoas, modelagem de circulação hídrica, desastres naturais e eventos extremos.
  • Ma. Rosélia Cilene Araújo Vianna
  • Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, com Especialização em Administração e Marketing Estratégico pela UCES/ULBRA e Bacharel em Relações Públicas pela UFRGS. Atuou profissionalmente como Ouvidora, Gestora em Comunicação e Responsabilidade Social por mais de 25 anos. Realizou Formação em Ombudsman na International Ombudsman Association/ TX-USA. Autora de artigos sobre Ouvidoria e do livro Ouvidoria – Cidadania e Poder dos Públicos, resultado das experiências como consultora na área e dos estudos do Mestrado. Em 2013 criou a Gênese Social – Agência de Impacto, a partir da qual assessora organizações públicas e privadas na realização de projetos socioambientais.
  • Me. Walter Rudolf Koch
  • Diretor Executivo da empresa Biota-Geom Planejamento e Consultoria Ambiental; Mestre em Biociências e Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental; Conselheiro Vice-Presidente do Conselho Regional de Biologia (CRBio03-2016); Secretário de Meio Ambiente Adjunto, Supervisor e Coordenador do Licenciamento Ambiental de Porto Alegre (SMAM- 2005-2007); Perito Ambiental e Auditor ISO 14001; Professor Assistente UNISINOS (2001-2006); Professor Pós-Graduação em Arquitetura da Paisagem PUCRS (2008-2011); Professor Pós-Graduação em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente PUCRS, ministrando a disciplina de Licenciamento, Controle e Gerenciamento Ambiental (2008-2018); Área de Atuação: Licenciamento e Auditoria Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão de Resíduos, Avaliação e Recuperação de Áreas Degradadas.

Coordenação

  • Profa. Dra. Cibele Vieira Figueira
  • cibele.figueira@pucrs.br
    Graduada em Arquitetura em Urbanismo pela Uniritter (1994) e doutora pela Universidade Politécnica da Catalunha (2006). Em Barcelona trabalhou mais de dez anos com intervenções urbanas junto a centro culturais. Desde 2012 atua como professora de Urbanismo da PUCRS e como pesquisadora do núcleo de estudos urbanos da universidade desenvolvendo trabalhos na área de desenho e gestão da cidade com foco na região do 4° Distrito de Porto Alegre e em estudos de qualificação urbana para a cidade informal vinculado a Vila São Judas Tadeu. Atualmente é professora da Escola Politécnica e pesquisadora do IMA (Instituto do Meio Ambiente) da PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 20/01/2019R$ 648,00
De 21/01/2019 a 17/02/2019R$ 684,00
A partir de 18/02/2019R$ 720,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 720,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 633,60
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 648,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 576,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 504,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em