Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Gestão em Pastoral

1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
A Distância

Apresentação

Programe-se

Início
23 de Abril de 2018

Inscrições até 13/04/2018

Período
23/04/2018 a 03/05/2019
379 horas-aula
Dias e Horários
O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente.

Avaliações Presenciais

As avaliações presenciais ocorrerão nas seguintes datas: 18/07/2018, 08/05/2019 e 15/05/2019, das 15h às 17h (horário de Brasília) e serão realizadas nos seguintes locais:

Batatais (SP);
Belo Horizonte (MG);
Campinas (SP);
Campo Grande (MS);
Chapecó (SC);
Criciúma (SC);
Curitiba (PR);
Goiânia (GO);
Jaraguá do Sul (SC);
Pelotas (RS);
Porto Alegre (RS);
Santa Cruz do Sul (RS);
Santo Ângelo (RS);
São Paulo (SP);
Taguatinga (DF);
Uruguaiana (RS).

Qualquer alteração nestas datas será comunicada com antecedência.

Introdução ao Curso

O Curso de Gestão em Pastoral é uma iniciativa conjunta da Escola de Humanidades da PUCRS e o Regional Sul 3 da CNBB. Trata-se de uma proposta de formação continuada que pretende abordar especificamente questões de metodologia em pastoral. A perspectiva interdisciplinar do curso visa ampliar a reflexão e as indicações práticas de uma ação evangelizadora atenta aos desafios atuais. A modalidade a distância visa permitir que um maior número de pessoas possa participar, tanto no RS, quanto em nível nacional.

Objetivos

Oferecer formação metodológica e pastoral para os diversos agentes evangelizadores com vistas a uma atuação que forme discípulos missionários, numa eclesiologia de comunhão e atenta às exigências da contemporaneidade.

Público-Alvo

Presbíteros, consagrados, agentes de pastoral e educadores.

Diferenciais do Curso

  • Abordagem interdisciplinar sobre as questões pastorais;
  • Aprofundamento dos aspectos metodológicos em pastoral;
  • Interatividade entre a prática das comunidades e a teologia.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Conhecer indicações para mediação de conflitos na pastoral;
  • Obter informações sobre a realidade da pessoa, da comunidade e da sociedade na contemporaneidade para fins de evangelização;
  • Adquirir elementos que favoreçam uma ação pastoral integral e solidária;
  • Identificar novos métodos, linguagens e ações que permitam uma ação eclesial de relevância pública.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pré-Requisitos

Ser portador de diploma de Curso Superior (obrigatório).

Ainda, é necessário que o aluno tenha disponível um computador com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso. Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e da defesa do TCC em forma presencial.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia autenticada do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2017
Término: 13/04/2018

Disciplinas

Inserção em EAD: competências e significados

A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; a construção de competências para o aluno virtual; a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco nas aplicações do ambiente virtual.

Diagnóstico Pastoral da Realidade Social e Eclesial

Exigências e elementos para um diagnóstico pastoral da realidade. Recursos interdisciplinares. Os diversos cortes para exame: histórico, sociológico, econômico, psicanalítico, cultural, religioso, poliédrico, comparativo entre os diversos elementos de composição da sociedade e da Igreja. Exame entre finalidade (futuro), fontes (passado) e realidade presente. Exame estrutural, conjuntural, de cenários. Busca de coerência dinâmica. Exercícios de diagnóstico e prognóstico

Juventudes Contemporâneas e seus Desafios: Perspectivas de Novos Olhares

Compreensão dos conceitos de juventudes e culturas juvenis produzidos na contemporaneidade a partir de um enfoque sócio-histórico e cultural. Análise da realidade juvenil, a partir de fenômenos diversos vivenciados pelos jovens, tais como relação com as mídias, sexualidade e gênero; família e relações intergeracionais; participação, engajamento político e protagonismo juvenil; relações entre violência, drogas e o narcotráfico; entre outros.

Evangelização Urbana

A cidade como espaço de evangelização. A cidade e suas comunidades. A cidade e seus deuses (desconhecidos). Acolhida (hospitalidade) e missão. Informação, comunicação e mensagens atuantes. Anúncio, formação, escuta e acompanhamento. Liturgia, oração e eventos. Solidariedade e ação social. Estruturas e ministérios urbanos. Parecerias e diálogos. Doença, violência, desabrigo e vulnerabilidade como clamor da cidade ferida.

Fenômeno Religioso Contemporâneo

O fenômeno religioso no contexto atual, interpelações e novos paradigmas para a evangelização. Abordagem das interações e relações estabelecidas entre as religiões consagradas e emergentes no contexto brasileiro. Análise dos fenômenos de comunicação, permuta, interpenetração, competição, enfrentamento, exclusão, nas relações estabelecidas entre as religiões sob os pontos de vista histórico, social e cultural. Interpretação dos processos de sincretismo e influência mútua, de competição no mercado de bens religiosos.

Psicologia da Família

Conhecer e compreender que a família hoje é uma demanda importantíssima, sendo assim será fundamental estudar os referenciais sistêmico e psicodinâmico para reconhecer suas estruturas, seus papéis sociais, a lógica que remete as funções de seus componentes a parentalidade, a filiação e as relações familiares no contexto contemporâneo.

A Arte de Celebrar e a Homilia

A missão do anúncio da Palavra de Deus através da homilia. A homilia como ação litúrgico-celebrativa da Igreja. O ministério da pregação, sua preparação e aplicação. Assembleia litúrgica como interlocutora do anúncio e da resposta à Palavra de Deus.

A Renovação da Comunidade paroquial e Catecumenato

Análise da catequese no atual contexto cultural e pastoral.. Aprofundamento do método catecumenal de iniciação à vida cristã a partir da leitura do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. Conhecimento da pedagogia da fé com metodologias e linguagens diferentes. Relação entre catequese e pastoral, especialmente na formação de presbíteros, catequistas e comunidades eclesiais. Renovação da comunidade paroquial Documento 100 da CNBB.

Metodologia da Pesquisa - TCC

Iniciação à vida intelectual: atitudes, procedimentos, disciplina, organização do pensamento. Fundamentos, princípios, métodos e técnicas de pesquisa científica. Etapas e procedimentos para a elaboração de artigos acadêmicos e científicos para a produção de textos teológicos: normas, formas de redação e comunicação. Normas técnicas (ABNT).

A Prática da Leitura Orante da Palavra

A disciplina estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos. Enfatiza a metodologia da Lectio Divina na pastoral e oferece critérios para a interpretação de diversos gêneros bíblicos. Leitura popular da Bíblia.

Cuidar dos Cuidadores

Cuidar de alguém envolve várias facetas da relação entre aquele que cuida e o que requer cuidados humanos com o propósito de prestar uma assistência acolhedora e humanizada, contudo, para que isto seja possível, é necessário que os cuidadores tenham decidido dedicar pelo menos uma parte de suas vidas a isto. Para tal é necessário que estejam em condições adequadas para fazê-lo. Sendo assim, e, dada à importância do tema, abordaremos conteúdos que auxiliem na compreensão e operacionalização do cuidado ao cuidador enquanto um cuidado humanizado, equilibrado e saudável para ambos.

Hospitalidade em Pastoral

Reconstrução do conceito de hospitalidade. Análise dos tempos e espaços nos quais se realiza a hospitalidade. Estudo da hospitalidade no mundo globalizado. Reflexão sobre a hospitalidade e cultura local, sobre a criatividade em eventos e sua importância nas ações de organização, gestão e promoção. Compreensão das questões relacionadas ao processo de inserção dos colaboradores na realização das tarefas e, principalmente, na cultura organizacional, como fator que qualifica e aumenta o desempenho da força de trabalho no segmento da hospitalidade.

Gestão Estratégica em Pastoral

O aluno deve ser capaz de pensar estrategicamente e analisar criticamente, a partir de conceitos, técnicas e ferramentas de gestão estratégica, a atuação em pastoral diante dos desafios dos cenários na sociedade do conhecimento do século XXI. Conceitos e práticas de gestão estratégica; Gestão estratégica X Comportamento organizacional; Definição estratégica: Missão, Visão, Princípios e Valores; Análise do macro e microambiente das organizações religiosas; Construção de cenários; Posicionamento estratégico; Objetivos, estratégias e ações. Conceitos e práticas de gestão estratégica.

Comunicação Pastoral: Novos Paradigmas e Novas Linguagens

Pastoral e comunicação vistas nos seus conceitos teórico/prático, à luz do pensamento da Igreja. Reflexão sobre o fenômeno da comunicação e o impacto da cultura digital na sociedade contemporânea e os desafios à evangelização e às práticas pastorais nesse tempo midiático. Vários modelos de comunicação e os desafios para os métodos pastorais. A cultura digital: realidade, redes sociais, tendências no desenvolvimento das novas tecnologias, internet das coisas Diretório de comunicação da Igreja no Brasil.

Metodologia de Trabalho em Pastoral

Reflexão sobre o Trabalho Pastoral e sua implementação destacando elementos e requisitos para uma ação metodológica centrada em um planejamento participativo e comunitário. Compreensão da metodologia numa perspectiva dialética, baseada em uma concepção de homem, de sociedade e de conhecimento. Compreensão dos interesses da comunidade à organização do trabalho pastoral.

Aconselhamento Pastoral

Busca-se obter o conhecimento sobre o processo de aconselhamento psicológico propriamente dito, considerando os pressupostos, as técnicas, os instrumentos, dentro das principais linhas teóricas, unindo os conhecimentos obtidos nas demais disciplinas do curso. O aconselhamento psicológico segundo as teorias e suas técnicas; o aconselhamento; abordagem centrada na pessoa; teoria do traço e fator; abordagem comportamental.

Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. A orientação será realizada no ambiente virtual do curso.

Professores

  • Dra. Adriana Beiler
  • Dr. Alam de Oliveira Casartelli
  • Me. Carlos Gustavo Haas
  • Me. Denis Bohnenberger
  • Ma. Doris Helena Della Valentina
  • Dr. Érico Hammes
  • Ma. Fabiane Pasa
  • Dr. Leandro Luis Bedin Fontana
  • Dr. Leomar Brustolin
  • Me. Leonardo Agostini
  • Dr. Luiz Carlos Susin
  • Dr. Marcos Sandrini
  • Ma. Maria Aparecida Barboza
  • Ma. Maria Isabel Wendling
  • Dr. Moises Sbardeloto
  • Dra. Sônia Maria de Souza

Coordenação

  • Profa. Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli
  • sbonelli@pucrs.br
    Coordenadora do Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. Mestre em Educação pela PUCRS. Doutor em Educação pela UFRGS. Coordenadora dos cursos de Gestão Curricular Marista e Docência no Ensino Superior, ambos em EAD.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11 a 14/12/2017R$ 255,00
15/12/2017 a 15/01/2018R$ 270,00
16/01 a 15/02/2018R$ 285,00
A partir de 16/02/2018R$ 300,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
R$ 300,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 300,00
PUCRS Alumni
R$ 264,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 264,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
R$ 270,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 270,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
R$ 240,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 240,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
R$ 210,00
Matrícula + 18 parcelas de R$ 210,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em