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CURSO DE MBA Uol Edtech

Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
20 de Março de 2020

Inscrições até 08/03/2020

Período
20/03/2020 a 18/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 9h às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso de MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de negócios, sendo estruturado em três módulos: um “Módulo de Gestão”, que discute temas como gestão de pessoas, otimização do orçamento, planejamento financeiro, franchising, gestão de fornecedores e e-commerce; um “Módulo de Empreendedorismo”, que aborda assuntos ligados aos ambientes de inovação, desafios e oportunidades de negócios, Tecnologia, Data Science, IA, Internet das Coisas e Blockchain para empreendedores; e um “Módulo de Desenvolvimento de Negócios” que trata de temas relacionados à modelagem de negócios, segmentação de mercado, branding, criação de valor e relacionamento com o cliente, fontes de receita e precificação e estratégia omnichannel.

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Profissionais de nível superior com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados à gestão, ao empreendedorismo e ao marketing. Em especial, o curso busca privilegiar profissionais com interesse gerencial ou com perfil empreendedor que tenham assumido ou venham a assumir funções de liderança em empresas ou desejam lançar o seu próprio negócio.

Objetivos

O curso tem o objetivo de formar um profissional capaz de tomar decisões criativas e eficazes em um ambiente cada vez mais competitivo e inovador. Busca o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o profissional que atua na área de gestão, de marketing, ou que deseja criar um novo negócio.

Perfil do Egresso

  • Pensar de maneira inovadora sobre a área de negócios, identificando as tendências e as melhores práticas que estão sendo adotadas no mercado;
  • Ampliar a visão sistêmica e melhorar a capacidade de argumentação nos temas mais atuais na área de gestão, empreendedorismo e marketing;
  • Assumir postura mais assertiva na tomada de decisão sobre os assuntos mais importantes na área da gestão empresarial, da comercialização de produtos e serviços e do lançamento de novos negócios.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 08/03/2020

Disciplinas

Pessoas: a essência do negócio

Liderança, motivação e engajamento. Atração e retenção de talentos. Desenvolvimento de pessoas e avaliação do desempenho. Remuneração, reconhecimento e recompensas. Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Tecnologia, DS, IA e Blockchain para empreendedores

Ementa da Disciplina: O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics. O que é Blockchain e qual o seu impacto nos negócios. As novas formas de comercializar produtos e serviços. O que são contratos inteligentes e como eles funcionam.

Growth Hacking: crescimento rápido dos negócios

O uso da metodologia Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Marketing orientado a experimentos. Testagem de hipóteses e priorização. Identificação dos gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para alcançar, manter e encantar os clientes. Potencialização das vendas e aumento das indicações. Utilização de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.

A riqueza está nos detalhes: como otimizar o orçamento

Otimização e gestão de orçamento. Orçamento base-zero e mudanças de paradigma. A mobilização das pessoas e a preparação do processo. Desdobramento da estratégia da empresa. Resultados financeiros desejados. Análise de indicadores de desempenho. Definição dos custos mínimos. Classificação de despesas e a negociação interna.

Novos modelos de fornecimento e produção

Novas formas de produção e oferta de produtos e serviços. Parcerias estratégicas, outsourcing e desenvolvimento de fornecedores. As diferentes estratégias de suprimento. Processos utilizados e o desenvolvimento de áreas e atividades da empresa. Identificação e seleção de fornecedores. Formas de controle e acompanhamento. Gestão da cadeia de suprimentos e logística.

Franchising: estratégia de expansão

Tipos de parcerias estratégicas. Vantagens e desvantagens das parcerias para o crescimento. Expansão dos negócios através das franquias. Franchising, benefícios e desafios. Modelos de negócio de franchising. Estudo de franqueabilidade e análise de investimentos. Aspectos jurídicos e relação franqueador e franqueado.

Criação de valor para o cliente

Mensuração e segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Tendências de consumo. Identificação das necessidades e desejos dos clientes. Geração de uma proposta de valor. Comunicação da proposta de valor para públicos específicos.

Marketing e estratégias multicanal

Mudanças no comportamento do consumidor. O conceito de Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Estratégias para integração entre canais online e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.

Como encantar os clientes: excelência e relacionamento

Excelência no atendimento ao cliente. A importância do relacionamento de longo prazo. O ciclo de vida do cliente e o Lifetime Value. Categorias de relacionamento com o cliente. Relacionamento pessoal versus automatização. Estratégias para a retenção de clientes e ampliação das vendas. Fidelização e aumento da lealdade dos clientes. Ferramentas de marketing de relacionamento.

Fontes de receita e precificação

Conversão do valor oferecido ao cliente em receita. Identificação das principais fontes de receita. Assertividade na precificação. Utilização da técnica custo-volume–lucro. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.

E-commerce na prática

A internet e os novos negócios. Modelos de negócios on-line. As mudanças no processo de compra. O consumidor on-line. Novos intermediários e canais. Desafios de estar em negócios on-line. Operações, tecnologia e segurança. Integração com novas tecnologias e outras ferramentas online.

Branding: a marca como o seu maior ativo

Os fundamentos do conceito de marca. O posicionamento da marca. Elementos, ou identidades da marca. Associação de imagens. Credibilidade da marca e reputação. Conceito de Brand equity. Os programas de marketing para construção de brand equity. Estratégias de branding e a arquitetura da marca.

Gestão do Amanhã: desafios e oportunidades

A 4ª revolução industrial. O futuro do mundo corporativo. Os novos modelos de negócio. O impacto das novas tecnologias, rupturas e inovações. Profissionais bem-sucedidos nessa nova sociedade. Desafios e oportunidades. As novas competências dos líderes. Mudanças na gestão das empresas.

Ecossistemas de inovação e empreendedorismo

O que são ecossistemas de inovação. Os componentes e a organização dos ambientes de inovação e empreendedorismo. Cooperação universidade, empresa e governo. Relação entre inovação, ciência e tecnologia. Centros de competência e excelência. Incubadoras e o fomento ao empreendedorismo. Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica.

Design Thinking para disrupção e experiência do cliente

Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para disrupção e criação de valor. A importância da experiência do cliente. Criatividade e o processo criativo. A busca de informações. Práticas de empatia junto ao público usuário. Métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação em produtos e serviços. Validação da prova de conceito.

Empreendedorismo e modelagem de negócios

O movimento do empreendedorismo no Brasil e no mundo. Empreendedores e intraempreendedores. A abordagem “Lean Startup” para a criação de empresas. O Business Model Genaration. A estratégia do MVP (Minimum Viable Product) para o lançamento de novos produtos e serviços. Validação e viabilidade do negócio. A importância da prototipagem.

Planejamento financeiro: da captação de recursos ao IPO

As principais fontes de financiamento para a criação e expansão dos negócios. Prós e contras do financiamento com capital próprio. Cuidados com os investidores 3Fs: Family, Fools and Friends. O uso dos bancos comerciais. Sociedades e participações. Aceleradoras e os Business Angels. Mercado de capitais. Acesso aos subsídios públicos. Valuation: quanto vale a sua empresa. Oferta Pública inicial (IPO).

Por que o seu negócio existe? A empresa com propósito

Empresas conscientes e com propósitos. Identificação dos porquês. Transformação de sonhos em negócios e crises em oportunidades. Paixão pelo que se faz. Protagonismo e inovação disruptiva. Inovação em produtos e serviços. Encantamento e experiência do cliente. Capacidade de aprendizagem e adaptação. Construção de uma cultura e uma marca com personalidade.

Transformando-se para a era da Internet das Coisas

O significado de transformação digital e o impacto no ambiente de negócios. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A Internet das Coisas. As oportunidades de negócio na era digital. Modelos de negócios na era digital. Mudanças na gestão das empresas a partir da transformação digital. Tendências da transformação digital.

Oficina de negócios e gestão

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Aline Silva Autran de Morais
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dr. Augusto Aiquel Vaz Costa
  • Ma. Caroline Bucker
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Me. Cristiano Schifino
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
  • Me. Leandro Bento Pompermaier
  • Dr. Lélis Balestrin Spartel
  • Dr. Luís Antônio Janssen
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Me. Rafael Disconzi Rodrigues
  • Dr. Rafael Matone Chanin
  • Me. Rogério Ventura Villela
  • Esp. Thiago Proença Baisch

Coordenação

  • Prof. Dr. André Hartmann Duhá
  • E-mail: aduha@pucrs.br
  • Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1994), Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutor em Psicologia Organizacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador geral dos cursos de MBA e de Especialização da Escola de Negócios da PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 879,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 931,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 983,25
A partir de 18/02/2020R$ 1.035,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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