Curso de MBA


Gestão, Empreendedorismo e Marketing – 1ª Edição

O curso busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de negócios, sendo estruturado em três módulos: um "Módulo de Gestão", "Módulo de Empreendedorismo" e um "Módulo de Marketing".

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 06/07/2017 a 30/07/2017

Dia 11/08/2017

De 11/08/2017 a 20/05/2018

363 horas-aula ou 10 meses.

introdução ao curso

O curso busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de negócios, sendo estruturado em três módulos: um "Módulo de Gestão", que discute temas como gestão de pessoas, orçamento empresarial, qualidade em serviços, consolidação de negócios, relacionamento com clientes e desenvolvimento de fornecedores; um "Módulo de Empreendedorismo", que aborda assuntos ligados aos ambientes de inovação, o indivíduo empreendedor, novas tecnologias, criatividade, captação de recursos e a indústria criativa; e um "Módulo de Marketing" que trata de temas relacionados ao marketing digital, branding, e-commerce, franchising, internacionalização de empresas e economia compartilhada.

PARCERIA

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

MODALIDADES

É uma uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, com duração de 18/08/2017 a 20/05/2018, ou a distância, com duração de 18/09/2017 a 20/06/2018.

A modalidade a distância tem exatamente o mesmo conteúdo da versão presencial. A equipe da PUCRS realiza a cobertura audiovisual dos encontros presenciais e edita os vídeos com qualidade de cinema, dando destaque aos professores convidados enquanto interagem com a turma. Esse é o conteúdo que vai de forma otimizada para a plataforma online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

METODOLOGIA

Cada disciplina contará com a participação de uma dupla de professores, sendo um deles professor externo convidado, referência no seu mercado de atuação, e um professor da PUCRS, responsável pelas atividades acadêmicas. O professor convidado irá palestrar sobre o tema da disciplina e apresentar um caso de sucesso na sua área. O professor da PUCRS irá planejar e conduzir todas as atividades de ensino-aprendizagem, assim como, será responsável pela preparação do material de apoio, aplicação e correção das avaliações e atribuição do grau final do aluno na disciplina.

O método de ensino principal adotado nas disciplinas será o estudo de caso. O professor convidado apresentará o caso para os alunos e elucidará as dúvidas existentes. O professor da PUCRS, por sua vez, complementará a apresentação com os conceitos necessários na área da disciplina e conduzirá o estudo do caso junto aos alunos. p style="text-align: justify;">Poderão ser adotados outros métodos de ensino-aprendizagem durante o curso, levando-se em consideração as características de cada uma das disciplinas; podendo ser por meio de aulas expositivas e dialogadas, de debates e simulações, exercícios e workshops, leituras prévias e complementares, vídeoaulas e fóruns de discussão no ambiente virtual. p style="text-align: justify;">Na última disciplina do curso, denominada Oficina de Negócios, o aluno passará por um programa de modelagem de negócios, com o objetivo de desenvolver e detalhar ideias e projetos que possam se transformar em negócios concretos ou em inovações organizacionais.

horário das aulas

Sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 9h às 12h35min e das 14h às 17h35min. Aulas semanais.

objetivos

O curso tem o objetivo de formar um profissional capaz de tomar decisões criativas e eficazes em um ambiente cada vez mais competitivo e inovador. Busca o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o profissional que atua na área de gestão, marketing e criação de novos negócios.

público-alvo

Profissionais de nível superior com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados à gestão, ao empreendedorismo e ao marketing. Em especial, o curso busca privilegiar profissionais com interesse gerencial ou com perfil empreendedor que tenham assumido ou venham a assumir funções de liderança em empresas ou em novos negócios. Profissionais de diferentes formações que desejam se qualificar ou ampliar seus conhecimentos nas áreas temáticas do curso.

diferenciais do curso

  • O projeto do curso proporciona uma formação profissional diversificada e atualizada nas áreas de gestão, de empreendedorismo e de marketing;
  • O corpo docente é formado por professores com formação acadêmica consistente e por profissionais que são referência no seu mercado de atuação;
  • Metodologia de ensino interativa, utilizando atividades presenciais e a distância e estudos de caso práticos apresentados pelos professores convidados;
  • Ótimo ambiente de aprendizagem, envolvendo completa infraestrutura física, de laboratórios e de serviços próprias de uma grande universidade.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Pensar de maneira inovadora sobre a área de negócios, identificando as tendências e as melhores práticas que estão sendo adotadas no mercado;
  • Ampliar a visão sistêmica e melhorar a capacidade de argumentação nos temas mais atuais na área de gestão, empreendedorismo e marketing;
  • Assumir postura mais assertiva na tomada de decisão sobre os assuntos mais importantes na área da gestão empresarial, da comercialização de produtos e serviços e do lançamento de novos negócios.

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

PROGRAMAÇÃO
Pessoas: a essência do negócio
Atração e retenção de talentos. Desenvolvimento de pessoas e avaliação do desempenho. Motivação, reconhecimento e recompensas. Liderança, influência e poder. Empowerment, autoridade e delegação. Trabalho em equipe.
Otimização de orçamento
Orçamento base-zero e mudanças de paradigma. A mobilização das pessoas e a preparação do processo. Desdobramento da estratégia da empresa. Resultados financeiros desejados. Análise de indicadores de desempenho. Definição dos custos mínimos. Classificação de despesas e a negociação interna.
Qualidade em serviços
Os encontros de serviço e a hora da verdade. As expectativas e percepções dos clientes sobre o serviço. O comportamento do consumidor de serviços. A construção do relacionamento com o cliente. O papel dos funcionários na execução dos serviços. A formação de uma cultura de serviços ao cliente.
Consolidação de negócios em ambientes competitivos
Ascensão e queda das grandes empresas. Consolidação de negócios em ambientes altamente competitivos. Inovação, crescimento e a geração de lucro. As empresas longevas e a manutenção de diferenciais competitivos. Desafios impostos pelas novas tecnologias em negócios consolidados.
Relacionamento e Fidelização de Clientes
O marketing de relacionamento e o seu papel diferenciador nas relações cliente-fornecedor. Segmentação de mercado e fatores de diferenciação. Relacionamentos de longo prazo e a criação de vantagem competitiva. O ciclo de vida do cliente. Ferramentas de marketing de relacionamento como data base e CRM.
Desenvolvimento de fornecedores
As diferentes estratégias de suprimento. Processos utilizados, terceirização e o desenvolvimento de áreas e atividades da empresa. Identificação e seleção de fornecedores. Desenvolvimento de fornecedores e negociação. Formas de controle e acompanhamento. Gestão da cadeia de suprimentos e logística.
Workshop Pense Diferente: business case da Apple
A trajetória da Apple e o segredo do sucesso. A construção da marca e o relacionamento com os clientes. Principais pessoas envolvidas e suas características. Momentos-chave da história da empresa e as decisões que foram tomadas. Os bastidores do funcionamento da empresa no passado e dias atuais.
Empreendedorismo
Atitudes, habilidades e conhecimentos do indivíduo empreendedor ou intraempreendedor. As diferenças básicas entre os empreendedores e os bons gestores. Os desafios enfrentados pelo empreendedor em cada uma das etapas do processo: concepção do negócio, lançamento, expansão e consolidação.
Ambientes de inovação
Componentes do sistema de inovação e desenvolvimento. Inovação, ciência e tecnologia. Organização dos ambientes de inovação e desenvolvimento. Centros de competência e excelência. Incubadoras e pré-incubadoras. Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica. Cooperação universidade, empresa e governo. Fontes de financiamento para inovação.
Captação de recursos
Discutir as principais fontes de financiamento para a expansão dos empreendimentos empresariais, tais como: financiamento por capital próprio, família e amigos (FFF), bancos comerciais, sociedades e participações, aceleradoras, business angels, subsídios públicos e mercado de capital.
Franchising
Tipos de parcerias estratégicas. Vantagens e desvantagens das parcerias para o crescimento. Expansão dos negócios através das franquias. Franchising, benefícios e desafios. Modelos de negócio de franchising. Estudo de franqueabilidade e análise de investimentos. Estratégia e estrutura organizacional de uma empresa franqueadora. Aspectos jurídicos e relação franqueador e franqueado.
Vendas e Negociação
Fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. As necessidades, os objetivos e os valores de troca. Estilos e comportamentos de influência situacional. Os principais desafios da venda. Técnicas e métodos para aumentar as vendas e obter melhores resultados.
Design Thinking
O método do Design Thinking para a criação de valor. Criatividade e o processo criativo. Métodos para a geração de ideias. Práticas de empatia junto ao público usuário. Desenvolvimento da ideação de um projeto de inovação. Validação da prova de conceito.
E-commerce
A internet e os negócios. Ganhando dinheiro com a internet. A internet e a estratégia das empresas. Modelos de negócios on-line. Desafios de estar em negócios on-line. Operações, tecnologia e segurança. O consumidor on-line. Marketing em negócios na internet. Sistema de informações de marketing na internet.
Branding
Os fundamentos do conceito de marca. O posicionamento de marca. Brand equity. Os programas de marketing para construção de brand equity. Estratégias de branding e arquiteturas de marcas.
Marketing Digital: SEO e SEM
As transformações no ambiente de marketing. O comportamento do consumidor digital e o marketing neste ambiente. Presença digital. Plataformas digitais de marketing. Mobile marketing. Marketing de busca. Marketing em mídias sociais. Tendências e plataformas emergentes. Utilizando SEO e SEM.
Inovação, Novas Tecnologias e Economia Compartilhada
O impacto das novas tecnologias no ambiente de negócios. Tendências e negócios: digitalização, automatização, mídias sociais, serviços on-line, análise e interpretação de dados, manufatura avançada, robótica e inteligência artificial e operação remota de veículos. A economia compartilhada. Mercados de redistribuição. Lifestyles colaborativos. Sistemas de produtos e serviços compartilhados.
Evolução da Mídia nos Negócios
Conceitos básicos de comunicação integrada de marketing. Ferramentas de comunicação. Propaganda, publicidade, relações públicas, marketing direto, promoção de vendas, comunicação no ponto de venda, patrocínio de eventos, marketing relacionado a causas, venda pessoal e transmídia storytelling.
Oficina de negócios
Modelagem de negócios. Plano de negócios, usando métodos ágeis (ex. Método Canvas). Pesquisa de mercado; técnicas qualitativas e quantitativas. Protótipo conceitual, low definition. Desenvolvimento de protótipos high definition. Elaboração do pitch de apresentação.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
O aluno terá o acompanhamento para a finalização do seu projeto de negócios, que foi elaborado na disciplina de Oficina de Negócios. A apresentação será na modalidade de um pitch de negócios.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Após ter passado pela disciplina de Oficina de Negócios, o aluno estará habilitado para iniciar a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso, que envolverá a concepção de um novo negócio. O aluno terá o acompanhamento de um professor orientador que irá auxiliá-lo na modelagem do negócio, ou até mesmo na elaboração de um plano mais estruturado que possa via a ser implementado.

PROFESSORES
Me. Adair Keller
Me. Airton Dória
Me. Alessandro Nunes
Ma. Ana Cristina S. Schneider
Dr. André Hartmann Duhá
Ma. Andressa Generosi
Me. Augusto Aiquel Vaz Costa
Dr. Cláudio Damacena
Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
Dra. Ionara Rech
Ma. Katine Fasolo
Ma. Kellen Fraga da Silva
Dr(a). Lélis Balestrin Spartel
Me. Luís Antônio Janssen
Dr. Luís Humberto Villwock
Me. Rafael Chanin
Me. Rogério Ventura Villela
Dr. Vinicius Sittoni Brasil

coordenador

  • Prof. Dr. André Duhá
  • E-mail: ADuha@pucrs.br
  • Graduado em Psicologia, Mestre em Administração e Negócios e Doutor em Psicologia Organizacional. Professor Adjunto da Escola de Negócios da PUCRS. Coordenador geral dos cursos de MBA e Especializações da Escola de Negócios da PUCRS.

PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 1.180,00
Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 1.180,00 + 18 de R$ 1.062,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 1.180,00 + 18 de R$ 1.038,40
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 1.180,00 + 18 de R$ 944,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 1.180,00 + 18 de R$ 826,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 590,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vincendas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/08/2017 a 09/08/2017

Atendimento do Centro de Educação Continuada, prédio 40, sala 201.

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Haverá uma seleção baseada em análise de currículo, no dia 03/08/2017 será divulgada a relação de selecionados.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.