Inscrições até 03/04/2020
O sucesso da gestão de um negócio está diretamente ligado à competência do gestor em conduzir a empresa de forma alinhada ao seu posicionamento estratégico. O curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios é um curso que contribuí na capacitação de profissionais de negócios que buscam formação ampla na área da gestão estratégica. Está fundamentado em três módulos: comportamental, gestão organizacional e instrumentos estratégicos.
Desenvolver competências gerenciais e profissionais ligadas à área de gestão de negócios, capacitando o aluno a pensar estrategicamente e utilizar ferramentas e técnicas de gestão eficazes e modernas.
Curso voltado para profissionais de nível superior com interesse gerencial ou com perfil empreendedor, de formação variada, que desejam qualificar-se e aprofundar os conhecimentos em gestão e profissionais com experiência na área de gestão que desejam atualizar seus conhecimentos acadêmicos sobre a gestão estratégica no ambiente empresarial.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2019
Término: 03/04/2020
Reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual e de equipes de trabalho. Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais e competências comportamentais necessárias à gestão de carreiras. Discussão sobre os recursos necessários para o estabelecimento de conversas relevantes sobre carreira dentro do ambiente organizacional.
Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica.
Entendimento aprofundado na área de Marketing. Conceitos fundamentais e as várias perspectivas que a área oferece para o sucesso das empresas. Modelos, estratégias e processos de inteligência competitiva.
O processo criativo e o design thinking. O impacto das novas tecnologias nos negócios. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas. Modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem.
Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e da gestão de equipes no âmbito empresarial. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance.
As estratégias e a eficiência das operações como diferencial competitivo. O relacionamento da área de operações com as outras funções empresariais. O conhecimento necessário ao desenvolvimento, organização, planejamento e controle das operações e processos produtivos. Indicadores de desempenho.
Administração de vendas. O processo de negociação e suas características principais. Questões legais e éticas das negociações. As técnicas de negociação em vendas. As habilidades dos negociadores. Como planejar uma negociação. O uso das tecnologias nos processos de vendas.
Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Práticas tradicionais e tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos.
Principais conceitos, teorias e pesquisas relacionadas à gestão de pessoas, analisando as práticas adotadas por organizações bem-sucedidas no gerenciamento de sua força de trabalho. As políticas e procedimentos adotados nos diferentes subsistemas de recursos humanos e os impactos das últimas tendências nesta área da administração, destacando a gestão por competências.
Conceitos fundamentais e sistemas e métodos de custeio, incluindo custos para análise e formação de preços de venda, custos para decisões especiais e relações custos-volume-lucro. Resultado econômico. Interpretação das demonstrações e relatórios financeiros, englobando cálculos e modelos teóricos, que ofereçam suporte para a tomada de decisões gerenciais relacionadas com planejamento, análise e controle das finanças de curto e longo prazo. Aspectos relacionados a capital de giro e viabilidade econômico-financeira, orçamento empresarial. Tópicos especiais em finanças e orçamento empresarial.
Conceitos de sustentabilidade. Do Relatório Nosso Futuro Comum aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Visão e harmonização dos três pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. Motivadores internos e externos para adoção de sustentabilidade nas organizações. Perfis das organizações sustentáveis. Modelo de maturidade em Sustentabilidade Corporativa.
Análise das atitudes, habilidades e comportamentos do empreendedor que inicia novos negócios ou daquele que gera mudanças e inovações em empresas já estabelecidas. Reflexão acerca das principais particularidades e dificuldades da gestão de pequenos negócios e analise das diferentes áreas da administração a luz desta realidade. Discussão acerca das características e competências requeridas para um gestor de um pequeno negócio, assim como os desafios que ele deverá enfrentar.
Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
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Até 16/12/2019 | R$ 879,75 |
De 17/12/2019 a 20/01/2020 | R$ 931,50 |
De 21/01/2020 a 17/02/2020 | R$ 983,25 |
A partir de 18/02/2020 | R$ 1.035,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor da Mensalidade |
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Público em geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50 |
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.