Curso de MBA


Gestão Estratégica de Negócios – 1ª Edição

O sucesso da gestão de um negócio está diretamente ligado à competência do gestor em conduzir a empresa de forma alinhada ao seu posicionamento estratégico. Gestão Estratégica de Negócios é um curso que contribuí na capacitação de profissionais de negócios que buscam formação ampla na área da gestão estratégica. Está fundamentado em três módulos: comportamental, gestão organizacional e instrumentos estratégicos. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 07/04/2018

Dia 17/04/2018

De 17/04/2018 a 13/06/2019

14 meses ou 364 horas-aula

horário das aulas

Semanalmente às terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

Desenvolver competências gerenciais e profissionais ligadas à área de gestão de negócios, capacitando o aluno a pensar estrategicamente e autilizar ferramentas e técnicas de gestão eficazes e modernas.

público-alvo

Curso voltado para profissionais de nível superior com interesse gerencial ou com perfil empreendedor, de formação variada, que desejam qualificar-se e aprofundar os conhecimentos em gestão e profissionais com experiência na área de gestão que desejam atualizar seus conhecimentos acadêmicos sobre a gestão estratégica no ambiente empresarial.

diferenciais do curso

  • Método de ensino interativo e dinâmico, aliando teoria à prática;
  • Corpo docente com reconhecida experiência acadêmica e com ampla atuação no mercado;
  • Utilização das melhores práticas de gestão relacionadas aos aspectos comportamentais, técnicos, instrumentais e estratégicos;
  • Forte networking entre alunos, ex-alunos, professores e profissionais de mercado.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Identificar, analisar, organizar e controlar as informações relevantes para a gestão estratégica de negócios;
  • Tomar decisões com mais eficiência, demonstrando competências gerenciais com uma visão mais estratégica dos negócios;
  • Atuar de maneira eficaz nas mais diversas áreas da gestão, tais como: pessoas, finanças, operações, marketing, planejamento e empreendedorismo.

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

PROGRAMAÇÃO
Desenvolvimento de Competências Comportamentais e Gestão da Carreira
Compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais: comunicação intra e interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, auto-estima, prática do feedback no relacionamento interpessoal. Vivência de metodologias para o aprimoramento da competência interpessoal. Decisões de gestão de carreira como parte do desenvolvimento pessoal.
Estratégias Empresariais em Ambientes Competitivos
Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica.
Marketing e Inteligência Competitiva
Objetiva oferecer um entendimento aprofundado de Marketing, estudando seus conceitos fundamentais e descortinando as várias perspectivas que a área oferece para o sucesso das empresas. Estuda modelos, estratégias e processos de inteligência competitiva.
Criatividade, Novas Tecnologias e Inovação nos Negócios
O processo criativo e o design thinking. O impacto das novas tecnologias nos negócios. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas. Modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem.
Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e da gestão de equipes no âmbito empresarial. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance.
Gestão de Operações e Indicadores de Desempenho
As estratégias e a eficiência das operações como diferencial competitivo. O relacionamento da área de operações com as outras funções empresariais. O conhecimento necessário ao desenvolvimento, organização, planejamento e controle das operações e processos produtivos. Indicadores de desempenho.
Vendas, Negociação e E-commerce
Administração de vendas. O processo de negociação e suas características principais. Questões legais e éticas das negociações. As técnicas de negociação em vendas. As habilidades dos negociadores. Como planejar uma negociação. O uso das tecnologias nos processos de vendas. E-commerce.
Gestão de Projetos
Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Além das práticas tradicionais, são contemplados tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos.
Gestão por Competências e Retenção de Talentos
Principais conceitos, teorias e pesquisas relacionadas à gestão de pessoas, analisando as práticas adotadas por organizações bem-sucedidas no gerenciamento de sua força de trabalho. As políticas e procedimentos adotados nos diferentes subsistemas de recursos humanos e os impactos das últimas tendências nesta área da administração, destacando a gestão por competências.a
Gestão Financeira e Análise de Investimentos
Conceitos fundamentais e sistemas e métodos de custeio, incluindo custos para análise e formação de preços de venda, custos para decisões especiais e relações custos-volume-lucro. Resultado econômico. Interpretação das demonstrações e relatórios financeiros, englobando cálculos e modelos teóricos, que ofereçam suporte para a tomada de decisões gerenciais relacionadas com planejamento, análise e controle das finanças de curto e longo prazo. Aspectos relacionados a capital de giro e viabilidade econômico-financeira, orçamento empresarial. Tópicos especiais em finanças e orçamento empresarial.
Desenvolvimento Sustentável
O aquecimento global e as mudanças climáticas: teoria, histórico e conseqüências para a economia mundial. Protocolo de Quioto, Emenda Doha, mecanismos de desenvolvimento limpo e o futuro dos créditos de carbono. Desafios da economia visando o desenvoldimento sustentável e o papel dos stakeholders. Avaliação de projetos; externalidades e impacto ambiental; avaliação econômica do impacto ambiental; técnicas para análise de projetos ambientais.
Empreendedorismo e Modelagem de Negócios
Análise das atitudes, habilidades e comportamentos do empreendedor que inicia novos negócios ou daquele que gera mudanças e inovações em empresas já estabelecidas. Desenvolvimento de uma reflexão acerca das principais particularidades e dificuldades da gestão de pequenos negócios, analisando as diferentes áreas da administração a luz desta realidade. Discussão acerca das características e competências requeridas para um gestor de um pequeno negócio, assim como os desafios que ele deverá enfrentar.
Metodologia da Pesquisa
Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O objetivo é de que o aluno tenha o acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Me. Adair Keller
Dra. Ana Clarissa Matte Z. dos Santos
Dr. André Hartmann Duhá
Me. Daniel Haro
Dra. Daniela Forgiarini Pereira
Dra. Letícia Hoppe
Me. Luis Antonio Janssen
Dr. Luís H. de Mello Villwock
Me. Márcio Soares Torres
Ma. Naira Maria Lobraico Libermann
Me. Roberto Godoy Nogueira
Me. Rogério Ventura Villela

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Prof. Me. Márcio Soares Torres
  • E-mail: marcio.torres@pucrs.br
  • Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas(1995), especialização em Gestão e Liderança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2011) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1999).

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 950,00 18 de R$ 950,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de pagamento Valor da matrícula
07/11 a 14/12/2017 R$ 807,50
15/12/2017 a 15/01/2018 R$ 855,00
16/01 a 15/02/2018 R$ 902,50
A partir de 16/02/2018 R$ 950,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 950,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 855,00
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 836,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 760,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 665,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 475,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 07/04/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.