Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização Uol Edtech

Gestão, Governança e Setor Público

1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
20 de Março de 2020

Inscrições até 10/03/2020

Período
20/03/2020 a 18/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h30min e sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Sobre o Curso

O curso irá propiciar aos alunos um contato direto com personagens importantes da área de governo e da economia pública, tanto com aqueles que possuem experiência prática no setor de governo, economia e administração pública, quanto estudiosos acadêmicos da área, do Brasil e do exterior. Jamais um curso reuniu tantos personagens importantes para a compreensão da política, da economia e da administração pública brasileira e internacional contemporâneas. Serão discutidos os temas mais relevantes e críticos da atualidade. O curso trará novos conhecimentos relevantes aos participantes, sobretudo pela sua utilidade, já que boa do curso será ministrado por professores com larga experiência em governos, que se destacam e são reconhecidos pela liderança em suas respectivas áreas de atuação.

O objetivo do curso é conhecer de perto o funcionamento do setor público; ter contato direto com personagens relevantes da política brasileira e internacional; conhecer na prática e por intermédio de leituras os desafios da política e da gestão pública para as sociedades contemporâneas. Compartilhar conhecimentos e experiências práticas que ainda não estão registrados em livros e textos.

Público-Alvo

O público alvo do curso é amplo: funcionários públicos municipais, estaduais e federais; assessores de governos e de parlamentares; dirigentes empresas, que precisam compreender a atuação dos governos; dirigentes de órgãos representativos do setor privado, como associações de produtores de diversos segmentos; dirigentes e funcionários do terceiro setor; e acadêmicos das áreas de humanidades, economia e administração e demais interessados no tema.

O/A egresso/a sairá apto a:

Ao concluir o curso, o egresso terá desenvolvido competências relacionadas à atuação na área pública, na assessoria parlamentar, consultoria de empresas, assessoria de organizações, públicas, privadas e da sociedade civil, que possuem interlocução com os diferentes níveis de governo. O egresso terá, ainda, competências relacionadas à elaboração e à implementação de projetos sob responsabilidade de empresas, governos e instituições do terceiro setor e ainda atuar como consultor dessas instituições.

Para se inscrever na modalidade presencial clique aqui.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades, Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 25/11/2019
Término: 10/03/2020

Disciplinas

Reforma tributária, política fiscal e economia

Sistemas tributários. Características desejáveis dos sistemas tributários. O sistema tributário brasileiro. Receitas e despesas públicas. Funções do governo na Economia. Políticas de estabilização macroeconômica. Definição de políticas fiscais. Alternativas de ajuste fiscal. Finanças públicas, crescimento e desenvolvimento econômico.

Como administrar licitações e contratos públicos

Licitações e contratos na administração pública. Normas do direito administrativo e da gestão pública. Obrigatoriedades, princípios da isonomia e da impessoalidade, respeito à transparência e
à publicidade nos contratos com a administração pública. Princípios e procedimentos para a prestação de contas. Crimes de responsabilidade.

Políticas Públicas: avaliação e aprimoramento

Políticas sociais no Brasil. Avaliação de impacto de políticas e programas sociais. Avaliação do Programa Bolsa Família. Pobreza e desigualdade no Brasil. Desigualdades de oportunidades no Brasil e na América Latina. Indicadores de oportunidades. Desenvolvimento social e econômico. Educação e desenvolvimento. Avaliação de programas educacionais.

Liderança, gestão de pessoas e carreira no setor público

Liderança, motivação e engajamento no serviço público. Atração e retenção de talentos. Desenvolvimento de pessoas, avaliação do desempenho e promoção. Remuneração, reconhecimento e recompensas. Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Finanças públicas, dívida e desenvolvimento econômico

Diferentes abordagens sobre o papel do Estado na Economia. O Estado Brasileiro: Privatizações, Parcerias Público-Privadas e Agências de Regulação. Sistema Tributário: diferentes abordagens teóricas, sistema tributário brasileiro. Instrumentos de Planejamento Público: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, Orçamento. Dívida, Déficit Público, Federalismo e Lei de Responsabilidade Fiscal. Política Fiscal.

Finanças públicas na prática: orçamento/prestação de contas

Busca de fundos e fontes de financiamento para investimentos. Orçamentação: previsão de receitas e despesas para a administração de determinado exercício. Estratégias para a gestão dos recursos financeiros. Realização de auditorias. Normas e procedimentos para a prestação de contas.

Desigualdade, pobreza e geração de oportunidades

Avaliação de políticas públicas. Desigualdade de oportunidades. Circunstâncias e esforço. Indicadores de oportunidades. Desigualdades sociais. Desenvolvimento humano. Desenvolvimento como redução da pobreza. Políticas públicas e geração de oportunidades. Políticas públicas e redução das desigualdades. Políticas públicas e desenvolvimento humano.

Corrupção, crimes políticos e improbidade administrativa

Violação aos princípios da Administração Pública no Brasil. O combate à corrupção. Enriquecimento ilícito. Lesão ao patrimônio público Crimes políticos. Improbidade administrativa. Dispositivos legais e punições de agentes públicos. Responsabilização de agentes não públicos. Denúncias e enquadramentos.

Relação da iniciativa privada com o setor público

Grupos de interesse. Representação de interesses. Neocorporativismo. Neopluralismo. Redes de políticas públicas. Sociedades complexas.

Democracia e novos modelos de administração pública

Desafios do século XXI. Democracias e ameaças autoritárias. Fluxos migratórios recentes e a resposta das democracias. Coalizões de nações democráticas. Livre mercado, disputas democráticas e a inclusão de camadas sociais desfavorecidas. Democracia e a adoção de novos modelos de administração pública.

Industrialização da sociedade e os desafios ambientais

O desafio ambiental contemporâneo. Perspectivas para o desenvolvimento sustentável. Estado e mercado no mundo globalizado. Relações internacionais e a questão ambiental. Políticas de energias renováveis e a competição dos mercados.

Inovação, transformação digital e burocracia

O significado de transformação digital e o impacto administração pública. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A era da Internet das Coisas. O uso de Data Science para a tomada de decisão. As aplicações da Inteligência artificial na área pública. Mudanças na gestão dos serviços públicos a partir da transformação digital. Transparência, acessibilidade e desburocratização.

Planejamento de Cidades e Smart Cities

Teorias e conceitos de planejamento. Planejamento urbano e regional no Brasil. Produção do espaço, planejamento e políticas públicas. Abordagens de planejamento. Planejamento como instrumento de intervenção no espaço urbano. Instrumentos legais de planejamento urbano e regional no Brasil. Estudos de casos e elaboração de planos urbanos. Infraestrutura urbana. Modernização de cidades. Cluster de pessoas. Smart Cities.

Como transformar boas ideias em soluções públicas reais

Formulação de projetos. Implementação e gestão de projetos de governo. Projetos em contextos de fragilidade governativa. Gestão de políticas humanitárias globais. Projetos para refugiados em áreas de conflito.

Educação: solução para todos os problemas

Formulação de políticas educacionais. Educação como fator de desenvolvimento social e econômico. Desigualdade na educação. Desafios na gestão da educação pública.

Habilidades para a carreira pública e política

Carreira política: desafios e possibilidades. Formação da identidade e carreira. Conhecimentos e habilidades necessárias para uma carreira política. Autoavaliação e identificação de propósito. Estratégias para aquisição de novas habilidades. Atitudes e comportamentos. A importância do marketing pessoal.

Poder judiciário e justiça

A judicialização da política brasileira. Conflitos judiciais na economia privada. Os limites e possibilidades da ordem constitucional brasileira. Segurança jurídica e gestão dos setores públicos e privados.

Governança pública

O que é governança corporativa e sua relação com os sistemas de controle e gestão. Modelos de governança corporativa. Melhores práticas. Mobilização e relacionamento com os stakeholders. Códigos de conduta e conflitos de interesse. Eficiência econômica e gestão de riscos na área pública. Estrutura de governança na área pública.

Reforma política, partidos e bastidores da política

Partidos e eleições no Brasil contemporâneo. Partidos brasileiros em perspectiva comparada. Modelos de partido. Democracia e os partidos no Brasil. A viabilidade/inviabilidade do parlamentarismo no Brasil. O desafio da reforma política no Brasil. Bastidores da política federal.

Projeto em gestão pública

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Adelar Fochezatto
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dr. André Ricardo Salata
  • Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva
  • Dra. Edimara Mezzomo Luciano
  • Dr. Ely José de Mattos
  • Dr. Fabiano Passuelo Hessel
  • Dr. Gustavo Inácio de Moraes
  • Dr. Hermílio Pereira dos Santos Filho
  • Dra. Izete Pengo Bagolin
  • Dr. Jorge Luís Tonetto
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Dr. Marco Tulio Aniceto França
  • Dr. Milton André Stella
  • Dr. Osmar Thomaz de Souza
  • Me. Rafael Bicca Machado
  • Dr. Rafael Machado Madeira

Coordenação

  • Prof. Dr. Adelar Fochezatto
  • E-mail: adelar@pucrs.br
  • Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, DELTA/EHESS. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    Presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), 2007-2010. Diretor da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), 2007-2010. Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (PUCRS), 2012-2014. Possui vários artigos publicados em periódicos na área de economia e tem experiência em pesquisas econômicas, principalmente em temas ligados ao crescimento econômico, economia regional, modelos multissetoriais e agronegócios.
  • Prof. Dr. Hermílio Santos
  • E-mail: hermilio@pucrs.br
  • Possui graduação em Ciências Sociais pela UFMG (1991), mestrado em Filosofia pela PUCRS (1994) com os créditos realizados na UFRGS e doutorado em Ciência Política – Freie Universität Berlin (1998). Professor adjunto (Dedicação Exclusiva) do PPG em Ciências Sociais da PUCRS. Tem experiência na área de Sociologia e Políticas Públicas, atuando principalmente nas seguintes áreas: infância, juventude, mulheres e violência, narrativas biográficas, sociologia de
    Alfred Schutz, redes de políticas públicas, vida cotidiana, favelas. Realiza a pesquisa “Mulheres e Violência: narrativas biográficas de autoras de ações violentas”, financiada pelo CNPq (Produtividade em Pesquisa), pela CAPES-FAPERGS (Edital DocFix) e FAPERGS. Coordenou a
    pesquisa “Infância e violência: cotidiano de crianças em favelas do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo” (2012-2014, financiado pela Fundação Bernard van Leer). Foi Editor da Revista CIVITAS. Supervisor de pós-doutorado PNPD (CAPES-FINEP) e DOCFIX (FAPERGS-CAPES). É realizador de filmes documentários: diretor de “Intimidade Vigiada” (2010), co-diretor de “Infância Falada” (2016) e diretor de “Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schutz” (2018) e “Espaços de Fronteira” (em realização). Coordenador do Centro de Análises Econômicas e Sociais (CAESPUCRS). Por dois semestres foi professor substituto (Lehrbeauftragter) de sociologia na Technische Universität Berlin. Realizou estágio de pós-doutorado no Centro de Métodos em Ciências Sociais da Universität Göttingen, com bolsa CAPES. Coordenador do GT “Biografia e Sociedade” da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia). Presidente do Research Committee 38 “Biography and Society” da ISA – International Sociological Association. Pesquisador do CNPq (Bolsa Produtividade – Nível 1D). Presidente do Comitê Organizador Local do IV Fórum de Sociologia da International Sociological Association (Porto Alegre, 2020).

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 17/02/2020R$ 983,25
A partir de 18/02/2020R$ 1.035,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em