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CURSO DE MBA Uol Edtech

Gestão, Inovação e Serviços em Saúde

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
20 de Março de 2020

Inscrições até 10/03/2020

Período
20/03/2020 a 18/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 9h às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso de MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de gestão e inovação na área da saúde, sendo estruturado em três módulos: um “Módulo de Gestão em Saúde”, que discute temas como governança, estratégia, experiência do paciente, custos, projetos, liderança e gestão de pessoas e gestão de contingências; um “Módulo de Inovação em Saúde”, que aborda assuntos ligados aos ambientes de inovação e empreendedorismo, transformação digital, criação de startups, design thinking, robótica, data science e inteligência artificial aplicados à saúde; e um “Módulo de Sistemas e Processos em Saúde” que trata de temas relacionados à aplicação de pesquisas em saúde, gestão da qualidade e acreditação, sustentabilidade e política ambiental, legislação e sistemas de saúde pública e suplementar.

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Profissionais de nível superior com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados à gestão e inovação na área da saúde e na área hospitalar. Em especial, o curso busca privilegiar gestores, empreendedores, profissionais das áreas da saúde, ou tecnológicas que tenham interesse em inovar na gestão, adotar novas tecnologias ou criar novos negócios nessa área.

Objetivos

O curso tem o objetivo de formar um profissional capaz de tomar decisões criativas e eficazes em um ambiente cada vez mais complexo e inovador. Busca o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o profissional que atua nas áreas da saúde, tecnológica ou de gestão em saúde, ou que deseja criar um novo negócio nesse setor.

Perfil do Egresso

  • Pensar de maneira inovadora sobre a gestão na área da saúde, identificando as tendências e as melhores práticas que estão sendo adotadas no setor.
  • Ampliar a visão sistêmica e melhorar a capacidade de argumentação nos temas mais atuais na área de gestão em saúde, uso de novas tecnologias e sobre sistemas e políticas do setor.
  • Assumir postura mais assertiva na tomada de decisão sobre os assuntos mais importantes na área da gestão em saúde.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 10/03/2020

Disciplinas

Governança para instituições de saúde

O que é governança corporativa e sua relação com os sistemas de controle e gestão. Modelos de governança corporativa. Melhores práticas. Mobilização e relacionamento com os stakeholders. Códigos de conduta e conflitos de interesse. Eficiência econômica e gestão de riscos corporativos. Estrutura de governança de organizações de saúde.

Gestão estratégica na área da saúde

Modelos de gestão estratégica aplicados às organizações de saúde. O processo estratégico, ferramentas e técnicas de gestão. Tomada de decisão de alto nível. Gestão de saúde baseada em valor. Fee-for-service versus Pay-for-performance. O uso do Balanced Scorecard. Sistemas de indicadores estratégicos orientados à saúde.

Gestão da experiência do paciente

O cuidado centrado no paciente. Comunicação, ética e relacionamento. Avaliação da satisfação, qualidade, segurança e desfecho clínico. Gerenciamento das expectativas do paciente. Métodos de incorporação da avaliação da percepção do paciente. Indicadores para avaliar a experiência do paciente.

Gestão de projetos: implementação das inovações na saúde

Introdução a área de gerenciamento de projetos. Concepção estratégica de projetos. Ciclos de vida de projeto. Projeto, programa e portfólio. Grupos de processos e áreas de conhecimento na gestão dos projetos. As certificações em gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento de projetos.

Gestão de custos e avaliação econômica em saúde

Avaliação econômica em saúde e o estudo dos custos. Principais métodos de custeio: vantagens e desvantagens. O método custeio baseado em atividade e tempo: Time-Driven Activity Based Costing (TDABC). O uso do TDABC como método de micro custeio em saúde. Utilização das informações sobre custos na tomada de decisão.

Liderança e gestão de pessoas em saúde

Liderança, motivação e engajamento. Gestão estratégica de pessoas. Cultura e mudança organizacional. Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance. Atração e retenção de talentos na área da saúde. Desenvolvimento de pessoas e avaliação do desempenho. Remuneração, reconhecimento e recompensas.

Gestão da segurança na saúde

Conceitos fundamentais sobre fatores humanos e gestão de segurança. Acidentes organizacionais a partir de diferentes perspectivas: defesas em profundidade, acidentes normais, organizações de alta confiabilidade, dependência do caminho, ajustamentos culturais. Novas visões sobre o erro humano. Análise de eventos de segurança. Práticas, métodos e sistemas de gestão e segurança. Cultura justa e cultura de segurança. Segundas vítimas, ética da segurança e criminalização de erros.

Conhecimento e ciência: da pesquisa à inovação em saúde

Modelos de colaboração entre universidades, governo, hospitais e a indústria. Incentivo à pesquisa na área da saúde. Processos de disseminação e transferência do conhecimento. Adoção, adaptação e aplicação do conhecimento. Uso da informação científica na tomada de decisões em saúde. Ética em pesquisa na área da saúde e o uso da ciência de dados.

Acreditação e gestão da qualidade em saúde

Modelos de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde. Acreditação como ferramenta de gestão da qualidade. Princípios da acreditação em saúde. Processo de acreditação. Métodos e técnicas que podem promover melhoria contínua dos processos. Metas de qualidade e segurança. Programas de gestão de risco assistencial.

Sustentabilidade como estratégia de negócio na saúde

Sustentabilidade: histórico e definição. Inovação e competitividade: sustentabilidade como estratégia de negócio. Motivadores internos e externos para adoção de sustentabilidade. Avaliação de maturidade em sustentabilidade corporativa. Endereçamento do ODS 3 Saúde e bem-estar. Casos de sucesso e fracasso na implementação do ODS 3.

Lean Helthcare

A filosofia Lean aplicada à saúde. Geração de valor para o cliente, aumento da segurança, redução de desperdícios e o tempo de espera. Conceitos, métodos, técnicas e ferramentas empregadas. O ciclo contínuo de aprendizagem. Estratégias de implementação da filosofia Lean em organizações de saúde.

Sistema de saúde pública, suplementar e planos de saúde

O sistema público de saúde no Brasil. O sistema de saúde suplementar e os profissionais autônomos. Comparação com os sistemas de saúde no mundo. Principais desafios e oportunidades. Características dos principais operadores e serviços de saúde no Brasil. Atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Mudanças e tendências nos sistemas de saúde.

Impactos da Transformação Digital na área da Saúde

A transformação digital e o impacto na área da saúde. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A digitalização na saúde. A Internet das Coisas e suas aplicações na saúde. As oportunidades na área da saúde em uma era digital. Modelos de negócios na era digital. Mudanças na gestão das empresas a partir da transformação digital.

Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo em Saúde

O que são ecossistemas de inovação. Os componentes e a organização dos ambientes de inovação e empreendedorismo. Cooperação universidade, empresa e governo. Relação entre inovação, ciência e tecnologia. Centros de competência e excelência em saúde. Incubadoras e o fomento ao empreendedorismo em saúde. Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica.

Criação de Startups de alto impacto na área da saúde

Criação de novos negócios em condições de extrema incerteza. O movimento das Startups na área da saúde. A abordagem “Lean Startup” para a criação de negócios na área da saúde. O Business Model Genaration. A estratégia do MVP (Minimum Viable Product) para o lançamento de novos produtos e serviços. Validação e viabilidade do negócio. A importância da prototipagem.

Design Thinking: criatividade e inovação na saúde

Inovação nos serviços e solução de problemas na área da saúde usando Design Thinking. Criatividade para geração de soluções. Aquisição de informações. Práticas de empatia junto ao público usuário. Análise e adaptação das soluções ao contexto. Métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos. Validação e prototipagem.

Robótica: a revolução dos procedimentos na saúde

Vantagens e desvantagens da robótica na saúde. Os instrumentos robóticos como uma extensão da mão humana. O uso de dispositivos robóticos em cirurgias. Os riscos no uso de robôs. Capacitação profissional da saúde na área de robótica. O uso da Telessaúde. Evolução da robótica na saúde. Responsabilidade pelos erros e omissões.

Data Science: inovação no uso dos dados na saúde

O que é Data Science e suas aplicações. Gerenciamento, analise e aproveitamento dos dados disponíveis. O uso dos Registros Eletrônicos de Saúde. Capacidade de previsão, solução de problemas e redução dos custos na saúde. A tomada de decisão baseada em dados. Redução de fraudes e aumento da segurança.

Inteligência Artificial em Saúde: aplicações e resultados

O que é Inteligência Artificial e como funciona. O uso da IA para detectar doenças precocemente e acelerar o tratamento. Melhoria no processo de triagem, identificação do grau de risco e reorganização da fila dos pacientes. Aumento da precisão nos diagnósticos. Possibilidade de agilizar o fluxo de trabalho e auxiliar na tomada de decisão. Otimização do armazenamento de dados dos pacientes. Responsabilidade pelos erros e omissões.

Oficina de negócios, inovação e gestão em saúde

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Alessandra Costa Smolenaars Dutra
  • Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
  • Dra. Ana Paula Beck da Silva Etges
  • Ma. Ana Tércia Lopes Rodrigues
  • Dra. Andréa Gonçalves Bandeira
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dr. Bruno Hochhegger
  • Ma. Caroline Bucker
  • Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
  • Dr. Giovani Gadonski
  • Dra. Janete de Souza Urbanetto
  • Dr. Jefferson Luís Braga da Silva
  • Dra. Karen Brasil Ruschel
  • Me. Leandro Bento Pompermaier
  • Dr. Márcio Neres dos Santos
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Dra. Maria Cristina Lore Schilling
  • Dr. Salvador Gullo Neto
  • Dr. Tarcísio Abreu Saurin

Coordenação

  • Profa. Dra. Ana Paula Beck da Silva Etges
  • E-mail: ana.etges@pucrs.br
  • Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde CNPq (IATS) em projetos de gestão de saúde baseada em valor e métodos de análise econômica e de custos. Pós-doutoranda no IATS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Possui graduação em engenharia de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). É certificada em ERM healthcare pela ASHRM.
  • Prof. Dr. André Hartmann Duhá
  • E-mail: aduha@pucrs.br
  • Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1994), Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutor em Psicologia Organizacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador geral dos cursos de MBA e de Especialização da Escola de Negócios da PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 879,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 931,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 983,25
A partir de 18/02/2020R$ 1.035,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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