CURSO DE Especialização

Implantodontia

7ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Março de 2018

Inscrições até 18/01/2018

Período
13/03/2018 a 10/12/2019
1.128 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente
Segundas, das 14h às 18h25min e das 18h45min às 19h30min e terças-feiras, das 8h às 11h30min, das 14h às 18h25min e das 19h30min às 20h15min.

Introdução ao Curso

Em sua sétima edição, o curso de especialização em Implantodontia visa capacitar e formar cirurgiões-dentistas a atuarem nas áreas de cirurgia e prótese sobre implantes. Através do conteúdo teórico e prática clínica, serão abordados desde conceitos básicos às técnicas contemporânas e consagradas na literatura, fornecendo o conhecimento teórico e clínico necessário para diagnosticar, avaliar, indicar, planejar e executar reabilitações cirúrgico-protéticas.

Objetivos

Visa à formação técnico-científica de cirurgiões-dentistas na área de Implantodontia Específico: Capacitar o aluno a avaliar, diagnosticar, indicar, planejar e executar casos de reabilitação bucal com implantes dentais, visando à reabilitação morfológica, funcional e estética do indivíduo.

Público-Alvo

Cirurgioes-dentistas.

Diferenciais do Curso

  • Curso de periodicidade semanal;
  • Corpo Docente Qualificado;
  • Aplicação de técnicas cirúrgico-protéticas contemporâneas;
  • Utilização de diferentes sistemas de implantes;
  • Ampla carga horária clínica.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Indicar, planejar e executar a colocação de implantes dentários;
  • Realizar técnicas regenerativas visando a colocação de implantes;
  • Realizar reabilitações protéticas de diferentes complexidades;
  • Diagnosticar e manejar intercorrências cirúrgicas e protéticas em implantodontia.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista com o Candidato.

Prova

A prova escrita e entrevista com os candidatos serão realizadas no dia 19/01/2018 às 9h, prédio 6, 4º andar sala 411.

Bibliografia Recomenada

  • MISCH, CE. Implantes Dentais Contemporâneos. Elsevier, 3a edição, 2009.
  • RENOUARD, F; RANGERT, B. Fatores de Risco em Implantodontia. Quintessence, 2a ed, 2008.
  • CARDOSO, Antônio Carlos. O Passo a Passo da Prótese Sobre Implante. Ed. Santos, 1a edição, 2012.
  • FRANCISCHONE, Carlos Eduardo. Osseointegração e o Tratamento Multidisciplinar. Quintessence, 1a edição, 2005.
  • BEUMER, J; KUMAR, C; MOY, P. Fundamentos em Implantodontia vol I: Prótese. Quintessence, 2015.
  • DINATO, JC; POLIDO, WD. Implantes Osseointegrados: Cirurgia e Prótese. Artes Médicas, 2004.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2017
Término: 03/03/2018

Disciplinas

Bioética

Definição de Bioética. Noções filosóficas. Evolução da moral e da ética. Inter−relação da Bioética com outras profissões além da de cirurgião dentista. Deveres e obrigações éticas do profissional da saúde. Deveres e obrigações específicas do cirurgião dentista. Responsabilidades da profissão. Bioética e pesquisa: Estudo de casos: principialismo, Bioética e modelos animais, Bioética e prática odontológica, Ética e genética molecular, Ética na pesquisa biomédica.

Cirurgia Implantodontica I

Osseintegração. Biologia e fisiologia óssea. Classificação e Tipos de implantes. Superfície dos implantes. Exames radiográficos para implantes. Planejamento cirúrgico e sua relação com a prótese. Cuidados pré, trans e pós-operatórios (paciente). Cuidados pré, trans e pós-operatórios (implantes). Indicações e contra-indicações cirúrgicas. Limitações da técnica cirúrgica.

Cirurgia Implantodontica II

Acidentes e Complicações Cirúrgicas – Prevenção e Soluções. Mesa cirúrgica, campo cirúrgico, materiais e instrumentais para implantes. Ambiente hospitalar. Técnica cirúrgica 1a fase. Técnica cirúrgica 2a fase. Exodontia para implantes. Guias cirúrgicas. Cirurgia e estética.

Cirurgia Implantodontica IV

Células tronco, prp, bmps… Biomateriais… e suas aplicações. Sistema Nobel Guide. Inter-relação tomografias computadorizadas – sistemas de navegação – cirurgia virtual – prototipagem – CAD-CAM

Emergencias medicas em odontologia

Síncope Vasovagal. Choque insulínico – Hipoglicemia aguda. Parada cardiorrespiratória. Conduta emergencial. Suporte Básico de Vida (ABC). Prevenção e tratamento das emergências médicas. O treinamento da equipe do consultório. Equipamentos e suprimentos de emergência. Acesso para obtenção de auxílio médico.

Ética e legislação odontologica

Código de ética odontológica. Especialidades odontológicas. Associação de classe. Legislação odontológica. Relação Profissional – Pacientes/Colegas. Responsabilidade Profissional. Aspectos éticos do sigilo profissional. Honorários sob o ponto de vista ético. Divulgação e propaganda. Especialidades odontológica e ética. Principais infrações éticas. Processualística Odontológica. Casuística de processos éticos. Ética Odontológica através dos tempos. Perícias e laudos. Documentação odonto legal.

Farmacologia aplicada

Introdução à Farmacologia. Objetivos e métodos de estudo em Farmacodinâmica. Farmacologia da inflamação e da dor. Conceitos básicos de depressores do sistema nervoso central. Anestésicos locais, antitérmicos e analgésicos e antiinflamatórios. Antibióticos. Corticosteróides. Farmacologia da coagulação. Hemostáticos e coagulantes. Anti-sépticos e desinfetantes.

Oclusão

Introdução e conceitos. Componentes do sistema estomatognático. Posições e movimentos mandibulares. Funções do sitema estomatognático. Determinantes da morfologia oclusal. Guias de oclusão. Fisiologia da oclusão e formação de alavancas. Articuladores e arcos faciais (limitações e compensações). Verticuladores. Conceito de oclusão normal. Oclusão e sua relação interdisciplinar. Análise e ajuste oclusal. Desordens crâniomandibulares: Etiologia das disfunções. Noções sobre diagnóstico, tratamento das dores orofaciais. Placas.

Interdisciplinaridade em Implantodontia

Relação da implantodontia com outras especialidades odontolgógicas. Microbiologia e Patogenia da Doença Periodontal inflamatória. Diagnóstico clínico e radiográfico das periodontopatias. Influências sistêmicas. Tratamento da Doença Periodontal (cirúrgico e não cirúrgico). Estudo dos principais recursos cirúrgicos no tratamento dos problemas peri-implantares e na estética dos tecidos moles. Antibiograma e exames biológicos de interesse clínico. Microbiotas normal, oportunista e patogênica bucal, sua relação com os pacientes parcialmente desdentados. Defesas imunológicas atuando na cavidade oral.

Prótese I

Evolução da Prótese sobre Implantes. Critérios para seleção dos pilares definitivos. Próteses provisórias no primeiro e no segundo estágio cirúrgico. Moldagens e Modelos: técnica aberta, técnica fechada, índex.

Prótese II

Próteses unitárias: evolução, indicações, limitações e recursos. Próteses parciais fixas: aparafusadas e cimentadas. Overdentures. Protocolo Bränemark. Prótese fixa destacável: sistema MK1.

Prótese III

Princípios de biologia, fisiologia, mecânica e estéticos aplicados em prótese sobre implantes e suas implicações na escolha da prótese. Componentes protéticos usados na confecção clínica e laboratorial da prótese sobre implante. Fatores de risco e suas implicações.

Prótese IV

Complicações e fracassos em Ósseointegração. Controle e manutenção. Estruturas metal-free. Novos materiais e técnicas para confecção de próteses sobre implantes. Sistemas CAD-CAM para uso privado, velocidade, qualidade e redução de custos.

Seminários de Literatura

Técnicas de busca e classificação de artigos. Relevância clínica de trabalhos científicos. Análise crítica da literatura. Discussão de tópicos com contraponto clínico e da literatura. Apresentação de seminários sobre os assuntos tratados.

Semiologia aplicada a implantodontia

Anamnese e exame físico do paciente. Interpretação de exames laboratoriais. Endocardite bacteriana e febre reumática. Citologia e biópsia. Biossegurança. Princípios de cirurgia. Alterações bucais não patológicas. Gravidez. Diabetes Mellitus.

Metodologia da Pesquisa I

Introdução à Pesquisa em Saúde: o que é pesquisa, atitudes do pesquisador, ética na pesquisa em Saúde. Tipos de Pesquisa em Odontologia. Tipos de trabalhos científicos. Projeto de Pesquisa – Levantamento de dados, justificativa, definição do problema, referencial teórico, objetivos, definição de variáveis, amostra, cronograma e orçamento.

Metodologia da Pesquisa II

Análise dos dados – Tratamento estatístico, como apresentar resultados. Relatório da Pesquisa – redação e normas de apresentação. Como escrever um artigo científico.

Componentes Protéticos

Introdução aos diferentes protéticos. Seleção adequada de componentes protéticos. Sequencias clínicas para a utilização dos componentes nas diferentes etapas protéticas. Diferentes conexões protéticas.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Professores

  • Dr. Alexandre Bahlis
  • Dra. Aline Rose Cantarelli Morosolli
  • Dr. Caio Marcelo Panitz Selaimen
  • Me. Celso Gustavo Schwalm Lacroix
  • Me. Clóvis Gallina
  • Dr. Fernando Cauduro
  • Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • Dr. Ivory Dutra da Silveira
  • Dr. João Batista Blessmann Webber
  • Me. Leonardo Hoffmann de Barcellos
  • Me. Luiz Gustavo Fleck Heck Britto
  • Me. Marcelo Augusto Pinto Cardoso Goularte
  • Dra. Márcia Rejane Brucker
  • Dra. Nicole de Melo Rahde
  • Dr. Paulo César Armani Maccari
  • Dr. Raphael Carlos Drummond Loro
  • Me. Rodrigo Schwalm Lacroix
  • Dr. Rogério Belle de Oliveira
  • Dr. Tomás Geremia

Coordenador

  • Prof. Me. Celso Gustavo Schwalm Lacroix celson.lacroix@pucrs.br
    É formado em odontologia pela PUCRS, especialista em Metodologia do Ensino Superior (PUC-RS), especialista em Prótese Dentária (APCD-Bauru) e Mestre em Prótese Dentária (PUCRS). Possui extensa experiência clínica nas áreas de prótese dentária e implantodontia.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
R$ 2.400,00
Matrícula + 22 parcelas de R$ 2.400,00
PUCRS Alumni
R$ 2.112,00
Matrícula + 22 parcelas de R$ 2.112,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em