Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Implantodontia

8ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
10 de Março de 2020

Inscrições até 28/02/2020

Período
10/03/2020 a 14/12/2021
1.125 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas, das 14h às 18h25min e das 18h45min às 19h30min e terças-feiras, das 8h às 11h30min, das 14h às 18h25min e das 19h30min às 20h15min.

Sobre o Curso

O curso de especialização em Implantodontia visa capacitar e formar cirurgiões-dentistas a atuarem nas áreas de cirurgia e prótese sobre implantes. Através do conteúdo teórico e prática clínica, serão abordados desde conceitos básicos às técnicas contemporânas e consagradas na literatura, fornecendo o conhecimento teórico e clínico necessário para diagnosticar, avaliar, indicar, planejar e executar reabilitações cirúrgico-protéticas.

Objetivos

Visa à formação técnico-científica de cirurgiões-dentistas na área de Implantodontia
Específico: Capacitar o aluno a avaliar, diagnosticar, indicar, planejar e executar casos de reabilitação bucal com implantes dentais, visando à reabilitação morfológica, funcional e estética do indivíduo.

Público-Alvo

Cirurgioes-dentistas.

Diferenciais do Curso

  • Curso de periodicidade semanal;
  • Corpo Docente Qualificado;
  • Aplicação de técnicas cirúrgico-protéticas contemporâneas;
  • Utilização de diferentes sistemas de implantes;
  • Ampla carga horária clínica.

Perfil do Egresso

  • Indicar, planejar e executar a colocação de implantes dentários;
  • Realizar técnicas regenerativas visando a colocação de implantes;
  • Realizar reabilitações protéticas de diferentes complexidades;
  • Diagnosticar e manejar intercorrências cirúrgicas e protéticas em implantodontia.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista com o Candidato.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 28/02/2020

Disciplinas

Bioética

Estudo das noções filosóficas e a evolução da moral e da ética. Explicitação dos deveres e obrigações éticas do profissional da saúde, os deveres e obrigações específicas do cirurgião dentista e as responsabilidades da profissão. Reflexão sobre bioética e pesquisa.

Cirurgia Implantodontica I

Estudo do processo da osseintegração, da biologia e da fisiologia óssea, da classificação e dos tipos de implantes, bem como das diferentes superfície dos implantes. Aplicação dos exames radiográficos necessários para o planejamento de implantes. O desenvolvimento do correto planejamento cirúrgico e sua relação com a prótese. Prática em ambulatório com pacientes.

Cirurgia Implantodontica II

Análise dos acidentes e complicações cirúrgicas – prevenção e soluções. O ambiente hospitalar. Detalhamento das técnicas cirúrgicas. Compreensão e execução das exodontias para implantes, das guias cirúrgicas e cirurgias. Prática em ambulatório com pacientes.

Cirurgia Implantodontica III

Aplicação de enxertos ósseos intrabucais, enxertos ósseos extrabucais, implantes zigomáticos, carga imediata, implantes imediatos pós-extração, técnicas especiais. Prática em ambulatório com pacientes.

Cirurgia Implantodontica IV

Análise da aplicação de células tronco, prp, bmps, dos biomateriais, e da utilização de cirurgias guiadas com o Sistema Nobel Guide e com o Codiagnosticx. Estudo da inter-relação tomografias computadorizadas – sistemas de navegação – cirurgia virtual – prototipagem – CAD-CAM. Prática em ambulatório com pacientes.

Emergências médicas em odontologia

Compreensão das seguintes ocorrências: Síncope Vasovagal, Choque insulínico – Hipoglicemia aguda. Parada cardiorrespiratória, Condutas emergenciais. O estudo das medidas de Suporte Básico de Vida (ABC), a prevenção e tratamento das emergências médicas, o treinamento da equipe do consultório, os equipamentos e suprimentos de emergência e o acesso para obtenção de auxílio médico.

Ética e legislação odontológica

Estudo do Código de ética odontológica, as especialidades odontológicas, as associações de classe e a legislação odontológica. Aprofundamento da relação profissional – Pacientes/Colegas, a responsabilidade profissional, os aspectos éticos do sigilo profissional e os honorários sob o ponto de vista ético. Reflexão sobre a divulgação e a propaganda, as especialidades odontológicas e a ética.

Farmacologia aplicada

Introdução à Farmacologia. Orientação sobre os objetivos e métodos de estudo em Farmacodinâmica, a farmacologia da inflamação e da dor e os conceitos básicos de depressores do sistema nervoso central.
O detalhamento da aplicação dos diferentes fármacos nas mais diversas situações clínicas da prática odontológica.

Oclusão

Introdução e conceitos, o estudo dos componentes do sistema estomatognático e da fisiologia da oclusão. A explicitação das desordens crâniomandibulares, a etiologia das disfunções, as noções sobre diagnóstico e tratamento das dores orofaciais.

Interdisciplinaridade em Implantodontia

A análise das relações da implantodontia com outras especialidades odontológicas. A interface com a periodontia, a cirurgia e a clínica odontológica.

Prótese I

O estudo da evolução da prótese sobre implantes, a reabilitação dos casos unitários e parciais. Prática em ambulatório com pacientes.

Prótese II

A fundamentação das reabilitações parciais fixas e dos protocolos Branemark. Prática em ambulatório com pacientes.

Prótese III

O estudo dos princípios de biologia, fisiologia, mecânica e estéticos aplicados em prótese sobre implantes e suas implicações na escolha da prótese. Os componentes protéticos usados na confecção clínica e laboratorial da prótese sobre implante, os fatores de risco e suas implicações. Prática em ambulatório com pacientes.

Prótese IV

A análise sobre as complicações e fracassos em osseointegração, o controle e a manutenção dos pacientes. O estudo das estruturas metal-free, os novos materiais e técnicas para confecção de próteses sobre implantes, os sistemas CAD-CAM e o impacto das novas tecnologias. Prática em ambulatório com pacientes.

Seminários de Literatura

Técnicas de busca e classificação de artigos. Relevância clínica de trabalhos científicos. O estabelecimento de relações entre a prática clínica e a literatura.

Semiologia aplicada a implantodontia

O estudo aprofundado da anamnese, do exame físico do paciente e a interpretação de exames laboratoriais. O exame das diversas patologias que podem impactar a prática odontológica como um todo, e especificamente na área da implantodontia.

Metodologia da Pesquisa I

A introdução à pesquisa em saúde, aos diferentes tipos de pesquisa em odontologia e os tipos de trabalhos científicos. A elaboração de um trabalho científico.

Metodologia da Pesquisa II

O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica.

Componentes Protéticos

O estudo dos diferentes sistemas de prótese, da diversidade de componentes protéticos, das sequências clínicas para a utilização dos componentes nas diferentes etapas protéticas. A compreensão das implicações clínicas relacionadas as diferentes conexões protéticas.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Professores

  • Dra. Aline Rose Cantarelli Morosolli
  • Dr. Caio Marcelo Panitz Selaimen
  • Me. Celso Gustavo Schwalm Lacroix
  • Me. Clóvis Gallina
  • Dr. Fernando Cauduro
  • Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • Dr. Ivory Dutra da Silveira
  • Dr. João Batista Blessmann Webber
  • Me. Leonardo Hoffmann de Barcellos
  • Me. Luiz Gustavo Fleck Heck Britto
  • Me. Marcelo Augusto Pinto Cardoso Goularte
  • Dra. Maria Antonia Zancanaro de Figueiredo
  • Dr. Raphael Carlos Drummond Loro
  • Me. Rodrigo Schwalm Lacroix
  • Dr. Rogério Belle de Oliveira
  • Dr. Tomás Geremia

Coordenador

  • Prof. Me. Celso Gustavo Schwalm Lacroix
    celson.lacroix@pucrs.br
    É formado em odontologia pela PUCRS, especialista em Metodologia do Ensino Superior (PUC-RS), especialista em Prótese Dentária (APCD-Bauru) e Mestre em Prótese Dentária (PUCRS). Possui extensa experiência clínica nas áreas de prótese dentária e implantodontia.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em