Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

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Cursos

Graduação

Pós-Graduação

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Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Influência Digital:

Conteúdo e Estratégia - 1ª Edição

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
22 de Março de 2019

Inscrições até 08/03/2019

Período
22/03/2019 a 14/04/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h30min e sábados, das 9h às 12h30min e das 14h às 17h.

Sobre o Curso

A especialização em Influência digital: conteúdo e estratégia oferece disciplinas que irão apresentar, analisar e debater as principais tendências de mercado, promovendo a reflexão e a experiência nos mais variados segmentos da comunicação digital e as possibilidades de relacionamento com influenciadores.

Os principais focos serão: o papel dos processos de comunicação na sociedade conectada; a produção e recepção dos conteúdos no ambiente on-line; a importância do relacionamento com os influenciadores para o planejamento estratégico digital de comunicação e a mensuração do engajamento, a partir dos conteúdos gerados pelos diferentes estilos de influenciadores, com os públicos.

Temas como UX, economia criativa, audiovisual, monetização e estratégia serão alguns dos tópicos presentes nas disciplinas. O curso dará ênfase às áreas de criatividade e conteúdo, influência digital e estratégia digital.

Sobre os cursos da PUCRS Online

Cursos com aulas presenciais e ou on-line com especialistas e empreendedores de grande sucesso mundial, professores renomados do meio acadêmico e interação entre os alunos.

Lançado por meio da parceria entre PUCRS e UOL Edtech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, além da modalidade presencial, realizada em Porto Alegre, a Pós-Graduação também está disponível de forma on-line para todo o País.

Veja todos os cursos aqui.

Objetivos

  • Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre Mídia e Cultura digital;
  • Permitir a identificação e aplicação das ferramentas de produção e distribuição de conteúdos digitais;
  • Apresentar novas oportunidades de empreender na comunicação digital, com foco nos influenciadores digitais;
  • Estimular o desenvolvimento de práticas criativas para a produção e gestão de conteúdos digitais;
  • Capacitar os alunos para as atividades de publicação, divulgação e mensuração de conteúdos em redes sociais;
  • Apresentar possibilidades de produção de narrativas inovadoras como de realidade virtual em 360º, animação e storytelling;
  • Preparar o aluno para o mercado digital de hoje e do futuro.

Público-Alvo

Profissionais da comunicação, marketing, jornalismo, publicidade, gestores, influenciadores e empreendedores.

Diferenciais do Curso

  • Os conteúdos apresentados durante o curso proporcionam aos alunos atuarem como produtor e gestor de conteúdo em agências digitais, ao mesmo tempo que buscam estimular o empreendedorismo na área de influenciador digital, com foco nas estratégias;
  • No curso os alunos irão ter contato com narrativas criativas apresentadas em diferentes linguagens como: storytelling para marcas e pessoas, histórias imersivas em 360º e conteúdos audiovisuais para influencers, com ênfase no gerenciamento e análise do engajamento dos conteúdos gerados pelos influenciadores;
  • O Curso tem como diferencial proporcionar aos estudantes se tornarem um influenciador, que faz a gestão do próprio conteúdo. Ao mesmo tempo que também os capacita a compreender a importância da influência digital nos processos de comunicação, e indica as formas de como gerenciar os conteúdos a partir desse foco.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Ocupar o papel de gestor de conteúdos digitais.
  • Ser produtor de conteúdo em agências digitais.
  • Empreender na área da influenciador digital.
  • Ser analista de estratégias digitais.
  • Elaborar narrativas criativas em diversas linguagens como: storytelling para marcas e pessoas, histórias imersivas em 360º e conteúdos audiovisuais para influencers.
  • Aprender as diferentes linguagens utilizadas pelos influencers e suas aplicabilidades.
  • Gerenciar e analisar o engajamento dos conteúdos gerados pelos influenciadores.
  • Desenvolver planejamento digital com a inserção de influenciadores.
  • Se tornar um influenciador, estando apto a fazer gestão do próprio conteúdo.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 12/12/2018
Término: 08/03/2019

Disciplinas

Estratégia digital e Economia Criativa

Estudo e discussão dos princípios de gestão e metodologias aplicadas à comunicação. Gestão de recursos. Financiamento de negócios de comunicação em novas plataformas. Apresenta as tendências do financiamento no contexto criativo em atividades teórico-práticas.

Inteligência Artificial e Automatização Digital

Caracterização e apresentação das subáreas e diferentes correntes da Inteligência Artificial. Descrição dos agentes e multiagentes para a Inteligência Artificial. Abordagem das diversas subáreas como instrumentos para a definição e construção de sistemas baseados em agentes e multiagentes, com demonstração e análise de problemas por busca em espaços de estados, representação do conhecimento, raciocínio computacional, planejamento, aprendizagem automática, tanto do ponto de vista de implementação como do uso para a resolução de problemas.

Comunicação Transmídia: uma marca, todos os canais

Aprofundamento do conceito de storytelling e seus diversos planos de atuação na área da comunicação. Explicitação dos conceitos de Transmídia- storytelling, Branding-storytelling e Business-storytelling. Estrutura da estória. Tipos de narrativas e cultura de fãs.

Analytics, Métricas e Big Data

Aprofundamento do conceito de Big Data e apresentação de modelos de operação. Estudo sobre Open Innovation: introdução à inovação aberta, processo de geração de ideias e o uso da TI em processos de inovação e Crowdsourcing innovation. Detalhamento sobre as noções de ROI de marketing aplicados à viabilização e manutenção de negócio.

UX, Design Thinking e interfaces digitais

Apresentação e desenvolvimento dos conceitos do design thinking, usabilidade (UX), arquitetura de informação e layout. Detalhamento dos processos criativos, geração de ideias, cenários e públicos, planejamento, desenho, validação e pesquisa.

Os segredos das Mídias Sociais: Facebook, Instagram e Social Ads

Caracterização e desenvolvimento a partir de bases teóricas e práticas sobre o conhecimento dos principais pilares da atuação em mídias sociais. Compreensão sobre a atuação de profissionais de comunicação voltadas a ações e ferramentas para atuação no Facebook, Instagram, Social Ads.

Storytelling, games e animação

Estudo do audiovisual e suas representações através das técnicas de infografia, animação e visualização de dados. Análise de cases de animação. Orientação sobre roteirização e criação de personas. Reflexão sobre as possibilidades dos jogos como espaços de comunicação e propagação de mensagens. Estabelecimento de relações entre game design e comunicação de ideias. Descrição de estratégias mercadológicas baseadas na área. Estudo de possibilidades de criação para o setor em diversos ambientes, dos desktops aos smartphones.

Realidade Virtual: como transmitir experiências

Definição do conceito de realidade virtual, realidade aumentada e hiper-realidade. Demonstração de técnicas de modelagem de ambientes virtuais. Introdução sobre os dispositivos e tecnologias para visualização e desenvolvimento de ambientes virtuais e aumentados. Implementação de ambientes, com ênfase em meios imersivos e não imersivos.

Branded Content: comunicação e reputação como diferencial de marca

Aprofundamento da definição de branded content, compreensão do novo contexto da comunicação de marcas. Definição do posicionamento de marca e branding orientado para a construção de brand equity. Criação de identidade e poder psicológico das marcas e Overview sobre o tema para integrar o modelo à sua estratégia de comunicação.

Como usar leveza e humor para encantar usuários

Analise e reflexão sobre o humor como formato para conteúdos. O humor em ambientes de multiplataforma e a sua distribuição em mídias digitais.

Como otimizar motores de busca: Google, SEO e SEM

Definição de encontrabilidade e ranqueamento. Apresentação de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos e sites de busca, gerando conversões. Detalhamento de conceituação e da aplicação de SEO e SEM.

Audiovisual, Youtube e Canais de Vídeo

Reflexão sobre os estilos de captação, edição, publicação e distribuição da linguagem audiovisual em redes sociais. Aprofundamento dos conceitos e estudos de casos aproximando a produção de conteúdos audiovisuais emergentes em meios digitais.

Como nascem os influenciadores e como utilizá-los

Estudo das formas de avaliar os perfis de influenciadores. Apresentação e debate sobre os critérios de escolha de um influenciador a partir de formas de análise do seu comportamento, alinhado aos formatos utilizados para a apresentação dos conteúdos e suas possibilidades de atuação no mercado. Orientação sobre a elaboração de media kit e material de divulgação para influenciadores.

Como monetizar uma influência?

Apresentação de ferramentas e recursos para monetização de conteúdos produzidos pelos influenciadores. Aprofundamento dos principais modelos de negócios utilizados pelos influenciadores alinhados com as escolhas das estratégias de comunicação no ambiente on-line.

Gestão de crise na internet

Detalhamento sobre o papel estratégico da comunicação no gerenciamento de crises de imagem no ambiente on-line. Aprofundamento sobre Imagem, reputação e gerenciamento de conflitos em redes sociais. Compreensão sobre as ações de prevenção, gestão de riscos e relacionamento com a Imprensa.

Omnichannel e jornada do cliente

Apresentação e aprofundamento do conceito de omnichannel. Estudo dos formatos e formas de distribuição de conteúdo para diferentes canais. Análise do comportamento do cliente para definição de estratégias de comunicação. Investigação sobre a relação entre o consumo e a experiência do usuário com a marca tanto no ambiente online como offline.

Empatia e engajamento nas redes

Introdução as formas de desenvolver empatia. Reflexão sobre a importância da empatia nas mídias. Discussão do papel da emoção em rede, como estratégia de comunicação, para estreitar relacionamento e engajamento com os públicos.

Inbound Marketing: gestão de mídia própria

Apresentação do conceito de marketing de atração. Demonstração sobre canais e linguagens variadas, considerando SEO, SEM, PageRank e outras ferramentas de marketing. Aprofundamento das estratégias de tráfego, conversão, fidelização e monetização.

Oficina de Projetos Digitais e Criatividade

Ementa da Disciplina: Reflexão sobre processos criativos. Apresentação das etapas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Demonstração de como fazer pesquisa em plataformas online acadêmicas. Aprofundamento dos aspectos metodológicos e referenciais teóricos para a pesquisa científica no campo da Comunicação. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Ana Cecília Bisso Nunes
  • Dr. André Pase
  • Dra. Andréia Mallmann
  • Dr. Diego Wander
  • Dr. Eduardo Campos Pellanda
  • Me. Fábian Chelkanoff Thier
  • Ma. Fernanda Cristine Vasconcellos
  • Ma. Gabriela Kurtz
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Esp. Kim Gesswein
  • Ma. Martina Eva Fischer
  • Me. Marcelo Fontoura
  • Dra. Paula Regina Puhl
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Dra. Silvana Sandini
  • Dra. Stefânia Ordolvas de Almeida
  • Dra. Silvia Maria Moraes
  • Dr. Vinícius Mano

Coordenação

  • Profa. Dra. Andréia Mallmann
  • amallmann@pucrs.br
    Professora da Famecos desde 2003. Doutora pela PUCRS com doutorado sanduiche na Westminster University (UK). Aplicou sua tese na BBC no período de 2008, recebendo títulação de doutora em 2010 pela PPGCOM-PUCRS. Tem experiência em fotografia digital, reportagem multimídia, design de interfaces, narrativas online, hipermídia e convergência digital. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa VIDICA, onde estuda narrativas imersivas e tecnologias de realidades virtual e aumentada. É professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação Latu Senso Jornalismo Digital na PUCRS e Comunicação Digital na Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 2012.
  • Profa. Dra. Paula Regina Puhl
  • paula.puhl@pucrs.br
    Professora na Famecos desde 2013. Foi coordenadora do Espaço Experiência – laboratório de comunicação – de agosto de 2014 até janeiro de 2018, é membro do Núcleo de Inovação Pedagógica desde 2018 na mesma instituição. Foi professora na Universidade Feevale entre os anos de (2001- 2012), onde coordenou os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas entre os anos de (2003- 2006) e coordenou o Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (2009-2012), tendo participado da sua implantação. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2001) e doutorado (2003) na mesma instituição. Foi líder do projeto de pesquisa: A construção das identidades pelo Telejornalismo local: mapeamento e análise”, aprovado pela Fapergs – Pesquisador Gaúcho. Foi diretora Regional Sul da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação entre 2011 e 2014. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS e do Vidica – Grupo de pesquisa de Cultura Audiovisual Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, Televisão e Identidade.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 871,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 891,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 792,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 693,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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