Curso de Especialização


Informática na Educação – 6ª Edição

Promoção da formação continuada de profissionais envolvidos com a área de Educação na busca pela (trans)formação de um professor na Sociedade do Conhecimento, através do uso da Informática e das tecnologias móveis na educação.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 28/11/2016 a 16/04/2017

Dia 24/04/2017

De 24/04/2017 a 02/05/2018

363 horas-aula ou 14 meses.

horário das aulas

O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente. As avaliações presenciais ocorrerão nas seguintes datas: 11/10/2017, 09/05/2018 e 16/05/2018, das 15h às 17h (horário de Brasília) e serão realizadas nos seguintes locais: Batatais (SP); Belo Horizonte (MG); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Chapecó (SC); Criciúma (SC); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Jaraguá do Sul (SC); Pelotas (RS); Porto Alegre (RS); Santa Cruz do Sul (RS); Santo Ângelo (RS); São Paulo (SP); Taguatinga (DF); Uruguaiana (RS).  

objetivos

O presente curso tem como objetivos promover a formação continuada de profissionais envolvidos com a área de Educação na busca pela (trans)formação de um professor na Sociedade do Conhecimento, através da Informática. Também se propõe a introdução da Informática na Educação, como possibilidade do emprego das tecnologias de informação e de comunicação na sociedade contemporânea.  

público-alvo

Professores da Educação Básica e demais profissionais da área de Educação e Tecnologias

diferenciais do curso

  • Edição reformulada com a inserção de disciplinas que envolvem dispositivos móveis e redes sociais;
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem Gamificados;
  • Acompanhamento e monitoramento das atividades realizado pelo Professor.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Planejar, implantar e utilizar crítica, criativa e pedagogicamente as Tecnologias na Escola;
  • Promover a integração do trabalho em Informática na Educação, pela reflexão e adoção de paradigmas que favoreçam o trabalho coletivo, compartilhado e participativo;
  • Integrar aspectos teórico-práticos, através de uma práxis transformadora, atendendo as atuais diretrizes de formação de educadores e as necessidades sociais.

depoimentos

O Curso de Informática na Educação permite um aprofundamento teórico sobre as relações estabelecidas entre a Informática e a Educação, favorecendo um trabalho coletivo, compartilhado e participativo.

Sônia Bonelli – Coordenadora

Participar do curso de IE me fez concluir uma Pós-Graduação com qualidade, usufruindo de um aprendizado que entrelaça diferentes áreas do conhecimento, tendo como vantagens um aprender colaborativo e uma qualificação profissional sólida.

Míriam Benites Rios - Pedagoga – Pós Graduada em Informática na Educação

Eu já fiz vários cursos de Pós-Graduação. Cursei a Especialização em Informática na Educação pela PUCRS VIRTUAL, um curso denso, leve, atual e objetivo, ministrado por uma Equipe de Mestres e Doutores de altíssima competência. Foi muito útil profissionalmente; valeu a pena.

Enéas Finessi – Pós graduado em Informática na Educação

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas

modalidade

A Distância

DISCIPLINAS
Inserção em EAD
A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; a construção de competências para o aluno virtual; a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco nas aplicações do ambiente virtual.
Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação: avaliando e construindo Softwares Educacionais
Introdução à área de Informática na Educação, considerando seu histórico, referencial teórico, políticas públicas e principais eventos nacionais e internacionais. Aplicações da Informática no campo educacional, com ênfase na classificação, avaliação e desenvolvimento de Softwares Educacionais.
Teorias da Educação
Estudo das abordagens históricas das teorias educacionais, a partir das diferentes concepções epistemológicas e os modelos pedagógicos.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Gamificados
Estudo de ambientes virtuais de aprendizagem, apresentando seus conceitos básicos e características; uso de games em educação; conceito e elementos de gamificação; incorporando o design de games no design instrucional; aplicando estratégias de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem.
Metodologia de Projetos
Elaboração, construção e avaliação de projetos educativos, através de intervenções didático-pedagógicas relacionando-as com os fundamentos teóricos que embasam os novos paradigmas da educação.
Ensino e Aprendizagem por meio de Dispositivos Móveis e Redes Sociais
Elaboração de metodologias que favoreçam a aprendizagem online. Utilização de dispositivos móveis em sala de aula. Aplicativos significativos para dispositivos móveis. Redes sociais e suas singularidades. Análise de práticas em redes sociais.
Metodologia da Pesquisa
Estudo da concepção de pesquisa em educação. Análise das tendências metodológicas e das habilidades específicas para a elaboração de um artigo como trabalho de conclusão. Caracterização das abordagens epistemológicas da pesquisa.
Recursos Educacionais Abertos
Estudo sobre Recursos Educacionais Abertos (REAs); Objetos de Aprendizagem; Repositórios; Cursos Abertos; Licença Creative Commons.
Processos avaliativos e as Tecnologias da Informação e Comunicação
Caracterização da avaliação como processo complexo e multifacetado. Compreensão das diferentes funções, modalidades, objetivos da avaliação e da Avaliação em EAD. Implicações pedagógicas e sociais do emprego das tecnologias de informação e de comunicação na sociedade contemporânea.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Planejamento e execução do TCC. Procedimentos éticos e metodolóicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados. Elaboração de relatório e redação do trabalho final. Normas técnicas.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. A orientação será realizada no ambiente virtual do curso.

PROFESSORES
Me. Fernanda De Nardin Walker
Dra. Elaine Turk Faria
Dr. Paulo Rech Wagner
Dra. Rosane da Conceição Vargas
Me. Marcelo Vettori
Me. Leonardo Agostini
Dra. Adriana Beiler
Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli

coordenador

  • Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli
  • E-mail: sbonelli@pucrs.br
  • Coordenadora do Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS Doutora em Educação pela UFRGS Coordenadora dos cursos de Especialização em Docência no Ensino Superior e Educação a distância com ênfase na docência e na tutoria. Mais de 30 anos trabalhando com educação.

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 300,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 300,00 + 18 de R$ 270,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 300,00 + 18 de R$ 264,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 300,00 + 18 de R$ 240,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 300,00 + 18 de R$ 210,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 150,00

orientações financeiras

O pagamento da primeira parcela se refere a matrícula no curso. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

 

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 28/11/2016 a 17/04/2017

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço: Coordenadoria de Educação a Distância - PUCRS VIRTUAL Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - 9º andar 90619 – 900 - Porto Alegre/RS

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. Ainda, é necessário que o aluno tenha disponível um computador com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso. Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e da defesa do TCC em forma presencial.  

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.