Curso de Especialização


Inteligência Competitiva e de Mercado – 12ª Edição

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo é preciso investir em inteligência. Tanto na sua quanto na de mercado. O Curso de Especialização em Inteligência Competitiva e de Mercado da PUCRS oferece a seus participantes capacitação em competências específicas para a condução do processo de inteligência competitiva e de mercado nas empresas, apresentando técnicas, processos, ferramentas e métodos de análise, que facilitam a tomada de decisão e façam com que a organização obtenha vantagem competitiva.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2016 a 21/04/2017

Dia 25/04/2017

De 25/04/2017 a 12/06/2018

366 horas-aula ou 14 meses.

horário das aulas

Segundas e quartas, das 19h15min às 22h30min. Terças-feiras, nos dias 18/04, 25/04, 02/05, 09/05, 16/05, 23/05, 30/05, 06/06, 13/06, 20/06, 27/06, 04/07 e 11/07.

público-alvo

Destinado a profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento, que buscam desenvolver suas competências e enxergam no processo de inteligência competitiva e de mercado, uma oportunidade de fazer suas empresas crescerem e se sobressaírem.

diferenciais do curso

O curso ensina técnicas e métodos que permitem captar e entender os movimentos de concorrentes, clientes e fornecedores, no ambiente social, legal, econômico, tecnológico, demográfico e cultural, integrando a teoria e a prática em uma abordagem contemporânea e fundamentada em conteúdos alinhadas às necessidades do mercado.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

O especialista termina o curso capaz de atuar em processos de inteligência competitiva nas empresas, analisando e atuando de forma ativa na tomada de decisões e tornando-se uma peça importante na organização da empresa.

depoimentos

Este curso de pós propicia aprendizados que permitirão ao aluno atuar com processos, ferramentas, técnicas e métodos contemplados num processo de inteligência competitiva que se bem aplicados permitirão antecipar decisões para uma melhor condução dos negócios.

Prof. Rafael Barcellos - professor das disciplinas Inteligência competitiva e de mercado e Inteligência Competitiva para o planejamento estratégico

Atualmente, muito se fala no mercado que conhecimento é poder; neste sentido, aquilo que não sabemos pode nos prejudicar. No ambiente competitivo de negócios, a boa notícia é que não é difícil se organizar para compreender o que é importante acompanhar para garantir vantagem competitiva. Este curso aborda a disciplina que estrutura a visão das organizações para o mercado e seus competidores - a Inteligência - de modo a possibilitar aos executivos a compreensão dos ambientes de negócios em que estão inseridos e promover as mais assertivas tomadas de decisão. Aqui, os alunos são preparados para práticas que organizam os conhecimentos relevantes e necessários a uma organização e que apoiam no fortalecimento das estratégias de seus negócios.

CDO - Chief Data Officer na Plugar Consultoria e Tecnologia para Inteligência

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Inteligência competitiva e de mercado
Ao término da disciplina o aluno estará habilitado a criar uma estratégia (clientes, modelos de inteligência, missão e objetivos), definir processo (ciclo completo de inteligência, incluindo KITs, KIQs, Coleta, Análise, Disseminação, Avaliação e Adhocs), estruturar área (fluxos de atividades, mapas de relacionamento e headcount) e conduzir atividades correlatas ao processo como comunicação e sensibilização, necessidades de treinamento e tecnologias de apoio para a Inteligência Competitiva.
Pensamento sistêmico e complexo
A disciplina através de uma abordagem teórico-prática contempla um aprendizado sobre o desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e do Pensamento Complexo, caracterizados como modos de perceber e atuar no mundo com outras/novas formas de percepção, ampliadas, que vão além de modelos mentais há tempos instituídos.
Técnicas de análise no processo de inteligência
Disciplina com abordagem teórico-prática que possibilita aos alunos aprenderem sobre técnicas utilizadas em inteligência competitiva e de mercado para análise e interpretação das informações obtidas no ambiente competitivo.
Comunicação no processo de inteligência
A disciplina é teórico-prática e oportuniza aos alunos estudarem os paradigmas fundamentais da comunicação social e conceitos que auxiliem a emissão de mensagens nos processos de inteligência coletiva. Introdução / Paradigmas Base da Comunicação. Semiologia, Processo Semiótico e a Construção da Linguagem. O Conceito de Lovemarks e a Percepção de Marca na IC. A Utilização dos Sentidos e o Comportamento do Consumidor / Inteligência Coletiva mais Competitiva.
Comportamento e cultura organizacional
A disciplina tem uma abordagem teórico-prática que disponibiliza aos alunos instrumentos que permitem a análise de uma cultura organizacional informacional e conteúdo que permitem um aprendizado sobre os pressupostos de comportamento organizacional. Cultura organizacional. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional para sustentar Inteligência Competitiva.
Finanças e inteligência competitiva
A disciplina é teórico-prática e visa desenvolver uma visão de caráter estratégico no que diz respeito a gestão financeira. Com vistas a despertar uma perspectiva crítica e construtiva no que diz respeito as melhores práticas de finanças corporativas, ao mesmo tempo em que situa a organização no mercado financeiro, cuja compreensão se mostra vital para o êxito empresarial.
Inteligência competitiva para o Planejamento Estratégico
Disciplina teórico-prática que propicia o aluno aprender a criar um planejamento estratégico, entender suas aplicações e correlações com Inteligência Estratégica e Competitiva. O que é estratégia. Como pensar estrategicamente. Da estratégia ao planejamento. O Planejamento Estratégico. Sinergia entre Planejamento Estratégico e Processo de Inteligência Estratégica e Competitiva. Produtos de IEC e o Planejamento Estratégico.
Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva
Disciplina teórico-prática que vai abordar Inteligência com ênfase na antecipação e no processo coletivo de interpretação. Conceito de Antecipação. Diferenças e complementariedades com outros tipos de Inteligência. Utilidade e papel da Inteligência Antecipativa no ambiente corporativo. Tipologia da informação. Sinais Fracos. Fluxos informacionais. Valorização de diferentes tipos de sistemas de informação. Papel da tecnologia da informação. Equipe Projeto. Animação. Liderança. Operacionalização do processo de Inteligência Antecipativa através do Método L.E.SCAnning©. Interpretação coletiva e Criação de Sentido. Casos.
Tecnologia da informação para o processo de inteligência
Apresentar aos alunos da disciplina algumas das tecnologias hoje existentes para apoiar processos de IEC em suas diferentes etapas, os cenários nos quais estas podem ser aplicadas e como estas podem ser inteligentemente integradas à execução do processo de IEC para fortalecer a captação, retenção e emprego do conhecimento coletado e gerado por equipes de IEC.
Retórica e argumentação no processo de inteligência
A disciplina possibilita ao aluno compreender o processo da argumentação como discurso narrativo, descritivo e explicativo, assim como a interdependência destas classificações com a capacidade cognitiva do emissor. Conhecer as dimensões da retórica: a razão, os apelos emocionais e a habilidade para o convencimento, no intuito de alcançar os princípios do processo persuasivo. Refletir sobre o valor da informação transformada em conhecimento no ato de comunicar. Distinguir o valor das técnicas discursivas como auxiliares no processo da oratória. Desenvolver habilidades argumentativas e a capacidade para identificar: falácias, sofismos e paralogismos.
Técnicas de coleta, elicitação e entrevista no processo de Inteligência
A disciplina apresenta diferentes técnicas de coleta, entrevista e elicitação de requisitos e informações para atender as diferentes etapas do processo de inteligência competitiva, assim como os desafios corriqueiramente encontrados na aplicação destas técnicas e estratégias para minimizar o impacto destes desafios sobre o resultado final.
Práticas de análise no processo de inteligência
A disciplina é prática, pois visa o desenvolvimento de um produto de Inteligência a partir da coleta analítica de dados e informações, alocação do material coletado e das percepções envolvidas no processo aos modelos analíticos escolhidos, desenvolvimento de insights e recomendações a partir da análise construída para gerar conhecimento útil à tomada de decisão.
War Game
A disciplina é teórico-prática que visa habilitar o aluno a realizar a preparação (produção dos books do jogo para setor e empresas), conduzir o jogo e executar o relatório final através da utilização da técnica de War Game. Teoria sobre War Game. Prática para a preparação dos Books do Jogo. Prática para Execução do War Game. Prática para a Produção do Relatório.
Metodologia de pesquisa
O aluno deverá aprender os subsídios necessários para a elaboração do trabalho de conclusão de curso – TCC na modalidade de artigo científico: preparar a definição do problema de pesquisa, delimitação do tema, redação dos objetivos da pesquisa e seleção do método adequado ao propósito da pesquisa.
Redes de inteligência
Principais conceitos sobre redes, como é possível formá-las, sua aplicação e relação com inteligência competitiva. O aluno aprenderá a utilizar uma equipe multidisciplinar e distribuída na organização (e fora dela), sem aumento de headcount da área de IC, mas gerando benefícios diretos para a coleta de informação primária e suporte a decisão. Conceito de Redes. O que são Redes de Inteligência. Processo de IC X Processo de Criação de Redes • Aplicações e benefícios do uso de Redes
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O objetivo é de que o aluno tenha o acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de Pesquisa.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Esp. Rafael Schuch Barcellos
Esp. Amanda de Souza Cainelli
Me. Márcio Soares Torres
Me. Ticiano Paludo
Me. André Cauduro D"Angelo
Me. André Bender
Dra. Maira Petrini
Dra. Myriam Cadorin Dutra
Ma. Susana Gib Azevedo
Me. Fábio Luiz de Carvalho Rios
Ma. Neusa Mendel
Esp. Fabiane Vieira Castro
Dr. Alfredo Meneghetti Neto

coordenador

  • Prof. Ma. Neusa Mendel E-mail: neusa.mendel@pucrs.br Consultora org. e professora. Mestre em Administração. Atua com Gestão estratégica de pessoas. Desenvolvimento de equipe. Desenvolvimento de líderes. Gestão da criatividade e inovação organizacional. Gestão da mudança organizacional. Educação corporativa. Comportamento e cultura organizacional. Identificação e disseminaçao da cultura organizacional.

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 957,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 861,30
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 842,16
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 765,60
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 057,00 + 18 de R$ 669,60
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 478,50

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O valor diferenciado é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vencidas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 21/04/2017

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior; e atuar ou pretender atuar com processo de inteligência competitiva.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.