Curso de Especialização


Intervenção Social com Famílias – 4ª Edição

O curso vai abordar as distintas configurações de famílias na contemporaneidade e as possibilidades de intervenção profissional. A Especialização é voltada para profissionais das áreas das ciências humanas, em especial as Ciências Sociais e Ciências da Saúde. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 24/03/2018

Dia 03/04/2018

De 03/04/2018 a 31/07/2019

16 meses ou 364 horas-aula

introdução ao curso

O Curso na modalidade em que esta sendo proposto esta em sua quarta edição. A cada Edição amplia-se a discussão sobre Família a partir dos apontamentos e avaliações dos docentes e discentes na busca constante da excelência e inovadora, respondendo aos desafios contemporâneos. A coordenação e execução é do Curso de Serviço Social da Escola de Humanidades e está sustentada na trajetória histórica dessa profissão que tem consolidado ao longo de seu percurso saberes e experiências na abordagem com famílias, em especial as que vivem de forma mais expressiva vulnerabilidades e riscos sociais, o que confere uma notável competência nas dimensões teórico-metodológico, ético-política e técnico operativa para intervir e formar profissionais neste campo. No compromisso com um conhecimento que dê conta da diversidade e complexidade da realidade, o Curso pretende absorver profissionais de outras áreas, seja das Humanas, Sociais, Educação, Comunicação, e Saúde que tenham interesse na abordagem com famílias na interface com as políticas públicas.

horário das aulas

Semanalmente às terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h45min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

Abordar as distintas configurações da Família contemporânea e as possibilidades de intervenção profissional que potencializem as famílias como sujeitos na busca da efetivação de seus direitos e na construção de possibilidades diversas de enfrentamento aos desafios postos pela realidade.

público-alvo

Profissionais de nível superior de diferentes formações que atuem com famílias e/ou interessados no tema.

diferenciais do curso

  • Constituição de um corpo docente e discente interdisciplinar;
  • Preparação para intervenções inovadoras com famílias;
  • Construção do saber de excelência para responder as novas demandas da realidade social.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Elaborar novas compreensões a respeito dos processos vivenciados pelas famílias neste momento histórico;
  • Compreender as novas configurações familiares;
  • Propor formas inovadoras de abordagem das e com as famílias;
  • Ampliar os conhecimentos sobre o tema tendo como pano de fundo as políticas sociais.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
História Social da Família
Problematizar a história social da família, com destaque para a história da criança e as mudanças no papel da mulher a fim de possibilitar uma compreensão critica dessa história contribuindo para a desmistificação de modelos e estruturas cristalizadas a respeito deste grupo social. Resgatar a história da família brasileira sua construção social. (Trata-se de disciplina teórica)
Desafios para a Família e para os Processos Interventivos: infância, adolescência e juventudes
Debate da construção histórica dos direitos e políticas públicas para a infância, adolescência e juventudes. Reflexão sobre as estratégias de intervenção social com crianças, adolescentes e jovens no âmbito das diversas instituições.
Desafios para a Família e os processos interventivos: contribuição a partir de diferentes áreas do conhecimento
A disciplina pretende abordar os enfrentamentos postos pela realidade da sociedade contemporânea às famílias e que exigem das profissionais ações interventivas pautadas em conhecimento teórico-metodológico e compromisso ético com ênfase na violência de gênero e nas leis de proteção amparados em abordagens e interpretações antropológicas e/ou de outras áreas do conhecimento.
Desafios para a Família e os processos interventivos: casamento, separação e adoção
A disciplina pretende abordar os enfrentamentos postos pela realidade da sociedade contemporânea às famílias e exigem dos profissionais ações interventivas pautadas em conhecimento teórico-metodológico e compromisso ético.
A Família na Sociedade contemporânea e os processos interventivos: famílias em vulnerabilidade
A disciplina pretende abordar os desafios postos às práticas profissionais com famílias em situação de vulnerabilidade com ênfase na comunicação e organização familiar, e nos processos de resiliência.
Metodologia da Produção Científica
Problematizar implicações éticas presentes na investigação cientifica e na produção de material teórico. Realizar a análise dos diferentes tipos de conhecimento e da evolução da ciência. O método científico em suas várias etapas. Apresentação, estrutura e organização do trabalho científico. A comunicação técnica e a redação técnica. Compreensão e interpretação de textos.
Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projetos
Subsidiar participantes com conhecimentos próprias sobre Metodologia de Pesquisa que estimule a investigar de forma crítica a realidade e a partir deste conhecimento propor ações de intervenção propositivas e adequadas às demandas. Discussão e reflexão sobre a importância de elaborar projetos com ênfase nas particularidades dos projetos sociais. Caracterização das etapas de um projeto social. Exercícios práticos para a elaboração de projetos sociais.
Implicações éticas na abordagem com famílias
Problematizar as concepções de ética articulando com os cuidados éticos necessários na atuação profissional com famílias relacionando importância da Humanização e da Bioética nas abordagens.
Abordagens com famílias
Subsidiar quanto à elaboração de propostas metodológicas de intervenção nas relações familiares a partir da identificação das expressões da questão social. Promover a construção de propostas alternativas a partir de processos de investigação na realidade das famílias atendidas pelos participantes do curso. Reiterar a importância da instrumentalidade para abordagem com famílias e que possam ser utilizadas pelos profissionais de diferentes áreas de formação.
Dinâmica familiar
Subsidiar e promover a reflexão sobre o sistema relacional familiar considerando aspectos emocionais e psicológicos vinculados a dinâmica familiar propiciando melhor compreensão dos processos vividos pelas famílias.
Intersetorialidade entre as políticas públicas e centralidade na família I
Ao trabalhar o tema Intersetorialidade entre as políticas públicas e família articulará as diferentes políticas brasileiras, com destaque para a Política de Saúde e a direção desta na abordagem com famílias. Pretende-se abordar as diferentes concepções apresentadas pelas políticas, ações, programas e os diferentes equipamentos: NASF, ESF, etc.
Intersetorialidade entre as políticas públicas e centralidade na família II
Ao trabalhar o tema Intersetorialidade entre as políticas públicas e família articulará as diferentes políticas brasileiras, com destaque para a Política de Assistência Social e a direção desta na abordagem com famílias. Pretende-se abordar as diferentes concepções apresentadas pelas políticas, ações, programas, e os diferentes equipamentos: CRAS, CREAS, etc.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados, elaboração de relatórios de pesquisa, redação do trabalho final e normas técnicas.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Adolfo Pizzinatto
Dra. Beatriz Gershenson
Dra. Bettina S. dos Santos
Dra. Camilia Susana Faler
Ma. Claudia D. Giongo
Dra. Claudia W. Cruz
Dra. Fernanda B. Ribeiro
Dr. Francisco A. Kern
Dr. Giovane A. Scherer
Dra. Ines Amaro da Silva
Dra. Maria Isabel B. Bellini
Dra. Maria R. F. de Azambuja
Dra. Patricia K.Grossi
Ma. Rebel Z. Machado

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Profa. Inês Amaro da Silva
  • E-mail: ines.amaro@pucrs.br
  • Professora assistente da PUCRS. Doutrora em Educação. Didata da Sociedade Brasileira de Dinamica dos Grupos.
  • Profa. Dra. Maria Isabel Barros Bellini
  • E-mail: maria.bellini@pucrs.br
  • Professora adjunta da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade/NETSI. Assistente social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 540,00 18 de R$ 540,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de pagamento Valor da matrícula
07/11 a 14/12/2017 R$ 459,00
15/12/2017 a 15/01/2018 R$ 486,00
16/01 a 15/02/2018 R$ 513,00
A partir de 16/02/2018 R$ 540,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 540,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 486,00
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 475,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 378,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 270,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 24/03/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

  • Diploma de curso superior;
  • Graduados interessados na temática abordagens com famílias no campo social, até o limite de 30 alunos matriculados;
  • Disponibilidade para participar das aulas e cumprir o cronograma estabelecido.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.