Curso de Especialização


Jornalismo Digital – 8ª Edição

A especialização em Jornalismo Digital tem seu currículo estruturado em torno das principais tendências para o futuro nas redações, verificadas pelo grupo de pesquisadores da Famecos: produção de conteúdo para mídias móveis, vídeo digital e uso das redes sociais na apuração e divulgação de informações. Outro foco do curso é o empreendedorismo, aproveitando o fato de a informática e a rede mundial de computadores tornarem os meios de produção acessíveis aos jornalistas. Embora se preocupe com o futuro das redações, o currículo não deixa de contemplar as práticas básicas de jornalismo digital, tendo em mente os profissionais que buscam reciclar seus conhecimentos. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 27/03/2018

Dia 06/04/2018

De 06/04/2018 a 23/11/2019

18 meses ou 365 horas-aula

horário das aulas

Quinzenalmente as sextas-feiras, das 19h às 22h45min e aos sábados, das 8h às 12h40min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

O digital alinhados às possibilidades das mídias digitais no contexto do jornalismo. Especificamente, o curso visa:

  • Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a cultura e as mídias digitais, para permitir a identificação de aplicações das ferramentas de produção e distribuição de conteúdo digital no jornalismo e oportunidades de empreendimentos;
  • Educar sobre as melhores práticas de jornalismo digital;
  • oOmentar o desenvolvimento das habilidades de redação e edição específicas para as mídias digitais;
  • Capacitar os alunos para as atividades de apuração, redação e edição com o uso de mídias sociais, bem como planejamento de engajamento e análise através de métricas e mensuração;
  • Estimular o empreendedorismo digital e a criação de start-ups;
  • Capacitar para narrativas de realidade virtual, 360º, storytelling e animação de dados, entre outras;
  • Preparar o aluno para o mercado digital de hoje e futuro.

público-alvo

Profissionais graduados ligados às áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Informática, Administração Marketing, empresários artistas ativistas culturais e sociais e demais interessados em desenvolver produtos para plataformas digitais.

diferenciais do curso

  • Primeiro curso no Brasil em nível de especialização que trabalha o âmbito do Jornalismo Digital;
  • Professores com excelente formação acadêmica e profissional;
  • Currículo equilibrado entre teoria e prática, focado no empreendedorismo;
  • Disciplinas criadas a partir de práticas contemporâneas do mercado e pesquisa de ponta;

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Ocupar o papel de gestor de produtos digitais;
  • Ser repórter multimídia em uma redação;
  • Criar um startup na área do jornalismo digital;
  • Ser editor de redes sociais;
  • Ser designer de produtos digitais;
  • Se envolver em todas as atividades e funções no cenário da comunicação digital, especialmente no jornalismo online e/ou digital.

unidade promotora

Faculdade de Comunicação Social

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Startups: inovação e empreendedorismo
Empreendedorismo e startups em jornalismo, Tendências no empreendedorismo em jornalismo. Planejamento de um negócio digital. Startups de jornalismo e tendências. Desenvolvimento de clientes. Validação de hipóteses. Introdução aos modelos de negócio no jornalismo.
Jornalismo guiado por dados
Jornalismo de dados, Reportagem assistida por computador. Acesso público à bases de dados. Legislação. Criação de reportagem com base de dados.
Indústria Criativa 
Captação, edição, publicação e distribuição de imagens via redes de computadores e telefonia móvel. Sistemas de interação em vídeo digital. Captação de vídeo em HD e transposição para plataformas diversas. Publicação de vídeo em alta definição online. Conceitos, estudos de casos e metodologias de organização aproximando a produção de conteúdos audiovisuais emergentes em meios digitais deste contexto criativo mais amplo em atividades teórico-práticas.
Jornalismo em Plataformas Móveis
Disciplina de caráter teórico/prático, com foco nos temas: Infraestrutura de comunicação sem-fio, Produção, edição e distribuição de conteúdo para mídias móveis. Aplicativos de interesse jornalístico, tecnologias wearables.
Cultura Hacker e jornalismo
Estudo da cultura livre e da ética hacker. Conceituação de makers, hackers, medialabs e outros espaços de inovação. Modelos de organização e o jornalismo na cultura hacker.
Gestão e Modelos de Negócios
Princípios de gestão de produto e metodologias aplicadas ao jornalismo e mídia. Modelos de negócios em jornalismo e sua viabilidade. Roadmap e métricas de sucesso. Noções de ROI de marketing aplicados à viabilização e manutenção de negócio. Gestão de custos. Financiamento de negócios de comunicação em novas plataformas. Tendências do financiamento via publicidade para o jornalismo.
Redes Sociais: planejamento estratégico e mensuração de resultados
Estudo dos seguintes temas: interação mediada por computador, análise de microblogs, webanalytics, planejamento estratégico, apuração, publicação e divulgação de informação em redes sociais, agregadores de conteúdo, mensuração de resultados.
Gameficação e Newsgames
Estudo do uso de jogos eletrônicos como elementos narrativos jornalísticos, bem como incorporações da cultura digital e dos jogos na expressão jornalística. Purposeful game e aplicações dedicadas para os jogos. Criação de narrativa interativa. Gamificação e práticas de motivação entre jornalistas e leitores.
Hipermídia: interfaces digitais
Disciplina teórico/prática abordando os cenários, os contextos, as tendências no campo da comunicação e do jornalismo digitais. Apresentação de conceitos do design de interface, usabilidade (UX), arquitetura de informação e layout.
Fundamentos de Marketing e Mídia
Disciplina teórico/prática com abordagem dos temos: marketing digital, público, audiência, meios de comunicação e fundamentos da comunicação digital.
Metodologia de pesquisa e Pré-projeto
Teorização sobre métodos e metodologia de pesquisa na comunicação, bem como apresentação das técnicas de pesquisa mais utilizadas em projetos digitais. Elaboração de anteprojeto de pesquisa para conclusão de curso.
Branded Content: marketing de conteúdo
São objeto de estudo da disciplina a definição de brand content, compreender o novo contexto da comunicação de marcas, definir posicionamento de marca e branding orientado para a construção de brand equity. Serão propostas atividades com foco na criação de identidade e poder psicológico das marcas. Overview sobre o tema para integrar o modelo à sua estratégia de comunicação.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Ma. Ana Cecília Nunes
Dr. André Pase
Dra. Andréia Mallmann
Esp. Filipe Speck
Dra. Karen Sica
Kim Gesswein
Dr. Leonardo Foletto
Me. Marcelo Fontoura
Ma. Mariana Santos
Me. Martin Haag
Ma. Natália Mazotte

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Profa. Dra. Andréia Denise Mallmann
  • E-mail: amallmann@pucrs.br
  • Professora da Famecos desde 2003. Doutora pela PUCRS com doutorado sanduiche na Westminster University (UK). Aplicou aplicou sua tese empresa BBC no período de 2008, recebendo títulação de doutora em 2010. Tem experiência em fotografia digital, reportagem multimídia, design de interfaces, narrativas online, hipermídia e convergência digital. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa VIDICA do PPGCOM-PUCRS, onde estudo narrativas e tecnologias de realidades virtual e aumentada. Professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação Latu Senso Jornalismo Digital na PUCRS e Comunicação Digital na Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 2012.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 790,00 18 de R$ 790,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de pagamento Valor da matrícula
07/11 a 14/12/2017 R$ 671,50
15/12/2017 a 15/01/2018 R$ 711,00
16/01 a 15/02/2018 R$ 750,50
A partir de 16/02/2018 R$ 790,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 790,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 711,00
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 695,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 632,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 553,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 395,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 27/03/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de graduação (obrigatório).

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análsie de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.