Curso de Especialização


Lean Six Sigma / Black Belt – 2ª Edição

O curso de Lean Six Sigma - Formação Black Belt é uma Pós-Graduação Lato Sensu avançada e inovadora. O curso forma profissionais capazes de conduzir projetos funcionais e multifuncionais à luz da metodologia DMAIC. Com base nesse método, o especialista pode solucionar problemas críticos e crônicos das organizações e garantir, dessa maneira, um retorno sobre o investimento muito significativo. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 20/03/2018

Dia 23/03/2018

De 23/03/2018 a 20/07/2019

18 meses ou 364 horas-aula.

introdução ao curso

A formação é baseada nas filosofias Six Sigma e Lean Manufacturing (Produção Enxuta). Ao final do curso o aluno recebe um certificado de especialista em Lean Six Sigma / Black Belt. O conteúdo abrange a cultura da metodologia Seis Sigma, assim como a integração com o Lean Manufacturing, histórico, pilares para o sucesso, estrutura de patrocinadores e especialistas, programas de implementação da metodologia nas empresas, definição e desenvolvimento de projetos com a aplicação do método DMAIC e cases práticos. Basicamente, a lógica dos projetos Lean Six Sigma é focada em melhorar processos, resolver problemas e melhorar os ganhos das empresas. Além disso, ferramentas estatísticas são exercitadas em laboratórios de informática onde é proporcionado um conhecimento de softwares estatísticos e são estudados temas como: avaliação dos sistemas de medição (MSA atributos e variáveis), planejamento de experimentos (DOE), controle estatístico de processo (CEP), ferramentas estatísticas básicas como: gráficos de barra, setores, dispersão, de pareto, histogramas e boxplots e ferramentas estatísticas avançadas como: regressão linear, estudos de correlação, testes de hipóteses, intervalos de confiança, análises de variância e teste chi-quadrado. Por fim, esta qualificação é valorizada em vários países no mundo, sendo um tema que agrega muito valor ao currículo, sendo valorizado em mercados como América do Norte, Sul, Europa e Ásia.

horário das aulas

Quinzenalmente às sextas-feiras, das 18h às 22h40min e aos sábados, das 8h às 12h40min e das 14h às 18h40min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

Difundir, exercitar e promover a cultura Lean Manufacturing e Six Sigma nos processos de transformação nas organizações, capacitando os alunos em planejamento e execução seguindo modernas técnicas de gestão, de forma sustentável e agregando valor.

público-alvo

Engenheiros, administradores, tecnólogos, analistas, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de todos os setores (indústria, comércio, serviços e área pública) que tenham interesse em integrar a Metodologia Lean Seis Sigma nas suas organizações. Profissionais com experiência em processos produtivos que buscam a formação de Black Belt.

diferenciais do curso

  • Formação: os alunos recebem o certificado de Especialista em Lean Six Sigma / Black Belt, não possuindo curso equivalente no RS;
  • TCC Hands On: isto é, o conhecimento adquirido no decorrer do curso é consolidado numa empresa real;
  • Uso de laboratório de informática em todas as aulas;
  • Ensino de técnicas modernas de gestão e análise de dados.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Aplicar técnicas de melhoria e otimização com a lógica Lean;
  • Conduzir projetos funcionais e multifuncionais à luz da metodologia DMAIC (Six Sigma);
  • Solucionar problemas críticos e crônicos das organizações e garantir, dessa maneira, um retorno sobre o investimento muito significativo;
  • Atuar como Black Belt em uma empresa.

unidade promotora

Faculdade de Engenharia

área do curso

Engenharias

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Mapeamento do Fluxo de Valor
Conceito de Cadeia de Valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Assumir o Mapa de Fluxo de valor como “bússola do processo”, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Exercitar o mesmo conceito de mapa atual e futuro para uma cadeia de suprimentos, assim como sua simbologia específica. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.
Lean Production
Origens e princípios básicos do Sistema Toyota de Produção (STP); mecanismo da função produção: conceito de processos e operações; conceito e classificação de perdas; troca rápida de ferramentas; produção puxada e produção empurrada; autonomação; manutenção produtiva total; nivelamento da produção; padronização de operações; gerenciamento visual; impacto da produção enxuta sobre as condições de trabalho.
Lean Six Sigma – Formação Green Belt
Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentos do LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Ferramentas da qualidade, matrizes de priorização e de manutenção de resultados: brainstorming, Ishikawa, 5 porquês, etc.
Metodologia Científica
Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Estrutura de artigos científicos em engenharia de produção. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey.
Hoshin Kanri – Ownership & Empowerment
Análise do processo de criação e desdobramento do plano estratégico da empresa, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Definição de diretriz, estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Discussão sobre as diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Identificar a importância do desdobramento das diretrizes para criação do sentimento de propriedade (ownership). Estabelecimento das relações entre clientes e fornecedores dentro do ambiente organizacional. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização na “cadeia de ajuda” para fomentar a solução de problemas de forma participativa. Importância da integração do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.
Análise Econômica de Projetos
Análise econômica de projetos. Conceitos principais sobre TIR, PAYBACK, VPL, etc. Seleção e priorização de projetos de melhoria levando em consideração o aspecto econômico e retorno financeiro para empresa. Conceituação sobre análise multicriterial.
Inferência Estatística Aplicada a Processos
Serão conceituadas ferramentas como: Teste de Hipóteses, Intervalos de Confiança e Análise de Variância para que informações obtidas com base em dados amostrais sejam empregadas para o estabelecimento de conclusões, com grau de confiança conhecido, sobre a totalidade dos dados gerados por um processo.
CEP - Controle Estatístico de Processos
Cartas de controle para variáveis (XR, XS) e atributos (p, np); Capacidade de Processos; Testes de Normalidade e transformações para dados não normais; Cartas de controle para dados não normais.
Análise de Dados e Variáveis de Processo
MSA - Análise de Sistemas de Medição (variáveis e atributos); DOE - Planejamento de Experimentos (fatorial completo , fatorial fracionado e em blocos); Análise de regressão linear.
Design for Lean Six Sigma - DMADV
Conceitos e definições da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyze, Design e Verify) para desenvolvimento do Projeto Black Belt. A disciplina proporciona ao aluno entender o processo de criação de novos produtos/processos, sob a ótica e os conceitos fundamentais do Six Sigma. Além disso, introduz no escopo do Six Sigma, estratégias que propiciam ao aluno entender os conceitos básicos de Inovação e de que forma pode ser implementada com sucesso. Também enfatiza o desdobramento da função Qualidade para o desenvolvimento de novos produtos e processos, utilizando também tecnologias de apoio. Considerando que a Inovação é parte importante desta disciplina, também focamos em boas práticas de gestão para capturar a “voz do consumidor” e transformar esta importante ferramenta em produtos e serviços de qualidade.
Projeto Black Belt - Conexão, Define e Mesure
Compreender a lógica do projeto black belt, conexão com as empresas do estudo de caso, definição do enfoque do projeto projetos e formação das equipes Black Belt – TCC Hands On. Desenvolvimento do Projeto Black Belt evidenciando os resultados das etapas Define e Measure seguindo a metodologia DMAIC.
Projeto Black Belt – Analyze, Improve e Control
Continuidade do desenvolvimento do Projeto Black Belt evidenciando os resultados das etapas Analyze, Improve e Control seguindo a metodologia DMAIC.
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Alberto Simões
Dr. Álvaro de Leão
Dra. Angêla Danilevicz
Me. Fernando de Oliveira Lemos
Dr. Filipe de Medeiros Albano
Dr. Hélio Radke Bittencourt
Dra. Lori Viali
Dr. Nestor Ayala
Dra. Patrícia Magnano
Ma. Paula Lunardi

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Prof. Dr. Filipe de Medeiros Albano
  • E-mail: filipe.albano@pucrs.br
  • Engenheiro de Produção pela UFRGS (com láure acadêmica), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS. Gerente da qualidade da Rede Metrológica RS, Professor FENG/ PUCRS na área da Qualidade. Autor do livro “Validação e Garantia da Qualidade de Ensaios Laboratoriais”; Auditor líder da NBR ISO 9001 e NBR ISO/IEC 17025. Coordenador da Regional RS do ABNT CB/25 - Normas de Gestão da Qualidade. Coordenador da Linha de Pesquisa de Avaliação da Conformidade do LESP (Laboratório de Engenharia de Sistemas de Produção) da FENG/PUCRS.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 1.200,00 18 de R$ 1.200,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de pagamento Valor da matrícula
07/11 a 14/12/2017 R$ 1.020,00
15/12/2017 a 15/01/2018 R$ 1.080,00
16/01 a 15/02/2018 R$ 1.140,00
A partir de 16/02/2018 R$ 1.200,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 1.200,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 1.080,00
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 1.056,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 960,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 840,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 600,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 20/03/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Formação de nível superior (diploma) em qualquer curso de engenharia, administração, farmácia, química, física, geologia, matemática, estatística, agronomia, informática, ciência da computação, sistemas de informação, medicina.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.