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CURSO DE MBA Uol Edtech

Liderança, Inovação e Gestão 4.0

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
20 de Março de 2020

Inscrições até 10/03/2020

Período
20/03/2020 a 18/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 9h às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso de MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de liderança e gestão, sendo estruturado em três módulos: um “Módulo de Liderança”, que discute temas como liderança inspiradora, liberdade e autonomia, felicidade e realização, liderança de equipes, lifestyle e competências transculturais; um “Módulo de Inovação”, que aborda assuntos ligados ao marketing e design, inovação de produtos e serviços, transformação cultural, organizações exponenciais, economia circular, organizações com propósito e de alto impacto social; e um “Módulo de Gestão 4.0” que trata de temas relacionados ao design thinking, data Science, internet das coisas, gamification, lean startup, scrum, growth hacking e blockchain.

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Profissionais de nível superior com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados à liderança, inovação e gestão. Em especial, o curso busca privilegiar profissionais com interesse gerencial ou com perfil de liderança que tenham assumido ou venham a assumir funções de grande influência nas empresas ou desejam inovar os modelos de gestão.

Objetivos

O curso tem o objetivo de formar um profissional capaz de lidar com os grandes desafios nas áreas de liderança e gestão da atualidade. Busca o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para líderes e gestores que desejam inovar na área de gestão e negócios e alcançar excelentes resultados num mercado cada vez mais competitivo.

Perfil do Egresso

  • Pensar de maneira inovadora sobre a liderança e a gestão de negócios, identificando as tendências e as melhores práticas que estão sendo adotadas pelo mercado;
  • Ampliar a visão sistêmica e melhorar a capacidade de argumentação nos temas mais atuais na área de liderança, inovação e gestão;
  • Assumir postura mais assertiva na tomada de decisão sobre os assuntos mais relevantes na área pessoal (liderança e carreira) e na área de inovação nos negócios e nos sistemas de gestão.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 10/03/2020

Disciplinas

A arte de liderar e inspirar

Os principais desafios da liderança nos dias atuais. Criação de uma visão compartilhada capaz de inspirar os colaboradores. A necessidade de desafiar o estabelecido, mudar e inovar. Motivação e engajamento dos colaboradores. Empowerment, delegação de poder e desenvolvimento de competências. Humildade e a liderança através do exemplo.

Lifestyle e profissionais de alta performance

O poder de encontrar sua arte. Identidade e carreira. A importância de ter uma visão baseada em sonhos e ideais. Como colocar em prática os conceitos de alta performance. Como a conexão do corpo e mente podem trazer benefícios. Como manter o foco. Como desenvolver um mindset vencedor. A diferença de ter vários picos de performance e se manter constantemente no topo.

A era da liberdade no trabalho

O momento em que somos instados a ser livres. O desejo pela liberdade de nosso tempo. O uso da história e da filosofia para definir como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição e circunstâncias para o que seja uma vida livre e feliz. A liberdade para escolher entre tantas possibilidades. Maneiras para identificar se as pessoas estão de fato próximas desse ideal.

Liderando e construindo equipes de alta performance

Formação e orientação da equipe. Estabelecimento de relações de confiança. Definição de metas, papéis e normas de funcionamento da equipe. Aumento do comprometimento e do engajamento. Projeto, execução e acompanhamento dos resultados. Alcance da alta performance através da reflexão sobre a ação e do aprendizado constante. Renovação constante.

Felicidade e realização profissional

Conceito de felicidade e os fatores que tornam a vida boa para ser vivida. Os princípios filosóficos e científicos sobre a felicidade. Os principais preditores da felicidade e os seus efeitos para os indivíduos e a sociedade. Projeto de vida, felicidade e realização profissional. O impacto dos preditores da felicidade no planejamento, na organização e gestão das empresas.

Competências para ser um líder no Brasil e no mundo

A liderança no Brasil e no mundo. Características da liderança nas diferentes culturas. Diferentes fontes de influência e poder. Competências transculturais necessárias para o exercício da liderança. Aprendizados e práticas a serem adotadas nos diferentes países. Desafios para os líderes expatriados.

A era do cliente e da personalização da experiência

Do marketing à empresa customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. Compreensão das etapas da jornada do cliente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. O cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Estratégias para integração entre canais online e off-line.

Cultura organizacional, liderança e transformação

O impacto das transformações na sociedade na gestão das empresas. Os principais vetores das mudanças: tecnologia e pessoas. A mudança nas crenças e valores dos líderes e das pessoas nas empresas. Transformação cultural como o imperativo das mudanças nas organizações. A necessidade da reinvenção dos modelos de negócios para atuar no futuro. Elementos para um projeto de transformação cultural e o processo de implantação. O líder como agente de transformação cultural.

Por que o seu negócio existe? A empresa com propósito

Empresas conscientes e com propósitos. Identificação dos porquês. Transformação de sonhos em negócios e crises em oportunidades. Paixão pelo que se faz. Protagonismo e inovação disruptiva. Inovação em produtos e serviços. Encantamento e experiência do cliente. Capacidade de aprendizagem e adaptação. Construção de uma cultura e uma marca com personalidade.

Transformando-se para a era da Internet das Coisas

O significado de transformação digital e o impacto no ambiente de negócios. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A Internet das Coisas. As oportunidades de negócio na era digital. Modelos de negócios na era digital. Mudanças na gestão das empresas a partir da transformação digital. Tendências da transformação digital.

Economia circular: inovação e transformação

Economia circular e os desafios das mudanças no padrão de consumo linear da sociedade. Criação de valor através de modelos de negócios circulares, do design regenerativo de materiais, produtos e sistemas compartilhados. Geração de impacto positivo nos ecossistemas industriais e a promoção de inovações sustentáveis na transição para um modelo circular para a sociedade.

Organizações exponenciais

O ritmo de crescimento definido pelas organizações exponenciais. Disposição para realização de algo radicalmente novo. Uma nova visão das organizações: tecnologicamente inteligentes, adaptáveis e abrangentes. Tendências organizacionais e tecnológicas que podem ser aplicadas em startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações.

Negócios do bem: impacto social e diversidade

As empresas como ferramentas de transformação, criação de soluções inovadoras para resolução de problemas complexos. Oportunidades de negócios com foco na solução de problemas ambientais e sociais. Soluções inovadoras, disruptivas e de alto impacto capazes de melhorar a vida das pessoas em larga escala. Estratégias e tendências de modelagem de negócios em rede.

Design Thinking para disrupção e experiência do cliente

Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para a criação de valor. Criatividade e o processo criativo. Aquisição de informações. Práticas de empatia junto ao público usuário. Análise e adaptação das soluções ao contexto. Métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos. Validação e prototipagem.

Tecnologia, DS, IA e Blockchain para empreendedores

O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics. O que é Blockchain e qual o seu impacto nos negócios. As novas formas de comercializar produtos e serviços. O que são contratos inteligentes e como eles funcionam.

Gamefication: engajando clientes e colaboradores

A importância da gamificação nos dias atuais. Os principais usos da gamificação. Criação de jogos que geram engajamento. Regras, desafios constantes, bonificações e outras técnicas dos jogos. O uso da gamificação como estratégia para fidelizar os clientes e aumentar o engajamento. O uso da gamificação para motivação, melhora do desempenho e criação de experiências de aprendizagem engajadoras.

Agile management & SCRUM

A gestão ágil e suas metodologias. As aplicações dos métodos ágeis e a gestão de projetos. Razões que levaram o Scrum a superar métodos tradicionais, tornando-o a forma mais popular de gestão de projetos. Utilização dos papéis, artefatos, eventos e regras do Scrum para ajudar organizações a entregarem valor para seus clientes, com menos riscos, menor desperdício e com maior qualidade.

Growth Hacking: crescimento rápido dos negócios

O uso da metodologia Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Marketing orientado a experimentos. Testagem de hipóteses e priorização. Identificação dos gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para alcançar, manter e encantar os clientes. Potencialização das vendas e aumento das indicações. Utilização de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.

Lean startup & MPV

Criação de novos negócios em condições de extrema incerteza. O movimento das Startups no Brasil e no mundo. A abordagem “Lean Startup” para a criação de empresas. O Business Model Genaration. A estratégia do MVP (Minimum Viable Product) para o lançamento de novos produtos e serviços. Validação e viabilidade do negócio. A importância da prototipagem.

Oficina de Liderança, Inovação e Gestão 4.0

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dr. Afonso Henrique Sales
  • Ma. Caroline Bucker
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Esp. Crismeri Delfino Corrêa
  • Dra. Daniela Forgiarini Pereira
  • Me. Eduardo Meira Perez
  • Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
  • Ma. Kellen Fraga da Silva
  • Me. Leandro Bento Pompermaier
  • Dr. Lélis Balestrin Spartel
  • Dr. Luís Antônio Janssen
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Dr. Rafael Matone Chanin
  • Dr. Wagner de Lara Machado
  • Dr. Wilson Marchionatti

Coordenação

  • Prof. Ma. Dr. André Hartmann Duhá
  • E-mail: aduha@pucrs.br
  • Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1994), Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutor em Psicologia Organizacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador geral dos cursos de MBA e de Especialização da Escola de Negócios da PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 879,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 931,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 983,25
A partir de 18/02/2020R$ 1.035,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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